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Em Cuiabá, MTU lança o cartão simples de transporte coletivo

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Desde o último dia 29/11, os usuários do transporte coletivo de Cuiabá já podem adquirir o CARTÃO SIMPLES que possui apenas uma passagem. O Cartão é ideal para quem utiliza o transporte coletivo eventualmente e não necessita fazer integração. Não é indicado para quem usa o coletivo com frequência, para isso, o ideal é que o usuário faça cadastro junto a MTU e adquira o CARTÃO TEM INTEGRAÇÃO, que dá direito a integração, pode ser recarregado e caso ocorra perda o usuário pode recuperar seus créditos desde que faça o bloqueio junto a MTU.

O CARTÃO SIMPLES é prático, seguro, não precisa fazer o cadastro é não recarregável. Quando o usuário utiliza ele deve ser recolhido pelo sistema de bilhetagem no momento da viagem. Quem não tem o Cartão Integração e quer fazer uma única viagem deve adquirir o CARTÃO SIMPLES com os promotores de venda que ficam nos pontos de ônibus com maior fluxo de passageiro. O cartão simples é como se o passageiro estivesse pagando em dinheiro, ou seja, quando uma pessoa vai com dinheiro no ônibus, ela não tem direito a integração. 

A MTU alerta aos passageiros que procure os promotores de venda credenciados e uniformizados, aptos a receber o dinheiro de uma passagem e entregar o CARTÃO SIMPLES que só pode ser utilizado em Cuiabá. O CARTÃO SIMPLES poderá ser adquirido também nas cabines da MTU Fácil (Praça Alencastro, Praça Ipiranga, em frente ao Pantanal Shopping, e em frente ao Supermercado Comper (Avenida Fernando Corrêa), MTU Móvel ou nas lojas da MTU em Cuiabá e Várzea Grande) e ainda nos mais de 400 pontos credenciados pela MTU. (lista completa no site www.amtu.xom.br). Essa medida traz mais segurança para todos que utilizam o transporte coletivo. Adquira seu Cartão Simples e evite transtornos, pois agora usar o cartão transporte se tornou ainda mais simples.

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Rio de Janeiro: Reajuste na tarifa de ônibus de Barra Mansa entrará em vigor a partir de domingo

Aproximadamente 1,2 milhão de pessoas usam o serviço de transporte público por mês na cidade, e todas essas pessoas terão que se preparar para mais um reajuste na passagem de ônibus. Atualmente a passagem paga pelos passageiros é de R$ 2,65, a partir do próximo domingo, 1º de dezembro, o valor irá subir para R$ 2,80.

Procurada pela equipe do jornal A VOZ DA CIDADE, a Prefeitura informou na tarde de ontem que, anualmente, a passagem de ônibus é reajustada, conforme previsto em Decreto Municipal de 2004. Como em todos os anos, as empresas são orientadas a informarem sobre o reajuste pelo menos cinco dias antes da mudança afixando cartazes nos veículos. A medida é considerada de praxe. O reajuste será feito pelas três empresas que possuem concessão para prestar os serviços de transporte coletivo na cidade - Auto Comercial, Colitur e São João Batista.

Mesmo informando a aumento da passagem por cartazes nos veículos, algumas pessoas não tinham ciência de que o valor iria aumentar, como é o caso da baba Joice Duarte, de 20 anos. “Não acho justo esse aumento, para falar a verdade nem sabia que ela ia aumentar. Isso só faz diminuir o nosso dinheiro no final do mês, porque a passagem aumenta, mas o nosso salário não”, afirma a baba, que explica que pega três ônibus por dia por conta do trabalho. “Diariamente, gasto R$ 6,95 só com passagem, mesmo que seja pouco o reajuste, o aumento pesa no final do mês na hora de pagar as contas”, completa Joice Duarte.

Quem também não se contenta com esse aumento, é a trabalhadora de supermercado, Ana Luisa da Mata, de 51 anos. “Já está ficando inviável pegar ônibus, o valor é muito alto para uma distância não tão grande assim. Além dessa de ter o valor aumentado, existe ainda o problema dos ônibus demorarem muito para passar”, desabafa Ana Luisa.

Mesmo com o desgosto de alguns, ainda existe parte da população que aceita o reajuste numa boa. Uma aposentada de 60 anos que não quis se identificar, afirma que não tem do que reclamar. “Não podemos julgar a decisão tomada, mesmo porque não tem muito o que fazer. Temos que cumprir a lei”, fala a aposentada.

De acordo com a prefeitura, os transportes coletivos do município vêm sendo renovados desde 2004, tendo a frota mais nova do estado.

Informações: A Voz da Cidade

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Em Porto Alegre, Carris mantém greve do transporte coletivo

Em assembleia realizada no fim da tarde desta sexta-feira (30), os funcionários da Carris decidiram manter a greve do transporte coletivo em Porto Alegre, que teve início na manhã de hoje. 

Perto das 16h, em reunião mediada pelo Ministério Público do Trabalho, os representantes dos trabalhadores - a Comissão de Trabalhadores da empresa e o Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre – haviam fechado acordo com a empresa. Porém, em assembleia, a proposta foi recusada e a categoria decidiu manter a paralisação.
O acordo previa a retomada imediata das atividades da Carris com o pagamento, na próxima quarta-feira (5), do valor de R$ 500,00 para cada funcionário, dentro do Programa de Participação nos Resultados da Carris (PPRC). A segunda parcela, proporcional às metas individuais previstas no PPRC, seria paga no dia 15 de janeiro de 2013.

Os trabalhadores reivindicavam a instalação de banheiros masculinos e femininos nos terminais de ônibus da companhia, uniformes, melhores abrigos e o pagamento de um bônus de até mil reais para a data de hoje, o que não teria ocorrido.

Desde a manhã, apenas 30% do efetivo da Carris esteve em operação. As linhas T1, T4, T6, T8 e T11 passaram a operar emergencialmente, com a substituição por ônibus de outros consórcios. Além desta medida, também foi liberado o transporte de passageiros em pé nos 403 lotações da Capital.

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Em São José do Rio Preto, Linhas de transporte coletivo terão alterações neste sábado

A Secretaria Municipal de Trânsito,Transportes e Segurança de São José do Rio Preto (SP) vai alterar algumas linhas do sistema de transporte coletivo da cidade a partir da meia-noite do sábado (1º).

As linhas e os bairros atingidos são: Residencial Nato Vetorazzo, São Jorge – Gisete, Jardim Belo Horizonte Via Gabriela, Distrito Industrial, Parque do Sol, Débora Cristina, Jardim Tarraf, Jardim Maracanã, Shopping, Residencial Palestra, Avenida Bady Bassitt e Distrito Industrial Ulysses Guimarães.

As mudanças incluem a criação da linha 310 - Av. Bady Bassitt, que vai percorrer toda extensão da avenida e a separação da linha do Nato Vetorazzo em duas, uma que atenderá o bairro Jardim Antonieta e outra que atenderá o Bairro Jardim Gabriela. A linha 208 (São Jorge Gisete) vai atender integralmente os Bairros Jardim Zurita e Jardim Bianco.

Outra importante mudança será da linha 213, que atende o Residencial Palestra e passará de quatro viagens/dia para 15. Já a linha 215, que faz os bairros Distrito Industrial Ulysses Guimarães, também vai aumentar a frequência e passará de quatro viagens/dia para 18 viagens/dia. A linha 301 - Débora Cristina vai ter pequena alteração de itinerário e deixará de passar pela Rua Ondina para passar pela Rua General Glicério.

A quantidade de usuários atingida é de aproximadamente 21.000 usuários por dia, o que corresponde a ¼ do sistema de transporte coletivo.

Os usuários podem obter mais informações e apresentar sugestões na Ouvidoria do sistema de transporte coletivo, gerenciado pelo município, através do telefone (17) 3222-3702. de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

Informações: G1 Rio Preto e Araçatuba

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Curitiba terá R$ 22 milhões para a ampliação da malha cicloviária

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, assinou termo de contrapartida de R$ 1,7 milhão, junto ao Ministério das Cidades, que garante para Curitiba investimentos de R$ 22 milhões para a ampliação da malha cicloviária. A contrapartida de Curitiba (com valor exato de R$ 1.762.878,26) está prevista no Orçamento 2013, enviado à Câmara Municipal.


“É uma das poucas vezes que surge um recurso exclusivamente destinado à ciclomobilidade. Garantimos esses investimentos que são importantes para aumentar a rede de pistas exclusivas para o trânsito seguro de bicicletas, como prevemos no Plano Diretor Cicloviário”, disse o prefeito Luciano Ducci.

Os recursos federais, de emendas parlamentares já previstas no Orçamento da União, integram o Programa Mobilidade Urbana e Transporte, do governo federal, de investimento exclusivo em infraestrutura de transporte não motorizado.

Em Curitiba, o investimento será feito não apenas na implantação de novas ciclovias, como também na renovação de ramais existentes e na recuperação de calçadas do centro da cidade, conforme previsto no objeto do contrato que tem por base a “elaboração de projetos, recuperação e implantação de ciclovias e recuperação de passeios.”

Serão 13 quilômetros de novas rotas cicloviárias na região sul. A maior delas será uma nova ciclovia na avenida Juscelino Kubitscheck para atender principalmente a trabalhadores que circulam pela CIC. A Juscelino terá 9.548 metros de ciclovias no trecho entre o trevo da BR 277 e a rua João Bettega.

Com três quilômetros, outro novo ramal será na avenida presidente Wenceslau Braz, entre a Linha Verde e a rua Pedro Nogas. A nova ciclovia terá conexão com a já existente na Linha Verde e também com a ciclofaixa da avenida Marechal Floriano Peixoto.

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São Paulo: Linha da CPTM vai ser ampliada até Campinas

A capital paulista e Campinas deverão ter três ligações ferroviárias nos próximos anos. O governo do Estado de São Paulo vai contratar um projeto funcional para estender a Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que hoje liga a Luz a Jundiaí, até a cidade a 99 km de São Paulo. A proposta se soma à do trem de alta velocidade (TAV), prometido pelo governo federal, e à dos trens regionais que interligarão 14 cidades à capital.
diariodacptm.blogspot.com
Segundo o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a proposta é criar uma linha de subúrbio, com várias paradas entre Jundiaí e Campinas. Ela seria integrada à rede da CPTM, com preço igual (hoje R$ 3). Fernandes diz que a extensão não vai concorrer com os demais projetos ferroviários.

O TAV, que vai ligar Campinas ao Rio, passando por São Paulo, tem velocidade máxima de 360 km/h e sua tarifa deve concorrer com a dos aviões. O trem regional, com velocidade de até 160 km/h, terá tarifa parecida à das rodovias com pedágio. Já a expansão da CPTM concorreria com os ônibus intermunicipais. "Há espaço para todos", afirma Fernandes.

Trens regionais

O vice-governador, Guilherme Afif Domingos (PSD), disse na quarta-feira (28) que a proposta de parceria público-privada para a construção de 436 km de trilhos ligando as principais cidades paulistas deverá ser aberta ao setor privado ainda nesta semana. Na terça-feira (27), a proposta apresentada pela empresa Estação da Luz Participações EDLP e pelo Banco BTG foi aprovada pelo Conselho Gestor das Parcerias Público-Privadas (PPPs), o que libera o governo do Estado a solicitar proposta de outras empresas interessadas. Os candidatos terão 60 dias para apresentar seus planos. Depois disso, o governo vai selecionar a melhor ideia. Um dos critérios de seleção é o custo para o poder público.

Traçado

Os trens regionais terão dois eixos principais. O primeiro sai de Americana, passa por Campinas, vai até Jundiaí e chega à capital, de onde segue pelo ABC até Santos. O segundo sai de Sorocaba, passa pela capital e vai até São José dos Campos, de onde poderá seguir até Campos do Jordão. Segundo Afif, o trecho prioritário, entre Campinas e a capital, deve ficar pronto até 2016.

O primeiro trecho concorreria com outro projeto anunciado pelo Estado, de uma ligação expressa entre a capital e o ABC. Duas propostas, no entanto, ainda não tiveram o projeto final concluído.

Alphaville

A ligação entre Alphaville, em Barueri, com a Linha 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) poderá ser feita por meio de um ônibus elétrico, movido por células de bateria. Segundo disse na quarta-feira (28) o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, essa é uma das possibilidades em estudo - outras são trens, metrô leve ou outros tipos de ônibus. Segundo Fernandes, o Estado está realizando um estudo sobre quantas pessoas deverão usar o novo ramal. É a quantidade de passageiros que vai determinar qual é o tipo de transporte mais adequado.

O secretário destacou ainda que a Linha 8-Diamante vem passando por obras de melhoria e já tem toda a frota de trens renovada. Por isso, há expectativa de que o número de passageiros no ramal aumente - o que pode potencializar o uso do ramal de Alphaville por quem mora ou trabalha por lá. "O ônibus elétrico com bateria é uma opção ao trólebus, que traz menos impacto visual", disse Fernandes. 

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

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Rede de ciclovias tem trechos sucateados em Belo Horizonte

A subutilização das ciclovias de Belo Horizonte não se deve apenas à desconexão entre as pistas exclusivas. O sucateamento dos trechos, a sinalização precária e principalmente a falta de respeito de motoristas e pedestres impedem que bicicletas sejam usadas como meio de locomoção por mais pessoas na capital. Apesar da promessa da prefeitura de atingir 40 quilômetros de ciclovias em 2011 e superar os cem este ano, a cidade só conta, hoje, com oito rotas. Juntas, elas somam 36 quilômetros. A meta do programa PedalaBH é oferecer uma rede interligada de 380 quilômetros até 2020.
Foto: Lucas Prates
A BHTrans reconhece o atraso no cronograma e a necessidade de reformas em trajetos antigos – como no entorno da lagoa da Pampulha, na avenida Saramenha (zona Norte) e na rua Doutor Álvaro Camargo (Venda Nova) – e promete investimentos.



Em setembro, a Associação de Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte (BH em Ciclo) concluiu um relatório sobre a situação das ciclovias da capital. O estudo apontou abandono das antigas rotas e erros na construção de trechos das novas. O levantamento está no site http://bhemciclo.org.

Problemas comuns nos percursos são falta de sinalização luminosa e de placas em cruzamentos, ausência de proteção acima dos bueiros, pinturas derrapantes, falhas na limpeza, existência de obstáculos, desrespeito ao espaço destinado às bicicletas e até a implantação de pontos de ônibus nas pistas exclusivas. “Criam ciclofaixas sem consultar os ciclistas e não garantem a segurança do usuário”, afirma um dos fundadores da BH em Ciclo, Guilherme Tampieri. “Além de tirar o espaço do pedestre, as ciclovias não levam a lugar algum”.

Espaço disputado

Nas oito rotas visitadas pelo Hoje em Dia, seja pela falta de informação, de passeios ou dos próprios ciclistas, as vias especiais foram transformadas em pista de caminhada. É o que acontece, por exemplo, na avenida Bernardo Monteiro, no Santa Efigênia (Leste).

Até em trajetos tradicionais, como o da lagoa da Pampulha, quem usa bicicleta prefere se arriscar dividindo espaço com veículos a correr o risco de se acidentar com pedestres.

“A ciclovia não dá volta completa na orla e peca na demarcação do espaço de cada um”, reclama o estudante Hudson Marchesi Amaral, de 30 anos, praticante de ciclismo no ponto turístico de BH. Leia na edição digital do Hoje em Dia a disputa de espaço entre pedestres e motoristas.

Informações: Hoje em Dia

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Em São Luís, usuários de transporte coletivo enfrentam transtornos diários

Os usuários do transporte coletivo de São Luís têm passado por transtornos diariamente. Com a longa espera pelos ônibus, a superlotação que chega impedir a entrada de passageiros em horários de pico e o congestionamento do trânsito, a população ainda precisa lidar com atrasos no trabalho e nos locais de estudo.

A dona de casa Lindinalva dos Santos e a filha Carliane dos Santos moram em Iguaíba e tiveram que sair de casa de madrugada para levar às crianças ao médico. "A gente tem que sair 5h, 5h30, tudo para vir para cá pegar uma van. E bota tempo para esperar. Custa muito", disse Marinalva.

No Centro, a passagem dos veículos do transporte alternativo pelo terminal de embarque próximo ao Mercado Central dura menos de cinco minutos, mas o trajeto até o ponto final demora muito mais. Segundo os operadores do transporte alternativo, o problema está no fluxo de veículos da capital.

"O trânsito tá demais, tá caótico. A prefeitura não toma uma providência para agilizar esse trânsito. Chega na Forquilha, é um engarrafamento tremendo e aí fica complicado para gente, que é usuário do transporte coletivo", reclamou um dos usuários.


Na área Itaqui Bacanga, onde mais de 250 mil pessoas moram em 50 bairros, o ônibus demora entre meia hora e 40 minutos. Lá, apenas uma empresa tem autorização da prefeitura para atender a população. "O que fornece mesmo aqui é esse pessoal do carro pequeno. Mesmo irregular, é o que o pessoal utiliza", contou o pedreiro Brás Soares.

Os coletivos estão sempre superlotados. "É sempre esse sufoco, todo dia. Mais cedo, é pior. Você não consegue entrar", revelou a técnica em enfermagem Angelina Soares. "O transporte coletivo aqui é uma dificuldade para o ser humano", lamentou o vigilante Cláudio Castro.

Com os congestionamentos, quase sempre os usuários chegam atrasados em seus destinos. A empregada doméstica, Arionilde Marques, diz que gasta mais de uma hora todos os dias até chegar ao local de trabalho. "Todo dia chegar atrasada. Temos nossa responsabilidade também, muitas pessoas estudam e chegam atrasadas. Aí fica difícil", reclamou.

Informações: G1 Maranhão
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