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Volvo abre concessionária para ônibus no Paraná

terça-feira, 27 de novembro de 2012

O grupo Nórdica, de concessionárias da Volvo, inaugura a primeira concessionária exclusiva para ônibus do Brasil, em Curitiba, no Paraná. Com 3,4 mil metros quadrados de área construída e 28 mil metros quadrados de área para manobra e estacionamento, conta com 11 estações de trabalho (uma delas para ônibus híbridos) equipadas com elevadores. Emprega 26 funcionários e tem capacidade para atender até 33 veículos simultaneamente. 

“Garantir um atendimento de alta qualidade aos nossos clientes é prioridade da Volvo. Estamos reforçando nosso compromisso de oferecer soluções completas e diferenciadas aos empresários de transporte de passageiros”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America. 

A frota de ônibus da Volvo na região cresceu significativamente nos últimos anos. Além disso, houve a incorporação dos ônibus híbridos ao sistema de transporte urbano de Curitiba em outubro de 2012. “Acreditamos que era o momento de termos uma casa 100% dedicada a ônibus. Com o aumento do volume de negócios, há a necessidade de investir em serviços de pós-venda para continuarmos oferecendo conforto, agilidade e qualidade no atendimento aos nossos clientes”, diz Paulo Roberto Pizani, diretor do grupo Nórdica, o qual mantém ainda três oficinas móveis que vão até a garagem dos clientes.

Informações: AutomotiveBusiness

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Novo trem-bala que chega a até 500 km/h está em desenvolvimento no Japão

A tecnologia japonesa não deixa de surpreender e, depois do avanço do trem-bala, agora apresenta um projeto que pode levar o transporte do país para outro patamar.

Foi anunciado o projeto de um trem-bala que alcançará a incrível marca de 500 km/h. Isso será possível graças a poderosos ímãs de levitação, que vão evitar que o transporte entre em fricção com o trilho. Como ele será repelido ao máximo, sua velocidade deve aumentar consideravelmente.

O Japão já tentou utilizar esse tipo de ímã de levitação no passado, mas o Linimo, nome dado ao projeto criado em 2005, chegava somente aos normais 60 km/h.

Segundo responsáveis pela Central Japan Railway Co, empresa responsável pelos trens-bala no Japão, o plano é que o novo transporte superveloz seja concluído em 2027, tendo capacidade para até mil pessoas e fazendo o trajeto de Tokyo até Nagoya. O projeto, então, deve ser ampliado até Osaka, próximo do ano 2045.

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Trensurb vai ganhar 15 novos trens modernizados

Porto Alegre - No final da manhã desta segunda-feira (26), gestores da Trensurb e das empresas Alstom e CAF, reunidas no consórcio FrotaPOA, assinaram o contrato de fornecimento de 15 trens de quatro carros cada um. O valor do contrato é de R$ 243,75 milhões, sendo R$ 16,25 milhões por trem. 

Os novos veículos contarão com sistema de ar condicionado automatizado, passagem entre os carros, oito monitores de TV por carro e gasto energético até 20% inferior aos trens atuais. A entrega do primeiro veículo está prevista para maio de 2014, antes da Copa do Mundo no Brasil, e do décimo quinto, para janeiro de 2015. 

O diretor-presidente da TrensurbHumberto Kasper, afirmou que os novos trens serão fundamentais para atender ao crescimento previsto da demanda e para proporcionar mais conforto aos usuários. Destacou ainda o fato de que os trens serão fabricados no Brasil e com pelo menos 60% de componentes nacionais, gerando um estímulo à indústria do país.

Informações: Diário de Canoas

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Nova ciclofaixa no Recife virou estacionamento de carros

Que a cidade do Recife é uma cidade que não prioriza o transporte público todo mundo já sabe, e o que dizer também das poucas ciclovias e ciclofaixas existentes na cidade, que na maioria das vezes são desrespeitas pelos usuários, basta ir na avenida norte e observar carros e caminhões estacionados em cima das faixas destinadas as bicicletas.

E o que falar da mais nova ciclofaixa que foi implantada no bairro do Pina, onde o que gostaríamos de mostrar era os ciclistas circulando em sua faixa por direito, mas não é isso o que está acontecendo e sim carros e mais carros estacionados numa ciclofaixa novinha.


Para muitos especialistas, as ciclovias e ciclofaixas são uma necessidade, pois dá uma outra opção de locomoção em percursos pequeno e médios as pessoas, fazendo-as deixarem o carro em casa e contribuindo para uma cidade melhor, porém infelizmente no Recife é quase uma raridade vermos construções de ciclovias e ciclofaixas, e o que hoje vemos são pessoas que vão trabalhar de bicicleta se arriscando em acidentes por não terem seus direitos colocados em prática.

Blog Meu Transporte

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Consórcio Guaicurus inicia no transporte coletivo em Campo Grande com mais 25 ônibus

Ainda na primeira quinzena de dezembro, o transporte coletivo de Campo Grande terá o reforço de mais 37 ônibus, uma ampliação de quase 7% da frota, que passará de 537 veículos para 574. O primeiro lote de 25 ônibus (sendo 5 articulados) foi colocado em circulação nesta segunda-feira (26) pelo Consórcio Guaicurus, vencedor da licitação, que vai explorar o transporte coletivo na Capital por 20 anos. Até 2014, todos os 44 ônibus articulados em circulação vão ser substituídos pelos modelos novos, adaptados para o sistema BRT (Sistema Transporte Rápido e Ônibus), que será implantado na Capital com a criação de corredores previstos no projeto de Mobilidade Urbana.

O prefeito Nelson Trad Filho acompanhou hoje pela manhã a primeira viagem de um dos novos ônibus articulados, percorrendo o trecho entre os terminais das Moreninhas e Guaicurus. Ele anunciou que no próximo dia 12 de dezembro entram em circulação mais 12 ônibus. “Não se troca de ônibus antigos por novos, mas de ampliação da frota, o que vai reduzir o tempo de espera, menos lotação, o usuário terá mais conforto”, explicou.

Os primeiros usuários que embarcaram no novo articulado ficaram surpresos com as inovações do modelo (climatizados, mais altos, com monitores para acompanhamento do tempo de duração da viagem até o terminal seguinte), que estampam na lataria desenhos refletivos de Ypê, a árvore símbolo de Campo Grande, que também poderão ser vistos à noite. “Além de bonitos, são bem mais confortáveis, principalmente porque a gente não vai enfrentar o calor na volta pra casa à tarde”, comentou a aposentada Alunil Senna, residente no Jardim Santa Felicidade, bairro vizinho às Moreninhas. “Espero que todos os ônibus sejam iguais a este novo”, comentou.

Enquanto os novos articulado vão atender as linhas troncais (que ligam os terminais), os 20 convencionais que já estão circulando vão reforçar as linhas Expresso Aero Rancho (083), Aero Racho – Shopping (082), Júlio de Castilho – UCDB (074), Jardim Carioca (421) e Dom Antônio Barbosa (319).

Nova tecnologia

Segundo o diretor da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Rudel Trindade Júnior, os novos ônibus têm uma tecnologia que reduz em 99% a emissão de gases poluentes, estão equipados com GPS, câmeras de vídeo que vão gravar o embarque e desembarque de passageiros; acesso a internet wi-fi. Por um aplicativo no celular, os usuários também vão poder acompanhar o horário que os coletivos estarão nos pontos, por meio da internet, pelo computador ou celular, como já existe em grandes cidades. Além dos elevadores para garantir acesso aos cadeirantes, foi colocado um cinto de segurança melhor e mais reforçado.

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São José dos Campos apresenta projeto do metrô de superfície

segunda-feira, 26 de novembro de 2012


O Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento (Ipplan) de São José dos Campos apresentou nesta segunda-feira (26) o projeto de construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da cidade. De acordo com o instituto, foram quase dois anos de estudos para o novo meio de transporte público que deve ser implementado até 2030.

Segundo o Ipplan, o número de passageiros que vão usar o sistema de transporte coletivo na cidade por dia poderá saltar dos atuais 330 mil para 495 mil. Pelo atual projeto, o VLT terá 94 quilômetros de extensão e 8 linhas que seriam construídas por etapas.

A primeira delas ligaria a zona sul à região central passando pela Avenida Andrômeda. As outras linhas passariam pela Estrada Velha, Avenida dos Astronautas, zonas leste, norte e oeste e duas na região central.

De acordo com Cynthia Gonçalo, diretora do instituto, a construção do VLT só seria viável com o auxílio de verbas do governo federal. Por isso, o projeto foi incluído no PAC 2, o Programa de Aceleração do Crescimento.

“Atende todas as diretrizes do PAC 2 Mobilidade. O projeto já está protocolado lá, ele tem um custo de R$ 1,1 bilhão. Envolve todo o crescimento de demanda da habitação, da demanda de transportes, crescimento de emprego, crescimento da população até 2030”, explicou.

A expectativa do atual prefeito, Eduardo Cury (PSDB), é que a população comece a usar o VLT em quatro anos, mas para isso o projeto precisa ser aprovado pela próxima gestão, do petista Carlinhos Almeida. A próxima gestão vai analisar o projeto, ver se eles concordam em fazer um VLT, um metrô de superfície em São José e começar a implantação.

“O governo federal vai dar a resposta agora em dezembro, no começo de janeiro sobre a aprovação dos recursos. Em dando a sinalização, a licitação pode ocorrer no ano que vem e começar as obras no final de 2013, 2014, e dentro de três anos, somando hoje quatro anos, você pode ter as primeiras linhas sendo operadas”, disse.

O Ministério das Cidades confirmou que o projeto do VLT foi protocolado em agosto e está em análise. Já o prefeito eleito, Carlinhos Almeida (PT), informou que tem interesse em implantar o metrô de superfície, porque considera uma boa alternativa para a cidade.

Do G1 Vale do Paraíba e Região

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