Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Começa a integração de metrô e ônibus na cidade de Canoas

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Desde de ontem, os canoenses contam com mais uma opção de integração intermodal no município. Com o termo de cooperação técnica assinado, na sala Edgar Braga da Fontoura, no Paço Municipal, os usuários dos ônibus de Canoas e da Trensurb poderão contar com o benefício de integração ônibus-trem.
De acordo com a Trensurb e a Metroplan, a redução no valor da passagem chega a 35,85%. O usuário que pagava os R$ 4,35 - a soma dos R$ 2,65 da passagem urbana mais R$ 1,70 do bilhete da Trensurb - passará a pagar R$ 3,50 com esta unificação - e terá uma economia de R$ 0,85. Os usuários poderão realizar a integração entre as linhas de ônibus municipais e o metrô utilizando o cartão TEU.
Durante a reunião de assinatura do termo, o prefeito municipal Jairo Jorge lembrou que, em 2009, os municípios da região e a Trensurb firmaram termo em busca da integração.’’ As melhorias em mobilidade no município iniciaram em março de 2009. O bilhete único é questão essencial, e a experiência iniciada em Canoas a partir de agora será um bom laboratório para se dar os primeiros passos rumo à implantação de um sistema tarifário que integre todos os modais da região’’, disse Jairo Jorge.

Unificação tarifária

O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, afirmou que o processo dá continuidade a uma série de ações para a integração do transporte na região metropolitana, e que a empresa metroviária busca integrar à sua operação os grandes sistemas de bilhetagem da região, TEU e TRI (de Porto Alegre). Segundo Kasper, a integração em Canoas é um passo rumo a solução definitiva e, a médio prazo, caminha-se para a unificação tarifária como já ocorre entre o metrô e as linhas rodoviárias da Capital.

Passo para integração total

Mais economia, mais conforto, pensando sempre no usuário. Assim o secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Estado, Luiz Carlos Busato, resumiu o resultado do trabalho integrado pelas esferas municipal, estadual e federal. Ele também reforçou que a integração implantada em Canoas é mais um passo para integração total na região metropolitana.”

Crescimento e inovação

Diretor-superintendente da Metroplan, Oscar Escher afirmou aos presentes que ‘‘sem integração não crescemos como rede de cidades, não crescemos na inovação tecnológica’’. Presentes ao ato de assinatura o secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato; presidente da Trensurb, Humberto Kasper; secretário municipal de Transporte e Mobilidade, Fábio Cannas; diretor-superintendente da Metroplan, Oscar Escher; diretor da Sogal, Osório Biazus; diretor da Associação de Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM), Sérgio Tadeu.

Informações: Diário de Canoas

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No Recife, Linha Brasilit terá itinerário alterado visando ganho de tempo aos usuários


A linha 433 – Brasilit terá o seu itinerário alterado, a partir de sábado (27/10), para evitar os engarrafamentos próximos à ponte na Avenida Caxangá.  Com as mudanças, no sentido cidade/subúrbio, os usuários ganharão tempo de viagem e mais passageiros serão atendidos. 

Dois pontos de embarque e desembarque serão implantados ao longo do novo itinerário da linha. Os usuários poderão pegar os ônibus em uma nova parada fixada na Rua Abatiá e outro na Avenida Barão de Bonito. 

A 433 - Brasilit deixará de atender a Avenida Caxangá nos trechos da Rua General Polidoro até o retorno Avenida Afonso Olindese e à Rua Padre Ferreira; e do referido retorno até o cruzamento com a Rua Engenheiro Vasconcelos Bitencourt. Também deixará três paradas na Caxangá e uma no início da Rua Barão de Bonito. 

Os usuários serão informados das mudanças através de cartazes nos ônibus e nas paradas. Para quaisquer informações, o Consórcio está à disposição, através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo número 0800.081.0158. 

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BNDES aprova financiamento a mais três estados no valor de R$ 2,7 bilhões

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou nesta quarta-feira (24), por meio do Programa de Apoio ao Investimentos dos Estados e Distrito Federal (Proinveste), três novas operações de financiamento no valor total de R$ 2,76 bilhões. Os investimentos aprovados beneficiarão os estados de São Paulo, do Ceará e do Tocantins.

Com essas operações, o Programa Proinveste contabiliza um total de R$ 5 bilhões em financiamentos aprovados a seis estados. Anteriormente haviam sido beneficiados os estados de Santa Catarina, do Maranhão e de Minas Gerais.

O BNDES Proinveste, lançado em junho deste ano, tem por objetivo ampliar a capacidade de investimentos realizados pelo setor público. Com prazo total de 240 meses, a operação terá custo financeiro de Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP - atualmente em 5,5% ao ano) mais remuneração do BNDES de 1,1% ao ano, de acordo com as regras do Proinveste.

Segundo nota divulgada pelo BNDES, do montante aprovado, caberá ao estado de São Paulo R$ 1,95 bilhão para execução de projeto de mobilidade urbana, logística e transporte; para o Tocantins serão destinados R$ 553 milhões, voltado para implementação de programas de desenvolvimento integrado constantes no Plano Plurianual de Investimentos do Estado para o período 2012/2015; e para o Ceará foram aprovados R$ 250 milhões para refinanciamento de operações contratadas no Programa Emergencial de Financiamento (PEF), criado em 2009 para compensar a diminuição de arrecadação dos estados.

O BNDES esclareceu que os limites dos valores das operações por estado foram definidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), com base na Resolução nº 4.109, de 5 de julho de 2012.

O projeto de São Paulo contempla dois programas do Plano Plurianual do Estado: ampliação, recuperação e modernização da malha rodoviária e expansão, modernização e operação do transporte metroviário.

No transporte metroviário, a operação de financiamento destina-se à expansão da Linha 5 do metrô de São Paulo, no sentido nordeste, ligando a Estação Largo Treze de Maio, no centro do bairro de Santo Amaro, à Estação Chácara Klabin, no mesmo bairro, onde se dará a integração com a Linha 2 (Verde).

No transporte rodoviário, os recursos serão aplicados na implantação do projeto Nova Tamoios, que tem por objetivo ampliar a capacidade de tráfego da principal via de ligação entre a região do Vale do Paraíba e o Litoral Norte do estado, além de desviar o tráfego rodoviário do interior do perímetro urbano central de São Sebastião e Caraguatatuba.

A estimativa de empregos diretos gerados com os empreendimentos é cerca de 9,5 mil na fase de implantação do projeto e de 880 na operação da Linha 5 do Metrô em 2013. Também serão criados em torno de 11 mil empregos indiretos na fase de implantação e operação.

O financiamento aprovado para o Tocantins tem por objetivo a implementação de projetos de infraestrutura de transporte, com a pavimentação e duplicação de rodovias, capaz de integrar as regiões do estado e elevar a capacidade de escoamento de produtos. O projeto inclui ainda investimentos em infraestrutura de saúde, com a implantação de nova unidade hospitalar de média e alta complexidade, incluindo a oferta de tratamento oncológico.

Já no Ceará os R$ 250 milhões aprovados serão utilizados para refinanciar, em condições mais favoráveis, os recursos tomados no âmbito do Programa Emergencial de Financiamento. Com isso, o estado terá maior fôlego em suas finanças para a realização de novos investimentos.

Informações: DCI




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Governo de Minas apresenta ônibus a gás para transporte em Belo Horizonte

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O governador de Minas Gerais autoriza nesta quarta-feira (24), na Cidade Administrativa, a celebração de convênio para o projeto piloto que irá testar um ônibus movido a gás natural no transporte público na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A iniciativa é uma parceria entre a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), a Secretaria de Estado de Transportes e Obras (Setop), a montadora Iveco e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros Metropolitano (Sintram).

O ônibus começa a circular na segunda-feira (29), na linha 1280 Lindeia – Via Cidade Industrial – Belo Horizonte, operada pela empresa Turilessa. O modelo foi desenvolvido na Europa e será testado pela primeira vez no Brasil, por meio do projeto piloto empreendido em Minas para avaliar o comportamento do veículo nas condições reais do país.

Todo o combustível utilizado pelo ônibus durante seis meses será fornecido, sem custo, pela Gasmig. “Esta é uma das iniciativas da Gasmig para incentivar a utilização do gás natural em veículos pesados e que poderá contribuir para uma melhora significativa da qualidade do ar na região metropolitana”, aposta João Vilhena, presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais. Vilhena destaca, ainda, a importância do apoio do Governo Estadual ao projeto e lembra que o combustível já é amplamente utilizado no transporte público de passageiros em países da Europa, como França, Itália, Espanha e Inglaterra, e nos vizinhos Venezuela, Argentina e  Colômbia.

Menos custos, ruídos e emissões

Além do benefício da redução do custo operacional, que poderá variar de 10% a 30%, reduzindo, futuramente, as tarifas do transporte, os veículos movidos a gás natural apresentam um nível de ruído de seis decibéis abaixo do nível emitido pelo mesmo modelo de veículo a diesel.

Com relação ao meio ambiente, os ganhos são ainda mais expressivos em comparação ao modelo a diesel. Os motores a gás natural emitem 95% menos óxido de nitrogênio, substância que causa chuva ácida e agride a camada de ozônio, e 99% menos material particulado (poeiras, fumaça e partículas sólidas). E, ao contrário do diesel, a queima do gás natural não produz óxido de enxofre e elimina 22% menos gás carbônico no ar.

O Eurorider é um ônibus urbano, 4×2, movido a GNV, com motor FPT Cursor 8, câmbio automático e suspensão pneumática, desenvolvido na Europa.  Ideal para aplicações rodoviárias e, futuramente, urbanas, o Iveco Eurorider tem capacidade para 42 passageiros sentados, além do motorista, mais 35 em pé. Na Europa, há cerca de 3 mil ônibus urbanos da Iveco em circulação. A montadora já comercializou mais de 12 mil unidades desses veículos em diversos países. A América do Sul é hoje o foco da Iveco na introdução dessa tecnologia.

Informações: uipi.com.br

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Câmara de Curitiba aprova fim da função dupla de motoristas de ônibus

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou nesta quarta-feira (24) o projeto de lei que proíbe a função dupla de motoristas de ônibus de Curitiba. A proposta de autoria do vereador Denílson Pires (DEM) passou em segundo turno pelo plenário e deve ainda receber a redação final antes de ser encaminhada para apreciação do Poder Executivo. A discussão sobre o tema se prolongou e a sessão chegou a ser estendida.

O projeto já havia sido aprovado em primeiro turno no dia 19 de abril de 2012, porém a segunda votação foi adiada por sete sessões no dia seguinte. O pedido foi feito pela bancada de oposição para que alterações fossem feitas no texto da lei, mas a proposição demorou seis meses para voltar à pauta do plenário por seguidos pedidos de adiamento.

“Além do desemprego, esse modelo fere o Código de Trânsito e é uma reivindicação antiga, justa e plausível da categoria”, justificou Pires ao G1. Pela lei, as empresas concessionárias de serviços de transporte coletivo da cidade não podem incumbir os motoristas de, simultaneamente, cobrar passagem e conduzir o veículo.

No caso de descumprimento, a primeira sanção é uma advertência escrita, com prazo de 30 dias para apresentação de defesa. A segunda infração deve acarretar multa de R$ 10 mil, e após o trânsito em julgado, em caso de nova reincidência, a permissão pode ser cassada pela Prefeitura. As empresas devem ter 120 dias para adequação a partir da publicação da lei.

Repercussão
Atualmente, 131 ônibus circulam em Curitiba com motoristas exercendo a função dupla. De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba (Sindimoc), os 800 motoristas submetidos a este regime recebem acréscimo salarial de 10%, o que gira em torno de R$ 150 nos meses “cheios” dos trabalhadores. “Essa categoria tem um nível de stress muito alto, e um dos fatores que vêm contribuindo muito é a dupla função”, apontou o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira.

O possível fim da função dupla também agradou aos usuários do transporte coletivo, que reclamavam dos problemas que a situação acarretava. “A gente pega ônibus cheio todos os dias, ônibus lotado porque o motorista para pra dar troco, às vezes tem muita gente para contar moeda. A gente sempre acaba esperando muito tempo, e chega a pegar ônibus com 20, 30 minutos de atraso”, reclama a passageira Priscila Glick. Opinião compartilhada pela também passageira Eliane Maneiro. “A função do motorista é cuidar do trânsito, ainda mais do que jeito que está”, acrescentou.

Informações: G1 Paraná

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População de Maceió sofre com poucos ônibus, o sucateamento da frota, além dos motoristas mal educados

É comum ouvirmos que a solução para diminuir os engarrafamentos nas grandes cidades seria que os motoristas deixassem os carros em casa e usassem mais o transporte público. Bom, essa seria uma solução em uma cidade onde as empresas investissem mais na melhoria dos seus serviços, com mais coletivos circulando pelas ruas e a qualificação dos seus funcionários.
Foto: Márcio Andrei
Em Maceió as reclamações contra os serviços de transporte público são constantes. Primeiro pela insuficiência de ônibus circulando pela cidade, segundo pela, poderia dizer sem medo de errar, falta de humanização, principalmente dos motoristas, que por pressa ou mesmo desprezo, muitas vezes não param nos pontos. Não é difícil flagrar idosos e deficientes sendo deixados para traz por esses “profissionais”. O sucateamento da frota também é uma reclamação antiga, assim como o descumprimento de horário, fazendo com que as pessoas passem muito tempo nos pontos e a má distribuição de linhas.

Na noite desta terça-feira (23), o Primeira Edição fez mais um dos inúmeros flagras registrados no dia-a-dia do maceioense. Por volta das 20h30, uma mulher que esperava o ônibus da linha Cruz das Almas/Centro, da empresa Real Alagoas, desistiu de ficar em um ponto localizado na antiga Amélia Rosa depois que o motorista do ônibus de numeração 1864 não parou. “Esse ônibus só passa de hora em hora, e já está ficando esquisito. Vou ter que desistir de resolver as coisas que pretendia e voltar para casa”, reclamou.

Na região, conhecida por constantes assaltos e circulação de usuários de drogas, são registrados assaltos quase que diariamente, principalmente com vítimas sendo mulheres sozinhas em pontos de ônibus. “Já cansei de ver mulheres tendo suas bolsas roubadas por assaltantes que passam em carros, de bicicleta e até mesmo a pé. Por isso não vou esperar mais uma hora até que o próximo ônibus passe, além do mais correndo o risco do motorista não parar novamente”, concluiu a mulher que não quis se identificar.

Não é a primeira vez que o portal denuncia esse tipo de tratamento com os usuários de transporte público, mas, ao que parece, a situação não muda. Não esquecendo ainda dos constantes relatos de assaltos sofridos pelos passageiros dentro dos coletivos, levando, além da insatisfação pelos maus serviços, o sentimento de insegurança para as pessoas que precisam desse transporte.

Rotina de usuário
A administradora de empresas, Íris Leão, conta que todos os dias espera o ônibus da empresa Piedade que faz a linha Graciliano Ramos ou Village/Ponta Verde. Segundo ela, além da demora para que o ônibus passe, é preciso enfrentar sempre o aperto de coletivos lotados de trabalhadores que dependem do transporte.

“As pessoas ficam praticamente penduradas nas portas e janelas. Como na maioria das vezes, por conta da demora, eu já estou atrasada para o trabalho, sou obrigada a entrar no aperto. Sem falar nos motoristas, que não respeitam o sinal de parada dos passageiros. E não são poucos”, reclama.
Íris conta ainda que não tem mais desculpa quando chega atrasada no trabalho. “Só se eu sair de casa de madrugada para esperar os ônibus, porque eles nunca passam no horário”.

Na opinião da administradora, o transporte público de Maceió é um caos. “Nem mesmo com o aumento abusivo das passagens há uma melhora nos serviços, ao contrário, parece que está cada vez pior”, critica Íris, que conta ainda que o sofrimento é o mesmo na volta para casa. “No final do expediente, cansada, não me resta outra alternativa a não ser pegar o José Tenório/Iguatemi [linha da empresa Real Alagoas], e esse me faz enfrentar o percurso para casa em pé, isso quando os motoristas param no ponto, porque eles não se importam com seu cansaço. Só posso lamentar por nós passageiros, que precisamos dessas lástimas para nos deslocarmos”, concluiu.

O jornalista Sandro Melo também conta as situações que presencia todos os dias nos pontos de ônibus. “A empresa Real Alagoas, principalmente na sua linha Saem/Centro e Saem/Iguatemi, não respeitam seus usuários. Como ainda não possuo carro, dependo desses maus serviços para me deslocar até o trabalho e outros locais. Já cheguei a passar duas horas e meia esperando em um ponto de ônibus para poder voltar para casa depois de um dia de trabalho e considero isso desumano. Ficar de pé, cansado, querendo chegar em casa e o ônibus simplesmente não vem”, desabafa o usuário.

Sandro afirma que é obrigado a passar por esse tipo de situação, porque a linha é a única que passa na rua onde mora. “Outro desrespeito dessa e de outras empresas diz respeito ao espaço destinado para idosos e gestantes. Em quase todos os horários essas pessoas ficam ‘se espremendo’, por terem que dividir um espaço pequeno”, destaca o jornalista, afirmando ainda que espera que com o novo edital, as empresas melhorem linha citada. “É inadmissível que só tenha uma opção de ônibus para atender os moradores e usuários do bairro”.

Sobre os motoristas que usam veículos próprios para se locomover pela cidade, Sandro opina. “Eu não acredito que seja viável as pessoas deixarem os seus carros em casa para usufruir do transporte público, uma vez que a cidade de Maceió não oferece um bom serviço. Sabemos que não existe metrô, trens de superfície, como existem em outras grandes cidades. Isso é o resultado da falta de um Plano Diretor. Maceió só tem uma via de acesso, que é a Avenida Fernandes Lima. A cada dia que passa, a quantidade de carros aumenta, o que piora ainda mais o caótico trânsito da nossa cidade. Isso vai ser a pedra no sapato do novo prefeito eleito. Existe um bom projeto, que o o VLT que vai sair da praça do Centenário até o Aeroporto, mas a grande pergunta que é: Será que ele vai mesmo atender e resolver os problemas do transporte público quando o mesmo sair do papel e se tornar realidade? Espero que ele resolva mesmo o problema. Até lá vamos ter que conviver com esse caos dos transporte público. Em relação aos motoristas, mais um pouco de educação e cordialidade amenizaria a situação”, concluiu.

Por Thayanne Magalhães / Primeira Edição

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