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No Rio Grande do Sul, Obras do BRT da Bento Gonçalves começam nesta terça-feira

quarta-feira, 21 de março de 2012

Foi assinado nesta terça-feira (20) o documento para a ordem de inicio ds obras do BRT - Bus Rapid Transit, que será construído na avenida Bento Gonçalves. O projeto, conforme a prefeitura, prevê a qualificação de 5,9 quilômetros (Km) de corredores de ônibus, no trecho entre as avenidas Antônio de Carvalho e Princesa Isabel, no total de 12 estações.

O sistema prevê veículos modernos de grande capacidade e baixas emissões, estações fechadas e seguras, passagem pré-paga, informação aos usuários e controle de tráfego em tempo real, sinal de trânsito prioritário nos cruzamentos, corredores exclusivos para ônibus, acessibilidade e passagem única e livre transferência de passageiros entre linhas de ônibus.

A partir de hoje, começa a etapa de troca do asfalto. De acordo com o secretário de Obras e Viação (Smov), Cássio Trogildo, todo o asfalto existente será substituído por placas de concreto de 25 centímetros, material resistente à circulação dos ônibus do sistema BRT. O prazo de execução é de 18 meses, com conclusão prevista para agosto de 2013.

Após, seguem as etapas de adaptação das estações ao padrão BRT e a última fase do projeto será a readequação do terminal de ônibus na Antônio de Carvalho. O investimento total da obra será de R$ 24,2 milhões (R$ 23 milhões financiados pela Caixa e R$ 1,2 milhão de contrapartida do município). Conforme o diretor da EPTC, o inicio operacional do sistema da Bento está previsto para dezembro de 2013.

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No Paraná, Cidade de Bocaiúva do Sul que fica na Região Metropolitana de Curitiba terá linha de ônibus integrada a capital

O governador Beto Richa anunciou nesta terça-feira (20), em Bocaiúva do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, a unificação da tarifa do transporte coletivo na linha de ônibus entre o município e a capital. “Estamos atendendo uma antiga reivindicação dos moradores do município, o único que tinha uma tarifa diferente das demais cidades que compõem a região metropolitana”, afirmou Richa.

Segundo o governador, a medida - que reduz em quase 20% o custo da passagem de ônibus para os usuários - fortalece a integração da Região Metropolitana e contribui para reduzir os desequilíbrios socioeconômicos entre a capital e municípios vizinhos. “Fazemos uma administração voltada para os municípios para que toda a população tenha acesso a serviços públicos de qualidade”, disse.

A partir de 2 de abril, mais de três mil usuários diários da linha que liga Bocaiúva do Sul ao terminal de Colombo pagarão R$ 2,60 nos trajetos de ida e de volta. Antes, os passageiros pagavam R$ 3,10 no trecho de ida. A tarifa do sentido inverso permanece em R$ 2,60. “É um grande benefício para os moradores que têm que se deslocar até Curitiba”, disse o coordenador da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Rui Hara.

“O governador traz um presente para toda a população da nossa cidade com a unificação do valor da tarifa do ônibus tanto na ida quanto na volta de Curitiba”, declarou a prefeita de Bocaiúva do Sul, Lucimere de Fátima Santos Franco.

Fonte: Governo do Estado

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Em Campo Grande, Polêmica do pagamento continua, cartão ou dinheiro?

“Os motoristas são orientados a não proibir que a pessoa embarque no ônibus se estiver apenas com dinheiro”, foi isso que declarou o presidente da Assetur (Associação de Empresas de Transporte Coletivo Urbano), João Rezende, durante reunião com a associação, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano e o deputado estadual Pedro Kemp (PT), no gabinete do parlamentar nesta tarde na Assembleia Legislativa.
A sessão se deu após diversas reclamações de usuários do transporte coletivo urbano da Capital ser veiculadas na mídia e chegar até o deputado. Segundo ele, muitas pessoas reclamam que compram o crédito e quando vão pegar o ônibus o cartão está zerado.
O problema se dá, porque dos 890 postos de vendas (sem ser de cartões pré-pagos) espalhados pela cidade, apenas 50 o crédito cai automático. Nos 840 restantes, a pessoa compra o crédito e este pode cair em até 24 horas.
O presidente da Assetur disse que dentro de 15 dias vai trocar 250 máquinas para o abastecimento automático. Ainda segundo ele, a empresa pretende trocar todos os postos. Contudo, não soube precisar quando vai atingir a meta.
Dinheiro x Segurança
A medida que começou a ser implementada em 26 de agosto do ano passado até hoje gera polêmica. Usuários reclamam que não conseguem usar o serviço se estão apenas com dinheiro. Eles ainda apontam dificuldade em abastecer o cartão.
Para justificar a medida, Rezende aponta a redução dos assaltos nos ônibus. Segundo ele, em julho de 2010, mês onde houve o maior índice de assaltos, foi registrado 100 ações deste tipo nos transportes coletivos urbanos da Capital.
Desde o ano passado, segundo ele, quando menos dinheiro passou a circular, os assaltos vêm reduzindo. Rezende declarou que 2010 fechou com média de 57 assaltos mês, em 2011 o número caiu para 37 – redução de quase 36%.
O problema é que a segurança, tanto dos usuários como dos trabalhadores, não pode ocorrer em detrimento do direito do cidadão – o de ‘ir e vir’. Por isso, apesar da Associação pedir para que a população use o cartão não pode proibir usar dinheiro.
Na última quinta-feira (16) a advogada Vanda Aparecida de Paula registrou boletim de ocorrência contra a empresa porque foi impedida de usar o ônibus por estar sem o cartão.
O deputado estadual Pero Kemp (PT) lembra que isso não pode acontecer. Ele disse reconhecer a importância do cartão, mas isso tem que ser feito de forma que a população não se sinta prejudicada.
Divulgação
Para o parlamentar, a melhor forma de solucionar a questão é divulgar os locais de abastecimentos, já que esta é uma das maiores reclamações recebidas em seu gabinete e melhorar o serviço. “Ficou mais tranqüilo. Sem a questão do dinheiro, o motorista se preocupa apenas em dirigir, mas é preciso divulgar mais. As pessoas precisam saber onde há pontos de abastecimentos e como eles funcionam”.
Números
Diariamente cerca de 270 mil pessoas usam o transporte coletivo urbano na Capital. Destas 160 mil são pagantes e 110 mil têm gratuidade. Ao todo são 540 ônibus circulando pela cidade.
Em janeiro foi registrado cinco assaltos, em fevereiro 16 e até a data de hoje (19) nenhum foi registrado em março nos ônibus da Capital.


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Licença para início da obra do monotrilho que chegará a Congonhas sai nesta quarta-feira, diz Alckmin

terça-feira, 20 de março de 2012

O governador Geraldo Alckmin anunciou, nesta terça-feira (20), que a licença ambiental para a instalação das obras da linha 17-Ouro sairá nesta quarta-feira (21). O primeiro trecho de monotrilho ligará o aeroporto de Congonhas à rede da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na estação Morumbi. A obra deverá ficar pronto até a Copa de 2014.

- Nós já tínhamos a licença prévia, mas a licença para instalação vai sair amanhã.

A assinatura da ordem de serviço para o início imediato das obras da linha 17 deverá acontecer na manhã deste sábado (24), quando também será assinada a ordem para a retomada das obras da linha 4-Amarela do Metrô. Segundo o secretário de transportes metropolitanos Jurandir Fernandes, a construção estava parada por causa de ações administrativas entre as participantes da licitação.

- Agora, vamos reiniciar a segunda fase da linha, que inclui as estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, Morumbi SP e Higienópolis. Tem também uma quinta estação, a da Vila Sônia, mas é outro contrato.
No evento Terceiro Seminário sobre Gestão de Cidades em Tempos de Sustentabilidade, realizado nesta terça-feira (20), na Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), Jurandir Fernandes falou sobre a importância da construção do primeiro trecho da linha 17-Ouro.

- Esse primeiro trecho com 8 km, além de ligar o aeroporto à CPTM, vai servir boa parte da rede hoteleira da capital para a Copa.

O primeiro trecho de monotrilho terá oito estações: Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi.

Na sequência, a linha será conectada à Linha 5-Lilás, na Estação Água Espraiada. O restante da Linha 17 fará a conexão da estação Morumbi (Linha 9-Esmeralda) até a estação São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela), passando por Paraisópolis, e o trecho Jabaquara - Brooklin Paulista. A previsão para a conclusão total dos 18 km da linha ainda não foi anunciada.

Expresso Aeroporto
Além do anúncio do início dessa construção da linha-17 ouro, o governador e o secretário afirmaram que, até a metade do ano, deverá sair o edital para a licitação das obras do Expresso Aeroporto, um trem que vai ligar o centro de São Paulo ao aeroporto de Guarulhos. A concorrência já havia sido aberta há cerca de três anos, mas a licitação não foi feita.

Fonte: R7.com

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No Rio, Primeiro trem chinês entrou em operação nesta terça

O primeiro dos 30 trens chineses comprados pelo Governo do Estado entrou em operação nesta terça-feira. A viagem inaugural percorreu o trajeto Central-Méier e foi acompanhada pelo governador em exercício, Luiz Fernando Pezão. A composição, com quatro vagões e capacidade para 1.300 passageiros, terá câmeras de monitoramento interno e sistema de comunicação direta com o Centro de Controle Operacional (CCO). Também estiveram presentes os secretários da Casa Civil, Regis Fichtner, e de Transportes, Julio Lopes.

O primeiro trem faz parte de um pacote de investimentos de R$ 2,4 bilhões no sistema ferroviário urbano. Além das 30 composições já compradas, outras 60 serão adquiridas pela Secretaria de Transportes. O processo está em fase de licitação. O Governo do Estado também determinou que a SuperVia compre outros 30 veículos e reforme 73 da frota atual. Pezão lembrou que a modernização de toda a frota é um sonho antigo do governador Sérgio Cabral mas que sua concretização é um processo complexo e burocrático.

"A população vai nos pressionar para que a modernização aconteça rapidamente, só que o processo não é simples. Esperamos chegar até meados de 2014 com o sistema todo modernizado, dentro do padrão que vimos aqui", afirmou o vice-governador.

Depois da viagem até a estação Silva Freire, que será reinaugurada pela Supervia até o fim do mês, Regis Fichtner disse que os novos trens mudarão completamente não só a eficiência do serviço de transporte como também o conforto para o usuário. O novo trem chegou ao Brasil em setembro de 2011 e passou por testes estáticos na oficina de Deodoro e nos 270 quilômetros de trilhos da Supervia.


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Em Aracaju, Licitação do transporte público começa a ser discutida

Em audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira, 19, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) iniciou as discussões a respeito do processo licitatório do transporte público. Na ocasião foram discutidas questões a respeito da participação de empresas nacionais no processo de contratação, e de um novo sistema moderno que atenda as necessidades da população da capital sergipana.
De acordo com o Superintendente da Suprerintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Antônio Samarone, esse processo é um avanço para Aracaju. “Trabalhamos 50 anos sem licitação, e a adoção deste modelo de contratação permite que a sociedade possa controlar e acompanhar o funcionamento do sistema de transporte”, informou.
Samarone ainda destaca que a partir da audiência realizada hoje, a população pode fornecer sugestões e reclamações que serão avaliadas, e posteriormente poderão ser incluídas na licitação. “A Prefeitura quer oferecer o melhor modelo de transporte público, e um exemplo desta iniciativa, é a construção de corredores exclusivos para a passagem dos ônibus. Essa é uma proposta que queremos implantar em todas as vias”, contou o superintendente.
Fonte: Infonet

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Ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife começam a ser monitorados por GPS

Sistema funciona através de GPS e vai permitir que os usuários do transporte público do Grande Recife recebam as informações dos horários dos seus coletivos por meio de SMS ou nos painéis de LCD instalados nos Terminais de Integração.

Os três mil ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife começam a ser monitorados pelo Grande Recife Consórcio de Transporte nesta terça-feira (20). Através do Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação – SIMOP, os coletivos serão acompanhados, em tempo real, através da tecnologia GPS, permitindo aos técnicos do Consórcio, saber o tempo de viagem, a velocidade e o posicionamento de cada veículo.

O Centro de Monitoramento da Operação (CMO) está instalado na sede do Grande Recife e será responsável por fazer cumprir a programação das 385 linhas que circulam nos 14 municípios da Região Metropolitana. O CMO também terá a função de articular com os órgãos de trânsito municipais no sentido de minimizar os efeitos dos congestionamentos verificados ao longo do dia. A partir do momento em que a falha é detectada no sistema, as operadoras e os fiscais do Consórcio Grande Recife são acionados para verificar o que está ocorrendo e a partir daí, o Consórcio poderá agir com mais rapidez, cobrando e punindo as operadoras, de acordo com o manual do STPP/RMR, que está sendo finalizado para ser aprovado na próxima reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), que acontece dia 27 de março.

O regulamento, após aprovado, será utilizado como instrumento de cobrança e fiscalização, onde a empresa poderá sofrer as penalidades que vão de multas até advertências, quando o operador, caso haja situações recorrentes, está sujeito a perder o direito de concessão daquela linha. As multas podem chegar até R$ 1.182,50 (no caso do descumprimento do itinerário ou a empresa estar com sua frota reduzida).
 Através do SIMOP, serão geradas informações aos usuários que estão nos Terminais de Integração ou que estão em uma das 6.238 paradas localizadas na RMR. Nos TIs, o Sistema disponibiliza painéis de LCD com os horários de chegada e partida dos coletivos.

O Sistema oferece ainda o serviço de SMS, onde o usuário que estiver em qualquer parada de ônibus do Grande Recife poderá mandar um torpedo para o número 49214 com o código da parada e o número da linha que deseja informação e receber, em poucos segundos, o horário dos próximos coletivos que passarão no local.

Segundo o secretário Danilo Cabral, a Central de Controle Operacional tem como meta aperfeiçoar a gestão do sistema, facilitando o planejamento, o controle e a fiscalização dos ônibus. Funcionará verificando se o quadro de horário estabelecido estará sendo cumprido, identificando algum desvio ou até mesmo queimas de paradas. “A partir do momento em que as informações chegam de forma mais rápida aos técnicos do Consórcio Grande Recife, é possível que a correção dos problemas seja feita com mais agilidade, fazendo com que o usuário possa ter mais confiabilidade no sistema de transporte coletivo”.

O novo sistema está sendo implantado por um Consórcio formado pelas empresas pernambucanas Cittati, Midiavox e Cerpap.

Painéis - Dos 13 terminais em operação, oito já contam com os painéis de informação aos usuários, são eles: Camaragibe, PE-15, Caxangá, PE-22 (Pelópidas Silveira), Cabo, Macaxeira, Igarassu e Recife. Ao todo, 56 painéis já foram implantados nesses terminais. A meta é implantar os 142 painéis em todos os terminais em operação. Os demais terminais do SEI que estão em construção, sendo três deles inaugurados ainda nesse semestre, também já serão entregues com os equipamentos em pleno funcionamento.

Consulta via SMS – Para saber a previsão do horário do ônibus que deseja, o usuário deve enviar uma mensagem para o número 49214 com a seguinte solicitação: PREV “ESPAÇO” NÚMERO DA PARADA (6 dígitos) “ESPAÇO” NÚMERO DA LINHA (3 dígitos). Em instantes, receberá de volta a informação com o horário dos três próximos ônibus da linha que solicitou os dados. O custo da mensagem é de R$0,31 + impostos. No Brasil, alguns Estados já utilizam sistemas semelhantes, como em Goiana e Belo Horizonte, que cobram R$0,31 (mais impostos) e R$ 0,33 (mais impostos), respectivamente.

O serviço, que começa a ser disponibilizado nesta terça-feira (20), estará em fase de teste por 30 dias e, neste período, os usuários poderão fazer suas reclamações e questionamentos pelo 0800.081.0158.

Fonte: GRCT

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Na Paraíba, projeto prevê 111,7 km de malha cicloviária em oito rotas

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) apresentou nesta sexta-feira (16), no plenário da Câmara Municipal, o projeto para transportes não motorizados, que vai ampliar o número de ciclovias e ciclofaixas na Capital. O projeto de expansão da PMJP prevê 111,7 quilômetros de malha cicloviária em oito rotas definidas que vão atender toda a cidade. Atualmente, João Pessoa conta com 24,21 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas.
A proposta é expandir mais 86,86 km de ciclovias e ciclofaixas, sendo que 4,7 km de ciclofaixas já estão em fase de implantação no bairro Valentina Figueiredo. Os recursos para investir no projeto serão oriundos do PAC da Mobilidade Grandes Cidades e do Programa de Mobilidade do Ministério das Cidades com contrapartida da PMJP.
Projeto
Durante a explicação, o diretor de planejamento, Adalberto Araújo, disse que esse novo sistema cicloviário vai integrar o transporte por bicicleta ao transporte coletivo, viabilizando os deslocamentos com segurança, eficiência e conforto para o ciclista; além de melhorar a infraestrutura nas vias para o trânsito de bicicleta e implantar trajetos cicloviários onde os desejos de viagem sejam expressivos para a demanda que se pretende atender.
Com a integração das ciclovias ao sistema de transporte coletivo de João Pessoa, previsto no PAC da Mobilidade Grandes Cidades, serão construídos terminais dotados de bicicletário, onde o usuário poderá deixar sua bicicleta com segurança e pegar o ônibus até o seu destino final. "Queremos agregar aos terminais de transporte coletivo urbano infraestrutura apropriada para a guarda de bicicletas, proporcionando mais comodidade aos usuários”, esclareceu Adalberto Araújo.
Ele destacou ainda a realização de campanhas educativas para conscientizar os condutores sobre a segurança e a responsabilidade no uso da bicicleta e, sobretudo, no uso do espaço compartilhado. "A intenção da administração municipal é dar aos ciclistas condições seguras de tráfego no deslocamento para as suas atividades diárias”, enfatizou.
O diretor de planejamento considerou a audiência positiva por ter tido a oportunidade de mostrar o projeto que a Prefeitura tem para melhorar a malha cicloviária da cidade, poder ouvir sugestões dos vereadores e, principalmente, das entidades ligadas ao ciclismo. Ele avaliou que a conclusão dos mais de 100 km de ciclovias irá motivar muitas pessoas a usar a bicicleta como meio de transporte para o trabalho e a escola, proporcionando mais qualidade de vida com a redução dos carros em circulação e também da poluição do ar e sonora que os veículos provocam. "A bicicleta é um meio de transporte barato, ágil e saudável, com muitos benefícios à saúde de quem a utiliza com freqüência”, afirmou Adalberto.
Participaram da Audiência Pública representantes da Federação Paraibana de Ciclismo, do Pedal Jampa, Bike Ride Brasil, Massa Crítica, Pedaleiros, Grupo Trilha e Caminhos da Associação das Empresas de Transporte Coletivo de João Pessoa (AETC-JP), Superintendência da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.
Serviço:
Ciclovia: Pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum.
Ciclofaixa: Parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica.
Confira cada rota
Rota 1
Bairros: Mangabeira, Paratibe, Valentina, Cuiá, Plan. Boa Esperança, Geisel, João Paulo II, Funcionários, Grotão e Ernani Sátiro
Rota 2
Bairros: Portal do Sol, Costa do Sol, Mangabeira, Cidade Universitária, Cidade dos Colibris, José Américo e Água Fria
Rota 3
Bairros: Cabo Branco, Altiplano, Costa do Sol, Bancários e Jardim São Paulo
Rota 4
Bairros: Jardim Oceania, Bessa, Manaira, Tambaú, Cabo Branco, Portal do Sol e Seixas
Rota 5
Bairros: Centro, Torre, Expedicionários, Tambauzinho, Miramar, Cabo Branco, Tambaú, Brisamar, Bairro São José e Manaíra
Rota 6
Bairros: Bessa, Manaíra, Aeroclube, Ipês, Mandacaru, Padre Zé, Roger, Varadouro, Ilha do Bispo e Alto do Mateus
Rota 7
Bairros: Bessa, Aeroclube, João Agripino, Ipês, Brisamar, Pedro Gondim, Tambauzinho, Castelo Branco, Bancários, Jardim São Paulo, Água Fria, Cristo Redentor,Geisel, João Paulo II, Ernani Sátiro, Oitizeiro, Jardim Veneza e Alto do Mateus
• BR-230: Toda a área de influência da BR 230
Rota 8
Bairros: Torre, Jaguaribe, Varjão, Cruz das Armas, Cristo, Redentor e Oitizeiro

Fonte: Mobilize.org.br

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