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No Rio, BRS do Centro diminui o tempo de viagem de ônibus até pela metade

domingo, 4 de março de 2012


Depois dos transtornos iniciais, os corredores exclusivos de ônibus no Centro começam a dar resultado. Segundo a Secretaria municipal de Transportes, que fez uma medição do tempo de viagem antes e depois da implantação do Bus Rapid Service (BRS), a redução foi significativa no corredor Presidente Antônio Carlos/Primeiro de Março: no horário de pico da manhã (das 8h às 9h), levava-se 10 minutos. Agora, o tempo caiu pela metade: 5 minutos.

À tarde, no rush de fim de expediente (das 18h às 19h), a performance não é tão boa: o tempo de viagem caiu de 13 minutos para 10 minutos. No BRS da Avenida Rio Branco, durante o pico da manhã, o tempo de viagem caiu de 7 minutos para 4 minutos. À noite, o resultado foi de menos dois minutos: caiu de 12 minutos para 10 minutos.

Novo corredor será na Avenida Presidente Vargas
Para o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, o resultado foi acima do esperado:
- Pretendíamos uma redução de 30% e conseguimos ficar, em média, acima disso - diz Sansão, que afirma que o retorno para casa será sempre mais demorado. - É fato que as pessoas demoram mais para embarcar do que para desembarcar. Há sempre filas nos pontos.

Para chegar aos resultados atuais, a secretaria teve que fazer diversas modificações no BRS do Centro, que, no primeiro dia de operação, em dezembro do ano passado, provocou um grande engarrafamento na Avenida Rio Branco. Entre os ajustes, estão a mudança de lugar de pontos de ônibus e a proibição de ônibus intermunicipais que saem de rodoviárias e de coletivos de condomínios de transitar nos corredores.

Agora, o novo desafio da secretaria é o BRS da Avenida Presidente Vargas, que será implantado nas pistas centrais na terça-feira. O corredor será em toda a extensão da via, ou seja, da descida do Trevo das Forças Armadas até a Candelária.
- Com mais esse BRS, a cidade passa a contar com 24 quilômetros de corredores preferenciais para ônibus - diz Sansão.

O corredor da Avenida Presidente Vargas terá funcionamento diferente dos demais: as linhas intermunicipais vão poder circular e terão pontos específicos de parada. Ele não funcionará aos sábados - dia em que os outros corredores operam das 6h às 14h.




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Em Vitória, População ganha mais mobilidade com o Terceiro Pico

Para atender a população que necessita de transporte coletivo das 21h30 às 23 horas, de segunda a sexta, o Governo do Espírito Santo oferece o projeto “Terceiro Pico”, que garante mais mobilidade aos estudantes, universitários e trabalhadores da Grande Vitória, cerca de 70 mil passageiros diários.

A Ceturb-GV realizou um estudo, incluindo pesquisa de campo, que identificou as necessidades das linhas em diversos horários. O levantamento ajudou a detectar 66 pólos geradores de demanda noturna, como escolas, faculdades, shoppings, entre outros. O público desses pólos representam 10% da demanda atual de passageiros nos dias úteis.

Foram detectados:
  • 37 pólos em Vitória
  • 17 pólos na Serra
  • 08 pólos em Vila Velha
  • 04 pólos em Cariacica
Com isso, os coletivos foram adaptados aos horários de saída | fechamento desses estabelecimentos, proporcionando agilidade, conforto e flexibilidade para os usuários. É o Governo do Espírito Santo buscando soluções para garantir o melhor atendimento a quem anda de ônibus.

Informações do Governo do Espírito Santo


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Preço do ônibus em Curitiba sobe para R$ 2,60 apartir desta segunda

A tarifa do transporte coletivo de Curitiba terá um reajuste de 4% a partir da próxima segunda-feira, passando de R$ 2,50 para R$ 2,60. O novo índice foi anunciado hoje pela prefeitura, que ressaltou ser o porcentual inferior aos 5,63% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no mesmo período de um ano. A tarifa especial de R$ 1 cobrada aos domingos não terá reajuste. A Linha Turismo, que passa pelas principais atrações da cidade, será reajustada de R$ 25 para R$ 27.

Segundo a prefeitura, o principal fator de elevação de custos é a mão de obra. Após greve de um dia e meio, no mês passado, o salário base teve reajuste de 10,5%. Curitiba tem uma frota operante de 1.915 ônibus, que transportam mais de 2,2 milhões de passageiros em dias úteis. No entanto, pouco mais de 1,1 milhão são pagantes, em razão de isenções e da integração que permite pagar uma passagem e utilizar mais de um ônibus. A Rede Integrada atende Curitiba e 13 municípios da região metropolitana.



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População no Rio de Janeiro se revolta contra o reajuste das barcas, tarifa saltou de R$ 2,80 para R$ 4,50

Com nariz de palhaço e apitos, manifestantes protestam contra aumento da tarifa das barcas no Rio de Janeiro neste sábado (03/03). Atentos ao reajuste, os passageiros prometem novas manifestações para a próxima segunda-feira (05), primeiro dia útil da nova tarifa.

Os passageiros que utilizam as barcas como meio de transporte no Rio de Janeiro estão revoltados com o aumento de 60,7% no valor da passagem, que custava R$ 2,80 e neste sábado (3) passa para R$ 4,50. A notícia foi recebida com protestos pelos usuários, que já não estavam satisfeitos com o serviço e passaram a reclamar mais ainda.

O atraso nos horários e a falta de segurança são as principais queixas de quem utiliza o serviço diariamente. O agente de crédito Ozanam Araújo mora em Niterói e vai para o trabalho de barca ou catamarã. Ele reclama da superlotação.
- O serviço é mal realizado. As barcas novas melhoraram apenas no tempo de viagem, mas não têm nenhuma segurança. Eles excedem o número de passageiros permitido. Eu viajo com medo.
A advogada Nadir Amorim disse que o reajuste no preço do bilhete é um absurdo. Segundo ela, o valor não condiz com a qualidade do serviço prestado pela concessionária Barcas S/A.
- Este aumento é um absurdo. Levando em consideração o tempo que a pessoa espera para entrar na barca e a falta de manutenção, a passagem não poderia aumentar de jeito nenhum. Para aumentar, tem que oferecer um serviço decente.
O funcionário público Nilson da Silva disse considerar os funcionários da Barcas S/A despreparados para trabalhar com o público.
- O serviço das barcas é péssimo. O Ministério Público já deveria ter mandado interditar as estações. Tem colete vencido, não tem segurança nenhuma, falta informação e este aumento é um absurdo. Enquanto não acontecer uma tragédia, eles não vão tomar providência. Tem que melhorar urgentemente.
Outra reclamação é o desconforto dentro das barcas e catamarãs. A corretora de imóveis Elizabeth Pinho disse que viaja na porta da barca para aproveitar a brisa, pois o calor incomoda durante a viagem.
- Tinham que colocar ar-condicionado nos catamarãs. Eu não sei o que acontece no verão. Nessa época, era obrigação da concessionária colocar o ar para funcionar. Eu tenho que viajar na porta por causa do calor.

Passageiros viajam em pé e nas escadas
A Barcas S/A disponibiliza assentos com capas na cor laranja nas primeiras fileiras dos catamarãs para idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais, mas muitos passageiros não respeitam e ocupam as cadeiras preferenciais. O analista de sistemas Felipe Padilha disse que já flagrou usuários com menos de 60 anos retirando as capas para sentar nesses lugares.
- Quando a barca está lotada, alguns passageiros retiram a capa laranja da poltrona que indica que ela é preferencial. Com isso, os novos ficam sentados e vários idosos ficam em pé ou até mesmo nas escadas.

Justificativa
De acordo com a Agetransp (Agência Reguladora de Transportes), um estudo coordenado por uma empresa terceirizada verificou que há um desequilíbrio econômico e financeiro no contrato com a concessionária responsável pelo serviço de barcas. A análise foi enviada para a Secretaria Estadual de Transportes que, após um cálculo, informou a necessidade do aumento de cerca de 60%.

Alerj é contra o aumento
O deputado Marcelo Simão, presidente da Comissão de Transportes da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), desaprovou o aumento. Simão espera, ao menos, que a alteração no valor do bilhete seja convertida na melhoria dos serviços.
- Nós somos contra o aumento nas passagens, em que pese o subsídio dado pelo governo. Minha preocupação, agora, é saber se essa majoração nos preços dos bilhetes vai ser revertida na melhoria dos serviços: compra de novas embarcações para substituir as atuais, que são muito antigas, e reforma das estações que mais parecem currais. Os passageiros não podem continuar sofrendo com a falta de qualidade no serviço. Vamos cobrar.

Problemas
A concessionária responsável pelo serviço de barcas informou que três embarcações da linha praça 15 – praça Arariboia foram depredadas no último domingo (26). Segundo a empresa, a segurança do transporte havia sido reforçada em razão do grande número de foliões previsto para o último dia de Carnaval.
Ainda de acordo com a concessionária, “as embarcações foram retiradas de operação para manutenção e reparos nos assentos rasgados, nas televisões e nas janelas quebradas”.
Segundo a empresa, os passageiros também jogaram coletes salva-vidas na baía de Guanabara e esvaziaram os extintores de incêndio. O material deve ser reposto em breve.
Sobre as reclamações dos passageiros quanto ao serviço, a direção da Barcas S/A não respondeu até a publicação desta reportagem.

Com informações do R7.com

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Governo do DF abre licitação para renovar 100% da frota de ônibus até janeiro de 2013

sábado, 3 de março de 2012

A frota total deverá chegar a 3 mil ônibus
O governado do Distrito Federal lançou nesta sexta-feira (2), o edital de licitação para selecionar as empresas que vão integrar o novo sistema de transporte público da capital do país. Praticamente toda a frota de ônibus deverá ser substituída até janeiro do ano que vem. O novo sistema muda a forma de licitação, que antes era feita por linhas. Agora será por áreas de atuação. O Distrito Federal vai ser dividido em cinco grandes regiões e a empresa que ganhar a licitação para cada uma delas vai explorar os serviços por dez anos.

Apenas a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), empresa pública do DF, e as cooperativas de microônibus não serão atingidas pelas mudanças. A TCB, no entanto, ampliará a participação no setor seletivo de transporte. Atualmente, a estatal opera uma linha exclusiva de ônibus executivo que liga o Aeroporto Internacional de Brasília aos setores hoteleiros Sul e Norte e à Esplanada dos Ministérios.

Segundo o governador do DF, Agnelo Queiroz, sem mudanças radicais no atual modelo, em dez anos a locomoção no Distrito Federal ficará inviável. “O sistema de transporte do DF está superlotado e só há uma solução: criar um sistema de transporte público de qualidade".

Atualmente, o sistema de transporte público na capital é dominado por um duopólio. No novo modelo, as empresas só poderão operar em uma única região. Dessa forma, cada empresa não deverá deter mais de 20% do mercado. A frota total deverá chegar a 3 mil ônibus.

“Esse é o momento para fazer uma mudança radical na mais essencial garantia da população, que é o direito de ir e vir”, disse o governador. Ele explicou que, após a consolidação do novo sistema, estudos serão feitos para reformular as tarifas. Mas Queiroz garantiu que não haverá aumento nas passagens com a mudança do sistema. “Esses estudos permitirão conhecer onde está o maior fluxo e não descartamos a possibilidade de haver redução de passagens”.

O edital de licitação faz exigências quanto ao tipo de ônibus que vai circular no DF. Os veículos deverão permitor o acesso de pessoas com deficiência, bancos estofados com encosto para a cabeça, piso antiderrapante, ar-condicionado, sistema de localização por satélite (GPS), TV, cestas de lixo e direção hidráulica. O edital também determina que os trabalhadores das empresas que operam atualmente no DF devem ter prioridade nas contratações das empresas vencedoras da licitação.

Poderão participar do certame empresas de todo o país. Segundo o secretário de Transportes do DF, José Walter Vazquez, será a maior licitação desse tipo já feita no Brasil. As empresas interessadas poderão apresentar propostas até o dia 10 de abril. O anúncio das vencedoras será no dia 10 de julho. As empresas terão até seis meses para adquirir os novos veículos e capacitar a mão de obra.

Fonte: dci.com.br

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Projeto Técnico para financiamento do VLT de Campina Grande é aprovado

O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) anunciou na manhã desta sexta-feira (02) que o Comitê de Crédito do Banco do Nordeste aprovou o Projeto Técnico do VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos, o chamado Metrô de Superfície de Campina Grande. A notícia foi repassada ao Senador pelo Diretor Financeiro do BNB Fernando Passos, que recentemente esteve na cidade, recebendo o Projeto Técnico do VLT das mãos do Prefeito Veneziano Vital do Rêgo.
Segundo o Senador, os diretores do BNB estarão reunidos na próxima terça-feira (06) para a homologação da decisão. “Este foi o passo mais importante para a implantação do nosso Metrô, que irá reforçar a política de transporte público iniciada por Veneziano a partir de 2005, com a implantação do Sistema Integrado”, afirmou o Senador.
No final da manhã, o Senador deu a notícia ao prefeito Veneziano, que se mostrou feliz pela aprovação. “O Projeto Técnico do nosso metrô foi muito bem elaborado. Campina tem todas as características necessárias para receber o VLT e, mais que isso, tem uma malha ferroviária propícia à implantação do Metrô”, disse o Prefeito.
Financiamento – Vital informou que o próximo passo para a consolidação do Metrô de Campina Grande, após a homologação, será o financiamento, via Banco Nacional de Desenvolvimento – BNDES. “O passo mais importante já foi dado. Agora é confirmar o financiamento para que as obras do Metrô possam ser iniciadas”, disse Vital.
Para a confirmação do financiamento, haverá uma análise, por parte da Secretaria do Tesouro Nacional – STN, da capacidade de endividamento da Prefeitura de Campina Grande. “Neste aspecto, graças às ações que desenvolvemos a partir de 2005, com o objetivo de retirar o nome da Prefeitura dos cadastros de inadimplência e, com a posterior reconquista da nossa capacidade de endividamento, teremos mais este projeto para Campina Grande consolidado”, afirmou o Prefeito Veneziano.
Projeto - A primeira etapa do Projeto de Implantação do Metrô de Campina Grande está orçada em aproximadamente R$ 35 milhões. Para a sua implantação, a cidade conta com uma malha ferroviária pronta, precisando apenas de algumas adequações. Segundo o Prefeito Veneziano, a Companhia Ferroviária Nordestina - CFN, detentora da rede, já comunicou oficialmente ao Superintendente da STTP, Salomão Augusto Medeiros, que a Prefeitura está apta a utilizar essa malha com o funcionamento do Metrô.
O Metrô de Campina Grande percorrerá 21 quilômetros, começando no bairro de Bodocongó e terminando no distrito de Galante. No trajeto, serão construídas seis estações. O percurso será feito por duas composições, formadas por quatro vagões, que custam R$ 7 milhões, com capacidade para transportar 754 passageiros por viagem.
A estação inicial será nas proximidades do Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), atendendo também aos moradores do Araxá e proximidades. A segunda próxima ao Campus da UFCG; e as demais no bairro do Centenário, Complexo Jurídico da Liberdade, Distrito Industrial e no distrito de Galante. O VLT de Campina Grande será equivalente ao que já funciona desde 2010, ligando as cidades do Crato e Juazeiro do Norte, no Ceará, num trajeto de 13 quilômetros.
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