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No Rio, Metrô levará 76 minutos da Pavuna à Barra da Tijuca

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Da Pavuna à Barra da Tijuca em 76 minutos. Este é o tempo de viagem prometido pela Secretaria estadual de Transportes para os passageiros da Linha 2 chegarem à Barra da Tijuca, a partir de dezembro de 2015. Atualmente, o percurso é feito em pelo menos 113 minutos — quase duas horas —, com uma baldeação entre metrô e ônibus.
Foto: Arte/Vinicius Mitchell
A viagem mais rápida é uma das novidades do pacote de ampliação da rede metroviária. Com a Linha 1 indo para o Jardim Oceânico, a estação da Praça General Osório, em Ipanema, se tornará a parada final da Linha 2 — que, hoje, liga a Pavuna a Botafogo. Os testes para a operação foram iniciados em julho pela Metrô Rio, que já tem uma opção de compra de mais 19 trens na China para reforçar a Linha 1.

Uma nova plataforma será construída para baldeação da Linha 2 para a 1. Segundo a Secretaria de Transportes, o trajeto seguirá da General Osório para o Jardim Oceânico passando pelas novas estações Praça Nossa Senhora da Paz (Ipanema), Jardim de Alá (Leblon), Praça Antero de Quental (Leblon), PUC (Gávea) e São Conrado.

— Da Praça General Osório, a Linha 1 seguirá pela Rua Barão da Torre até a Praça Nossa Senhora da Paz, sem passar sob os prédios e sem desapropriações. A nova plataforma da General Osório para a Linha 2 será paralela à atual. A Linha 1 seguirá para a Barra e os passageiros que vierem da Linha 2 farão a baldeação para a Barra — explica o secretário Julio Lopes.

Além disso, a estação da Gávea será elaborada para, no futuro, servir de partida para uma nova linha rumo a Botafogo e à Usina, através do Maciço da Tijuca — fechando o anel da Linha 1. A medida ainda atende aos defensores do projeto original da Linha 4 (Botafogo-Barra), substituído pela extensão da Linha 1.
Na Barra da Tijuca, aliás, já existe consenso sobre a intenção do governo.

— Nós aprovamos esse trajeto para não haver mais delongas. A ida para Botafogo fica para uma segunda etapa. Queremos o metrô logo. Não importa de onde venha — afirma o presidente da associação de moradores do Jardim Oceânico, Luiz Igrejas.

— Fizemos um levantamento nos condomínios que têm ônibus fretados e 85% deles vão para Copacabana, Ipanema e o Centro, pela orla. Isso mostra que esse traçado atende a necessidade da região — diz o presidente da Câmara Comunitária da Barra, Delair Dumbrosck.

Secretário-geral da Federação das Associações de Moradores da Barra, Sérgio Andrade define a situação.

— Não pode haver uma crítica feroz e louca ao que se está fazendo ou ficamos sem nada. O ótimo é inimigo do bom. O ótimo é questão de tempo — afirma ele.



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Cartão Ótimo Especial para idosos e pessoas com deficiência é lançado em Contagem

A partir de outubro, idosos e pessoas com deficiência poderão transpor a roleta dos ônibus de Contagem, com acesso gratuito ao salão traseiro. A implantação visa beneficiar cerca de 56 mil passageiros idosos e 101 mil passageiros com deficiência no município. O acesso a parte de trás do ônibus será feita com a utilização do Cartão Ótimo, que já é utilizado por grande parte dos usuários do transporte coletivo de Contagem.
O cartão Ótimo Especial e Ótimo Acompanhante é destinado à pessoas com deficiência, com moderado ou alto grau de comprometimento. A proposta foi aprovada e lançada pela prefeita Marília Campos no último dia 19, durante a abertura da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Interessados em adquirir este benefício deverão procurar o CRAS da Regional onde mora, munidos de documentos pessoais para realização do cadastro e avaliação socioeconômica. Especificamente para residentes na Regional Riacho, deverão procurar o Plantão Social. Para solicitante que estude em Escola Municipal, o mesmo deverá fazer seu cadastro e avaliação socioeconômica na escola onde está matriculado. O solicitante receberá, em sua residência, todas as informações das etapas do processo através de carta, que serão entregues pelos correios.
Para os idosos. O Cartão Ótimo Senior é destinado a pessoas idosas, que tenham acima de 65 anos, e será lançado nesta sexta-feira (30), durante a seresta, que terá como tema: Idosos Cantam e Encantam - Contagem Centenária, às 18h, na praça da Glória, bairro Eldorado. Interessados em adquirir este cartão deverão ligar para um dos telefones: (31) 3516-6063 ou (31) 3516-6064, a partir do dia 1º de outubro, para agendar a data do comparecimento e realizar o cadastro e retirada imediata do Cartão Ótimo Senior. Apenas a primeira via do cartão será gratuita, e o mesmo é destinado àqueles que desejarem utilizar a parte traseira dos ônibus, pois a Carteira de Identidade continua valendo como documento de acesso gratuito ao salão dianteiro dos ônibus coletivo. O cadastramento e a obtenção dos cartões serão permanentes, não havendo, portanto, urgência na solicitação do benefício. Com o benefício idosos e deficientes serão melhor atendidos pelo transporte público.
Fonte: O Tempo

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Justiça Federal suspende licitação do trem-bala

A Justiça Federal de Brasília suspendeu todos os procedimentos que visem a licitação para a exploração do trem-bala que deverá ligar as cidades do Rio de Janeiro a Campinas, passando por São Paulo. A suspensão deverá vigorar até que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) regularize todas as linhas de transporte público interestadual no País com extensão superior a 75 quilômetros.
A decisão do juiz substituto Alaôr Piacini, da 9ª Vara da Justiça Federal, acolheu pedido do Ministério Público Federal no DF (MPF/DF), segundo o qual, antes de cuidar do trem-bala, a ANTT deve fazer a licitação prévia para o serviço de transporte público, conforme previsto na Constituição de 1988.
 
A ANTT avisou, por intermédio de sua assessoria, que vai cumprir a decisão da Justiça, mas já determinou os estudos jurídicos para apresentar recurso que a libere para tocar a licitação do trem-bala.

A ANTT já tentou licitar o trem-bala três vezes, mas os leilões foram adiados por falta de interessados. A próxima tentativa deverá ocorrer em fevereiro do ano que vem.



Fonte: Diário do Grande ABC


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No Recife, Terminal Integrado Tancredo Neves não tem data para inauguração

sábado, 1 de outubro de 2011

Já se encontra em fase final as obras do terminal integrado Tancredo neves, este terminal terá 17 linhas que atenderão a uma demanda aproximada de cerca de 150 mil pessoas dia e atenderá as comunidades da região sul da cidade ao metrô e também ao Litoral Sul do Estado, como a cidade do Cabo de Santo Agostinho, por exemplo, pagando apenas uma passagem.

Segundo informações da secretária das cidades, ainda não se tem uma data certa para que este terminal seja inaugurado e possa entrar em operação, pois além de muitas linhas ainda estarem indefinidas, é visível a vontade do Governo em inaugurar o terminal em datas próximas a o Terminal Integrado de Cajueiro Seco, visto que um depende do outro para uma boa operação do sistema, ainda sobre o terminal, o Blog Meu Transporte fez uma visita nesta sexta-feira, na qual ainda tem muita coisa a serem feitas como pavimentar as vias dos ônibus, colocar as barras de ferro para ordenar as filas, pintura e outros acabamentos, também está semana o terminal passará por um teste prático onde alguns ônibus comuns e articulados estarão no terminal para um teste de aprimoramento como espaço entre os pontos, estocagem, etc.




O Terminal integrado de ônibus Tancredo Neves (Situado por trás da UPA da Imbiribeira) tem uma área aproximada de 11.6 m2, e estão sendo gastos cerca de R$ 10 milhões em sua construção.
Além das obras não estarem completamente concluídas, outros problemas vão atrasar a entrega do terminal, pois a rua que dá acesso ao terminal é hoje usada para estacionamentos de caminhões que fazem descarga de mercadorias nos galpões nesta rua, e em conversa com a CTTU, foi relatado que os estacionamentos serão proibidos, até porque está rua faz parte de uma ação também da Prefeitura do Recife em fechar à entrada a esquerda da av. Mascarenhas de Moraes com destino a Avenida Recife, porém ainda falta colocar sinalização, e outro problema é que existem 18 casas já cadastradas pela prefeitura para remoção, pois estes imóveis ficam simplesmente no meio fio da rua e o grande movimento de carros e ônibus fará que está remoção seja feita antes da inauguração.
Rua que dá acesso ao Terminal


Mais informações deste terminal ainda esta semana.

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São Paulo: Comissão define uso de corredor de ônibus por táxis

Terminou o prazo para a Secretaria Municipal dos Transportes decidir se renova ou não a autorização para circulação de táxis e carros de passeio nos corredores de ônibus. A decisão deveria ter sido tomada em março, mas foi adiada por causa da criação de uma comissão que avalia a medida.

O grupo apura o impacto do uso das faixas pelos 30 mil táxis e se eles atrapalham os coletivos e contribuem para diminuir a velocidade média nos corredores exclusivos.

A permissão para o tráfego nessas faixas existe desde 2005 e era renovada automaticamente até este ano, quando foi criada a comissão.

Com a autorização, os taxistas trafegam na faixa desde que estejam transportando passageiros e não tenham película de escurecimento no vidro, para não dificultar a fiscalização. Veículos de passeio podem usar o corredor todos os dias, das 23h às 4h.

O presidente do Sindicato dos Taxistas de São Paulo, Natalício Bezerra, espera a renovação. “O taxista precisa do corredor, mas a população muito mais, porque, com o táxi na faixa, ela chega mais rápido ao destino. Também gasta menos, já que o trânsito está sempre parado.”

Pelas regras, o taxista não pode sair e voltar para o corredor – ação conhecida como “costurar”. Mas, para o especialista em transporte Jaime Waisman, é isso que eles fazem. O consultor explica que conduzir dessa forma atrapalha os motoristas nas faixas de rolamento, complica o trânsito e potencializa o risco de acidentes. “Era a favor da medida, mas agora não mais, porque há mau uso do corredor pelo táxi. Falta educação”, afirma.



Fonte: Band


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Prefeitura de Aracaju vai abrir concurso para 200 agentes de trânsito

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) prevê para até o fim do ano o lançamento do edital para o concurso público para a contratação de Agente e Analista de Mobilidade Urbana. A proposta é lançar 200 vagas para o cargo de agente e cinco para o de analista, e aguarda aprovação da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A medida faz parte da política de melhorias para a mobilidade urbana que a Prefeitura de Aracaju vem desenvolvendo.
 
De acordo com o diretor de Trânsito da capital, major Paulo Paiva, a realização do concurso também visa atender a uma demanda que cresceu bastante nos últimos anos. “Temos uma estrutura de trânsito pensada há mais de 20 anos. Nesse tempo a mobilidade mudou muito, a frota de veículos triplicou e a gente precisa aumentar o efetivo. Os cargos terão atribuições que atendem à mobilidade que temos hoje; o de agente, mais especificamente, tem maior abrangência, com atribuições mais adequadas à realidade”, comenta Paiva.

Entre as atribuições do cargo de Agente de Mobilidade estão operação e fiscalização o trânsito, aulas, palestras, campanhas educativas e demais ações voltadas para a segurança e educação para o trânsito. Para exercer a função é necessário possuir ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação na categoria AB.

Já para o cargo de Analista de Mobilidade Urbana é necessário ter graduação em Engenharia ou Arquitetura. As funções de analista abrangem elaboração projetos de sinalização em vias públicas, acompanhamento, vistoria e monitoramento de implantações em campo, pesquisas e análises do transporte público municipal.

Na ocasião em que anunciou o concurso, o prefeito Edvaldo Nogueira destacou que a chegada dos novos servidores não mexerá no quadro de que já dispõe a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). “Nossa intenção é complementar o quadro de 60 funcionários já existentes, oferecendo um novo efetivo que também atue no serviço de orientação e coordenação educativa dos pedestres e motoristas, explicou Edvaldo.
Fonte: Faxaju

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