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Maior ônibus do mundo vai circular em Goiânia

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Os ônibus biarticulados da linha Mega BRT da Neobus,  também irão circular pelas ruas de Goiânia.  Com 28 metros de comprimento, o Mega BRT é considerado o maior ônibus  do mundo, e já é utilizado pelos passageirosde Curitiba. 
De acordo com o contrato assinado com a Metrobus – responsável pelo transporte urbano da capital goiana, a Neobus vai fornecer 30 ônibus biarticulados de 28 metros de comprimento e 60 articulados, com 21 metros de comprimento, montados em cima de chassis produzidos pela Volvo.
Os novos ônibus de Goiânia começaram a ser entregues no final do mês de Agosto/2011. Eles irão circular no Corredor Anhanguera, que já está preparado para receber veículos deste porte.
A cor dos 90 ônibus novos da frota da capital goiana foi escolhida através de consulta popular. Foram ouvidos cerca de 22 mil usuários e apresentadas tres opções de pintura por um escritório de design contratado. A pintura mais votada será a nova identidade visual dos carros do Corredor Anhanguera.


Fonte : Insider Comunicação Corporativa
Foto : Divulgação/Insider Comunicação Corporativa

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Em São Paulo, Desativação de linhas causa irritação em passageiros na Zona Sul

O Terminal Grajaú, na Zona Sul de São Paulo, teve, na manhã desta segunda-feira (05), plataformas lotadas e passageiros irritados. O motivo foi a desativação de algumas linhas de ônibus que circulam na região, no sábado (3). A mudança realizada pela SPTrans afetou os bairros Parque Residencial Cocaia, Jardim Eliana e Jardim Gaivotas. Três ônibus que seguiam direto para o Terminal Santo Amaro passaram a ter o ponto final no Terminal Grajaú. Os passageiros precisam desembarcar no Grajaú e fazer uma baldeação para seguir para o Centro ou para o Terminal Santo Amaro.

A medida adotada pela SPTrans faz parte de uma readequação das linhas de ônibus. O objetivo é fazer com que as linhas tenham uma integração maior e tirar do corredor Parelheiros - Santo Amaro aquelas que fazem o mesmo itinerário dos microônibus. A ideia é deixar a faixa exclusiva apenas para os ônibus maiores. Dessa forma, quem está em regiões distantes do Centro pega um microônibus até um terminal e, do terminal, pega um ônibus maior para seguir às regiões centrais.

A SPTrans diz que os passageiros serão beneficiados com viagens mais rápidas, com mais opções de destinos no terminal e com aumento de 10% na oferta de lugares. Além disso, a empresa acredita que haverá uma melhora no desempenho do corredor Parelheiros-Rio Bonito-Santo Amaro. A estimativa é que os ônibus que atendem essa região diminuam em 10 minutos o tempo das viagens.

Confira a relação das linhas alteradas ou integradas ao Terminal Grajaú e as que fazem a ligação Terminal Grajaú e Terminal Santo Amaro:



A ligação com o Terminal Santo Amaro passará a ser feita pelas linhas:
6970/10 Terminal Grajaú - Terminal Santo Amaro (via Av. Atlântica)
6970/31 Terminal Grajaú - Terminal Santo Amaro (via Av. do Rio Bonito)



Fonte: G1.com.br

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Cidade do Rio de Janeiro terá uma frota de 3 milhões de automóveis em 2016

A frota da cidade do Rio de Janeiro saltou de 980 mil veículos, em 1994, para 2,4 milhões de automóveis em 2010 (quase um veículo a cada três habitantes). Enquanto a população carioca cresceu 16% no mesmo período, a frota disparou 144%. E a previsão é que esse índice cresça ainda mais. Em 2016, ano em que o Rio sediará a Olimpíada, a capital deve alcançar a proporção um carro para cada dois cariocas, segundo pesquisa de mobilidade urbana da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

Mantido o crescimento médio de 4% dos últimos nove anos, a frota chegará a 2.963.520 veículos em 2016. 

Essa escalada pode aproximar o sistema de transporte da cidade a um colapso, segundo aponta Sérgio Ejzenberg, engenheiro e mestre em transportes pela USP (Universidade de São Paulo).

- A cidade do Rio de Janeiro tem 6 milhões de habitantes e 2 milhões de veículos. Se está ruim, vai ficar pior em pouquíssimo tempo. Por conta das condições econômicas, essa taxa vai subir rapidamente para dois habitantes por veículo. Isso significa que vai aumentar em 50% a frota em pouco tempo. Basta manter essa confluência econômica de crédito.

Os grandes congestionamentos, além dos prejuízos econômicos e sociais, limitam o direito de ir e vir, previsto na Constituição brasileira. Segundo Ejzenberg, 80% dos deslocamentos são feitos por motivos relacionados a trabalho ou estudo, o que por si só já indicam que há um horário pré-determinado para se chegar ao escritório ou à escola.
- Todo mundo na mesma hora e no mesmo lugar, não tem como.

Ou seja, se não houver políticas que incentivem a utilização de transportes de massa nos horários em que há grandes engarrafamentos – para que se possa retirar carros de circulação –, as enormes filas de carros serão realidades constantes do Rio.


Cristiano Prado, gerente de competitividade industrial e investimentos da Firjan, defende a existência de um órgão que agregue todas as estatísticas de trânsito, o que criaria condições para que os governos formulassem políticas mais adequadas a toda população.


Fonte: R7.com

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Pernambuco, Investimentos em Mobilidade Urbana chegará a R$ 1,4 bi com a 4ª perimetral inclusa

O Governo do Estado garantiu junto ao Governo Federal R$ 426 milhões para as obras do PAC Mobilidade em Pernambuco. O repasse dos recursos do Orçamento Geral da União foi acertado nesta segunda-feira (05) em reunião do governador Eduardo Campos com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em Brasília.

Outros R$ 688 milhões serão financiados pelo Governo Federal e mais R$ 299 milhões serão investidos em recursos próprios do Estado para viabilizar as obras do PAC Mobilidade em Pernambuco. O programa vai destinar R$ 18 bilhões para as 24 maiores cidades brasileiras investirem em projetos de transporte público visando a Copa do Mundo de 2014.

As prioridades do Estado são os projetos das Perimetrais II e IV. A II Perimetral prevê a duplicação de uma faixa exclusiva de ônibus de Beberibe até a PE-15, da PE-15 até a PE-001 e a construção da faixa exclusiva de ônibus, num valor de R$ 265.764.054,49.
Já a IV Perimetral – BR-101
 Já a IV Perimetral – BR-101, será a Implantação do Corredor Exclusivo de BRT, além de um trecho urbano da BR-101 - de Abreu e Lima à Cajueiro Seco – e de Cajueiro à Avenida Bernardo Vieira de Melo - Binário de Cajueiro Seco. Para isso, serão investidos R$ 328.077.612,03.

As obras para o Corredor Leste-Oeste, do Corredor da Av. Norte e do Corredor Norte-Sul são consideradas como a segunda prioridade. O Corredor Leste-Oeste será responsável pelo transporte dos passageiros na Praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe, com extensão de 12,3 Km. Serão construídos o Elevado da Benfica, o túnel Real da Torre, o Elevado da III Perimetral, o Elevado do Bom Pastor, o Viaduto da UPA, PE-05 (Binário Camaragibe/Avenida Belmino Correia) e cinco estações. Tudo, orçado em R$ 144.181.599,30.

O Corredor Norte-Sul será de BRT no trecho que vai do Terminal Integrado de Igarassu até a Estação Central do Metrô. Para isso, R$ 165.507.606,45 servirão para a construção de Viadutos da PE-15: nos Bultrins e em Ouro Preto. Viadutos ainda na Agamenon: Clube Português e Hospital da Restauração, além do alargamento do Viaduto João de barros, o Terminal Integral de Abreu e Lima, o acesso viário do Terminal Integrado Joana Bezerra e 35 Estações.

A terceira e última prioridade é o Programa de Navegabilidade dos Rios Capibaribe e Beberibe orçado em R$ 398 milhões. A ideia é aproveitar a calha dos rios para a implantação de um sistema integrado de transporte de passageiros, que utilize embarcações adequadas ao transporte de massa. Um estudo orientado será feito para a localização de estações de embarque e desembarque de passageiros, para o transbordo e a integração com o sistema de transporte urbano existente. As Rotas previstas são o corredor Fluvial Oeste - BR 101/ Centro, o Corredor Fluvial Norte - Centro/ Olinda e o Corredor Fluvial Sul - Centro/ Boa Viagem.



Informações do Pernambuco.com


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No Rio, Linha 3 do metrô que ligará Niterói, São Gonçalo e Itaboraí ficará pronto até 2014

A Linha 3 do metrô - que ligará Niterói, São Gonçalo e Itaboraí - será construída até 2014 e representará o primeiro percurso intermunicipal feito por este meio de transporte no estado. Com uma estação projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Linha 3 vai atender 1,7 milhão de moradores e servirá a 350 mil passageiros por dia.

O investimento na obra será de cerca de R$ 1,2 bilhão, sendo R$ 400 milhões oriundos da Petrobras. O trajeto inteiro, com 37 quilômetros e 16 estações, será divido em dois trechos: o primeiro, que liga Niterói a São Gonçalo, e o segundo que segue até Itaboraí, com uma parte feita por rodovia.

A primeira estação, Arariboia, terá cerca de 24 mil metros quadrados e vai integrar barcas, metrô e ônibus, tornando-se a maior estação intermodal do Brasil e a primeira a contar com uma saída hidroviária. O projeto, que será do arquiteto Oscar Niemeyer, fará parte do Caminho Niemeyer. A segunda parada do trajeto será a Jansen de Melo. Depois, para dar lugar à Estação Barreto, será revitalizada a antiga gare ferroviária, assim como seu entorno. Ao lado da estação, um grande pátio será utilizado para manobras.


Governo do Estado do Rio de Janeiro

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Em São Paulo, Futura linha 15-Branca, fará ligação entre a Vila Prudente até Dutra

O Metrô de São Paulo já está realizando sondagens para a caracterização do subsolo em áreas que deverão ser usadas para a futura construção da Linha 15-Branca, ligação entre a Vila Prudente até Dutra. O novo traçado prevê 13,5 quilômetros de extensão e chegará até a divisa do município de Guarulhos.

Atualmente, as prospecções estão sendo realizadas em Vila Prudente, Mooca, Aricanduva e Penha. O objetivo dessas perfurações é conhecer a geologia do subsolo para o desenvolvimento dos projetos.

Sempre que uma linha metroviária vai ser construída são realizados o projeto funcional e o projeto básico. O projeto funcional estabelece o traçado da futura linha, a localização das estações, se a linha será subterrânea ou elevada, a demanda de usuários prevista para as estações, os locais de integração com outros sistemas de transporte, a localização dos pátios, a frota de trens necessária, entre outros aspectos.
O projeto básico complementa as informações do funcional, assegurando sua viabilidade técnica e econômica, com o pré-dimensionamento das estruturas, a avaliação do custo da obra, a definição dos métodos construtivos e o prazo de execução.

Primeiros estudos
Uma das primeiras ações para viabilizar o desenvolvimento dos projetos é a entrada em campo das equipes de sondagem para a investigação do subsolo, com a realização de perfurações ao longo do trecho onde a futura linha vai passar. Até o momento, foram iniciadas 44 sondagens e concluídas 20. A previsão é de que, ao término desta etapa, sejam realizadas aproximadamente 500 sondagens, com espaçamento de 30 a 50 metros uma da outra.

Na prática, o procedimento é simples e pode ser feito de maneira mecânica ou manual. Uma haste de perfuração adentra o solo e faz o recolhimento de amostras. Nesse início de investigação foram encontradas areia, argila e rocha no subsolo.

São avaliados o tipo e a consistência de cada material, além da profundidade do lençol freático. Essas sondagens são feitas em ruas, calçadas e, se autorizado, em localidades privadas, como clubes e estacionamentos. A partir dos resultados obtidos é possível mensurar características decisivas para a adequação do traçado, localização e profundidade das estações e demais estruturas previstas para a linha metroviária.

Linha 15-Branca deverá transportar 900 mil usuários/dia
No estágio atual, o projeto de implantação da Linha 15-Branca prevê a adoção de sistema de metrô convencional, com extensão de 13,5 km e 12 estações, entre a região de Vila Prudente e Dutra, divisa com o município de Guarulhos. A linha atenderá os bairros paulistas Jardim Anália Franco, Vila Formosa, Vila Manchester, Aricanduva, Penha e Tiquatira.


Informações do Metrô SP

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