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Conheça mais o sistema Integrado de Transporte Urbano de Criciúma

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Sistema Integrado de Transporte Coletivo do município de Criciúma foi inaugurado em setembro de 1996.

O Sistema conta com três Terminais de Integração: Próspera, Centro e Pinheirinho que recebem as linhas alimentadoras, fazendo em seguida a redistribuição dos passageiros para outras linhas alimentadoras, para a linha expressa ou para a linha troncal, que interliga os três terminais.

A linha expressa opera nos horários de pico, interligando os terminais, sem parada intermediária, reduzindo assim o tempo de viagem entre os Terminais.

No corredor exclusivo para ônibus, ao longo da Avenida Centenário, estão instaladas 32 estações intermediárias de embarque. As estações possuem plataformas elevadas, com rampas, possibilitando o acesso a deficientes.

O Terminal Central, o principal terminal, possui elevador, escada rolante e duas Galerias Subterrâneas que liga os dois lados da Avenida Centenário, com acesso às plataformas de embarque e desembarque. Para quem deseja apenas atravessar a avenida, sem ingressar no sistema de transporte coletivo, a galeria funciona como opção segura. Além disso, é uma alternativa de um centro de compras e serviços.


Dados Operacionais
Frota
Tecnologia Convencional: 103
Tecnologia Padron: 16 veículos
Mineirinho: 07 veículos
Articulado: 03 veículos
Total: 129 veículos

Linhas:
Troncal: 01
Expressa: 02
Inter-Bairro: 02
Alimentadoras: 54
Total: 63 linhas

Informações da Prefeitura de Criciúma

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Transporte Público em Curitiba: Linha Verde Norte terá duas linhas de Ligeirão

A Linha Verde Norte, que está sendo construída pela Prefeitura em trecho urbano da antiga BR 116, será o sétimo corredor de transporte da cidade e vai representar a entrada em operação de mais duas linhas do Expresso Ligeirão. Como ocorreu na Linha Verde Sul, com o ônibus Pinheirinho-Carlos Gomes, a etapa Norte, quando pronta, permitirá a implantação das linhas Pinheirinho-Atuba e Atuba-Centro. De Norte a Sul, a Linha Verde significará uma ampliação de 25% no sistema de canaletas exclusivas do Expresso, de 71 para 90 quilômetros.

A implantação de mais um eixo de transporte representa na prática novas linhas de ônibus, mais integração e viagens mais curtas e confortáveis. O Ligeirão Pinheirinho-Carlos Gomes, por exemplo, atende por dia em torno de 27 mil passageiros, numa viagem de 25 minutos, dez a menos do que pelo Eixo Sul, formado pelas avenidas Winston Churchil, República Argentina e Sete de Setembro.

Além de quem se desloca direto do Pinheirinho para o centro, também passageiros de ônibus alimentadores são beneficiados com a implantação de um novo corredor de ônibus, ganhando tempo e qualidade de vida. Antes da Linha Verde Sul, inaugurada em maio de 2009, quem saia do bairro Xaxim, por exemplo, precisava ir até o terminal Pinheirinho, Portão ou Capão Raso para fazer a integração e se deslocar para o centro, porque o ônibus atravessava a antiga BR 116. Agora, o usuário do ônibus alimentador faz a integração na Linha Verde, sem precisar ir até um terminal.

Rapidez - Com projeto que permite embarque e desembarque em nível mesmo de ônibus que não possuem plataforma, as estações da Linha Verde Sul beneficiaram diretamente passageiros das linhas alimentadoras São Pedro, Urano, Fanny, Gramados, Alto Boqueirão, Xaxim e Capão Raso. Moradores do Parolin também foram beneficiados com a integração, que antes não existia, do ônibus convencional Alferes Poli na estação Fanny.

Além de ganhar tempo, os usuários do novo eixo de transporte ganharam também conforto. As estações são climatizadas, amplas, com portas dos dois lados e total acessibilidade. Os ônibus são os mais modernos do mundo – os chamados Mega BRT, com 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros. E as canaletas do novo eixo são ladeadas por extensas áreas gramadas, arbustos e árvores. Só na Linha Verde Sul foram plantadas 2,5 mil árvores que, na fase adulta, vão formar bosques no entorno das estações. Ao longo dos 9,4 quilômetros do trecho Sul foram plantados 13,6 mil arbustos nativos.



Fonte: URBS

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BRS reduz tempos de viagem para ônibus no Leblon e em Ipanema

Após três dias úteis de operação do BRS Leblon/Ipanema, na Zona Sul, a Secretaria Municipal de Transportes divulgou os resultados médios dos tempos de viagem em três faixas de horário medidas por técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio).

Segundo os dados divulgados, os tempos para percorrer os trajetos por ônibus e automóveis de passeio tiveram redução nas três faixas de horário medidas (manhã, meio-dia e tarde). Os ônibus faziam o trajeto em 16 minutos pela manhã e passaram a fazer em 14; já ao meio-dia a queda foi de 25 para 17 minutos; e a tarde a redução foi de 22 para 19 minutos. Quanto aos carros de passeio, pela manhã a queda foi de 14 para 10 minutos; meio-dia era de 16 e passou a ser de 15 minutos; enquanto a tarde, a maior queda indo de 21 para 15 minutos.

"Nossas estimativas iniciais eram conservadoras em função das limitações que o traçado da Avenida Ataulfo de Paiva e da Rua Visconde de Pirajá, que dispõem de três faixas, nos impunham. Mas estamos trabalhando em ajustes nos tempos de sinais e na operação do própria operação do BRS, reprimindo irregularidades no corredor, e temos consciência de que existe margem para evoluir", afirmou o secretário Alexandre Sansão, que atribui o sucesso inicial do BRS nesses dois bairros à pronta adesão da população às faixas preferenciais para ônibus.





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Em Alagoas, Sistema de Transporte Público Intermunicipal terá licitação inédita

O Diário Oficial desta quarta-feira (24), publicou dois avisos de licitação para o Sistema de Transporte Público Intermunicipal de Passageiros do Estado de Alagoas, um para o transporte convencional (ônibus) e outro para o sistema complementar. Esta é uma ação inédita para o serviço de transporte intermunicipal, que atualmente transporta 80 mil passageiros por dia, que permitirá uma cobertura total do Sistema em todo o Estado.

O processo licitatório é de responsabilidade da Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp), mas o termo de especificação necessário para o cumprimento do processo ficou a cargo da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal). A licitação será realizada através de concorrência para ambas as modalidades: convencional (ônibus) e complementar.
“Com a licitação conseguiremos mudar o atual cenário do transporte público intermunicipal. Os usuários serão atendidos com mais qualidade e segurança, pois todos os veículos serão cadastrados, inspecionados e rastreados via satélite como consta no edital”, garante Waldo Wanderley, diretor-presidente da Arsal.

De acordo com o edital, o sistema convencional será dividido em nove lotes, nas regiões: Central; Nordeste; Sul; Aglomerado de Arapiraca; Baixo Sertão; Alto Sertão; Litoral Sul, Litoral Norte e Região Norte. Com a licitação, o sistema convencional passa a operar com 61 linhas em todo o Estado (hoje são 55 linhas). Os ônibus em operação também passam de 215 para 241. No dia 10 de outubro, as propostas das empresas interessadas serão apresentadas para a Comissão de Licitação na sede da Amgesp, no bairro do Farol.

Já no edital para a permissão da exploração do serviço complementar é pré-requisito que o veículo tenha idade máxima de sete anos. Também contarão pontos para avaliação critérios como: experiência de carteira de motorista classe D ou superior; experiência com transporte de passageiros; multas registradas; participação em cursos voltados à área; idade do veículo e veículos providos de acessibilidade. Com a licitação, o número de linhas atendidas pelos complementares passa de 109 para 157 em todo o Estado, divididas nas mesmas regiões do sistema convencional. O número de veículos (vans) também aumenta de 718 para 1.194. As apresentações das propostas individuais dos complementares acontecem por linhas, entre os dias 24 e 27 de outubro de 2011.


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Dilma autoriza VLT como transporte para Cuiabá e Várzea Grande

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Caiu a última barreira para que o maior legado da Copa do Mundo para Cuiabá seja efetivado. O Governo Federal aceitou incluir o sistema modal denominado Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, como principal obra de mobilidade urbana para o Mundial de 2014.  O governador Silval Barbosa obteve nesta terça-feira, 23, em Brasília, a confirmação que a presidenta Dilma Rousseff deu sinal verde para a implantação do sistema. A obra é uma das mais importantes dentro do pacote de investimentos no setor de mobilidade urbana previsto para Cuiabá, uma das sedes da Copa do Mundo em 2014.

Com o aval da presidenta, nesta quarta-feira, 24, Silval Barbosa se reúne com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior a partir das 14h30 para discutir juntamente com a equipe técnica detalhes sobre o sistema. O governador também discutirá com a ministra as obras de passagem urbana que integram o conjunto de intervenções previstas.

Apesar do sinal verde, Silval Barbosa se mostra cauteloso. “Infelizmente este é um processo que demora, mas estamos fazendo nossa parte e acompanhando de perto o andamento dele” – ressaltou.  “A presidenta está muito acessível existe um sinal verde, continuarei em Brasília trabalhando. A mudança depende de alterações, estou pressionando, empenhando para que Dilma acate o nosso pedido" - disse em contato com o  Portal de Notícias 24 Horas News.

Há meses que o Governo vem trabalhando para mostrar as autoridades federais que o sistema VLT é mais viável do ponto de vista econômico e estratégico para Cuiabá e Várzea Grande. Havia temor quanto a possibilidade de o Governo Federal insistir no cumprimento do projeto original do caderno de compromissos para a Copa de 2014, que previa a implantação do sistema Bus Rapid Transport, o BRT, com ônibus articulado.

 "O VLT é mais moderno e atenderá melhor os cidadãos mato-grossenses” – disse Barbosa


O prazo até a realização da Copa do Mundo para instalação dos trilhos por 23 quilômetros em Cuiabá e Várzea Grande era uma das principais questões a serem tratadas. A proposta do VLT é considerada suficiente  por meio da alocação de várias frentes de trabalho.  O presidente da Agecopa frisou que os prazos são uma preocupação, mas que após aprovado o projeto e superadas as etapas legais, há garantias de que o modelo escolhido será implantado em 24 meses. “Estará em operação antes da Copa” – disse Moraes.

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No Recife, Estação Imbiribeira é a primeira a ter bilhetagem automática por cartões

O novo sistema de bilhetagem eletrônica do Metrô do Recife passou a funcionar nesta quarta-feira (24), em caráter experimental, na estação Imbiribeira. Os bilhetes, feitos em material de PVC poderão ser recarregados nas próprias bilheterias, que contação com máquinas para a venda de créditos.

Além disso, o novo sistema fará a leitura dos bilhetes através de um dispositivo validador, feita sem contato. Para isso, foram instalados bloqueios eletrônicos e mecânicos, em aço inoxidável, dotados de validadores eletrônicos.

Os bilhetes antigos do metrô e o cartão VEM do ônibus, no entanto, continuam sendo aceitos na estação.

Do NE10
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