Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Transporte público de São José dos Campos não vai mais ter passe de papel

sexta-feira, 1 de julho de 2011

O Consórcio 123, que administra o transporte público em São José dos Campos, vai interromper no sábado a venda dos passes de papel usados nos ônibus e vans.

A medida faz parte do processo de integração do transporte coletivo na cidade. A intenção é fomentar o uso dos cartões eletrônicos  usados nas linhas de ônibus.

Pelo menos por enquanto, os perueiros estão de fora do plano de integração e não usarão cartão eletrônico.

Integração
A integração do transporte coletivo em São José começou em 2004. Desde 15 de abril deste ano, o passageiro pode utilizar mais de um ônibus no deslocamento de uma região para a outra pagando uma passagem, no período de duas horas.

Segundo o secretário de Transportes Anderson Farias Ferreira, o passe de papel não terá um prazo de validade, mesmo depois da suspensão das vendas. “Se os passageiros ainda tiverem os passes de papel podem continuar usando. A ideia é que os passageiros troquem esses passes por créditos do cartão eletrônico, para que os de papel não circulem mais.”

Ainda de acordo com o secretário, a intenção é tornar o processo mais seguro.

Nas ruas
Ambulantes que vendem, ilegalmente, o passe de papel na praça Afonso Pena, no centro de São José, já começaram a sentir os efeitos da integração dos ônibus.

De acordo com Tânio Roberto Chagas, 37 anos, as vendas dos passes caíram. “Há 10 anos eu vendo passes na praça e desde abril as coisas andam devagar por aqui. Eu vendia uma média de 300 passes por dia, agora só vendo 100”, disse Chagas.

Outro ambulante, que não se identificou, confessa que a procura pelos passes não é mais como antes. “Eu vendo os passes para ajudar na complementação da minha renda. Mesmo vendendo R$ 0,20 mais barato, não está saindo muito”, afirmou.



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Passagem de ônibus em Juiz de Fora pode passar de R$ 1,80 para R$ 1,95

A passagem de ônibus em Juiz de Fora pode passar de R$ 1,80 para R$ 1,95. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira, 30 de junho, na Câmara Municipal de Juiz de Fora, pelo secretário de Transportes e Trânsito da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, Márcio Gomes Bastos, durante audiência coletiva.
O departamento propôs o valor de R$ 1,93, sem o adiconal do Custo de Gerenciamento Operacional (CGO), e de R$ 1,95 com o CGO. No primeiro caso, o reajuste seria de 6,7% sobre o valor vigente - de R$1,80; no segundo, o índice aplicado é de 8,3%. De acordo com o secretário, o valor foi estudado de acordo com a planilha de gastos da Settra. "A metodologia de cálculo tarifário adotada foi a mesma referente aos estudos de 2010."
Para justificar o aumento, Bastos apresentou a planilha. De acordo com as informações apresentadas pelo porta-voz do órgão, a Settra tem um custo fixo de R$ 212.205,96 mil para 83 quilômetros rodados, em média. O custo total fixo por quilômetro é de R$ 3,73. Nesses índices estão incluídos os gastos de remuneração, depreciação e benefícios para os funcionários.
Outro argumento utilizado pelo secretário, foi que, com o aumento da tarifa, serão adquiridos mais dezoito coletivos para compor a frota, que, atualmente, é de 554 carros. Desse número, cinco serão usados para substituição da frota-reserva, oito para atender o aumento da demanda e outros cinco para transportar os moradores do programa Minha Casa Minha Vida. "Parte da frota-reserva já está sendo utilizada em horários de pico, para atender à demanda. Com isso, conseguiremos melhorar o nível da oferta de ônibus para os passageiros", garante.
Licitação
Outro ponto que foi levantado no encontro foi o atraso da licitação para a contratação da empresa que fará o estudo técnico para a reestruturação do sistema de transporte coletivo na cidade, que foi divulgado em 2009. Bastos afirmou que em agosto de 2009, quando o resultado ia ser divulgado, o Tribunal de Contas do Estado suspendeu a licitação porque três empresas que estavam participando do projeto questionaram o edital do processo.
Após o período, a Prefeitura voltou a estudar o edital. "Os estudos vão começar em julho e, provavelmente, até o final do ano, outro edital será divulgado", diz Bastos.


Fonte: Acessa.com

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Dois corredores de Mauá terão ônibus 24h por dia

Os moradores de Mauá irão ganhar duas novas linhas noturnas. Com isso, dois dos principais corredores do município ficarão cobertos pelo transporte coletivo 24 horas por dia.
As chamadas "Linhas Corujão" vão ligar o Centro da cidade aos bairros Jardim Zaíra 4 e Jardim Itapeva todos os dias. Elas começam a circular na madrugada de sábado (2).
Antes, a última viagem destas linhas tinha início à 0h05. A partir de agora, haverá viagens à 1h, às 2h e às 3h da madrugada. A partir das 3h45, a operação normal dos coletivos já tem início.
Além dos usuários dos terminais, as linhas também pegarão passageiros nos pontos dos corredores, tanto na ida quanto na volta.
O valor da passagem não será alterado e continua a R$ 2,50. Os usuários que tomarem o ônibus no Terminal Central deverão utilizar as catracas dos veículos e não aquelas situadas na entrada da estação, para pagarem suas passagens.
As "Linhas Corujão" foram instituídas após um levantamento realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana. "Constatamos que a demanda para estes corredores é considerável mesmo durante a madrugada", disse o secretário da pasta, Renato Moreira.

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Campo Grande: Ministro libera R$ 338 mi para mobilidade urbana

O Ministro das Cidades, Mário Negromonte, afirmou que na próxima semana começa a liberar R$ 338 milhões dos programas Pró-Transporte, Corredores Estruturais e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana para Campo Grande. A afirmação foi feita ontem (29), em Brasília, ao prefeito de  Nelson Trad Filho (PMDB) e ao deputado federal Edson Giroto (PR-MS), participantes do encontro.

Projeto

O Projeto de Mobilidade Urbana prioriza o transporte coletivo urbano, sendo que estão previstos investimentos de R$ 20 milhões para construir cinco terminais; outros R$ 7,5 milhões para reforma de sete unidades; R$ 160 milhões para construção de 68,4 quilômetros de corredores de transporte coletivo; R$ 9,7 milhões para implantar 56 quilômetros de ciclovias; R$ 4,5 milhões para modernização do sistema de controle eletrônico; R$ 67,3 milhões para intervenções viárias; e R$ 9,5 milhões para estações de pré-embarque.
O valor total é de R$ 280 milhões.
O Pró Transporte, com investimentos de R$ 58 milhões, tem como meta asfaltar 100% das linhas de ônibus da Capital, que vai beneficiar moradores de 30 bairros. Os recursos se destinam à implantação, recuperação e requalificação de vias exclusivas para veículos de transporte coletivo, terminais de grande e pequeno porte, pontos de conexão entre linhas, abrigos nos pontos de parada, obras de acessibilidade de pedestre e ciclistas às vias.
O programa é implementado com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e sua viabilização foi conseguida no ano passado por Nelsinho em apresentações ao Conselho Monetário Nacional (CMN), que autorizou o empréstimo para execução da obra.
Durante a reunião, o ministro também afirmou que pretende vir à Capital para assinar o convênio de transferência de recursos dos cofres da União para a Prefeitura.
“A reunião foi produtiva, nossa parte já está pronto”, afirmou Nelsinho, durante evento de formatura do Proerd 1º semestre, na Seleta nesta quinta-feira (30).
O prefeito de Campo Grande ainda afirmou que irá sentar com representantes da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano da Capital (Assetur) para definir detalhamento do projeto.
“A Prefeitura fez a parte dela, preciso agora precisamos ver a contra-parte da Assetur para receber o projeto, como adequação da frota e outras”, comentou Nelsinho.



Fonte: Vinícius Squinelo e Wendell Reis - Capital News

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Em São Paulo, Faixa preferencial à esquerda na Avenida Comendador Martinelli diminui tempo de viagem

quinta-feira, 30 de junho de 2011

A SPTrans informa que com a implantação da faixa preferencial à esquerda na Avenida Comendador Martinelli, Zona Norte, priorizando o tráfego dos coletivos, a travessia da Ponte da Freguesia do Ó teve um ganho de 45% no tempo do percurso. Com a implantação dos pontos à esquerda, os ônibus que trafegam pelo corredor da Av. Marquês de São Vicente seguirão à esquerda na Av. Comendador Martinelli, utilizando paradas desmembradas.
Do mesmo modo, os ônibus que seguem para o centro vindos pela Av. Inajar de Souza, pelo corredor, passam a utilizar os pontos à esquerda antes da ponte e logo após, evitando o cruzamento da via para acessar os pontos do lado direito. Esta medida ajudou a melhorar também a fluidez dos automóveis que não disputam mais o viário com os ônibus.

Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

Paradas e linhas:

Parada Ponte Freguesia do Ó (Plataforma Central – à esquerda)

8214-10 Jd. Paulistano – Praça do Correio
8528-10 Jd. Guarani – Praça do Correio
9501-10 Term. V.N Cachoeirinha – Paissandu
978A-10.Term. V.N. Cachoeirinha – Metrô Barra Funda
117Y-10 Cohab Antártica – Pinheiros
8542-10 Brasilândia – Praça do Correio
8548-10 Jardim das Cunhas – Praça do Correio

Parada Ponte Freguesia do Ó (Ponto Lateral – à direita)
8542-10 Brasilândia – Praça do Correio
8545-10 Penteado – Metrô Barra Funda
8548-10 Jd. Dos Cunhas – Praça do Correio
8549-10 Taipas – Praça do Correio
9012-10 Itaberaba – Terminal Lapa
9014-10 Morro Grande – Terminal Lapa
9014-42 Jd. Iracema – Terminal Lapa
938L-10 Term. V.N Cachoeirinha – Lapa
957T-10 Cohab Taipas – Itaim Bibi
9181-10 Vila Terezinha – Lapa
938P-10 Vila Penteado – Metrô Barra Funda
938V-10 Jd. Vista Alegre – Metrô Barra Funda
9785-10 Vila Terezinha – Terminal Barra Funda
978T-10 Jd. Guarani – Terminal Barra Funda
148L-10 Cachoeirinha – Lapa
148L-41 Mandaqui – Lapa
148R-10 Cohab Jd. Antártica – Lapa
118Y-10 Lauzane Paulista – Lapa
128Y-10 Jd. Pery Alto – Lapa

Parada Martinelli (Plataforma Central – à esquerda)
8214-10 Jd. Paulistano – Praça do Correio
8528-10 Jd. Guarani – Praça do Correio
9501-10 Term. V.N. Cachoeirinha – Paissandu
978A-10 Term. V.N. Cachoeirinha – Metrô Barra Funda
117Y-10 Cohab Antártica – Pinheiros

Parada Martinelli (Ponto Lateral - à direita)
8542-10 Brasilandia - Praça Do Correio
8545-10 Penteado - Metrô Barra Funda
8548-10 Jd. Dos Cunhas - Pca. Do Correio
8549-10 Taipas - Praça Do Correio
9012-10 Itaberaba - Terminal Lapa
9014-10 Morro Grande - Terminal Lapa
9014-42 Jd Iracema - Terminal Lapa
938L-10 Term. V.N.Cachoeirinha - Lapa
957T-10 Cohab Taipas - Itaim Bibi
9181-10 Vila Terezinha - Lapa
938P-10 Vila Penteado - Metrô Barra Funda
938V-10 Jd. Vista Alegre - Metrô Barra Funda
978T-10 Jd. Guarani - Metrô Barra Funda
148L-10 Cachoeirinha - Lapa
148L-41 Mandaqui - Lapa
148R-10 Cohab Jd. Antártica - Lapa
118Y-10 Lauzane Paulista - Lapa
128Y-10 Jd. Pery Alto – Lapa

Assessoria de Imprensa – SPTrans


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Anunciadas melhorias no transporte coletivo de Porto Alegre

Os avanços e as novidades do transporte coletivo de Porto Alegre e Região Metropolitana foram tema de coletiva de imprensa na manhã de hoje, 28, no Paço Municipal. O prefeito José Fortunati anunciou as melhorias para os usuários dos ônibus da Capital e do trem metropolitano.

A partir de 1º de julho entram em vigor a segunda passagem integrada grátis, inclusive para estudantes; a implantação do cartão SIM Vale-transporte da Trensurb; a integração do TRI e do SIM com desconto para usuários do vale-transporte e da passagem antecipada e, em 15 de julho a compra dividida de créditos escolares. Durante o evento foram assinados os decretos que autorizam a gratuidade do segundo trecho e o fracionamento da venda de passes escolares.Também foi apresentada a campanha publicitária sobre as  inovações.

Segundo o prefeito, as novidades vão facilitar o deslocamento e trazer economia para a população. "Serão beneficiadas especialmente as pessoas que tem menor renda, que acabam caminhando um trecho, por vezes bastante grande,  para não pagar a segunda passagem", afirmou ao salientar que estas iniciativas são avanços e agregam mais qualidade ao transporte coletivo da cidade juntamente com ações como a renovação da frota.

"Desde 2010 foram  substituídos 142 ônibus em Porto Alegre e 58 novos foram agregados à frota", destacou Fortunati.
Atualmente, 1650 veículos fazem parte da frota de ônibus de Porto Alegre, divididos em mais de 350 linhas. Para Kasper, a integração entre o TRI e o SIM representa uma facilidade para os usuários que utilizam os dois modais. "Agora a integração poderá ser feita com qualquer linha da Capital", disse o presidente da Trensurb.

O presidente da ATP falou da parceria que proporciona a efetivação dos avanços. "A Prefeitura, a ATP e a Trensurb unem esforços para concretizar ações que melhoram o transporte coletivo na cidade", frisou Reis.

Melhorias no transporte coletivo de Porto Alegre e Região Metropolitano:

Segunda passagem grátis: possibilita o desconto integral na tarifa do segundo ônibus. Atualmente, quem desce do primeiro coletivo e embarca no seguinte em até 30 minutos, recebe 50% de desconto na passagem. A partir do dia 1° de julho, o desconto será de 100% para quem faz o embarque dentro do tempo da integração. Além disso, o benefício será estendido aos estudantes e professores.

Atualmente são cerca de 223 mil usuários do cartão TRI escolar e 515 mil usuários do cartão de vale-transporte e de passagem antecipada. Esses números indicam que mais de 700 mil pessoas estarão aptas a realizar o segundo percurso com isenção da tarifa. Por mês, dois milhões de viagens já são feitas com o abatimento de 50% no segundo trajeto.
Integração TRI e SIM: o lançamento do cartão de vale-transporte da Trensurb dá continuidade à implantação do SIM - Sistema Integrado Metropolitano. Em dezembro de 2009 foi criado o cartão SIM de passagem antecipada e em novembro de 2010 o cartão SIM para idosos, sendo que com este último teve início a integração do TRI com o SIM.

No dia 1° de julho começará o cadastramento para usuários do vale-transporte do trem. A implantação do cartão SIM de vale-transporte trará também a inclusão de uma nova vantagem  para passageiros do trem e do ônibus: o passageiro terá desconto de 10%  quando utilizar os dois meios de transporte. Os usuários do cartão TRI de  vale-transporte e de passagem antecipada acrescidos aos usuários do cartão  SIM de passagem antecipada resultam em quase 525 mil pessoas que poderão se  beneficiar da integração logo no primeiro dia de lançamento.
Compra fracionada de passagem escolar: A compra dividida de créditos  escolares terá início no dia 15 de julho. A mudança consiste na  possibilidade de mais de uma compra de passagens por mês. No momento, o  professor ou estudante pode realizar apenas uma recarga. Com a alteração, será possível fazer até quatro compras mensais, desde que não exceda o  limite de créditos permitido, que é de 75 passagens ou 150 para quem comprova necessidade.



Fonte: JornalVS


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