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Em São Paulo, Metrô usará torpedo para avisar usuário sobre problemas em linhas

sexta-feira, 6 de maio de 2011

O Metrô de São Paulo vai começar a enviar no próximo mês mensagens de celular para alertar passageiros sobre problemas nas linhas, incluindo trechos onde trens operam com velocidade reduzida ou mesmo interrupção do funcionamento. O cadastro começa nesta sexta-feira (6), no site do Metrô.
O conteúdo será "personalizado": cada usuário vai receber apenas informações referentes às linhas e estações que estão em seu caminho. O cadastro para receber SMSs começa hoje.
O objetivo do novo serviço é avisar usuários com antecedência sobre problemas na rede, para que eles possam organizar-se melhor, optar por outros meios e minimizar transtornos - optando, por exemplo, por ir de ônibus. Para a rede de metrô, um dos benefícios é contribuir para que as estações não fiquem superlotadas.
Os usuários vão receber torpedos do tipo "trens da Linha 1-Azul operam com velocidade reduzida" ou "problema interrompe momentaneamente a circulação na Linha 3-Vermelha". Haverá informações sobre praticamente todas as linhas, com exceção da 4-Amarela, cuja administração é de responsabilidade de uma empresa privada.


Fonte: g1.com.br

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No Rio, Prefeitura anuncia novo reajuste do Bilhete Único Carioca

Foi publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial do Município a nova tarifa do Bilhete Único Carioca (BUC), que entrará em vigor no primeiro minuto de sábado, dia 7. Em nota, a secretaria de Transporte afirma que o valor de R$ 2,50 foi obtido com base na fórmula prevista no edital de licitação do serviço de transporte coletivo por ônibus, realizada no ano passado.


"Essa cláusula inclui projeções de preços de mercado do óleo diesel, pneus, componentes para veículos, mão-de-obra, entre outros itens. A fórmula de cálculo tem como fontes indicadores da Fundação Getílio Vargas e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), diz nota.

Em novembro, a passagem dos ônibus já havia subido, com a adoção do BUC, de R$ 2,35 para R$ 2,40. O edital de licitação previa que as concessionárias poderiam ter reajustes a partir de maio. Segundo a secretaria, a regra do reajuste considera a variação dos índices entre os meses de março de 2010 a março de 2011.



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Corredores de ônibus podem desafogar trânsito, diz especialista

A falta de investimentos no transporte público de São Paulo incentiva o motorista a usar os veículos particulares. Hoje, ônibus, metrô e trens estão superlotados. Por isso, a população está optando por outros meios de transporte. Segundo o consultor em engenharia de tráfego e transporte Horácio Figueira, uma das principais causas para a superlotação foi a demora para comprar novos trens para a CPTM.

“Demoramos de 10 a 15 anos para programar a compra de novos trens para a CPTM. A modernização é bem vinda, mas ainda é pouco. Precisamos deixar o ônibus andar em São Paulo”, explica.

Ele propõe a criação imediata de corredores de ônibus para desafogar o trânsito na capital paulista. "Teria que pegar todas as grandes vias da cidade, que têm três ou mais faixas de tráfego por sentido. A faixa da esquerda seria para o ônibus oficial da cidade; a do meio para a ultrapassagem desses ônibus - dava para criar serviços expressos ou semiexpressos, sem paradas ou com poucas paradas - e para ônibus fretados, táxis e automóveis com uma ou duas pessoas; a última e terceira faixas seriam para o resto da frota.”

De acordo com o especialista, ao todo, 70% dos automóveis e táxis na cidade de São Paulo andam somente com o motorista. “Precisamos acabar com esse paradoxo e oferecer um transporte que flua para a população. O problema do ônibus é que ele não consegue andar porque é atrapalhado pelo congestionamento que o automóvel cria na cidade.”

“Se pegarmos a Avenida Paulista, a [Avenida Brigadeiro] Faria Lima e a [Avenida Engenheiro Luís Carlos] Berrini, há a capacidade de transporte individual de mil a 1,5 mil pessoas por faixa por hora. Na mesma faixa de ônibus, você consegue transportar com um padrão de conforto de 10 mil a 15 mil pessoas por hora. Em uma linha superlotada, passam 70 mil passageiros por hora. Nesse caso, você precisaria pegar o corredor da Radial Leste, ter coragem de pegar duas faixas por sentido e colocar ônibus expresso para aliviar o problema do metrô e do trem. Precisaria da ajuda do município”, conclui.

Novos trens
O índice de satisfação da CPTM foi a que mais cresceu em São Paulo. Segundo o gerente de operações da CPTM, Francisco Perrini, 55 trens devem entrar em operação até o final de 2012 na capital. “Estamos investindo, temos 50 trens em operação, estamos recapacitando o sistema de energia, investindo em estações. Também estamos trocando o sistema de sinalização para que os trens se aproximem um dos outros e diminua o intervalo entre eles.”


Fonte: g1.com.br


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Universitários terão meia passagem em ônibus no Rio

Os universitários terão direito a meia passagem nos ônibus municipais do Rio de Janeiro. O projeto lei que aprova o benefício foi sancionado nesta quinta-feira (5) pelo prefeito Eduardo Paes, no Palácio da Cidade, em Botafogo, zona sul. O desconto será válido a bolsistas do Programa Universidade Para Todos, o ProUni e alunos cotistas.
Cada estudante poderá usar o desconto duas vezes por dia, sem contar sábados, domingos e feriados. O benefício não poderá ser transferido a terceiros ou comercializado. Quem não utilizar o limite o limite ficará impedido de repassar o saldo para os meses seguintes.
As instituições de educação superior devem ser reconhecidas e autorizadas pelo Ministério da Educação. A condição de estudante será comprovada mediante apresentação de documento de matrícula e da Carteira de Identidade Estudantil, emitida pela União Nacional dos Estudantes (UNE) ou pela União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ).
Caso alguma empresa descumpra a lei será penalizada com uma multa de R$1.100, que poderá dobrar em caso de reincidência.
O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal do Rio na noite do último dia 23 de março.
A lei foi uma promessa de Eduardo Paes durante campanha eleitoral para a prefeitura do Rio em 2008. Ele chegou a assinar um termo de compromisso para a implantação da meia-passagem com representantes da UNE (União Nacional dos Estudantes).


Fonte: R7.com

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Prefeitura de Ribeirão Preto estuda implantação de corredor de ônibus ''BRT''

A Prefeitura de Ribeirão Preto estuda projetos para a área de 12 km da estrada de ferro que corta a zona Norte, desativada desde 1995, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana na região. Uma das ideias é criar corredor para o transporte de passageiros de alta eficiência, com ônibus biarticulados.
A administração municipal passa a discutir o caso porque a FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), concessionária que administra a malha ferroviária na região de Ribeirão, pretende devolver a área desativada ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Com isso, a tendência é que o departamento doe para a prefeitura os terrenos, que causam hoje transtornos aos moradores do entorno. "Com a doação feita, e temos interesse nela, poderíamos duplicar um trecho da avenida Rio Pardo, no Ipiranga. A medida ajudaria a melhorar o tráfego de veículos", diz o assessor de projetos especiais da prefeitura, Ivo Colichio Junior, que afirma que o novo corredor ligaria as zonas Norte e Oeste.
Do Ipiranga, na zona Norte, os trilhos desativados margeiam a avenida Rio Pardo, depois cortam a avenida Dom Pedro 1º e seguem pelo Jardim Paiva até o campus da USP. No entanto, a antiga ferrovia começa um pouco acima da avenida Eduardo Adréa Matarazzo.
Outra proposta da prefeitura é recuperar o Barracão Estação, para transformá-lo em um museu sobre a história da ferrovia. O mecânico José Roberto Gomes, de 40 anos, diz que a área serve hoje para despejo de entulho e lixo. "Poderiam duplicar a avenida."
O aposentado Sebastião de Souza, 67, conta que até pouco tempo era ele que roçava o mato do local.
Devolução de área
Por meio da assessoria de imprensa, a FCA informou que busca devolver área da antiga ferrovia ao DNIT, porque não há condição para reativá-la. No passado, o traçado ligava Ribeirão a Sertãozinho.
A concessionária tem um projeto para construir novo ramal (leia mais ao lado). O DNIT não se manifestou sobre o caso.
Até Sertãozinho
Com a instalação do etanolduto na região de Ribeirão Preto, principalmente em Sertãozinho, a FCA pretende oferecer uma segunda alternativa para escoar a produção da região.
Por meio de assessoria de imprensa, a concessionária informa que quer disponibilizar a estrutura para que seja utilizada no futuro.
"Não chegamos a Sertãozinho saindo de Ribeirão. Temos projetos de criar um novo ramal, partindo da linha tronco. Assim, passaríamos pela área idustrial Cias Petróleo, cortaríamos a rodovia Alexandre Balbo e a zona rural, até chegar a Sertãozinho."


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Paulistano passa quase um mês por ano dentro do transporte coletivo

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Seis em cada dez brasileiros usa o transporte coletivo nas capitais do Brasil. Os dados foram divulgados em uma pesquisa feita pelo IPEA, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada nas grandes cidades do país. Do total, quase 55% não estão satisfeitos com o serviço oferecido.

Imagens gravadas por uma câmera de segurança mostram o momento em que dois homens invadem o micro-ônibus, jogam gasolina em tudo e ateiam fogo. Foi o quinto ônibus queimado em uma semana na região metropolitana de Belo Horizonte.
Vandalismo ou crimes como esse criam mais um problema na vida de quem depende do transporte coletivo.

Em São Paulo, a rotina de quem mora na periferia começa cedo. Segundo passageiros, além da demora para entrar nos ônibus, algumas pessoas fazem o trajeto na porta mesmo.

No terminal, os passageiros ficam num espaço pequeno, e esperam em média 40 minutos por um ônibus. “Eu pego ônibus às quatro e meia e chego no serviço 8h15”, diz Antonia da Cruz, doméstica.
Lotados, os coletivos deixam nos pontos quem está esperando. “A maioria não para. Eu já me machuquei dentro do ônibus. Já cheguei a desmaiar de tão apertada que tava dentro”, diz.

Uma pesquisa feita pelo Ibope, no ano passado, mostrou que quem usa ônibus em São Paulo perde quase três horas por dia em deslocamentos. Tempo que poderia ser usado para descansar em casa.

Para Marcos Bicalho, superintendente da Associação Nacional dos Transportes Públicos, a qualidade do transporte público é ruim porque tudo foi pensado para os carros. “Você não consegue ter qualidade no coletivo porque o individual atrapalha o coletivo”.


Mais difícil ainda é fazer o trajeto com criança. Maria e a filha Júlia, de seis anos, madrugaram para ir ao médico: são três conduções. “Acordei ela chorando. Não queria acordar não. Queria desistir”, conta Maria de Jesus das Chagas Souza, auxiliar de limpeza.

Sair do ônibus também é difícil. O aposentado Aleci Francisco Lopes anda com auxílio de muletas e precisa empurrar. “O pessoal não tem paciência com pessoas de idade e deficientes”.



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Em Goiânia, Número de passageiros de ônibus diminuiram nos ultimos 10 anos

A po­pu­la­ção da re­gi­ão me­tro­po­li­ta­na de Go­i­a­nia cresceu 20% nos úl­ti­mos 10 anos, mas o nú­me­ro de usu­á­rios do tran­spor­te pú­bli­co te­ve de­crés­ci­mo de 6% no mes­mo pe­rí­o­do. Em 2000, se­gun­do da­dos da Re­de Me­tro­po­li­ta­na de Tran­spor­te Co­le­ti­vo (RMTC), os ôni­bus re­ce­bi­am por ano 220 mi­lhões de pas­sa­gei­ros, en­quan­to que em 2010 es­se nú­me­ro caiu pa­ra 205 mi­lhões. A in­va­são de ve­í­cu­los par­ti­cu­la­res nas ru­as – ho­je Go­i­â­nia pos­sui pou­co me­nos de um mi­lhão (982.309) de ve­í­cu­los – pro­pi­ciou a di­mi­nu­i­ção de pas­sa­gei­ros que op­ta­ram por se li­vrar das su­per­lo­ta­ções. 

Com a quan­ti­da­de de pas­sa­gei­ros pra­ti­ca­men­te em declínio e a po­pu­la­ção cres­cen­do pro­gres­si­va­men­te, a re­a­li­da­de tra­vou determinados pon­tos do trân­si­to da ca­pi­tal. 

Po­rém, a al­ter­na­ti­va pa­ra mai­o­ria ain­da é en­ca­rar as di­fi­cul­da­des de um trans­­por­te pú­bli­co lo­ta­do, len­to, sem ho­rá­rios fi­xos e que ago­ra en­fren­ta o trân­si­to con­ges­ti­o­na­do de­vi­do o gran­de nú­me­ro de ve­í­cu­los cir­cu­lan­do. Um es­tu­do di­vul­ga­do on­tem pe­lo Ins­ti­tu­to de Pes­qui­sa Eco­nô­mi­ca Apli­ca­da (Ipea) des­ta­cou que a es­co­lha dos pas­sa­gei­ros acon­te­ce prin­ci­pal­men­te pe­lo fa­to de o tran­spor­te pú­bli­co ser o mais ba­ra­to. No en­tan­to, a pas­sa­gem de ôni­bus na ca­pi­tal que já cus­ta R$ 2,25, po­de pas­sar pa­ra R$ 2,50 ainda este mês. 

Os grá­fi­cos da pes­qui­sa tam­bém de­mons­tram que 22,5% da po­pu­la­ção de Go­i­â­nia uti­li­zam car­ro, 7,02% pos­su­em mo­to­ci­cle­ta, 3,48% pre­fe­rem pe­da­lar bi­ci­cle­ta e ou­tros 6,89% se des­lo­cam a pé. Já nas ci­da­des que fa­zem par­te da re­gi­ão me­tro­po­li­ta­na – Trin­da­de, Go­i­a­ni­ra, San­to An­tô­nio de Go­i­ás, Ne­ró­po­lis, Go­i­a­ná­po­lis, Se­na­dor Ca­ne­do, Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, Hi­drô­lan­dia, Ara­go­i­â­nia e Aba­dia de Go­i­ás – a por­cen­ta­gem de usu­á­rio do tran­s­por­te pú­bli­co che­ga a 66,36%. Ou­tros 21,96% da po­pu­la­ção op­ta­ram pe­lo car­ro, 4,9% pe­la mo­to, 1,64% vão de bi­ci­cle­ta e 5,14% pre­fe­rem ca­mi­nhar. 
O pri­mei­ro mo­ti­vo que faz uma pes­soa tro­car o tran­spor­te co­le­ti­vo pe­lo car­ro é o tem­po gas­to no tra­je­to – mui­tos con­si­de­ram o car­ro mais rá­pi­do. O se­gun­do é fa­to do ve­í­cu­lo par­ti­cu­lar ser mais con­for­tá­vel. Ter­cei­ra e úl­ti­ma jus­ti­fi­ca­ti­va é a co­mo­di­da­de. A pes­soa não ne­ces­si­ta es­pe­rar mui­to tem­po pa­ra ini­ci­ar o ca­mi­nho. 
De acor­do com da­dos do De­par­ta­men­to Es­ta­du­al de Trân­si­to de Go­i­ás (De­tran), Go­i­â­nia pos­sui 187.832 mo­to­ci­cle­tas e 38.346 mo­to­ne­tas. O nú­me­ro re­fle­te a ne­ces­si­da­de da po­pu­la­ção. Se­gun­do o Ipea, o pri­mei­ro mo­ti­vo pa­ra a es­co­lha da mo­to é a ve­lo­ci­da­de, o se­gun­do é o pre­ço e o ter­cei­ro a ne­ces­si­da­de de sa­ir de ca­sa no ho­rá­rio ade­qua­do.  

A pes­qui­sa tam­bém co­lheu jus­ti­fi­ca­ti­va dos pe­des­tres e ci­clis­tas. O prin­ci­pal mo­ti­vo apre­sen­tan­do por es­sas par­ce­las da po­pu­la­ção foi sa­ú­de e ra­pi­dez. Po­rém, to­dos afir­ma­ram que pas­sa­ri­am a uti­li­zar o tran­spor­te pú­bli­co ca­so ele fos­se de qua­li­da­de, co­mo mai­or dis­po­ni­bi­li­da­de. 


Fonte: O Hoje

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Frota de São Paulo deve ultrapassar 8 milhões de veículos até 2014, diz prefeitura

A cidade de São Paulo deve ganhar mais um milhão de veículos até 2014, segundo estimativa da prefeitura. Com o aumento, a capital paulista deve ultrapassar a marca dos 8 milhões de carros circulando pelas ruas, já que no último balanço divulgado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo), referente ao mês de março de 2011, a cidade possuía 7.012.795.de veículos, a maior frota de uma cidade brasileira.

A estimativa de crescimento do número de veículos feita pela administração municipal consta na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) de 2012, publicada no Diário Oficial do município no último dia 19 de abril. A LDO é divulgada pelo prefeitura anualmente e traz uma série de metas que devem ser contempladas pelo orçamento municipal.

Caso a projeção da prefeitura se concretize, a frota de São Paulo crescerá cerca de 16% em três anos, ou 5% a cada ano. Há pelo menos cinco anos, o transporte público não cresce nesse ritmo. Dados da Rede Nossa São Paulo, organização que coordena mais de 600 ONGs quem têm como objetivo fiscalizar as ações do governo, revelam que, de 2006 até 2011, a frota de ônibus e a quantidade de corredores é praticamente a mesma. Já o Metrô passou de 61 km de trilhos, em 2006, para 70,6 km - contando com a linha Amarela e a extensão da Verde, ambas em fase de testes ainda. Esse aumento de 9,6 km representa um crescimento nominal de 3,2% ao ano, ou 13% em cinco anos.

A expansão das linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trans Metropolitanos) também não alcança o ritmo de ampliação da frota. Em 2006, a cidade contava com 119 km de trilhos. Até março de 2011, são 122,5 km, de acordo com a própria assessoria da companhia. Em cinco anos, o aumento foi de 3%.

Consequências
Para o consultor de trânsito Horácio Figueira, a consequência de uma frota de mais de 8 milhões de veículos será o aumento dos congestionamentos na cidade para além dos horários de pico. De acordo com dados da Rede Nossa São Paulo, coletados na CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a cidade teve em média 101 km de congestionamento no horário de pico da manhã no mês de março. Essa fila de carros parados é um pouco maior que a distância entre a capital paulista e a cidade de Campinas (93 km).

Para Figueira, a prefeitura deveria assumir que o transporte por veículos privados é "inviável" e tomar medidas radicais em favor do transporte público.

- Tomara que surja um estadista disposto a perder os 2 milhões de votos dos usuários de carros para beneficiar os 8 milhões de usuários de transporte público desta cidade.

Já o engenheiro e mestre em transporte pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) Sérgio Ejzenberg, diz acreditar que o aumento no número de veículos causará problemas à segurança de trânsito.

- Há uma explosão na venda de motos. Além de o motorista desse veículo ficar mais exposto, há um aumento no número de atropelamentos de motociclistas. Eles também poluem mais. A poluição de passageiro por quilômetro de uma motocicleta é 20 vezes maior que um ônibus.

Em 2010, o R7 já havia informado que um motociclista tem 2,7 vezes mais chances de morrer no trânsito paulista do que o ocupante de um carro.

Ejzenberg que é um direito do cidadão comprar um veículo. Porém, não é correto que todos façam suas viagens para o trabalho ou para a escola usando veículos privados.

- A pesquisa Origem-Destino revelou que 80% das viagens são para trabalho ou educação. É ilógico e irracional que todo mundo queira usar transporte individual nesses casos. É preciso fazer um transporte de massa adequado. É questão de foco. Ao invés de plantar asfalto e colher congestionamento, você planta transporte público e colhe qualidade de vida.

Outro lado
A reportagem do R7 entrou em contato, por e-mail e telefone, com a Secretaria de Transportes de São Paulo e fez uma série de questionamentos sobre as politicas para o transporte público da cidade, mas não obteve resposta até a publicação desta notícia.

Fonte: R7.com

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