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Em João Pessoa, Engarrafamentos são os causadores dos atrasos nas linhas de ônibus

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Com a chegada do inverno e as constantes chuvas, somando ao crescimento desordenado da frota de veículos particulares, o trânsito de qualquer grande centro urbano tende a apresentar problemas com engarrafamentos. E João Pessoa não é exceção a regra. Nos últimos dias, por causa das constantes e fortes chuvas, o problema se agravou a ponto do trânsito, praticamente, parar em horários de pico. E não é só a população e os usuários de ônibus que sofrem com os atrasos. Os motoristas e cobradores que trabalham nas seis empresas que atuam na cidade sentem, ainda mais, o problema, já que realizam várias viagens ao dia. Muitas destas viagens chegam a atrasar mais de meia hora. A situação chegou a tal ponto que, atualmente, todas as 86 linhas sofrem atrasos, em média, de 15 minutos em boa parte das viagens.

De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em março deste ano, João Pessoa registrou uma frota de cerca de 237.132 veículos particulares em circulação. Este número aumenta, em média, 30 mil a cada ano. Permanecendo neste nível de crescimento, em 2015, a Capital estará com uma frota de mais de 380 mil veículos circulando. A interpretação dos dados também revela uma realidade preocupante. Do número total de veículos em circulação no Brasil, registrados em 2010, que passa dos 64 milhões de veículos, 57,37% são de carros particulares. A frota da capital é composta por 517 ônibus, sendo que 454 veículos ficam em operação e 63 ficam nas garagens como reserva técnica. A frota está distribuída em 86 linhas, sendo 60 radiais, 20 circulares e seis destinadas a integração em bairros.

Esse crescimento da frota particular, aliado aos problemas estruturais das vias urbanas, que não dispõem de corredores exclusivos para ônibus, contribuem para aumentar os problemas no trânsito que, com a chegada das chuvas, se agrava ainda mais. “As empresas não estão conseguindo fazer todas as viagens programadas do dia por causa dos engarrafamentos que provocam atrasos cumulativos”, explica o diretor executivo da Associação das Empresas de Transporte Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho. Ele dá como exemplo a linha 602 - Ilha do Bispo via Shopping Manaíra que tinha um percurso de 75 minutos e hoje sempre atrasa em 15 ou mais minutos cada viagem.

O responsável pelo setor de tráfego da empresa Mandacaruense, Armando Medeiros, afirma que todas as linhas da empresa sofrem atrasos por causa do trânsito, mas, que a 602 - Ilha do Bispo Via Shopping Manaíra e a linha 503 - Pe. Zé via 13 de Maio, são as mais gritantes. “Por causa do desvio na descida do hospital Pe. Zé, junto com as chuvas e engarrafamentos nos horários de pico, a linha 602 está registrando um atraso médio de mais de 20 minutos em cada viagem e a 503 de 15 minutos, o que termina comprometendo a realização de todas as viagens previstas”, afirma Medeiros.

A situação não é diferente na Transnacional, que opera 26 linhas. O gerente de tráfego da empresa, Adeilton Nascimento, desabafa: “Essa semana eu já recebi mais de 80 operadores, entre motoristas e cobradores, que disseram não agüentar mais os constantes engarrafamentos no trânsito”. Ele explica que como todas as linhas da empresa circulam pelos corredores da Epitácio Pessoa, Vasco da Gama, Cruz das Armas, Mangabeira e pela Pedro II, todas as linhas são afetadas em seus horários e sofrem atrasos mínimos de 15 minutos. “Já tivemos várias reuniões na STTrans para expor os problemas”, afirma ele.

O responsável pelo setor de tráfego da Reunidas, José dos Santos, reforça as afirmações de seu colega. “Quase todas as 17 linhas da nossa empresa sofrem atrasos, umas mais, outras menos, mas qualquer ônibus que passe hoje pelos Bancários, em Mangabeira, na Epitácio Pessoa, pelo Viaduto do Cristo, em Cruz das Armas e Vasco da Gama, não conseguem cumprir os horários das viagens que, em horários de pico e em dias de chuva, chegam a atrasar pelo menos 20 minutos”, afirma Santos.

Para o responsável pelo setor de tráfego da Marcos da Silva, que opera com 07 linhas na cidade, Odilon de Oliveira, todas as linhas, atualmente, apresentam atrasos, mas, a situação das linhas 401- Altiplano Cabo Branco e 5012- Bairro São José são as mais gritantes. “Não estamos conseguindo cumprir todas as viagens do dia em nenhuma linha, e não por nossa culpa, e na 401 mesmo com a alteração do itinerário, passando pela Estação Ciências, por causa do alagamento na Beira Rio, que ficou de oito a 10 km maior, não estamos conseguindo resolver o problema e os atrasos por viagem chegam a mais de 20 minutos. Já a linha 5012 está impossibilitada de trafegar pelo bairro São José, por causa dos alagamentos, por isso, os passageiros têm que se deslocar até o terminal que fica próximo ao Shopping Manaíra”, afirma ele.

Na Santa Maria, segundo o gerente de tráfego, Rogério Vieira, a situação também é complicada. Das sete linhas que a empresa opera, todas registram diariamente atrasos que variam entre 25 a 30 minutos, por viagem, sendo as circulares 1510 e 5110 e a 501- Colinas do Sul- Epitácio Pessoa, as mais prejudicadas. “Infelizmente, os ônibus não têm corredores exclusivos para trafegar e ficam impossibilitados de transitar por causa dos congestionamentos”, destaca ele, lembrando que nos horários de pico, entre as 6h e 8h da manhã, entre as 11h e às 14h, e das 17h às 20h, a situação piora ainda mais. Na empresa São Jorge além dos congestionamentos, há um outro agravante que contribui para atrasar mais as viagens. É que boa parte das linhas passam por ruas que não são asfaltadas. “Além dos congestionamentos, temos que trafegar em ruas enlameadas e esburacadas o que acaba dificultando e atrasando ainda mais as viagens”, desabafa o diretor da empresa, Marcos Nascimento.

A jornalista paraibana Ana Teixeira constatou, nesta terça-feira (12), como os engarrafamentos da cidade dificultam o deslocamento dos ônibus. Através do twitter, ela postou um comentário de que pegou um ônibus da Transnacional, por volta das 18h, na altura do Banco Real, da Epitácio Pessoa e o veículo só consegui chegar ao final da avenida, às 19h40.

Fonte: PB Agora

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Tarifa de ônibus ficou mais cara em Limeira

A tarifa do transporte coletivo sobiu para R$ 2,70 nesta quarta-feira (13) em Limeira. O aumento, autorizado pela prefeitura, é de 12,5%. Esse índice representa o dobro da inflação registrada no período. Cerca de 120 mil passageiros usam os ônibus do transporte coletivo todo mês na cidade.
A Secretaria de Transportes de Limeira justificou o aumento acima da inflação alegando que o reajuste não segue somente questões financeiras, mas também seviços agregados, como a integração e o bilhete único, que vai ser implantado em maio.


Fonte: EPTV

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Em Montes Claros, Prefeitura diz que tarifa de ônibus é das mais baratas de Minas

Há dois anos com o mesmo valor (R$ 1,90), a tarifa de transporte coletivo urbano de Montes Claros foi reajustada  domingo, dia 10. A passagem, que com o sistema de integração permite ao usuário percorrer dois itinerários, pagando por um só, passou a custar R$ 2,10, contrariando as empresas prestadoras do serviço, que pretendiam elevar o preço a R$ 2,40. De acordo com a Prefeitura, a atualização não é iniciativa do Município e, conforme cláusulas contratuais para a prestação dos serviços, é quase que obrigatória, atendendo exigências legais.

O reajustamento de cerca de 9,5 % foi definido depois de criteriosa análise por parte de técnicos da Empresa Municipal de Planejamento e Trânsito de Montes Claros (McTrans), com base em estudo denominado GEIPOT, numa metodologia nacional, criada pela Empresa Brasileira de Planejamento e Transportes, seguindo determinação do Governo Federal. Segundo a MCTrans,  “a tarifa continuará sendo uma das menores de Minas Gerais e do Brasil”.

A mesma planilha determina, ainda, as tarifas de táxi e do transporte escolar rural. Os valores são definidos com base em cerca de 20 insumos como diesel, pneus, peças, acessórios, salários de motoristas e cobradores, necessidade de renovação da frota, impostos, uniformes, plano de saúde e kits para alimentação dos trabalhadores das empresas prestadoras de serviço.

Para o reajuste, os valores dos itens, comprovados em notas fiscais apresentadas pelas empresas, dentro da realidade de Montes Claros, foram avaliados de novembro de 2009 a novembro de 2010, em dados digitalizados, mês a mês e levando em conta, ainda, a demanda de passageiros, bem como os quilômetros percorridos em cada trajeto. Neste sentido, quanto mais passageiros, menor o valor da tarifa. Com a concorrência dos mototaxistas, diminuiu o número de usuários de lotações, o que também contribuiu para a necessidade do reajustamento.

A analista de transporte e trânsito, Ana Luiza Pires, destacou a forma criteriosa com que os valores são definidos e lembrou que os números passam, ainda, por uma comissão formada por representantes da secretarias Municipal de Defesa Social e Fazenda, McTrans e Procuradoria Jurídica. Somente depois é que o resultado é apresentado ao Executivo, para que seja feito o decreto estipulando o valor final. Foi acatada a decisão técnica, descartando a solicitação das empresas no sentido de cobrar R$ 2,40 pela passagem de transporte coletivo em Montes Claros, o que beneficia a população carente, usuária do sistema, rotineiramente.

“Não medimos esforços para amenizar a situação dos passageiros, uma vez que a administração sabe das dificuldades dos trabalhadores e defende os interesses dos usuários, principalmente os que necessitam do sistema, no cotidiano”, afirma o presidente da MCTrans, Paulo Jacinto Pereira Faustino.

OUTRAS CIDADES – Estudos mostram que até em cidades menores, a passagem de ônibus coletivo é mais cara que em Montes Claros. Quando os estudos para definição do novo valor foram iniciados, em Santa Luzia, a passagem já custava R$ 2,40; em Sete Lagoas, R$ 2,05; em Ipatinga, R$ 2,20; em Uberlândia, R$ 2,25; em Uberara, 2,20 e em Ribeirão das Neves, R$ 2,10. Estes valores podem ter sido elevados, recentemente.


Fonte: Catrumano

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Metrô Rio: Linha 3 perto de sair do papel, Trecho que liga Niterói a São Gonçalo pode estar em funcionamento dentro de quatro anos

quarta-feira, 13 de abril de 2011

O tão sonhado projeto da Linha 3 do Metrô, que liga Niterói a São Gonçalo, está mais perto do que nunca de sair do papel. Segundo o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), a assinatura da portaria que vai viabilizar o projeto virá até junho. Falta apenas a concordância do Tribunal de Contas da União (TCU), que deve sair até sexta-feira.

De acordo com o projeto, a nova linha de metrô terá 14 estações e ligará a estação de Arariboia, próximo às Barcas, a Guaxindiba, em São Gonçalo. Em uma segunda etapa, a linha pode seguir até Itaboraí. A expectativa é de que a obra atenda 350 mil passageiros e a estimativa de orçamento é de R$ 62,5 milhões.
Foto: Divulgação
Com a aprovação do TCU até sexta-feira, Crivella disse ter recebido a garantia do Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno, de que a assinatura da portaria virá em junho. A partir desta data, começa o processo de licitação. Segundo Crivella, a estimativa é de que até o fim do ano as obras, cuja previsão é de três anos e meio, sejam iniciadas efetivamente.

"A grande vantagem do projeto é poder levar pela manhã e pela noite centenas de milhares de pessoas do Rio a São Gonçalo, através da integração entre o metrô, que fará o trecho de São Gonçalo a Niterói, com as barcas, que farão a ligação até o Rio", afirmou Crivella.

O senador ressaltou que a viagem entre São Gonçalo e Rio, que chega a levar três horas nos momentos de pico, será reduzida para cerca de uma hora. Segundo ele, a medida visa também desafogar o tráfego na Ponte Rio-Niterói e diminuir o fluxo de carros nas ruas. "Quanto mais tirarmos carros e ônibus da rua, mais se diminui a poluição do ar", disse.

Além da linha 3 do metrô, a aprovação das pendências junto ao TCU poderão facilitar também a construção de uma linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na cidade de Macaé, com mais de 200 mil habitantes.



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SPTrans altera itinerários para montagem e desmontagem dos palcos da Virada Cultural

Em razão da montagem e desmontagem de palcos para a Virada Cultural 2011, a SPTrans informa a alteração nos itinerários de 64 linhas de ônibus da cidade.

Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e itinerários:

- Para montagem e desmontagem do palco na Pça. da Luz (entre os dias 12 e 19 de abril):

311C/10 Pq. São Lucas – Bom Retiro
Ida:
Sem alteração.
Volta: Normal até Viaduto Gal. Couto de Magalhães, Pça. da Luz, R. Prates, R. dos Bandeirantes, Av. Tiradentes, R. Brig. Tobias, prosseguindo normal.

5106/31 Jd. Selma – Term. Princesa Isabel
Ida:
Sem alteração.
Volta: Term. Princesa Isabel, Av. Rio Branco, Lgo. Do Paissandu, R. Capitão Salomão, R. Brig. Tobias, R. Cap. Mor Jeronimo Leitão, Av. Prestes Maia, prosseguindo normal.

609C/10 Jd. Caiçara – Pça. Julio Prestes
Ida:
Sem alteração.
Volta: Pça. Julio Prestes, R. Maua, Viaduto Gal. Couto de Magalhães, Pça. da Luz, R. Prates, R. dos Bandeirantes, Av. Tiradentes, R. Brig. Tobias, prosseguindo normal.

6412/10 Paraisopolis – Term. Princesa Isabel
Ida:
Sem alteração.
Volta: normal até o Viad. Gal. Couto de Magalhães, Pça. da Luz, R. Prates, R. dos Bandeirantes, Av. Tiradentes, R. Brig. Tobias, R. Cap. Mor Jeronimo Leitão, Av. Prestes Maia, prosseguindo normal.

- Para montagem e desmontagem do palco na Pça. Júlio Prestes (a partir de 14 de abril)


119C/10 Vila Sabrina –  Term.  Princesa Isabel
119P/10 Vila Paiva –  Term.  Princesa Isabel
Ida:
Sem alteração.
Volta: Normal até a Pça. Julio Prestes (contorno), pista da direita da Av. Duque de Caxias, pista da direita da R. Maua, Viaduto Gal. Couto de Magalhães, prosseguindo normal.

2523/10 Vila Progresso – Term. Princesa Isabel
Ida:
Sem alteração.
Volta: Normal até a Pça. Julio Prestes (contorno), pista da direita da Av. Duque de Caxias, pista da direita da R. Maua, prosseguindo normal.

311C/10 Pq. São Lucas – Bom Retiro
Ida:
Sem alteração.
Volta: Normal até Pça. Julio Prestes (contorno), pista da direita da Av. Duque de Caxias, pista da direita da R. Maua, Viaduto Gal. Couto de Magalhães, Pça. da Luz, R. Prates, R. dos Bandeirantes, Av. Tiradentes, R. Brig. Tobias, prosseguindo normal.

5144/10 Term. Sapopemba/Teotonio Vilela – Term. Princ. Isabel
Ida:
Sem alteração.
Volta: Normal até Pça. Julio Prestes (contorno), pista da direita da Av. Duque de Caxias, pista da direita da R. Maua, Viaduto Gal. Couto de Magalhães, Pça. da Luz, R. Prates, prosseguindo normal.

5106/31 Jd. Selma – Term. Princesa Isabel
Ida:
Sem alteração.
Volta: Term. Princesa Isabel, Av. Rio Branco, Lgo. do Paissandu, R. Capitão Salomão, R. Brig. Tobias, R. Cap. Mor Jeronimo Leitão, Av. Prestes Maia, prosseguindo normal.

609C/10 Jd. Caiçara – Pça. Julio Prestes
Ida:
Sem alteração.
Volta: Pça. Julio Prestes (contorno), pista da direita da Av. Duque de Caxias, pista da direita da R. Maua, Viaduto Gal. Couto de Magalhães, Pça. da Luz, R. Prates, R. dos Bandeirantes, Av. Tiradentes, R. Brig. Tobias, prosseguindo normal.

6412/10 Paraisopolis – Term. Princesa Isabel
Ida:
Sem alteração.
Volta: normal até o Viad. Gal. Couto de Magalhães, Pça. da Luz, R. Prates, R. dos Bandeirantes, Av. Tiradentes, R. Brig. Tobias, R. Cap. Mor Jeronimo Leitão, Av. Prestes Maia, prosseguindo normal.

- Para montagem e desmontagem dos palcos da Av. São João, Al. Barão de Limeira, Largo do Arouche e Av. Cásper Líbero (entre os dias 15 e 18 de abril)

8000/10 Terminal Lapa – Pça. Ramos de Azevedo
8400/10 Terminal Pirituba – Pça. Ramos de Azevedo
8594/10 Cidade D’Abril – Pça. Ramos de Azevedo
8622/10 Morro Doce – Pça. Ramos de Azevedo
8677/10 Jd. Líbano – Pça. Ramos de Azevedo
8677/31 Jd. Líbano – Pça. Ramos de Azevedo
8696/10 Jaraguá – Pça. Ramos de Azevedo
8696/41 Jaraguá – Pça. Ramos de Azevedo
Ida:
Normal até a Av. São João, Largo do Arouche, R. Vitória, Av. Dr. Vieira de Carvalho, Pça. da República, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a R. Conselheiro Crispiniano, Av. São João, R. Conselheiro Nébias, R. Helvetia, Av. São João, prosseguindo normal.


8213/10 Vila Iara – Pça. do Correio
8215/10 Jd. Paulistano – Pça. do Correio
Ida:
Normal até a Av. São João, Largo do Arouche, pista da direita da Av. Duque de Caxias, Av. Rio Branco, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Ipiranga, Av. São João, R. Conselheiro Nébias, R. Helvetia, Av. São João, prosseguindo normal.

8528/10 Jd. Guarani – Pça. do Correio
8542/10 Brasilândia – Pça. do Correio
8548/10 Jd. dos Cunhas – Pça. do Correio
8549/10 Taipas – Pça. do Correio
Ida:
Sem alteração.
Volta: Normal até a Av. Ipiranga, Av. São João, R. Conselheiro Nébias, R. Helvetia, Av. São João, prosseguindo normal.

8686/10 Mangalot – Lgo. do Paissandu
Ida: Normal até a Av. São João, Largo do Arouche, R. Vitória, Av. Dr. Vieira de Carvalho, Pça. da República, prosseguindo normal.
Volta: Largo do Paissandu, Av. São João, R. Conselheiro Nébias, R. Helvetia, Av. São João, prosseguindo normal.

1741/51 Vila Dionísia – Term. Amaral Gurgel
1759/51 Jd. Pery – Term. Amaral Gurgel
Ida:
Normal até a Av. Tiradentes, R. Brigadeiro Tobias, Av. Senador Queiroz, Av. Ipiranga, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.

2001/10 Term. Bandeira – Term. Princesa Isabel
2003/10 Term. Pq. D. Pedro II – Term. Princesa Isabel
Sentido Único:
Normal até a Av. São João, R. Conselheiro Nebias, Av. Duque de Caxias, prosseguindo normal.

701A/10 Pq. Edu Chaves – Metrô Vila Madalena
Ida:
Normal até a Av. Tiradentes, R. Brigadeiro Tobias, Av. Senador Queiroz, Av. Ipiranga, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.

971X/51 Term. Cachoeirinha – Term. Amaral Gurgel
Ida:
Sem alteração.
Volta: Normal até Largo do Arouche, R. Vitória, Av. Dr. Vieira de Carvalho, Pça. da República, prosseguindo normal.

1177/51 Term. A. E. Carvalho – Term. Amaral Gurgel
Ida:
Normal até a Av. Tiradentes, R. Brigadeiro Tobias, Av. Senador Queiroz, Av. Ipiranga, prosseguindo normal.
Volta: Normal até Largo do Arouche, R. Vitória, Av. Dr. Vieira de Carvalho, Pça. da República, prosseguindo normal.

208V/51 Term. A. E. Carvalho – Term. Amaral Gurgel
2435/51 Term. A. E. Carvalho – Term. Amaral Gurgel
Ida:
Sem alteração.
Volta: Normal até Largo do Arouche, R. Vitória, Av. Dr. Vieira de Carvalho, Pça. da República, prosseguindo normal.

2523/10 Vila Progresso – Term. Princesa Isabel
Ida:
Sem alteração.
Volta: Term. Princ. Isabel, Av. Rio Branco, Largo do Paissandu, R. Capitão Salomão, Pça. Pedro Lessa, prosseguindo normal.

3310/10 Term. Amaral Gurgel – Cidade Tiradentes
393C/10 Term. Amaral Gurgel – COHAB II
Sentido Único:
Normal até Largo do Arouche, R. Vitória, Av. Dr. Vieira de Carvalho, Pça. da República, prosseguindo normal.

508L/10 Term. Princesa Isabel – Aclimação
Ida:
Normal até a Av. São João, R. Cons. Nébias, Alameda Glete, prosseguindo normal
Volta: Sem alteração.

696P/10 Term. Amaral Gurgel – Pinheiros
Sentido Único:
Normal até Largo do Arouche, R. Vitória, Av. Dr. Vieira de Carvalho, Pça. da República, prosseguindo normal.

3309/10 Vila Formosa – CCPD Raul Tabajara
Ida:
Normal até a Av. Ipiranga, Av. São João, R. Conselheiro Nébias, R. Helvetia, Av. São João, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.

309T/10 Cidade Tiradentes – Term. Princesa Isabel
Ida:
Normal até a Av. Ipiranga, Av. São João, R. Conselheiro Nébias, R. Helvetia, Av. São João, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.

393H/10 Term. Amaral Gurgel – Jd. Santo André
Sentido Único:
Normal até Lgo. do Arouche, R. Vitória, Av. Dr. Vieira de Carvalho, Pça. da República, prosseguindo normal.

5102/10 Terminal Sacomã – Terminal Amaral Gurgel
Ida:
Sem alteração.
Volta: Normal até a Av. São João, Largo do Arouche, pista da direita da Av. Duque de Caxias, prosseguindo normal.

407M/10 Vila Monumento – Vila Madalena
Ida:
Normal até a R. Conselheiro Crispiniano, Av. São João, Alameda R. Conselheiro Nébias, R. Helvetia, R. Barão de Campinas, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. São João, Largo do Arouche, R. Vitória, Av. Dr. Vieira de Carvalho, Pça.da República, prosseguindo normal.

509J/10 Jd. Selma – Term. Princesa Isabel
509M/10 Jd. Miriam – Term. Princesa Isabel
338/10 Jd. Miriam – Term. Princesa Isabel
Ida:
Normal até a Av. Ipiranga, Av. São João, R. Conselheiro Nébias, Av. Duque de Caxias, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.

5106/31 Jd. Selma – Term. Princesa Isabel
Ida:
Normal até a Av. Ipiranga, Av. São João, R. Conselheiro Nébias, Av. Duque de Caxias, prosseguindo normal.
Volta: Term. Princesa Isabel, Av. Rio Branco, Lgo. do Paissandu, R. Capitão Salomão, R. Brig. Tobias, R. Cap. Mor Jerônimo Leitão, Av. Prestes Maia, prosseguindo normal.

6312/10 Jd. Luso – Term. Amaral Gurgel
Ida:
Sem alteração.
Volta: Normal até o Largo do Arouche, R. Vitória, Av. Dr. Vieira de Carvalho, Pça. da República, prosseguindo normal.

5121/10 Term. Santo Amaro – Metrô Santa Cecília
5121/41 Term. Santo Amaro – Metrô Santa Cecília
Ida:
Sem alteração.
Volta: Normal até o Largo do Arouche, R. Vitória, Av. Dr. Vieira de Carvalho, Pça. da República, prosseguindo normal.

5154/10 Term. Santo Amaro – Estação da Luz
6401/10 Vila Olímpia – Estação da Luz
Ida:
Normal até Av. Prestes Maia, retorno (Av. Senador Queiroz) e Av. Prestes Maia.
Volta: Av. Prestes Maia, prosseguindo normal.

609F/10 Chácara Santana – Pça. Princesa Isabel
Ida:
Normal até a Av. Ipiranga, Av. São João, R. Conselheiro Nébias, Av. Duque de Caxias, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.

609C/10 Jd. Caiçara – Pça. Julio Prestes
Ida:
Normal até a Av. Ipiranga, Av. São João, R. Conselheiro Nébias, Alameda Glete, prosseguindo normal.
Volta: Pça. Julio Prestes (contorno), pista da direita da Av. Duque de Caxias, pista da direita da R. Maua, Viaduto Gal. Couto de Magalhães, Pça. da Luz, R. Prates, R. dos Bandeirantes, Av. Tiradentes, R. Brig. Tobias, prosseguindo normal.

7181/10 Cidade Universitária – Term. Princesa IsabeI
Ida:
Sem alteração.
Volta: Term. Princesa Isabel, Av. Rio Branco, Av. Ipiranga, Pça. da República, prosseguindo normal.

7454/10 COHAB Educandário – Term. Princesa IsabeI
Ida:
Av. São João, R. Conselheiro Nébias, Av. Duque de Caxias, prosseguindo normal
Volta: Sem alteração.

7458/10 Jd. Boa Vista – Estação da Luz
Ida:
Normal até Av. Duque de Caxias, R. Mauá e Largo Gal. Osório.
Volta: Largo Gal. Osório, R. do Triunfo, R. Washington Luis, Av. Casper Libero, Av. Ipiranga, prosseguindo normal.

8319/10 Pq. Continental – Pça. Ramos de Azevedo
Sentido Único:
Normal até a Av. São João, Largo do Arouche, R. Vitória, Av. Dr. Vieira de Carvalho, Pça. da República, prosseguindo normal até a R. Conselheiro Crispiniano, Av. São João, R. Conselheiro Nébias, R. Helvetia, Av. São João, prosseguindo normal.

8615/10 Pq. da Lapa – Terminal Pq. D. Pedro II
Ida:
Normal até a Av. São João, Largo do Arouche, R. Vitória, Av. Dr. Vieira de Carvalho, Pça. da República, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a R. Conselheiro Crispiniano, Av. São João, R. Conselheiro Nébias, R. Helvetia, Av. São João, prosseguindo normal.

6412/10 Paraisópolis – Term. Princesa Isabel
Ida:
Normal até a Av. Ipiranga, Av. São João, R. Conselheiro Nébias, Av. Duque de Caxias, prosseguindo normal.
Volta: normal até o Viad. Gal. Couto de Magalhães, Pça. da Luz, R. Prates, R. dos Bandeirantes, Av. Tiradentes, R. Brig. Tobias, R. Cap. Mor Jeronimo Leitão, Av. Prestes Maia, prosseguindo normal.

7701/10 Jd. Guarau – Term. Amaral Gurgel
Ida:
Sem alteração.
Volta: Normal até Av. São João, Largo do Arouche, R. Vitória, Av. Dr. Vieira de Carvalho, Pça. da República, prosseguindo normal.

Fonte: SPTrans

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Projetos de revitalização urbana em Curitiba ignoram ciclovias

A Prefeitura de Curitiba tem previsto no orçamento de 2011, R$ 2,09 milhões para a implantação de novas ciclovias na cidade. Mas isso não é garantia de que os recursos realmente serão destinados para este fim. No ano passado o orçamento também previa R$ 2,2 milhões para implantar ciclovias, mas até dezembro o portal da transparência da Capital confirmava apenas R$ 26 mil utilizados para contruir novos espaços para as bicicletas.
Outro indício de que as ciclovias não são privilegiadas na Capital veio à tona na semana passada, quando os vereadores da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara Municipal conheceram detalhes do projeto de revitalização da Avenida Cândido de Abreu. No projeto não estava incluso espaço para ciclistas, apenas para carros e pedestres.

“Todo o projeto é muito bom, mas sentimos que faltava algo. Pedimos que a implantação de uma ciclovia seguindo o mesmo espaço do calçadão seja incluido no projeto”, disse o presidente da Comissão, o vereador Jonny Stica (PT). Segundo Jonny, a partir de agora, todas as grandes intervenções urbanas projetadas para a Capital seguem com o pedido de inclusão de ciclovia pela comissão.
A Capital tem apenas 100 quilômetros de ciclovias implantadas, mesmo assim a maior parte em parques e destinadas mais ao lazer que para a locomoção. Outro problema verificado é que não são interligadas, portanto, o ciclista fatalmente terá que disputar espaço nas ruas.
Mas além disso, o vereador também quer locais para o curitibano poder deixar sua bicicleta. No ano passado ele destinou R$ 60 mil em emendas do orçamento a que tinha direito para a implantação de estacionamento para bicicletas em ciclovias e parques. “Você não tem onde deixar a bicicleta”, contou.

Conservação — Além da falta de ciclovias, as que existem têm trechos em condições precárias. “Tem que fazer a recuperação das ciclovias da cidade. Quem conhece o trecho da ciclovia que passa no Alto da 15 sabe da situação. O piso irregular por causa das raízes das árvores pode derrubar alguém. Sem falar nas poças de água que se acumulam”, critica o vereador Algaci Túlio (PMDB).

Fiscalização nas canaletasAgentes da Diretran da Urbs e policiais do BPTRan vão intensificar a fiscalização nas canaletas do transporte coletivo para impedir o tráfego de veículos não autorizados. A medida foi definida a partir de estudos indicando o aumento do tráfego destes veículos como um dos fatores a provocar acidentes com ônibus do transporte coletivo. A primeira etapa do trabalho foi iniciada nesta semana com o envio de correspondência a órgãos policiais, hospitais, SAMU e empresas de atendimentos de emergência, entre outros, alertando para os riscos de estes veículos circularem nas canaletas quando não estão a serviço. A correspondência também informa que será feita fiscalização a partir de data ainda a ser definida. 185 ônibus expressos circulam nas canaletas dos seis eixos de transporte, levando até 600 mil passageiros. A frequência das viagens pode ser prejudicada, principalmente em horas de maior movimento, em função do tráfego de outros veículos que circulam irregularmente nas canaletas, como ciclistas e skatistas.
Fonte: Bem Paraná
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