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No Rio, Começou fiscalização eletrônica na faixa para ônibus em Copacabana

segunda-feira, 14 de março de 2011

As novas regras do corredor exclusivo para ônibus na avenida Nossa Senhora de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, ainda geram dúvidas para motoristas e pedestres. No primeiro dia de funcionamento da fiscalização eletrônica na via, nesta segunda-feira (14), um taxista ficou parado mais de dez minutos dentro do BRS (Bus Rapid System), do lado direito da pista. O motorista Sílvio Bernardo, de 69 anos, disse que não sabia que não podia embarcar e desembarcar passageiro no local.

- Eu não sabia que não podia parar à direita para embarcar e desembarcar passageiro. É complicado, porque o cliente quer conforto e não temos como atender e oferecer o melhor serviço a ele.

Desde o início do funcionamento do BRS em Copacabana, no dia 19 de março, apenas ônibus municipais e táxis ocupados com passageiros têm permissão para circular pelo corredor preferencial. Táxis especiais adaptados para portadores de necessidades e veículos de transporte escolar também podem acessar o lado direito da avenida Nossa Senhora de Copacabana para embarcar ou desembarcar passageiros.

Nesta segunda-feira, um ônibus escolar foi flagrado pela equipe do R7 circulando no corredor. A Secretaria Municipal de Transportes informou que este tipo de veículo não pode transitar nas faixas preferenciais para ônibus.

Baias podem ser usadas para desembarque de táxis
Segundo a secretaria, o uso das baias (recuos nas calçadas) situadas do lado direito da avenida Nossa Senhora de Copacabana está permitido apenas para o desembarque de passageiros de táxis. O embarque deverá continuar a ser feito no lado esquerdo da via e nas ruas transversais.

O serviço de carga e descarga só é permitido nas ruas transversais. Segundo a secretaria, os estabelecimentos que possuem o recuo na calçada podem continuar utilizando a baia para carga e descarga.

As normas de circulação dentro do BRS permitem aos veículos trafegar dentro da faixa azul para executar o giro à direita ou acessar as garagens. Para a secretaria, as baias equivalem a garagens e não interferem na fluidez do tráfego, seja no corredor dos ônibus seja do lado esquerdo.

O estacionamento na pista da esquerda nos dias úteis só será permitido depois das 21h; após as 14h nos sábados; e o dia inteiro nos domingos e feriados. Nos horários em que o estacionamento estiver liberado na pista esquerda, qualquer veículo poderá acionar o corredor livremente.

Fiscais orientam motoristas, mas não podem multá-los
Nesta segunda-feira, um caminhão particular de lixo estava parado do lado direito da avenida Nossa Senhora de Copacabana, em frente a uma loja de eletrodomésticos, entre as ruas Raimundo Corrêa e Santa Clara. Um agente de fiscalização da CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio) alertou o motorista, mas ele não chegou a ser multado.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, os 70 guardas municipais e fiscais da CET-Rio, que trabalham entre 7h e 21h, não têm autorização para multar sobre imprudência no BRS. Os 11 radares e as três câmeras que foram instalados ao longo dos três quilômetros da Nossa Senhora de Copacabana monitoram o comportamento dos motoristas. Quem não obedecer às regras perderá três pontos da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e pagará multa de R$ 53,20.

Corredor ainda divide opiniões 
O morador do bairro e aposentado Alcides Dias Mourão, 83 anos, acredita que a fiscalização eletrônica vai inibir a indisciplina dos motoristas. Para ele, a iniciativa da prefeitura é positiva.

- Acho que esta mudança vai educar mais os motoristas em geral. As pessoas querem tudo na porta de casa. Não vejo problema de o idoso atravessar a rua e pegar o táxi do lado esquerdo da via. Acredito que vai funcionar e considero estas novas regras um progresso.

O taxista Nilton Macedo, de 55 anos, disse que a tensão dos motoristas irá aumentar com o monitoramento de câmeras.

- Nós já temos que lidar com o estresse do trânsito, somos obrigados a saber as regras de direção defensiva e, agora, teremos que prestar mais atenção ainda para não sermos multados.

Rua Barata Ribeiro deve ganhar corredor exclusivo até o final de março 
A Secretaria Municipal de Transportes informou nesta segunda-feira que a rua Barata Ribeiro, também em Copacabana, receberá o corredor exclusivo para ônibus até o fim deste mês. A prefeitura está aguardando apenas a conclusão dos trabalhos do asfalto liso na rua. O BRS também vai se extender à rua Raul Pompeia.

Ao contrário do que foi informado no mês passado, a prefeitura ainda não definiu se os próximos bairros a ganharem as faixas únicas serão Jardim Botânico e Botafogo, na zona sul, e Tijuca, na zona norte.

Fonte: R7.com

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Governador do DF diz que greve no Metrô é injustificável

Sobre a greve dos funcionários do Metrô DF, o governador classificou a mobilização como “absolutamente intempestiva, injustificável, porque é antes da data-base. Nunca vi isso. Já fui sindicalista por muitos anos e nunca vi um negócio desse”. Ele disse que o governo estava “negociando, já com a pauta quase toda atendida e os funcionários fazem uma greve. Não dá para explicar”. Para Agnelo Queiroz, a paralisação, da forma como foi feita, “é prejudicial à população. É evidente que nós tomaremos todas as medidas – inclusive jurídicas – para garantir o acesso ao transporte. Esperamos que a categoria reveja isso, já que foi uma minoria restrita que deflagrou a greve”, afirmou.



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Metrô DF entra em greve nesta segunda-feira por tempo indeterminado

domingo, 13 de março de 2011

Em assembleia na noite deste domingo (13/3), os metroviários decidiram entrar em greve a partir desta segunda-feira (14/3) por tempo indeterminado. A partir de amanhã apenas 30% do efetivo vai trabalhar, como manda a lei.

De acordo com sindicato, houve uma tentativa de negociação com a direção do Metrô e com o GDF para conseguir melhorias para o transporte e para os funcionário, mas não obtiveram sucesso.

O sindicato aponta que os trens estão lotados e sucateados, além das filas constantes nas bilheterias e os equipamentos sem manutenção. De acordo com a assesoria de imprensa, o número de empregados do Metrô é de 1,2 mil pessoas, sendo mil servidores e 200 terceirizados. Quanto aos trens, apesar da frota ser de cerca de 32 vagões, é possível colocar apenas 22 em funcionamento.

Reuniões

Ainda na segunda-feira (14/3) os representantes do sindicato têm uma reunião com a Secretaria de Governo às 15h. E na terça-feira (15/3), eles se reunem com a direção do Metrô para tratar do dissídio coletivo.



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Em Curitiba, Inaugurado novo terminal de ônibus de Campo Largo

Foi inaugurado neste sábado (12) o novo terminal urbano de transporte coletivo de Campo Largo, como parte das comemorações dos 140 anos de emancipação política do município. A obra foi realizada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) por meio do Programa de Integração do Transporte (PIT) e custou R$ 5 milhões. “Parabenizamos a população de Campo Largo pelos 140 anos e por ganhar este terminal que representa mais segurança e conforto para os usuários”, disse o coordenador da Comec, Rui Hara, que prestigiou a cerimônia oficial de entrega para a comunidade.

“Este terminal representa a concretização de um sonho da população pois o antigo já não atendia mais a demanda”, observou o prefeito de Campo Largo, Edson Basso, ao informar que o local tem capacidade para atender 20 mil passageiros por dia.

O terminal foi denominado de “Carlos Jerônimo Zanlorenzi” em homenagem ao fundador da Vinícola Campo Largo que também foi deputado estadual , vereador e prefeito da cidade. Em nome da família, Romeu Augusto Zanlorenzi agradeceu a homenagem lembrando que as ações do pai tinham sempre a visão do futuro.

TERMINAL - O terminal tem 4.349 m² e foi construído no terreno de 11.418 m² doado pela Prefeitura Municipal. As obras iniciaram em setembro de 2008 e, em 22 de dezembro de 2010, o governo do Estado fez a entrega para a Prefeitura de Campo Largo. Porém o terminal só começou a funcionar na madrugada deste sábado.

Localizado no cruzamento da Avenida Clotário Portugal com a Rua Engenheiro Tourinho, o novo terminal facilitará o acesso tanto ao centro da cidade quanto à BR, melhorando o tráfego de veículos e o fluxo de pedestres. Além do novo espaço, os usuários serão beneficiados com a concentração das linhas urbanas e metropolitanas no mesmo local e não precisarão mais sair do terminal para tomar linhas distintas.

O terminal tem 15 plataformas para embarque e desembarque dos usuários de 23 linhas de ônibus. Também possui plataforma elevada (para o ligeirinho), vagas identificadas para as linhas metropolitanas e urbanas, bilheteria, setor administrativo, sala da Prefeitura, sala da Polícia Militar, sanitários, fraldário, área comercial, bicicletário, guarita e área verde.



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Linha 5-lilás do metrô de SP irá até Jardim Ângela

O Estado e a Prefeitura de São Paulo anunciaram melhorias para a região do M'Boi Mirim (zona sul). O transporte público na área foi alvo de protestos neste mês.

A ampliação da linha 5-lilás do metrô, do Capão Redondo até o Jardim Ângela, confirmada, só deve ficar pronta em seis anos.

Esse é o tempo necessário para elaboração e aprovação de projetos, desenrolar do processo licitatório e execução da obra.

Além disso, serão criados ainda um monotrilho e semáforos sincronizados. Já a reforma do Terminal Santo Amaro deve ser entregue neste ano. O corredor Jardim Ângela-Guarapiranga-Santo Amaro também será reorganizado.



Fonte: Folha.com

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Urbes apresenta nova família de cartões para o transporte coletivo de Sorocaba


A nova família de cartões do transporte coletivo urbano de Sorocaba está disponível a partir de hoje nas bilheterias dos terminais de ônibus e das unidades da Casa do Cidadão. A implantação do novo sistema tem o objetivo de modernizar o serviço e dar um novo visual ao passaporte, sem custo adicional aos usuários. A Urbes também pretende acabar com o atual bilhete único, feito de papelão, ainda neste ano.

O presidente da Urbes, Renato Gianolla, ressalta que o antigo cartão e os bilhetes unitários continuam a valer. "Os usuários não precisam se desesperar, pois a nossa intenção é executar essa troca de uma forma gradual e sem atropelos", diz Gianolla.

Os novos cartões são feitos de plástico e divididos em 11 categorias, cada um com uma cor. As mais usuais são o cidadão, estudante, vale-transporte, sênior e especial. O usuário pode adquirí-lo com a apresentação do documento de identidade e o pagamento mínimo de duas tarifas.

No futuro, a Urbes pretende liberar a venda dos cartões unitário, criança cidadã - para menores de 5 anos de idade - e empresarial. O objetivo da autarquia é extinguir ainda neste ano o uso dos bilhetes. "Atualmente, 40% dos usuários usam o cartão e 60% o bilhete unitário, mas pretendemos chegar em 70% a utilização do cartão", comenta Gianolla.

A Urbes já instalou o equipamento de leitura dos novos cartões em 98% da frota de ônibus da cidade e nas entradas dos terminais de ônibus. De acordo com Gianolla, não houve custo adicional para a implantação do sistema pois a empresa se encarregou de fazer a troca do maquinário.

O diretor de transporte urbano da Urbes, Celso Bersi, ressalta as vantagens da utilização do cartão. "O usuário tem direito à tarifa reduzida aos domingos e feriados, com o pagamento de R$ 1 a passagem, e à integração com a linha interbairros", diz. Segundo ele, o crédito adquirido não tem prazo de validade.

A utilização do cartão também prevê extrapolar o transporte coletivo urbano e integrar o deslocamento em duas rodas. A Prefeitura estuda a possibilidade de usar o passaporte para liberar as bicicletas públicas das futuras estações da cidade. A ideia é fornecer o serviço gratuitamente no período de duas horas e, caso o prazo seja ultrapassado, o usuário pagaria um valor ainda não estipulado.


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