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Estudantes fazem protesto contra aumento de passagem em Salvador

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Os estudantes de Salvador voltaram às ruas na tarde desta quinta-feira (24) para protestar contra o aumento da passagem de ônibus - que passou de R$ 2,30 para R$ 2,50 -, e contra as más condições do transporte público da capital baiana.

Os manifestantes saíram do Viaduto do Aquidabã e seguiram em caminhada pela Avenida Sete Portas, no sentido Iguatemi. Na altura do Hortifruti, eles bloquearam o trânsito e promoveram o chamado passe livre, que consiste em parar os ônibus para os passageiros embarcarem pela porta de saída sem pagar passagem.

De acordo com Rafaela Giffone, integrante do Movimento Exu Tranca Rua-SSA – que organiza o protesto batizado de Revolta do Buzu 2011, pelo orkut e pelo twitter -, cerca de 300 pessoas participaram da manifestação nesta quinta-feira (24).

Os organizadores esperam que com a volta às aulas mais estudantes possam aderir ao movimento. Amanhã, às 15h, eles irão se reunir em assembleia no Colégio Central, na Avenida Joana Angélica, para definir novas mobilizações.

Melhorias O principal objetivo dos manifestantes é fazer com que a tarifa de ônibus diminua, mas entre as reivindicações também estão o passe livre para estudantes e a melhoria das estações da Lapa e da Rodoviária.

 


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Em Fortaleza, Hora social vai equilibrar demanda por ônibus

Novidade no sistema de transporte de Fortaleza, a hora social pretende equilibrar a demanda dos usuários de ônibus da cidade e aumentar a receita em horários fora do pico. Os horários em que a tarifa continuará R$ 1,80 foram definidos a partir de um estudo, segundo o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

A partir de 6 de março, nos horários chamados “entre pico” (das 9 às 10 horas e das 15 às 16 horas), a passagem continuará em R$ 1,80 (inteira) e R$ 0,90 (meia) para os portadores de vale-transporte eletrônico e de carteira de estudante carregada com créditos. Mais de um milhão de passageiros utiliza ônibus por dia na capital cearense.

Segundo a Etufor, Fortaleza possui uma frota operante de 1.755 veículos, variando de mês para mês, em função da flutuação esperada do número de passageiros.

“Nós temos um estudo para procurar mudar um pouco a quantidade de pessoas do horário de pico para esses horários”, destacou Ademar Gondim, presidente da Etufor. O público será principalmente o das pessoas que podem pegar o transporte público em qualquer horário.

Frota
Apesar de existirem horários de pico, em geral as maiores movimentações em cada terminal acontecem em horários diferentes. No Siqueira, por exemplo, o maior movimento acontece às 5h30min. No Papicu, o horário é às 6h30min.

Entre os terminais, segundo o anuário do transporte público de Fortaleza 2009, documento produzido pela Etufor, Parangaba e Antônio Bezerra são os mais movimentados. Naquele ano, foram 2,16 milhões de pessoas no terminal do Antônio Bezerra e 2,24 milhões na Parangaba

Sistema de transporte na capital cearense
O sistema de transporte de Fortaleza possui sete terminais fechados integrados e dois abertos não integrados. São 240 linhas de ônibus regulares, incluindo 22 “corujões”, que operam a partir das 0 hora.

Na cidade, a idade média dos veículos é de 4,6 anos, sofrendo alteração conforme a entrada e saída de ônibus do sistema. Há linhas convencionais e complementares de transporte para o tráfego entre terminais e para o centro da cidade.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

Os horários de pico em geral são os que a população mais reclama da demora dos ônibus e da lotação. Se a medida funcionar como pretende, vai equilibrar a demanda entre os horários do dia, evitando as tradicionais filas de espera.



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No Rio de Janeiro, Ônibus e metrô (des)integrados

Há duas semanas, circula uma nova integração entre ônibus e metrô, do Riocentro à estação de Del Castilho. A linha, 268, é operada pela Viação Redentor, do consórcio Transcarioca, e serve principalmente a moradores de condomínios nas avenidas Embaixador Abelardo Bueno, em Jacarepaguá, e Olof Palme e dos Bandeirantes, no Camorim. Apesar de tanta visibilidade, a Metrô Rio diz desconhecer a novidade.
Entretanto, o passageiro não paga R$ 3,80 — tarifa cobrada pela integração em toda a cidade. O serviço é feito à parte e custa R$ 2,70. Ou seja, os usuários são obrigados a desembolsar R$ 5,50, somando-se os R$ 2,80 do metrô — ou 44,73% a mais.
De fato, o site da concessionária não informa sobre o serviço e tampouco o Diário Oficial. Procurada, a Metrô Rio informou que não foi avisada da conexão. Já a Transcarioca afirmou ter autorização da Secretaria Municipal de Transportes para circular durante período de testes, sem embarque de passageiros.
Mas não é isso o que acontece e nem o que informam os funcionários da Redentor.
— Durante a semana, Os $ônibus saem a cada 15 minutos. Nos fins de semana, o intervalo é de meia hora — explica um rodoviário.
Os veículos também têm a mesma pintura de outros que já realizam esse serviço. Os ônibus são todos refrigerados e trazem no letreiro luminoso informações sobre o itinerário, como paradas em frente à Arena HSBC e ao condomínio Rio 2, até o ponto final, no shopping Nova América



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No Recife, Todos os ônibus estarão com a tecnologia de GPS neste ano


Um novo modelo operacional para o sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR) promete minimizar o turbulento cenário de atrasos e problemas que marcam os pontos de ônibus e atormentam os quase dois milhões de usuários do sistema. Até o final de agosto deverá ser implantado em 2.980 coletivos da RMR aparelhos GPS que permitem ao usuário ter acesso, através do próprio aparelho celular, a localização do seu ônibus. A mudança foi anunciada ontem, pelo governador do Estado, Eduardo Campos, durante a assinatura da ordem de serviço do terminal do Largo da Paz, no bairro de Afogados, no Recife e o lançamento do edital de licitação para as obras do Terminal de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. O primeiro passo para a implantação desse serviço é a instalação de uma central de monitoramento que deve ser instalada até o final de agosto.
Quando a central estiver ligada aos aparelhos de rastreamento via satélite, os usuários do sistema de transporte urbano poderão receber no seu celular uma mensagem com o horário que o ônibus estará chegando em sua parada. “Hoje em dia quase todo mundo tem celular, mesmo um pré-pago. Na hora que o ônibus usar o GPS, o sistema avisa a central e nós avisamos aos usuários que estiverem cadastrados. Isso traz maior comodidade e segurança evitando que você fique exposto ou exposta durante muito tempo em uma parada ou um terminal de ônibus”, destacou o governador.
A expectativa do Poder Executivo é de que o monitoramento via GPS, a instalação de novos terminais de integração e a criação de um grande corredor de transporte público resolvam o problema de trafegabilidade enfrentado no Recife e Região Metropolitana. “Só no ano passado tivemos 106 mil carros novos, fora Vans e microônibus. São 106 mil carros a mais com praticamente as mesmas ruas. Nós sabemos que o único caminho não é inventar a roda, é ter a roda que já foi inventada adaptada a nossa realidade, expandindo a linha do metrô, duplicando o número de passageiros e fazendo os corredores de ônibus exclusivos”, observou Campos.
O governador afirmou ainda que, com os novos terminais de integração, o número de usuários de transporte público deve passar de 800 mil para 1,6 milhão de passageiros. “Estamos nos articulando para que o sistema de transporte possa dar um salto. Ao longo dos últimos anos nós fizemos três terminais de integração. Este ano vamos fazer mais sete e estes terminais vão possibilitar um melhor conforto para as pessoas que usam ônibus e metrô, fazendo com que 800 mil passageiros deixem de pagar duas ou três passagens e possam pagar uma só. Por outro lado, com os corredores exclusivos, a velocidade média dos ônibus em horário de pico deve passar de quatro quilômetros por hora para 20 quilômetros, permitindo que 700 ônibus sejam tirados de circulação e nos dando condição de manter o crescimento das passagens abaixo da inflação e sem prejuízo na qualidade do serviço”, afirmou.



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Confusão em novos números de ônibus no corredor de ônibus de Copacabana

Rio - A mudança de número de 22 linhas de ônibus que passam pelo corredor exclusivo da Avenida Nossa Senhora de Copacabana está causando grande confusão nos passageiros, principalmente quem mora fora do bairro. Eles se queixam da dificuldade de encontrar os pontos de embarque e desembarque. A Secretaria Municipal de Transportes distribuiu folhetos explicativos em Copacabana, mas quem não mora lá e não recebeu o informativo recorre à paciência dos condutores de coletivos.

Com o novo sistema BRS (ônibus de transporte rápido, em português), os 15 pontos de ônibus da via e os coletivos que circulam pelo local foram divididos em BRS 1, BRS 2 e BRS 3. Os veículos só param para embarque e desembarque nos pontos que exibem a numeração correspondente.

- Confira as linhas clicando AQUI.

Como a linha que esperava tem o adesivo BRS 2, a dona de casa Ana Rita Durão, 52 anos, ficou 40 minutos em um ponto de ônibus com essa sigla, na altura da Rua Belford Roxo. A espera foi em vão, já que o veículo entrou na Rua Figueiredo Magalhães e não passou pelo local. “Me disseram que vou ter que andar umas dez quadras para chegar ao ponto da Linha 434 (Grajaú-Leblon). Parece brincadeira”, reclamou.

Distância entre pontos

Moradores de outros bairros estão sofrendo para descobrir quais linhas param nos pontos onde querem desembarcar. “Queria descer próximo à Praça Cardeal Arcoverde, mas o ônibus passou a uns cinco quarteirões daqui”, queixa-se o vendedor Gilberto Alves, 38 anos, que mora em Olaria.

Já o funcionário de supermercado Paulo Roberto Gama, 52 anos, diz que está perdendo mais tempo para descer no ponto certo. “Antes, podia pegar cinco linhas diferentes. Agora só sobrou uma perto do trabalho”, reclama o morador de Abolição.



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Em São Paulo, Protesto contra aumento de ônibus reúne 2.500 no centro

Cerca de 2.500 pessoas participam de protesto contra o aumento da passagem de ônibus em São Paulo na noite desta quinta-feira.
A estimativa é da Polícia Militar, que acompanha o protesto pelas ruas do centro de São Paulo. Homens da tropa de choque também foram acionados.
Os estudantes reivindicam a revogação do decreto do prefeito Gilberto Kassab (DEM) que aumentou a tarifa de R$ 2,70 para R$ 3 em janeiro.
A manifestação começou por volta das 17h em frente ao Teatro Municipal e seguiu em direção à praça da Sé até chegar ao terminal de ônibus do parque D. Pedro 2º.
No local, a polícia havia montado um cordão de isolamento para impedir que os manifestantes. Após uma discussão, os manifestantes foram liberados para entrar e fizeram panfletagem com pessoas que aguardavam ônibus no terminal.
Os manifestantes pedem a revogação do aumento da tarifa de ônibus de R$ 2,70 para R$ 3, anunciado em janeiro. Outros seis protestos já foram realizados na cidade --no último, houve confronto entre manifestantes e PMs, e um servidor público chegou a ter que passar por uma cirurgia por conta de uma fratura no nariz.
Ontem, a prefeitura anunciou uma reunião no dia 4 de março, às 16h, entre integrantes do Comitê Contra o Aumento da Passagem e a Secretaria Municipal de Transportes. Ainda de acordo com a prefeitura, a reunião foi marcada após solicitação do comitê-- em três reuniões anteriores, segundo a prefeitura, foi feito um esclarecimento sobre os custos do sistema de transporte público da cidade.
Para Oliveira, a reunião é uma boa notícia, mas o objetivo do movimento é negociar diretamente com o prefeito Gilberto Kassab (DEM).


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