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Agetran e Assetur lançam 850 pontos de recarga de passe eletrônico

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Na próxima segunda-feira (28), às 9h, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Assetur) irão apresentar o novo sistema de passe eletrônico, com a ativação de 850 novos pontos de recarga, distribuídos em todas as regiões da Capital.
O evento será realizado no auditório do Sebrae, localizado na avenida Mato Grosso, 1.661 e tem como objetivo principal a modernização do sistema de recarga do cartão cidadão, agilizando o embarque diário dos usuários que necessitam de transporte coletivo.
De acordo com o diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade Júnior, o funcionamento dos novos pontos de recarga irá oferecer mais praticidade ao cidadão que utiliza o transporte coletivo cotidianamente. “Com mais locais para efetuar a recarga, o usuário perceberá a agilidade que o serviço oferece, aderindo cada vez mais ao uso de cartão em suas viagens“, avalia.

Fonte: A Critica

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Em Sorocaba, Transporte coletivo terá 50 ônibus novos, todos adaptados a deficientes e com acentos para obesos


O transporte coletivo urbano de Bauru receberá neste ano 50 ônibus novos, dentro do programa de renovação periódica da frota das três empresas concessionárias do serviço.

Já encomendados às montadoras, os novos veículos estão programados para entrega desde o fim de março até meados de agosto, sendo 30 da empresa Grande Bauru, 15 da Cidade Sem Limites e cinco da Baurutrans.

Todos os novos ônibus estarão equipados com plataformas elevatórias de cadeiras de rodas, elevando dos 81% atuais para 96% o índice de acessibilidade da frota para pessoas com deficiência física severa (cadeirantes).

Os carros apresentam ainda nicho interno para fixação de cadeira de rodas, com opção de assento dobrável e também banco para obesos, conforme previsto pelas normas que regulamentam o setor.

Assentos preferenciais para idosos, gestantes e pessoas com limitações físicas são destacados pela cor da pintura, além de adesivos de orientação.

Com a incorporação dos novos ônibus, a idade média das frotas das empresas se situará em 2,43 anos para a Grande Bauru, 2,89 anos para a Cidade Sem Limites e em 2,78 anos para a Baurutrans.

Atendendo às determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), os ônibus são equipados com motores eletrônicos com menor emissão de poluentes, parametrizados para limitar a velocidade em 60 km/h, e carroceria com vedação que proporciona maior conforto acústico interior.


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Londrina reduz valor da passagem de ônibus

Enquanto em Curitiba se discute o possível aumento na pasagem de ônibus, Londrina vai reduzri a tarifa. O prefeito Barbosa Neto (PDT) sancionou nesta quinta-feira (24) a Lei nº 11.123, de 23 de fevereiro, que prevê o subsídio de R$ 6.332.000,00 para o Sistema Público de Transporte Coletivo, garantindo a redução da tarifa para R$ 2,20, cinco centavos a menos do que o praticado no momento. A tarifa passa a ser cobrada na catraca a partir da zero hora de domingo (27).
De acordo com a planilha elaborada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) o valor da tarifa no município passaria a ser R$ 2,35, um aumento de 4,25%.  No entanto, diferentemente do que tem ocorrido em grande parte dos municípios do país, o prefeito Barbosa Neto decidiu subsidiar parte do custo do sistema, o que possibilita a redução da tarifa de R$ 2,35 para R$ 2,20, uma redução de 6,38%.
O subsídio corresponde aos valores das isenções de 50% concedidos aos estudantes e 100% concedidas aos aposentados por invalidez, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes em situação de risco e pessoas em tratamento contínuo, previstas na lei 10.962/2010. De acordo com dados da CMTU, em Londrina 5.438 pessoas são beneficiadas com 100% da isenção e 28.066 estudantes têm direito a pagar metade do valor da tarifa.
Barbosa Neto citou o impacto imediato da redução da tarifa no bolso do usuário. No mês inteiro, a economia é de R$ 8, valor que sobe para R$ 95 se o ano inteiro for levado em consideração. “Pode parecer pouco, mas enquanto grandes cidades do Brasil aumentam a passagem, nós seguimos o caminho inverso. Queremos que o transporte coletivo seja adotado cada vez mais como política municipal de nossa administração”, disse o prefeito.
O subsídio das isenções por parte do poder público é inédito no município e segue o que há de referência em política pública em transporte coletivo. Até então o valor das isenções era pago pelos usuários pagantes do sistema de transporte coletivo, ao transferir estes pagamentos para o orçamento da prefeitura tornou-se possível a redução da tarifa para R$ 2,20.
O projeto encaminhado pelo Executivo e aprovado pela Câmara de Vereadores, prevê o subsídio da tarifa com recursos da arrecadação do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis). A redução da tarifa traz benefícios para todos os usuários que utilizam do transporte coletivo em Londrina, cerca de 80 mil pessoas, o que significa uma grande conquista para a cidade.
De acordo com o diretor de Trânsito da CMTU, Wilson de Jesus, a redução da tarifa não acontecia há 40 meses. “O prefeito Barbosa Neto recompôs um desequilíbrio financeiro com os dois reajustes de seu governo. Fizemos isso com muito cuidado na apuração dos custos para os cofres municipais. O preço da tarifa que começa a ser praticado no domingo é ainda menor do que o valor aprovado anteriormente”, comentou.
O município está, dessa forma, na contramão das grandes cidades do país, que reajustaram suas tarifas. Em Florianópolis, a passagem de ônibus coletivo passou de R$ 2,20 para $ 2,52; em Belo Horizonte de R$ 2,30 para R$ 2,45; São Caetano de R$ 2,30 para R$ 2,75; Santo André de R$ 2,75 para R$ 2,90; Rio de Janeiro de R$ 2,35 para R$ 2,50; Guarulhos de R 2,75 para R$ 2,90; Diadema R$ 2,50 para R$ 2,90; Salvador de R$ 2,30 para R$ 2,50 e São Paulo de R$ 2,70 para R$ 3,00.
O diretor de Trânsito da CMTU lembrou que Londrina tem buscado inovações no sistema de transporte coletivo, como a implantação das faixas exclusivas, que tiveram uma avaliação extremamente positiva dos usuários; a aquisição de ônibus com certificação de redução de emissão de poluentes e adaptados para pessoas com deficiência; e agora com a redução da tarifa. 
Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina (Metrolon), Gildalmo Mendonça, a decisão de subsidiar a redução da tarifa era uma medida solicitada pelo sindicato há 14 anos. “Barbosa Neto teve sensibilidade ao acatar o nosso pedido. É importante ressaltar que a lei beneficia todas as pessoas que utilizam o transporte coletivo”, comentou.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sintrol), João Batista, o subsídio representa um grande avanço no transporte coletivo. “As isenções não devem passar pelo bolso de quem paga o preço normal da tarifa”, argumentou.

Fonte: Bem Paraná

Video: Paraná TV

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Suspensa em Curitiba greve de ônibus marcada para o dia 1º de março

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Uma reunião na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) entre trabalhadores e patrões do transporte coletivo de Curitiba suspendeu a greve dos motoristas e cobradores de Curitiba e Região Metropolitana que estava marcada para o dia 1º de março. O encontro entre os representantes do Sindicato de Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindmoc) e o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e região metropolitana (Setransp) . A desembargadora Rosemarie Dietrich Pimpão determinou o reajuste de 10% , conforme o previsto pelos estudos do Dieese. A decisão foi uma resposta a um pedido de dissídio coletivo impetrado pela categoria no Ministério do Trabalho.
 O Sindimoc queria aumento de 38% sobre o salário, além da troca da cesta básica para vale alimentação e plano médico. A contraproposta do patronal é de reajuste de 8% sobre o salário, já inclusa a atualização do INPC.


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No Rio, Motoristas tentam desviar de regras em corredor de ônibus

No quarto dia do corredor de ônibus na avenida Nossa Senhora de Copacabana, no Rio de Janeiro, muitos passageiros e motoristas ainda não se acostumaram com as alterações de linhas, os novos pontos de parada e as faixas exclusivas. Alguns 'driblaram' as novas regras, fazendo embarque e desembarque na calçada ou invadindo a seletiva longe dos olhares dos guardas de trânsito. A Secretaria Municipal de Transportes adverte que, na semana que vem, as irregularidades, até agora motivo de simples advertências, já vão virar multa.
Quem for flagrado infringindo as normas relacionadas à faixa seletiva terá que desembolsar 45 Ufirs (R$ 90,83) e perderá três pontos na carteira de habilitação por cada bandalha cometida. A punição será a mesma no corredor da rua Barata Ribeiro, a ser implantado na segunda quinzena de março.

Em adaptação
Parada em ponto desativado à espera de seu ônibus, Rosa Maria Serra, 54 anos, não desanimou apesar da confusão. "O carioca é resistente às mudanças. Mas o tempo de viagem nos ônibus realmente diminuiu, e já é perceptível a diferença no tráfego", ponderou. O aposentado Francisco Adelino Neto, 77, se queixou das letras dos folhetos explicativos: "Deveriam ser maiores".
Quem pagou o preço pela desinformação foram os condutores de coletivos, que ganharam trabalho extra explicando, a cada ponto do seu trajeto, as mudanças, inclusive de número das linhas.
Segundo a Secretaria, houve diminuição de 25% na frota de todas as linhas que passam pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Para o secretário Alexandre Sansão, o usuário não teria percebido a redução pelo aumento da velocidade dos coletivos. Na terça, a Secretaria multou 21 caminhões fazendo carga e descarga na avenida em horário proibido.
Mas uma reclamação une motoristas ônibus e carros: o confuso trânsito no fim do corredor expresso da Nossa Senhora de Copacabana. Como a maioria dos ônibus que vêm pela pista seletiva da direita entram à esquerda na avenida Princesa Isabel, a mudança de faixa pode representar risco de 'fechar' os veículos que seguem em direção ao Leme.

Meta é a troca de carro e táxi por transporte coletivo
Na terça, o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, afirmou que a meta principal a ser atingida com a implantação dos corredores é tornar o transporte público o principal meio de condução: "Com a diminuição de carros nas ruas, teremos melhora na qualidade de vida. Haverá, por exemplo, menos poluição".
E esse é também um temor para os taxistas. Com a maior rapidez com que os ônibus têm circulado na avenida Nossa Senhora de Copacabana, os motoristas de carros de praça acreditam que a tendência é que boa parte dos seus passageiros migrem para o transporte coletivo. "Com exceção dos idosos, todos vão querer ir de ônibus, já que o trânsito flui melhor do lado de lá", reclamou o taxista Ronaldo Santos da Silva, 31.

Fonte: Terra

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No Recife, Trecho da BR-101 terá via exclusiva para ônibus, os chamados BRT's

Um trecho de 30km da BR-101 que contorna a Região Metropolitana do Recife, entre Abreu e Lima e Cabo de Santo Agostinho, vai ser reformado e ganhar uma via exclusiva para transporte coletivo, em um conjunto de obras orçado em R$ 450 milhões.
O assunto foi discutido durante uma reunião realizada na tarde de ontem entre o governador Eduardo Campos e diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Luiz Antonio Pagot. O empreendimento é tido como "indispensável" à realização da Copa do Mundo de 2014.
“Pelo cronograma, o projeto estará pronto até o dia 2 de maio, para que a obra possa ser licitada ainda no primeiro semestre”, declarou Eduardo Campos através de sua assessoria de imprensa. Também participaram do encontro o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, e diretores do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE).
De acordo com nota encaminhada pela assessoria do governo do estado, a solução prevê elevados e corredores de BRTs (Bus Rapid Transit), uma variedade de transporte público em que os ônibus trafegam em faixas exclusivas e independentes dos demais veículos.
Para o diretor do DNIT, a realização da obra apresenta poucos obstáculos em termos de desapropriações. “No local mais densamente urbanizado, que é o trecho entre Dois Irmãos e o entroncamento da BR-232, construiremos uma via elevada”, esclareceu Pagot.

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