Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Governo avalia viabilidade de incluir Correios como sócio no trem-bala

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Os Correios poderá ser sócio e clientes do trem bala ao mesmo tempo. Esta é uma possibilidade que está sendo estudada pelo governo. Caso isto se concretize poderá ser necessária uma nova mudança no edital de licitação do Trem de Alta Velocidade (TAV). A assessoria da empresa informou que está marcada uma reunião na próxima semana, entre o presidente dos Correios Wagner Pinheiro, e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, para definir se é viável esta sociedade. O presidente da ECT ainda é o presidente do conselho de administração.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que vai assumir a presidência do conselho de administração dos Correios, com a mudança do estatuto, disse que a proposta de sociedade ainda precisa passar pelo conselho. Mas por enquanto, o presidente do conselho é Wagner Pinheiro.
Se houver uma mudança no edital com a entrada dos Correios como sócio do TAV, o leilão marcado para o dia 29 de abril, será novamente adiado. A licitação deveria ter acontecido em dezembro, foi postergada a pedido dos investidores.


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Transportes vão parar cinco dias em Portugal

Os trabalhadores dos transportes querem paralisar o País na próxima semana. A partir de segunda-feira estão marcadas uma série de greves entre empresas de transporte público, como a Carris, e privadas, em protesto contra o congelamento dos salários.

O Metro de Lisboa pára já esta segunda, entre as 06h30 e as 11h30. Terça não há paralisações, mas na quarta-feira fazem greve a Carris, a Transtejo e os STCP. Os trabalhadores da Carris param entre as 10h00 e as 14h00, na Transtejo a paralisação é de três horas por turno e nos STCP entre as 10h00 e as 14h00. Quinta-feira a greve chega ao sector ferroviário, com a CP, CP Carga, Refer e Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) a pararem o dia todo, com excepção dos maquinistas que fazem a paralisação das 05h00 às 09h00. Os CTT também se associam neste dia aos protestos, fazendo greve durante três horas por turno. Na sexta os privados juntam-se à greve. Soflusa pára duas horas por turno e a Rodoviária da Beira Interior, na zona de Coimbra, e a Entre Douro e Minho, em Braga, param entre as 03h00 e as 14h00.

MINISTÉRIO PEDE ESCLARECIMENTO À TAP E NAER
A TAP e a NAER (sociedade responsável pela construção do novo aeroporto de Lisboa) são duas das empresas às quais o Ministério das Finanças pediu esclarecimentos sobre o plano de redução de custos. A TAP tinha apresentado um plano de redução de custos a três anos destinado a cortar 180 milhões de euros, abaixo dos 300 milhões exigidos pelo Executivo. A alternativa proposta por Fernando Pinto tinha sido a compensação pelo lado do crescimento da receita. A NAER escusou-se a entrar em pormenores, revelando que já tinha esclarecido as dúvidas.


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Metrô de Teresina deverá transportar 40 mil pessoas por dia

Idealizado pelo engenheiro Alberto Silva, o Trem de Prata passa pelos últimos reparos. O Governo do Estado, através da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), vai entregar o veículo para a população na primeira quinzena de março.
O trem é moderno, possui sistema de ar-condicionado reforçado para o calor de Teresina, motor Scania, frente nova de aço, paineis e janelas com maior resistência a degradações e revestimento em alumínio composto, câmeras e sistema de som.
Responsável pela empresa que faz a reforma dos trens da CMTP, o engenheiro Mário Brígido explica que a durabilidade do trem representa uma vantagem econômica na manutenção e na reforma dos trens e dos vagões. “Você tem hoje uma restauração e esse conjunto de trens custou quase o preço de um trem novo, um pequeno trem de duas unidades, uma restauração totalmente voltada para a adequação existente na praça, tanto em termo de mão de obra que foi treinada aqui mesmo como em termo de peças de reposição, a grande maioria das peças que foram colocadas aqui foram pensadas em durabilidades”, disse Brígido.
A previsão da CMTP é de que o Metrô de Teresina possa transportar mais de 40 mil passageiros por dia com os 4 veículos em pleno funcionamento. O número equivale ao transporte feito por 50 ônibus coletivos, o custo também é menor, enquanto no ônibus o valor cobrado na passagem é de R$ 1,90 no metrô é R$ 0,50.
Com apenas um trem em funcionamento, de 6 horas às 20 horas, o Metrô de Teresina transporta 15 mil pessoas por dia. Para o diretor da CMTP, Marcos Silva, quando o projeto de estruturação do transporte ferroviário estiver pronto, o trânsito e o transporte público na capital vão mudar. “Estamos com recursos garantidos para novas estações e nas que já existem estamos fazendo manutenções, vamos adaptá-las para receber dois trens ao mesmo tempo e quando tudo estiver pronto o sistema será o mais eficaz da capital, descongestionaremos o trânsito, será uma nova realidade para nossa população”.


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Transporte público em São Paulo melhorou, diz pesquisa da ANTP

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ônibus Hibrido já está em teste na cidade
Pesquisa da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) divulgada na quarta-feira diz que o tranporte coletivo melhorou em São Paulo, na avaliação dos usuários. Segundo o levantamento "Imagem dos transportes públicos na região metropolitana de São Paulo", 75% dos entrevistados avaliaram para melhor os serviços.
Entre as razões citadas pelos pesquisados estão: o aumento de linhas (50%) e da frota (44%), a economia de tempo (29%), a renovação da frota (21%) e o conforto (16%). Além disso, 70% acreditam que o transporte coletivo continuará melhorando nos próximos anos.
 
Entre as alternativas de transporte, o Metrô de São Paulo continua sendo o mais bem avaliado em relação aos micro-ônibus, com 68% de melhorias percebidas pelos entrevistados, ônibus e corredores municipais, ônibus intermunicipais, trens, além dos corredores ABD (São Mateus-Jabaquara) e Expresso Tiradentes. A linha que teve melhor desempenho na avaliação foi a 5-Lilás, que registrou crescimento de 86% para 90%. A linha 2-Verde foi avaliada como excelente/boa por 84% dos entrevistados, contra 88% na edição passada.
 
Na linha 1 - Azul, do Metrô, não houve mudanças: 85% dos entrevistados consideraram o trecho excelente/bom. Já a Linha 3-Vermelha registrou percentual de excelente/bom de 73%, menor que o índice de 74% computado em 2009.
Depois do metrô, a pesquisa informou que a CPTM aparece como o meio de transporte que mais evoluiu nos últimos anos, com 39%.

Ônibus melhores
A imagem positiva dos ônibus metropolitanos gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) subiu 4%, apresentando tendência de melhora expressiva nos últimos anos. A classificação dos usuários para "excelente/bom" evoluiu de 55% para 59%, entre 2009 e 2010. A avaliação de "ruim/péssimo" apresentou queda de 21% para 18%.
 
Das cinco áreas que operam em regime de concessão, quatro apresentaram boa evolução de imagem perante os usuários do serviço, em 2010. A exceção foi a área 5, no ABC, cuja variação da imagem positiva caiu de57% para 44%. A área 1, que serve municípios como Cotia e Itapecerica da Serra, registrou melhoria da imagem de 54% frente aos 43% de 2009. Já na área 2, que atende Osasco e Barueri, entre outros, o item "excelente e bom" se manteve dentro da margem de erro, de 58% para 57%, entre 2009 e 2010.
A área 3, que abrange os municípios de Guarulhos e Mairiporã, entre outros, apresentou valiação positiva de 66%, ante 48% em 2009. A área 4, que envolve municípios como Suzano e Mogi das Cruzes, evoluiu de 53% para 65%.
 
Já o corredor metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) continua apresentando bons resultados. O item "excelente e bom" se manteve dentro da margem de erro, de 72% para 70%, e a percepção negativa caiu de 12% para 9%, entre 2009 e 2010.
Para 6%, a bicicleta vem ganhando importância à frente de opções como ônibus metropolitanos e táxi. Além disso, a construção de ciclovias é citada por 13% dos pesquisados como uma das medidas para ajudar a melhorar o trânsito.

Realizada desde 1985, a avaliação da ANTP tem como objetivo o acompanhamento anual da percepção da população da região metropolitana de São Paulo em relação ao transporte coletivo público. A avaliação de 2010 foi realizada em duas etapas, incluindo pesquisas qualitativas, entre agosto e setembro, e quantitativas, em novembro, antes do aumento da tarifa nos ônibus. No total, 2.340 pessoas foram ouvidas em seus domicílios (1.306 na capital e 1.034 na região metropolitana). Além disso, foram ouvidos mais 1.023 usuários nos trens e corredores de ônibus, entre outros. A margem de erro foi de 2%.


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Linhas de ônibus opcionais Recife/Porto de Galinhas atendem ao Aeroporto

Com a chegada das férias, muitos poderão aproveitar e conhecer a uma das praias mais badaladas do litoral sul de Pernambuco, e para isso, o serviço de linhas opcionais da Expresso Vera Cruz vem fazendo o maior sucesso entre os que já usaram o serviço, trata-se de das linhas opcionais que tem o intuito de dá maior conforto ao usuário que podem deixar o carro em determinado ponto do Recife e pegar está linha opcional.

O GRCT reforçou as linhas com destino a Porto de Galinhas, roteiro de muitos pernambucanos e turistas que visitam uma das mais belas praias do Brasil.

A expectativa de Porto de Galinhas para 2024 é de fechar o próximo ano com 20% mais turistas estrangeiros neste que é um dos principais destinos de Pernambuco, passando de 150 mil para 200 mil turistas. Ao todo, 1,2 milhão de visitantes nacionais e internacionais passaram por Porto de Galinhas ao longo de 2023 – um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

🚍 Linha 191 - Recife/Porto de Galinhas (N. S. do Ó)
🚍 Linha 195 - Recife/Porto de Galinhas (Opcional)

São ao todo 10 ônibus sendo 05 Modelos Executivos (Ar-condicionado) e 05 modelos rodoviários.

Horários das linhas Opcionais:
195* Recife/Porto de Galinhas 05 Ônibus (Executivo) Ar-condicionado
Tarifa R$ 20,05

*A linha tem seu ponto inicial no Terminal do Cais de Santa Rita e segue pelo bairro de Boa Viagem (na Domingos Ferreira) - atendendo inclusive ao Aeroporto Internacional dos Guararapes (onde terá uma parada na área de desembarque) e hotéis da região – passando por Nossa Senhora do Ó, Muro Alto e Porto de Galinhas. A tarifa cobrada pelo serviço diferenciado será de R$ 10,40. O pagamento pode ser efetuado em espécie ou com os cartões VEM, nas modalidades Trabalhador e Comum.

191* Recife/Porto de Galinhas (Nª Senhora do Ó) 05 Ônibus Rodoviário
Tarifa R$ 13,70

Informações: GRCT


Obs: As duas linhas atendem aos usuários na área de desembarque do Aeroporto Internacional dos Guararapes.

Atualizado em 03 de janeiro de 2024

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Metrô do Cariri é um dos 10 finalistas do Prêmio Greenbest

A votação pela Internet para eleger o Metrô do Cariri como um dos vencedores do Prêmio GreenBest continua. O prêmio reconhece empresas, instituições, projetos, produtos e serviços que mais se destacaram no consumo ou em iniciativas sustentáveis. O projeto cearense está entre os 10 finalistas na categoria Transportes, do Grupo Inovação, Tecnologia e Infraestrutura. Os votos estão sendo computados no site www.greenbest.com.br.

Os vencedores do Prêmio GreenBest passarão a ser reconhecidos como os melhores do país em sua área de sustentabilidade, tornando-se ainda mais a referência nacional em relação a este importante tema. O GreenBest é realizado pelo Greenvana, empresa líder em sustentabilidade para o mercado de consumo no Brasil, e tem como presidente Marcos Wettreich, responsável pelo iBest, o "Oscar" da internet na década passada. De acordo com o regulamento, além da votação popular, os candidatos também concorrem à premiação por votação oficial da Academia GreenBest, formada por especialistas de cada área.

O gerente de Controle e Tráfego da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Antonio Chalita de Figueiredo, diz que a indicação do Metrô do Cariri ao GreenBest reconhece o pioneirismo do Governo do Ceará em fazer um sistema de transportes de massa no interior do estado que reduziu a emissão de fases poluentes e a poluição sonora e é fruto de uma tecnologia desenvolvida no próprio Estado. Os veículos leves sobre trilhos (VLTs) que operam no Metrô do Cariri são fabricados pela empresa Bom Sinal, instalada em Barbalha.

Segundo Chalita, o empreendimento teve uma preocupação com a sua sustentabilidade já no seu planejamento. O sistema foi inaugurado em dezembro de 2009. "O Metrô do Cariri reutilizou grande parte de uma linha (via permanente) já existente e ociosa, o que repercutiu na não necessidade de se comprar muito mais dormentes de madeira, contribuindo com o não desmatamento", exemplifica.

Caso o VLT do Cariri seja eleito o melhor de sua categoria, receberá o troféu GreenBest e diploma, em cerimônia de premiação a ser realizada em 17 de maio. Também estão na disputa: Companhia Paranaense de Energia - Copel (Táxi Elétrico); CPFL Energia (Programa de Veículos Elétricos); DPaschoal (Economia Verde); Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo - EMTU/SP (Ônibus movido a hidrogênio); Ford (Ford Fusion Hybrid); Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) (Ônibus movido a hidrogênio); TAP Portugal (Programa de Compensação de Emissões); Volkswagen (Gol Ecomotion); e Zazcar (Compartilhamento de carro).


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