Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Linhas têm itinerários alterados pela Transalvador

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador/SETIN) informa que em virtude da interdição do retorno situado na 4ª Avenida do CAB (atrás do ponto de parada após o Viaduto Dona Canô)- por conta das obras da passarela da Av. Paralela/Av. Pinto de Aguiar- as linhas abaixo relacionadas terão seus itinerários alterados durante um período de dez dias, a partir da próxima segunda-feira (24/01):
Veja a relação das linhas
CódigoLinhaEmpresa
0118Lapa – CABBTU
0518Engenho Velho de Brotas – RodoviáriaJoevanza
1048-02Mussurunga 2 (Setores H e I) / Estação MussurungaOndina
1310-01Estação Pirajá – CABModelo
1355-01Estação Pirajá – ItapuãBarramar
1410Cajazeira 11 – Boca do RioSão Cristóvão
C006CAB – CircularAxé
H001Massaranduba – CABPraia Grande
H002Sieiro – CABVitória Bahia
H003Fazenda Grande 2 e 3 / CABSão Cristóvão
H006Cajazeira 7 – CABSão Cristóvão
H007Periperi / Paripe – CABPraia Grande
H008Ribeira – CABPraia Grande
H009Barra Avenida – CABRio Vermelho
H010Pirajá (RV) – Terminal do CABAXÉ
H011Marechal Rondon – Terminal do CABAXÉ
H012Capelinha – CABTransol
H014Pernambués / Cabula 6 – CABVitória Bahia
H015Pernambués – Sussuarana – CABVitória Bahia
H017Fazenda Garcia – CABCentral
H019Iapi / Caixa D´agua / Cidade Nova – CABUnião
H026Fazenda Grande 1 e 2 – CABTransol
H029Cosme de Farias / Luis Anselmo – CABSão Cristóvão
H030Barra Avenida / Federação – CABRio Vermelho
H036Mirante de Periperi – CABPraia Grande
Linhas com destino à Av. Paralela ou 3ª Avenida:
Itinerário- 4ª Avenida/ Av. Paralela/ 1ª Avenida/ retorno na Secretaria de Educação (antigo IAPSEB)/ 5ª Avenida/ Av. Paralela.
Linhas com destino à Sussuarana:
Itinerário- 4ª Avenida/ Av. Paralela/ 1ª Avenida/ retorno na Secretaria de Educação (antigo IAPSEB)/ Estrada de Sussuarana.

Fonte: Consulta Social
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São Paulo: SPTrans realiza alterações operacionais na Zona Oeste

A SPTrans informa que a partir do dia 23 de janeiro de 2011, 12 linhas de ônibus que atendem a Zona Oeste sofrerão alterações de itinerários em todos os domingos, ao longo do dia  todo, em função da implantação da Ciclofaixa Fase II - Operacional entre o Parque do Povo e o Parque Villa-Lobos que funcionará no horário das 7h às 14h.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e itinerários:

847P/10 Terminal Pirituba - Itaim Bibi (circular)
957T/10 COHAB Taipas - Itaim Bibi (circular)
958P/10 Jd. Nardini - Itaim Bibi (circular)
Sentido único:
normal até a Av. Brig. Faria Lima, Rua Aspásia, Rua Iguatemi, Praça Luis Carlos Paraná, Av. Brig. Faria Lima, prosseguindo normal.

107T/10 Metrô Tucuruvi - Cidade Universitária
Ida:
normal até a Av. Cidade Jardim, Av. Brig. Faria Lima, Ac. Retorno, Av. Brig. Faria Lima, Av. Eusébio Matoso, Ponte Eusébio Matoso, Rua Gerivatiba, Rua Des. Armando Fairbanks, Rua Valdemar Ferreira, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Valdemar Ferreira, Rua Pirajussara, Av. Dr. Vital Brasil, Ponte Eusébio Matoso, Av. Eusébio Matoso, Av. Brig. Faria Lima, Acesso retorno, Praça Luis Carlos Paraná, Av. Brig. Faria Lima, Rua Gumercindo Saraiva, prosseguindo normal.

702P/42 Terminal Pq. Dom Pedro II - Butantã circular
Sentido único:
normal até a Av. Cidade Jardim, Av. Brig. Faria Lima, Ac. Retorno, Av. Brig. Faria Lima, Av. Eusébio Matoso, Ponte Eusébio Matoso, Rua Gerivatiba, Rua Des. Armando Fairbanks, Rua Valdemar Ferreira, Praça Vicente Rodrigues, Rua Afrânio Peixoto, Ac. Retorno após a Rua Alvarenga, Rua Afrânio Peixoto, Praça Vicente Rodrigues, Rua Valdemar Ferreira, Rua Pirajussara, Av. Dr. Vital Brasil, Ponte Eusébio Matoso, Av. Eusébio Matoso, Av. Brig. Faria Lima, Acesso retorno, Praça Luis Carlos Paraná, Av. Brig. Faria Lima, Rua Gumercindo Saraiva, prosseguindo normal.

477P/10 Ipiranga - Rio Pequeno
Ida:
sem alteração.
Volta: normal a Av. Brig. Faria Lima, Rua Leopoldo Couto de Magalhães, rua Prof. Geraldo Ataliba, Rua Henrique Chamma, Av. Chedid Jafet, Rua Funchal, Av. Dr. Cardoso de Melo, Rua Nova Cidade, prosseguindo normalmente.

516N/10 Jd. Miriam - Itaim Bibi (circular)
Sentido único:
normal até a Av. Pres. Juscelino Kubitschek, Av. Brig. Faria Lima, Rua Tabapuã, prosseguindo normal.

576M/10 Vila Clara - Pinheiros
Ida:
normal até a Av. Juriti, av. Helio Pellegrino, Rua Diogo Jacome, Rua Afonso Brás, rua Domingos Leme, rua Baltazar da Veiga, Av. Santo Amaro,  Praça Dom Gastão Liberal Pinto, rua Joaquim Floriano, rua Iguatemi, Av. Brig. Faria Lima, prosseguindo normalmente.
Volta: normal a Av. Brig. Faria Lima, Rua Aspásia, Rua Iguatemi, Rua Tabapuã, rua Dr. Renato Paes de Barros, Rua Eduardo de Souza Aranha, Av. Santo Amaro, Rua Afonso Brás, Rua Diogo Jacome, Av. Helio Pelleguino, prosseguindo normalmente.

648P/10 Terminal Capelinha - Pinheiros*
Ida:
normal até a Av. Chedid Jafet, Av. Henrique Chamma, Av. Horácio Lafer, Av. Brig. Faria Lima, prosseguindo normalmente.
Volta: normal a Av. Brig. Faria Lima, Rua Leopoldo Couto de Magalhães, Rua Henrique Chamma, prosseguindo normalmente.
* Não deverá prestar atendimento ao ponto de passagem da Av. Henrique Chamma.

677A/10 Terminal Jd. Ângela - Metrô Ana Rosa
Ida: normal até a Av. Chedid Jafet, Av. Henrique Chamma, Av. Horácio Lafer, Rua Prof. Atílio Innocenti, Av. Pres. Juscelino Kubitschek, prosseguindo normalmente.
Volta: normal até a rua Pres. Juscelino Kubitschek, Rua Leopoldo Couto de Magalhães, rua Prof. Geraldo Ataliba, Rua Henrique Chamma, prosseguindo normalmente.

709P/10 Estação Santo Amaro/Term. Guido Caloi - Pinheiros*
Ida:
sem alteração.
Volta: normal a Av. Brig. Faria Lima, Rua Leopoldo Couto de Magalhães, rua Prof. Geraldo Ataliba, Rua Henrique Chamma, prosseguindo normalmente.
* Não deverá prestar atendimento ao ponto de passagem da Av. Henrique Chamma no sentido ida.

748F/10 Terminal Lapa - Itaim Bibi Circular
Sentido único:
normal até a Av. Brig. Faria Lima, Rua Aspásia, Rua Iguatemi, Praça Luis Carlos Paraná, Av. Brig. Faria Lima, prosseguindo normal.

Fonte: SPTrans
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Metrô, CPTM e EMTU terão esquema diferenciado de operação no feriado prolongado

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos [STM] informa como as linhas do Metrô, CPTM e EMTU/SP vão operar neste feriado prolongado do 457º aniversário da cidade de São Paulo [25 de janeiro]:

Metrô
No Metrô, a operação começa nesta sexta [21] para atender quem estiver deixando a cidade. Haverá reforço na oferta de viagens, no período da noite, nas linhas 1-Azul [Tucuruvi-Jabaquara], e 3-Vermelha [Palmeiras/Barra Funda-Corinthians/Itaquera]. Nas linhas 2-Verde [Vila Madalena-Vila Prudente] e 5-Lilás [Capão Redondo-Largo Treze] a oferta de trens será igual ao de um dia útil típico.

No sábado [22], domingo [23] e segunda-feira [24], a circulação de trens ocorrerá sem alterações. Já na terça-feira [25], feriado, a operação será feita como em um domingo típico, adequada ao número de usuários em feriados.

Na quarta-feira [26], o Metrô antecipa a operação comercial das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha para atender os usuários que retornarão à cidade. As linhas 1 e 3 começarão a operar às 4h e a Linha 2 às 4h30. A Linha 5-Lilás iniciará a operação no horário habitual, ou seja, às 4h40.

CPTM
A circulação no feriado [25] será semelhante a um sábado típico, pois o feriado é apenas na cidade de São Paulo e a CPTM atende outros 22 municípios. No sábado [22], domingo [23] e segunda-feira [24], a circulação de trens será a habitual programada para esses dias, quando, nos horários de menor demanda e em trechos específicos, a CPTM também executa obras de modernização e melhoria do sistema, modificando os intervalos em suas linhas:

Linha 7-Rubi [extensão Francisco Morato-Jundaí]
Das 7h20 às 18h de domingo [23], serviços de manutenção da rede aérea de alimentação elétrica e poda de árvores na região da Estação Botujuru irão provocar maiores intervalos na extensão operacional entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante [Julio Prestes-Itapevi]
A partir das 20h de sábado [22] até o fim da operação comercial de domingo [23], a CPTM executará obras de modernização de equipamentos de via e implantação do novo sistema de sinalização [CBTC] entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda. Nesse trecho, a operação será feita com maiores intervalos e entre as estações Barra Funda e Itapevi a circulação ocorrerá sem alterações.

A partir das 22h de segunda-feira [24] até o fim da operação comercial de terça feira [25], a CPTM executará obras de modernização de equipamentos de via e implantação do novo sistema de sinalização [CBTC] entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda. Nesse trecho, a operação será feita com maiores intervalos e entre as estações Barra Funda e Itapevi a circulação ocorrerá sem alterações.

Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú]
Após às 22h de sábado [22] até às 9h de domingo [23], devido a obras de montagem de estruturas da futura Estação Pinheiros do Metrô, os trens circularão com maiores intervalos entre as estações Osasco e Hebraica-Rebouças. No trecho entre Hebraica-Rebouças e Grajaú, a operação será feita normalmente.

Das 10 às 18h de domingo [23], em razão de obras nas vias entre as estações Osasco e Presidente Altino, os trens da Linha 9 circularão entre as estações Presidente Altino e Grajaú. Dessa forma, os usuários que precisarem desembarcar em Osasco deverão se transferir para a Linha 8-Diamante na Estação Presidente Altino e seguir viagem normalmente. No sentido inverso, basta embarcar em Osasco pela Linha 8, seguir até Presidente Altino, transferir-se para a Linha 9 e seguir viagem normalmente.

Após às 22h dos dias 21, 23, 24 e 25 até o fim da operação comercial, devido a serviços de melhorias na rede aérea de alimentação elétrica ao longo do trecho entre as estações Jurubatuba e Grajaú, os trens circularão com maiores intervalos. Entre as estações Osasco e Jurubatuba, a operação ocorrerá sem modificações.

Linha 10-Turquesa [Luz-Rio Grande da Serra]
Ao longo de toda a operação comercial de domingo [23], devido a obras de modernização de equipamentos de via entre as estações Capuava e Mauá, os trens partirão da Estação da Luz com destino à Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André [intervalos habituais] e à Estação Rio Grande da Serra [maiores intervalos].

Linha 11-Coral/Expresso Leste [Luz-Guaianazes]
No domingo [23], das 4h ao meio dia, devido a serviços de melhorias na rede aérea de alimentação elétrica ao longo do trecho entre as estações Luz e Guaianazes, os trens circularão com maiores intervalos.

Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana]
A partir das 18h de sábado [22] até o final da operação comercial de domingo [23], obras na faixa ferroviária, na região da Penha, provocarão maiores intervalos na circulação.

EMTU

No feriado de 25 de janeiro, as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP que têm como destino a cidade de São Paulo vão operar com o número de viagens correspondente a um sábado. No dia 24, véspera do feriado, a operação será igual aos dias úteis.
Fonte: CPTM
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Mais de 70% dos paulistanos estão insatisfeitos com os ônibus da cidade

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Mais de 70% dos paulistanos não estão satisfeitos com o transporte coletivo da cidade, segundo a pesquisa realizada pelo Ibope por encomenda da Rede Nossa São Paulo. A organização realiza o levantamento anualmente, questionando o nível de satisfação da população que mora na capital do Estado.
Segundo a sondagem, 72% dos entrevistados não se dizem satisfeitos com os fretados da cidade. O tempo de espera nos pontos de ônibus também é outro fator que desagrada a 71% dos moradores da cidade, e a pontualidade dos ônibus é criticada por 74%.
Se considerado tempo de deslocamento no município - motivo de descontentamento para 77% -, qualidade das calçadas e das ciclovias, a nota dada pela população ao quesito "Transporte/Trânsito (mobilidade)" é de 4,2, numa escala de zero a dez pontos.
Foram entrevistados 1.512 paulistanos entre os dias 29 de novembro e 12 de dezembro. A margem de erro é estimada em 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra, com intervalo de confiança estimado em 95%.

Fonte: Jornal do Brasil
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Em Rio Preto, Secretário de trânsito diz que a implantação dos corredores exclusivos de ônibus não é prioritária, Acreditem....

Trânsito em Rio Preto
O novo sistema de transporte coletivo de Rio Preto começará a operar sem a implantação dos corredores exclusivos para ônibus. Com isso, a promessa do prefeito Valdomiro Lopes (PSB) de reduzir o tempo de espera dos passageiros nos pontos de embarque e desembarque não sairá do papel. O edital de licitação da Prefeitura de Rio Preto exige que 120 dias após a assinatura do novo contrato de concessão as empresas vencedoras da concorrência operem as novas linhas de ônibus, evitando que os passageiros esperem mais de 30 minutos nos pontos de ônibus.

Mas para que isso ocorra, a Secretaria de Trânsito de Rio Preto deve implantar nesse mesmo período quatro corredores exclusivos de ônibus em ruas e avenidas da cidade. Os envelopes com as propostas financeiras para a concessão começarão a ser abertos no dia 9 de fevereiro e o procurador-geral, Luiz Tavolaro, espera concluir todo o processo até o início de março. Com isso, as novas linhas começariam a operar entre os meses de julho e agosto.

No entanto, o secretário de Trânsito, Aparecido Capello, disse ao Diário que os corredores exclusivos serão instalados “gradativamente” e não descarta criar o primeiro apenas em 2012. O secretário disse que a implantação dos corredores depende de novo estudo do trânsito na região central da cidade, além da análise já realizada pela Logitrans para a elaboração do edital da nova concessão do transporte coletivo.

“Todo trabalho (na área central), inclusive o de implantação dos corredores, será gradativo. Achamos melhor esperar para fazer uma medição da velocidade média dos veículos (VDM) e também um estudo técnico da área central, com empresa especializada. A implantação dos corredores vai depender de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)”, afirmou.

Ainda de acordo com Capello a implantação dos corredores exclusivos de ônibus não é prioritária. “Não vamos instalar os corredores de imediato. Será gradativo o processo. Repito, dependemos do financiamento do BNDES e talvez a instalação dos corredores só ocorra no segundo semestre ou no início do ano que vem, pois dependemos dos estudos”, completou o secretário de Trânsito. Atualmente 64% das linhas de ônibus da cidade operam com intervalo de espera nos pontos de embarque e desembarque de até 20 minutos. Valdomiro quer elevar esse índice para 78%.

Em 18% das linhas o tempo de espera dos passageiros é maior que 30 minutos. Com a nova concessão o prefeito quer zerar esse índice. De acordo com o edital de nova concessão do transporte coletivo, a implantação dos corredores de ônibus é fundamental para a redução do tempo de espera dos passageiros nos pontos de embarque e desembarque. A Prefeitura vai licitar dois lotes, o primeiro com 34 linhas de ônibus e valor mínimo de outorga de R$ 3 milhões e o segundo lote com 20 linhas e valor mínimo de outorga de R$ 2 milhões. A nova concessão terá validade de 10 anos, prorrogável pelo mesmo período. O atual contrato vence no início de fevereiro e a Prefeitura deverá elaborar um emergencial, que vai vigorar até o termino da licitação.

Fonte: Diarioweb
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SMTU vai propor mudanças na 'Lei da Bilhetagem Eletrônica'

A Prefeitura vai propor à Câmara Municipal de Manaus (CMM) mudanças na Lei Municipal 949/2006, a ‘Lei da Bilhetagem Eletrônica’, restando apenas que o parlamento volte do recesso de fim de ano para que as propostas sejam apresentadas aos vereadores. De acordo com o presidente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Marcos Cavalcante, o objetivo é “ajustar” a legislação vigente para a implantação do Sistema Integrado de Gestão Inteligente (SIGIT), classificada por ele como a terceira etapa do projeto de soluções do transporte coletivo de Manaus.

Atualmente, o sistema de bilhetagem eletrônica em Manaus é gerenciado pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Manaus (Sinetram), por conta do atual contrato de prestação de serviços assinado entre a Prefeitura e a Transmanaus – consórcio que venceu a licitação e opera na cidade desde 2007. Apesar da Lei Federal 7.418/85, que obriga a empresa operadora do sistema de transporte a emitir e comercializar o sistema de vales-transporte, Cavalcante garante que a gestão do sistema vai voltar ao município.

"A gestão tem que voltar ao município. Hoje, para obtermos dados sobre o número de estudantes que fizeram cadastro de meia-passagem e o número de carteiras que de fato são emitidas, é necessário quase implorar ao Sinetram. A gestão tem que voltar ao município até para que possamos ter uma exata noção de todo o sistema”, explicou o superintendente do SMTU.

Gestão inteligente
O SIGIT, assim como a fase atual do projeto atual de mudanças no transporte coletivo, será submetido à licitação, que deve ser anunciada até o fim do mês de fevereiro, de acordo com o SMTU. Cavalcante diz que o sistema vai englobar ações de monitoramento do transporte coletivo por meio de um centro de controle operacional, além de um sistema inteligente de informação ao usuário e o próprio procedimento de bilhetagem eletrônica.
“Parece sonho, mas os usuários poderão saber onde os carros estão e que horas vão passar por cada ponto. Tudo informatizado, com uso de GPS”, diz. De acordo com ele, essa nova etapa do projeto municipal deve custar entre R$ 60 e R$ 90 milhões, gastos nos próximos cinco anos. A implantação do SIGIT, porém, vai levar 18 meses a partir da contratação da empresa vencedora da licitação, de acordo com Marcos Cavalcante.
“A primeira etapa foi o planejamento, que já foi feito. A segunda é a licitação do transporte, que está em andamento. A terceira é o SIGIT, que será implantado após a chegada da nova empresa que vai oferecer o transporte na cidade”, explica.

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