Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Começa a operar no Rio a 35ª estação de metrô

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A primeira aparição pública do governador do Rio, Sérgio Cabral, depois da definição das eleições presidenciais, foi festiva. Acompanhado do prefeito Eduardo Paes, Cabral inaugurou, na manhã desta segunda-feira, no centro da cidade, a 35ª estação de metrô da capital, na Cidade Nova. O ponto passa a ser a última estação de desembarque da linha 2 e um novo local de integração com os trens da linha 1 do metrô, beneficiando cerca de dez mil usuários por dia.

A estação, no entanto, só funcionará em horário normal – de 5h à meia-noite, de segunda à sexta-feira; e das 7h às 23h, aos domingos e feriados – a partir de 1º de dezembro. Até lá, ela será operada em caráter experimental apenas de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, para que sejam feitos ajustes. O horário de funcionamento será estendido gradativamente durante o mês. Neste período de testes os usuários poderão embarcar gratuitamente, pois as roletas estarão liberadas.

Com investimento de 80 milhões de reais, a nova estação se destaca por suas condições de acessibilidade: tem seis escadas rolantes, seis elevadores para pessoas com dificuldade de locomoção, piso adaptado para portadores de deficiência visual e sinalização em braile. A estação também já está preparada para permitir ligação com a Rodoviária Novo Rio, com a estação de trem da Leopoldina e com o futuro trem de alta velocidade (TAV) que ligará as capitais do Rio e São Paulo.

Na solenidade, o governador Sérgio Cabral destacou que a capacidade do metrô aumentou de 450 para 620 mil usuários por dia em seu mandato e que a meta é alcançar 1 milhão de passageiros diariamente até 2014, ano da Copa do Mundo do Brasil, que terá os jogos das fases mais importantes disputados no Rio.

Já o Prefeito Eduardo Paes exaltou a recuperação da região da Cidade Nova, que durante muitos anos esteve abandonada pelo poder público. “A Cidade Nova era nova somente no nome, ela estava antiquada e precisando de modernização. Com a construção desta estação e da passarela que beneficiará, inclusive, os funcionários da Prefeitura nós damos mais uma passo para a revitalização desta área, que está perto da Zona Portuária”, disse o prefeito exagerando: “esta não é uma passarela e sim uma alameda, uma avenida”.

Fonte: Veja
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Metrô de Teresina ganhará dois novos trens

A Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP) realiza a entrega de dois novos trens, que integram o projeto do metrô de Teresina, até o dia 15 de novembro. As máquinas, equipadas com ar-condicionado, terão capacidade de transportar até 400 passageiros cada.
“As locomotivas representam o que há de mais moderno no setor. Por serem 30 mil quilos mais leves, se deslocam e freiam mais rápido. Também equipamos os veículos com vidros resistentes a disparos de armas de fogo e com câmeras de vídeo para a segurança”, diz o diretor-presidente da CMTP, Marcos Silva. Com o incremento do metrô de Teresina, o número de passageiros que utilizam o transporte passou de cinco para quinze mil.
Com as novas locomotivas a expectativa é que o público-alvo ultrapasse a casa dos 45 mil por dia. “O metrô é um transporte rápido, barato e seguro. Com as novas máquinas será possível fazer viagem do Dirceu a Estação Alberto Silva em 30 minutos. Outra motivação é o valor.
A passagem continua em R$ 0,50”, informa Marcos Silva. Um dos trens terá a cor verde, em referência ao apelido tradicional de Teresina, a cidade verde; o segundo será amarelo em menção ao mundial de futebol que acontece no Brasil em 2014.
No próximo dia 10 de novembro vai ser realizada a licitação de empresa responsável pela reforma e construção das novas estações do metrô. “Iremos construir dois novos pontos de embarque/desembarque de passageiros: um no bairro São João e outro na Piçarra”, afirma o diretor-presidente da CMTP.

Fonte: Governo do Piauí
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Mobilidade Urbana: Um ônibus tira cerca de 50 carros das ruas

domingo, 7 de novembro de 2010


Uma alternativa para reduzir o trânsito nas cidades com mais de 500 mil habitantes é a implantação do sistema BRT - Bus Rapis Transit, segundo a NTU - Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos. Segundo estudos da entidade, um ônibus substitui 50 carros ou 70 motos, o que aliviaria não apenas o trânsito, mas também as emissões de gases poluentes.
Para Marcos Bicalho dos Santos, diretor da NTU, "a implantação de sistemas BRT com serviços mais rápidos e de maior qualidade iria, sem dúvida, atrair usuários de carros e motos. Essa seria uma forma, relativamente rápida, de promover, com baixo custo, melhorias no trânsito e na qualidade do ar".
O problema, segundo a NTU, é que o Brasil oferece grandes facilidades para que a população compre carros ou motos, com isso há um grande incentivo para o uso do transporte individual. Com isso, 30% dos deslocamentos são feitos em veículos individuais, que ocupam 70% das ruas.
"Para que tenhamos uma solução adequada para o trânsito e o meio ambiente, principalmente, nos centros urbanos, é preciso estimular a população a usar o transporte coletivo. Paralelamente, é preciso oferecer melhores condições no transporte coletivo por ônibus, implantando os sistemas BRT", acredita Bicalho.
O sistema BRT implica em utilizar ônibus de alta capacidade, que proporcionam serviço rápido, confortável, eficiente e de alta qualidade, circulando em corredores exclusivos. Seria muito parecido com o metrô, mas a céu aberto e sobre pneus. Este sistema prevê tempo menor de parada e pagamentos de tarifas em estações.
As principais características do BRT são: corredores exclusivos para a circulação do transporte coletivo, embarques e desembarques rápidos, através de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos, sistema de pré-pagamento de tarifas nas estações, veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas e transferências entre rotas sem incidência de custos.
Um corredor de BRT de 10 km leva, em média, de 24 a 36 meses para ser construído e tem o custo de R$ 100 milhões. O sistema está presente em mais de 80 cidades no mundo, entre elas, naquelas que sediaram a Copa da África do Sul e, no Brasil, em Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Goiânia (GO).
Para que haja a melhoria da qualidade do transporte urbano por ônibus nas capitais e nos municípios com mais de 500 mil habitantes é fundamental investir também na renovação da frota. Atualmente são 105 mil ônibus em operação no País.
"A criação de incentivos fiscais e linhas de crédito especiais são importantes para que as empresas de transporte público possam renovar suas frotas. Além disso, a construção de uma rede multimodal de transportes nas cidades, que incluam as linhas de ônibus convencionais, BRT, metrôs e trens, permitiriam otimizar o transporte coletivo urbano, reduzindo custos com a operação", complementou Bicalho.
Outro ponto que irá contribuir com a equação da mobilidade urbana x poluição são as novas tecnologias a serem implantadas nos ônibus, inclusive nos modelos que circularão nos BRTs. Uma delas são os motores padrão Euro V, que atenderão a fase sete do Proconve (Programa de Controle da Poluição do ar por veículos automotores), e equiparão os ônibus que serão fabricados a partir de 2012. Esses veículos serão equipados com catalisadores de descarga e funcionarão com o diesel S10 - que é um combustível mais limpo, pois concentra somente 10 partículas por milhão de enxofre.

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Consórcios de empresas de ônibus do Rio começam hoje tendo 38% da frota com GPS e 74% com câmeras

As bandalhas no trânsito continuam, mas boa parte da frota de ônibus municipais, que a partir de hoje começa a ser operada por quatro consórcios (Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz), instalou sistemas no melhor estilo "Big Brother". Segundo levantamento do Rio Ônibus (sindicato que reúne as empresas do setor), do total de 8.962 veículos, 38% contam com GPS (3.369) e 74% com câmeras (6.608). No caso do Intersul (Zona Sul e Grande Tijuca), mais da metade tem GPS (55,76%). O Internorte (Zona Norte) é o que reúne o maior percentual de coletivos com câmeras, seguido de perto pelo Transcarioca (Jacarepaguá, Barra e Recreio): ambos têm quase 80% dos ônibus com o equipamento.
Para chamar atenção para o primeiro dia de funcionamento dos consórcios e do Bilhete Único Carioca (BUC), o prefeito Eduardo Paes usará neste sábado o cartão, em dois ônibus, para seguir do Alto da Boa Vista até o Riocentro, onde se reunirá com seu secretariado. Por R$ 2,40, o passageiro pode embarcar em dois coletivos, no prazo de até duas horas entre as duas roletas. O BUC é restrito a ônibus convencionais, sem ar condicionado. Inicialmente, também não existe integração com metrô, trens e barcas.
- Quero alertar a população para esse mecanismo fantástico do bilhete único. Teremos um período de adaptação, de mudança de cultura do usuário e da estrutura da prefeitura que fiscalizará os ônibus - diz Paes.
Seis meses para equipar toda a frota
Por contrato, os quatro consórcios têm até seis meses para instalar GPS e câmeras em toda a frota. Já o prazo para padronizar o visual dos ônibus é de um ano : por enquanto, segundo o Rio Ônibus, 96 estão de cara nova; e outros 104 estão sendo pintados ou aguardando emplacamento.
Diretora de Mobilidade da Fetranspor, Richele Cabral explica que, nos ônibus, o GPS é voltado para o monitoramento. O equipamento permite a localização real da frota, além de veículos enguiçados e acidentados. Pelo tempo que um veículo percorre uma via, é possível até detectar engarrafamentos. Nos ônibus, são colocados aparelhos que não indicam rotas, mas servem para a comunicação entre o motorista e a garagem da empresa, onde funciona uma central de controle:
- O equipamento facilita o planejamento da operação - diz Richele.
Integrante do consórcio Transcarioca, a Viação Tijuca já instalou GPS e câmeras em todos os seus ônibus. As câmeras da Tijuquinha gravam o que ocorre dentro dos veículos - como assaltos e tentativas de burlar o pagamento da passagem.
- Os motoristas podem se comunicar com a central de três formas: através de luzes coloridas (led), de mensagens de texto programadas (apertando um botão) e de um microfone instalado no veículo - conta Cristiane Castanheira, supervisora de monitoramento da Tijuquinha.

Fonte: O Globo
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Uso do bilhete Sindicard, no Sul Fluminense, é aprovado pela população

O Sindicard (sistema eletrônico de transporte) foi implementado em Volta Redonda e na região há pouco mais de um ano e, embora ainda seja um mecanismo relativamente novo no Sul Fluminense, já se pode dizer que o bilhete eletrônico foi assimilado pelos passageiros. O cartão, que atende às linhas municipais, também pode ser utilizado em linhas interurbanas desde que as cidades sejam limítrofes.

- Existem na área do sindicato 16 cidades, e apenas algumas linhas ainda não são atendidas pelo sistema do bilhete eletrônico. Acreditamos que até o final de 2011 todas as cidades que são da área do Sindicato já estejam totalmente adaptadas - previu. Hoje existem na região 200 mil cartões eletrônicos na rua, responsáveis, diariamente, por 300 mil viagens através do sistema. Estes números demonstram, segundo Cotrim, que houve uma aceitação do sistema pela população e pelas empresas.
- Foi um avanço gigantesco. O Sindicard tem um papel muito maior que facilitar o embarque e aumentar a segurança. Ele controla a evasão escolar, pois o estudante só consegue utilizar em linhas que o levam à escola. O sistema também acabou com o comércio ilegal de vales-transporte, além de diminuir o tempo das viagens. São inúmeras as vantagens adquiridas com o sistema - destacou.

Sistema eletrônico pode ser ampliado
Embora o Sindicard já funcione na maioria das cidades do Sul Fluminense, Cotrim admitiu que existe o desejo por parte dos usuários para que o sistema seja ampliado, e que haja uma interface com outros municípios que usam sistema de bilhetes eletrônicos diferentes.
- Ainda não há um prazo para que aconteça essa interligação de sistemas mas, sem dúvida, é um desejo do sindicato. Há cidades que usam sistemas de transporte eletrônico diferenciados, e o desejo de fazer valer (o sistema) em vários outros municípios de maneira simultânea é uma vontade, mas ainda não há prazo para essas ações - afirmou.
O gerente disse ainda que a primeira prioridade do Sindipass é fazer com que as cidades da área do sindicato que ainda não possuem o sistema passem a utilizá-lo, deixando para o futuro a realização da interface com outros esquemas de bilhetagem eletrônica.

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São Paulo: Licitação do VLT provavelmente não sai mais este ano

A expectativa é grande, mas o governo de São Paulo não garante o lançamento do edital de contratação da empresa que fará o projeto básico (de estudo sobre impacto ambiental, financeiro, de desapropriações e de engenharia) do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), com trajeto de São Bernardo à Estação Tamanduateí do Metrô, na Capital.
O governador Alberto Goldman (PSDB) pouco sabe em que pé está a situação e a Secretaria de Transportes Metropolitanos afirma que o Metrô "está analisando o projeto funcional (que definiu o percurso)" e que o prazo estimado para a conclusão da análise e preparação dos editais de concorrência é de 45 dias. A data culminará na proximidade das festas de fim de ano e dificilmente a licitação será iniciada nesse período.
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), deve se reunir nos próximos dias com o governador eleito, Geraldo Alckmin (PSDB), que reassumirá o Palácio dos Bandeirantes no dia 1º de janeiro, para conversar sobre o assunto. O objetivo é agilizar o processo licitatório.
O tucano, em passagem na região durante a campanha eleitoral, havia afirmado que era viável lançar o edital ainda em 2010. Mas a projeção não deve ser efetivada.
Para a contratação do projeto básico, o governo federal disponibilizará R$ 27,6 milhões. A Secretaria de Transportes Metropolitanos ressalta que 45% do valor (R$ 12,4 milhões) já está nos cofres estaduais. Mas, provavelmente, será preciso mais recursos para viabilizá-lo.
Isso porque ainda está indefinido aumento no trajeto. São Bernardo quer que o início do VLT seja na Estrada dos Alvarenga e não no Paço. Assim, a extensão total passaria de 14 quilômetros para 19,8 quilômetros. Essa nova proposta, com 4,8 quilômetros a mais, acréscimo de seis estações e um pátio, chegou à Pasta estadual no dia 20.
"Levando-se em conta o projeto funcional apresentado pela Prefeitura de São Bernardo (...), o montante total previsto no convênio não será suficiente para desenvolvimento de todo o projeto básico", informa a secretaria.

OUTRA POLÊMICA - Outra polêmica que tem o VLT como centro da discussão das sete cidades é o projeto que prevê ligação do Grande ABC a Guarulhos. As prefeituras de Santo André e Mauá disputam a sede regional.
A cidade comandada por Aidan Ravin (PTB) tem ligeira vantagem pela localização. Geograficamente, fica centralizada, com acesso mais fácil dos moradores dos sete municípios.
Mas o martelo ainda não foi batido. "Os prefeitos têm conversado com a Secretaria (de Transportes Metropolitanos) e discutido os projetos. Não tem definição. E sempre, num caso desse, a definição deve ser técnica. Qual a melhor solução? Qual a mais econômica e tecnicamente mais adequada?", salienta o governador Alberto Goldman.
"Você não faz um traçado de Metrô porque não gosta que passe por aqui, porque tem de passar por ali... Não pode ser assim. Tem definições, regras, elementos técnicos que dizem o que é melhor... Distância entre estações, demandas de passageiros, uma série de dados que tem de se levar em conta. Nunca é decisão de ordem política", completa. O Estado finaliza os estudos funcionais em fevereiro.

Fonte: Diário do Grande ABC
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