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Curitiba: Novo sistema para recarga do cartão transporte passa a funcionar

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Os usuários do transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana contam agora com um novo sistema para a recarga do cartão transporte. A tecnologia implantada pela Urbanização de Curitiba (Urbs) amplia de 100 para cerca de 2.000 os postos de carga de créditos das passagens. Além das estações tubo e terminais, todos os ônibus que fazem parte do sistema da Rede Integrada de Transporte (RIT) contam com carregadores do cartão.
Os cartões transporte feitos após 16 de agosto podem ser carregados diretamente nos ônibus depois da compra dos créditos feita pela internet, no site da Urbs, ou após o depósito como vale transporte pelas empresas. Os créditos são carregados automaticamente quando o passageiro encosta o cartão no equipamento de embarque do ônibus.
Já os cartões feitos antes do dia 16 de agosto precisam ser convertidos para a nova tecnologia. As conversões são feitas nos postos de venda e atendimento da Urbs, na Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania Carmo, Pinheirinho, Fazendinha, Boa Vista e Matriz.
A Urbs informou que 40 conversores estão sendo instalados nos terminais da RIT. Nestes equipamentos, a conversão é automática, basta inserir o cartão transporte no equipamento e aguardar o término do processo, que dura em torno de um minuto. Fiscais do transporte coletivo também estão realizando atendimentos para a conversão a partir de equipamentos portáteis.
Ainda segundo a Urbs, os cartões não convertidos continuam funcionando normalmente. Depois de comprar os créditos pela internet, o cidadão efetua a recarga em um dos 94 equipamentos instalados na cidade. Os antigos carregadores só serão desativados quando todos os cartões forem convertidos. Os novos cartões não funcionam nos carregadores antigos.
A carga dos cartões é validada cerca de dois dias depois dos bancos confirmarem o pagamento dos créditos. As compras de créditos pela internet representam 72% das transações da Urbs para cartões transporte. Até agora, cerca de 103 mil cartões foram emitidos ou convertidos dentro do novo sistema, dos quais 40 mil são novos e 63 mil, convertidos.
O novo sistema também deve agilizar o bloqueio de cartões roubados ou perdidos. Basta o passageiro telefonar para 156 e pedir o bloqueio, ou se dirigir a um dos postos da Urbs, na Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania Carmo, Pinheirinho, Fazendinha, Boa Vista e Matriz que no máximo em 24 horas o cartão será bloqueado.


Fonte: Gazeta do Povo

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Em Guarulhos, Prefeitura realiza curso de capacitação para transporte de deficientes

A Coordenadoria para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, em parceria com a Secretaria de Transportes e Trânsito (STT), está realizando curso de capacitação “Acessibilidade no Transporte de Pessoas” para os permissionários do sistema de transporte coletivo de Guarulhos.
Num primeiro momento, estão sendo chamados os profissionais do sistema de lotação (perueiros), e em seguida, os motoristas e cobradores das empresas de ônibus. O curso está sendo realizado na sede da Escola Pública de Trânsito, no Parque Municipal Júlio Fracalanza, na Vila Augusta.
O objetivo da capacitação é fornecer aos condutores, cobradores e fiscais de transporte coletivo, todas as informações necessárias para um melhor entendimento das necessidades dos passageiros portadores de algum tipo de deficiência ou com mobilidade reduzida na cidade. A implantação da nova rede de transportes no município prevê que todos os veículos do sistema sejam acessíveis.
Desde o início das atividades, já passaram pelo curso de excelência no transporte de pessoas mais de 400 profissionais do ramo. A estimativa da Prefeitura é de que cerca de 1.200 funcionários do sistema de lotação municipal participem do programa de formação.
Segundo Firmino Manoel da Silva, responsável pela Coordenadoria para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, a participação dos profissionais de transporte coletivo na capacitação trará grandes benefícios à sociedade. “A inclusão no transporte coletivo é, antes de tudo, um direito de todos, principalmente daqueles que durante muito tempo tiveram seus acessos restritos a alguns locais da cidade”, disse Firmino.

Fonte: Guarulhos Notícias

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Vale Verde contará com maior freqüência na linha do transporte coletivo

A partir desta sexta-feira, dia 8, a Linha 10, Vale Verde–Centro, passará a contar com um intervalo de tempo entre os veículos entre 25 e 35 minutos entre as 6h30 e 19h30 dos dias úteis, aumentando de 28 para 44 viagens ao dia. Atualmente, o tempo de espera desta linha é de uma hora. A medida foi tomada após análise das equipes técnicas da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) e da Viação Trans Líder, empresa concessionária do transporte coletivo em Cubatão.
De acordo com o superintendente da CMT, Silvano Lacerda, a medida foi tomada após estudos em cima do número de usuários da Linha 10. “Com isto, conseguimos atender um anseio dos moradores do Vale Verde, que é um dos bairros da Cidade mais afastados do Centro”. O itinerário da Linha 10 não sofrerá modificação.
 
Vila Esperança – Já a Linha 2, Vila Esperança–Centro, sofrerá adequações nos horários de partida, procurando, principalmente, melhorar o atendimento aos estudantes do bairro nas entradas e saídas das escolas. As mudanças serão aplicadas a partir da próxima quarta-feira, dia 13. O bairro passará a ter 83 viagens por dia.
Além disso, os atendimentos da manhã, ligando o bairro diretamente ao Pólo Industrial, serão mantidos. Além da Vila Esperança, Jardim Nova República e bairros Cota contam com este tipo de atendimento pela manhã.
Silvano Lacerda esclarece que a equipe técnica da CMT vem estudando constantemente todas as linhas que compõem o transporte na Cidade. “É função da CMT fiscalizar e apontar as mudanças que beneficiarão os usuários do transporte coletivo na cidade”, afirma o superintendente.

Fonte: Prefeitura de Cubatão

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Maringá: Bilhetes de papel da TCCC serão substituídos por cartões

A partir deste domingo (10), os bilhetes de papel dos ônibus da empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) não serão mais vendidos no terminal urbano. Quem quiser adquirir uma passagem avulsa, deverá comprar um cartão, semelhante ao que é utilizado atualmente, que conterá créditos em uma quantidade específica.
"Venderemos cartões com uma, duas, e até dez passagens. Assim que os créditos acaberem, o usuário deverá comprar outro cartão no terminal urbano, pois eles não serão renováveis", explica o assessor executivo da TCCC, Francisco Vasconcelos.
De acordo com Vasconcelos, os bilhetes de papel ainda serão aceitos nos ônibus até o dia 31 de dezembro deste ano. "Quem tiver este tipo de passagem poderá utilizá-lo normalmente até o fim do ano", ressalta.
A intenção da empresa é fazer com que os ônibus circulem com uma quantidade mínima de dinheiro no caixa. "Assim evitamos assaltos e aumentos a segurança dos nossos clientes", afirma o executivo.
Segundo Vasconcelos, cerca de 5% dos usuários da empresa utilizam os bilhetes de papel. A empresa deseja, com esta mudança, aumentar o número de passageiros que usam o cartão de recarga.
"Atualmente são mais de 120 mil bilhetes de papel por mês. É um número pequeno perto dos cartões de recarga, que representam mais de 2, 5 milhões de passagens por mês", ressalta o executivo.
A TCCC sugere aos cliente que adquiram os cartões personalizados. "Sabemos que muitos ainda preferem o bilhete avulso, mas queremos aumentar o número de usuários com cartões de recarga, pois estes são mais seguros e dão vários benefícios aos clientes, como desconto de 10% fora dos horários de pico, além da integração entre as linhas", ressalta.
A TCCC afirma que não haverá impacto no valor das passagens com a mudança dos bilhetes de papel para os cartões.

Fonte: O Diário

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Bilhetagem apresenta falha na integração do transporte urbano em Ribeirão Preto

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Uma falha no sistema de bilhetagem eletrônica do transporte urbano de Ribeirão Preto, que deixa de cobrar a tarifa pela integração para cobrar uma segunda tarifa normal, gera reclamações de passageiros. Em vez de ser cobrado R$ 0,20 a mais pela troca de veículos, passageiros dizem que são cobrados em mais R$ 2,40, valor da passagem simples.
A Transurb, que representa as empresas, confirma o problema, mas em apenas três linhas.
A auxiliar de limpeza Ana Paula Tavares Ferreira diz que, ao passar o cartão na catraca, percebeu que não há a cobrança de apenas R$ 0,20, mas do valor integral. "É descontado mais R$ 2,40, o que é errado. E a Transurb exige cinco dias para ressarcir o valor indevido. É um absurdo. A gente está sendo lesado", diz.
Ela diz que apenas conseguiu o dinheiro ontem, após brigar na Transurb.
A auxiliar de limpeza Luiza Helena dos Santos tem o mesmo problema. Ela diz que já teve prejuízos de R$ 10 em apenas um dia. "Estou com esse problema desde o dia 20 do mês passado e não resolvem. Hoje [Ontem] fui lá e pediram três dias para resolver. Quero os meus direitos."
O assessor especial da Transurb, Marcelo Rosa, confirma que o problema foi constatado nas linhas 118, 128 e 335. "A falha existe em decorrência da implantação do novo sistema de bilhetagem. É algo que vamos resolver até a próxima semana", disse.

Fonte: A Cidade

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São Paulo: EMTU irá testar ônibus elétricos em outro trecho

A EMTU (Empresa Metropolitana dos Transportes) começará nos próximos dias os testes da operação assistida com ônibus elétricos no trecho entre Piraporinha e Jabaquara.
O segmento de 11 quilômetros do Corredor Metropolitano ABD, entre Diadema e a Capital, passa por obras de eletrificação e está quase pronto para os trólebus.
Segundo a EMTU, inicialmente "os trólebus circularão com o objetivo de testar a rede elétrica e as seis estações retificadoras já instaladas". Serão 14 no total.
Pela projeção do governo do Estado, a operação plena terá início até o fim do ano.
Diariamente, cerca de 100 mil pessoas transitam pelas quatro linhas que trafegam pelo trecho entre Piraporinha e Jabaquara.
A EMTU não acredita que a eletrificação irá provocar aumento dessa demanda.
O benefício do trólebus em relação aos coletivos a diesel está na menor emissão de poluentes e na diminuição do ruído no trânsito.

LONGA ESPERA
Embora o Corredor Metropolitano ABD esteja em funcionamento há mais de 20 anos, o trecho entre Piraporinha e Jabaquara só teve o projeto de eletrificação iniciado em novembro de 2009, ao custo de R$ 21 milhões.
Por mês, 6 milhões de passageiros utilizam o serviço. O sistema liga os bairros de São Matheus e Jabaquara, na Capital, passando por Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá.
Atualmente, o trólebus está disponível no segmento entre São Mateus e Piraporinha, que possui 22 quilômetros. Ainda assim, os veículos a diesel são maioria em todo o corredor.

Combate à poluição de veículos tem plano regional
Consórcio Intermunicipal do Grande ABC divulgou pauta com sugestões que serão enviadas ao governo do Estado para elaboração do PCPV (Programa de Controle da Poluição Veicular).
As propostas (veja quadro ao lado) foram organizadas pelo Grupo de Trabalho Inspeção Veicular da entidade, que reúne representantes das sete cidades.
A criação do PCPV foi determinada por resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O documento final terá de ser apresentado até o fim do ano.
"Funciona como um plano que determina o que os Estados devem fazer para controlar a poluição veicular", afirmou o gerente do departamento de desenvolvimento tecnológico e de sustentabilidade da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) Carlos Ibsen Lacava.
O programa de inspeção veicular, que poderá ser implantado em todo o Estado, está entre os projetos.
Como a Capital, a região planeja oferecer serviço nas sete cidades. Uma minuta já foi elabora e apresentada ao governo do Estado.

Fonte: Diário Grande ABC

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