Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Gabeira faz viagem de ônibus de Itaboraí ao Rio e propõe metrô entre as duas cidades

sexta-feira, 16 de julho de 2010


Depois de uma viagem de pouco mais de duas horas de ônibus entre Venda das Pedras, em Itaboraí, e a Praça Quinze, no Rio, o candidato ao governo do Rio pelo PV, Fernando Gabeira, propôs na manhã desta sexta-feira tirar do papel o projeto do metrô ligando o município da Região Metropolitana à capital, encurtando o tempo de viagem no trajeto. Gabeira ressalvou, no entanto, que uma obra desse porte, passando sob a Baía de Guanabara, poderia durar anos, enquanto a população precisa de soluções mais imediatas para melhorar os transportes da região.
_ A primeira saída fundamental nessa dificuldade no cotidiano do morador de Itaboraí é o metrô. Mas precisamos reconhecer também que a construção do metrô desse gênero vai levar muito tempo. Precisamos de uma saída mais confortável agora. E isso pode se dar de duas maneiras. Primeiro, tentando quebrar o monopólio da empresa (que opera a linha), que pode controlar o horário e fazer as coisas de acordo com seus interesses. Em segundo lugar, fiscalizando _ disse ele, ressaltando que a agência reguladora de transportes do estado, a Agetransp, deve ser mais atuante.
O verde defendeu ainda uma extensão do tempo de validade do bilhete único intermunicipal, que hoje é de duas horas e meia entre um embarque e outro.

Fonte: O Globo
READ MORE - Gabeira faz viagem de ônibus de Itaboraí ao Rio e propõe metrô entre as duas cidades

Porto Alegre: Carris entrega 32 novos ônibus para o transporte coletivo


A Carris, empresa de transporte público de Porto Alegre, apresentou, nesta quinta-feira (15), 32 novos ônibus, que passam a circular na próxima semana. Deste total, doze vão substituir carros antigos e 20 serão acrescidos à frota - que passará a ser de 361 ônibus. Ao todo, os novos carros receberam investimento de R$ 17 milhões.

São 25 modelos Volvo B7R LE equipados com um aparato moderno que oferece mais conforto a usuários, motoristas e cobradores, além de sete veículos articulados modelo Mercedez-Benz modelo 0500MA, ano 2010.

Entre os destaques do modelo 0500MA, estão seu tamanho: os carros têm lotação de 58 passageiros sentados e podem receber até 72 pessoas em pé. Para um desembarque de passageiros mais seguro, o ônibus é dotado de um monitor LCD 7" no posto do motorista, que transmite imagens da porta traseira. O modelo conta com acesso aos deficientes físicos e uma vaga para cadeirante.

Os ônibus contam com ar condicionado e entradas low entry, dotadas de um mecanismo conhecido como sistema de "ajoelhamento", que baixa a parte dianteira do carro para facilitar o embarque e desembarque dos usuários. Para atender às necessidades dos passageiros cadeirantes, o veículo tem uma rampa de acessibilidade que sustenta até 250 quilos.

No ato, que ocorreu no Largo Glênio Peres, Centro Histórico, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, destacou os esforços para qualificar o transporte coletivo da cidade, afirmando que 30% da frota já têm ar condicionado e 35%, acesso universal. O prefeito ainda afirmou que, a partir deste ano, todos os ônibus terão de ter acessibilidade universal aos deficientes físicos. Ele ainda anunciou que a Associação das Empresas de Transporte de Passageiros de Porto Alegre (ATP) também renovará sua frota durante este ano.

O diretor-presidente da Carris, João Pancinha, ressaltou que a Carris, que tem 138 anos, possui uma das frotas mais jovens das capitais brasileiras. "Estamos nos preparando para atender a população e a demanda para a Copa de 2014", afirmou. A empresa conta com cerca de 1,9 mil colaboradores, operando em 27 linhas da cidade.As linhas atendidas pelos novos veículos, em um primeiro momento, serão T2A, 343 (Campus-Ipiranga) e T11. Ainda em 2010, segundo a Prefeitura, a empresa colocará em circulação mais 37 veículos novos.

Fonte: Jornal do Comércio
READ MORE - Porto Alegre: Carris entrega 32 novos ônibus para o transporte coletivo

Salvador: Projeto proíbe motoristas de ônibus, exercer também a função de cobrador


O vereador TC Mustafa (PTdoB) apresentou na Câmara Municipal um projeto de lei que proíbe as empresas de transporte coletivo de Salvador de exigirem que os motoristas exerçam ao mesmo tempo a dupla função de conduzir o veículo e cobrar passagens, quando o carro estiver em movimento.
A proibição é válida para os micro-ônibus e os seletivos, e visa prevenir acidentes e garantir a saúde dos motoristas, que, segundo estudos apresentados pelo vereador, estão entre os profissionais que mais sofrem com doenças ligadas ao estresse. As empresas que descumprirem a medida poderão pagar multa de R$10 mil ou ter a permissão cassada pela prefeitura.

Informações do jornal Tribuna da Bahia.

READ MORE - Salvador: Projeto proíbe motoristas de ônibus, exercer também a função de cobrador

Salvador prepara sistema integrado de transporte para a copa de 2014

quinta-feira, 15 de julho de 2010


A Salvador de 2014 se deslocará por sistema integrado de transporte. Ônibus, metrô, trem. Acessos exclusivos, sistema de bilhetagem externa, com cabines específicas para cobrança de passagens. Trânsito mais livre, menos engarrafamentos, deslocamentos mais rápidos. E para acelerar o transporte na nossa cidade, o novo veículo escolhido é o "BRT".
O processo de implantação já está em andamento e, se o projeto correr dentro do previsto estará tudo pronto em 2013, para a Copa das Confederações. A reportagem desta série sobre os desafios da copa trata de mobilidade urbana. E quem nos mostra as novidades é a repórter Luana Brito. Luana Brito.



Fonte: Aratu online
READ MORE - Salvador prepara sistema integrado de transporte para a copa de 2014

Salvador: Ônibus que passam pelo Viaduto da Gamboa terão itinerários alterados


A partir desta quinta-feira, 15, as linhas de ônibus que passam no Viaduto da Gamboa terão seus itinerários alterados. Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador/Setin), a mudança será necessária por conta das obras de recuperação que estão sendo feitas no local.

A interdição vai durar 45 dias.As linhas provenientes do Campo Grande e do Politeama, com destino ao Comércio,farão o seguinte itinerário: Rua Visconde São Lourenço, Av. Sete de Setembro, Viaduto do Campo Grande, Av. Contorno e, a partir daí, deverão seguir o seu itinerário normal.
Para a realização das obras, o trânsito foi desviado do local na madrugada de hoje e permanecerá interditado até o final de agosto. A interdição da Rua Gamboa de Cima compreende o trecho entre a Rua Forte de São Pedro e a Rua Banco dos Ingleses.

Os motoristas que utilizavam a ligação para chegar até a Avenida Contorno (Av. Lafayete Coutinho) agora, como via alternativa, deverão seguir pela Avenida Sete de Setembro, passando pelo Passeio Público, até o Largo do Campo Grande, de onde devem seguir para a ligação Campo Grande- Vale do Canela e descer o viaduto até a Contorno.

Outros viadutos da capital também apresentam problemas consideráveis, como ferragens expostas, camadas de proteção de concreto degradadas, rachaduras, vegetações brotando nas estruturas, infiltração e umidade. Um estudo realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), em 2008, apontou que os viadutos de Nazaré, Marta Vasconcelos, Fonte Nova, Ogunjá, dos Engenheiros (Avenida Bonocô) e Mascarenhas de Morais também precisam de obras emergenciais de recuperação.

De acordo com o engenheiro e presidente do Sinaenco na Bahia, Claudemiro Santos, a falta de manutenção em obras públicas é um problema nacional grave. “A manutenção constante de obras como essa pode gerar uma economia enorme para os cofres públicos, além de representar um benefício para a população que não terá que correr riscos ou sofrer com interdições”, afirmou.

Fonte: A Tarde
READ MORE - Salvador: Ônibus que passam pelo Viaduto da Gamboa terão itinerários alterados

Recife: Problemas parecem não ter fim na avenida Conde da Boa Vista


A principal avenida do centro do Recife é a Conde da Boa Vista. A avenida é referência para o comércio, para os estudos e também é onde muita gente mora. Os problemas parecem não ter fim.Barulho, sujeira, paradas de ônibus apertadas onde os passageiros não conseguem ver os coletivos que estão vindo.

Motoristas têm dificuldade em parar nos pontos. Noventa e uma linhas de ônibus passam pela avenida. As calçadas e abrigos estão quebrados e sem iluminação. Os ambulantes passeiam livremente na gigante de concreto, onde também falta de sinalização na pista de duas faixas e 1,7 quilômetro. Mais de 40 mil veículos e 11 mil pessoas circulam por dia na avenida.

Em 1756, era um terreno alagado por onde ninguém passava. Depois de aterrada, foi inicialmente batizada de rua Formosa, devido à beleza do local. Hoje, quase três séculos depois, basta olhar em qualquer parte para perceber que a formosura não se aplica à avenida, que o nome ficou no passado.

ÔNIBUS
Há dois anos, a Prefeitura do Recife inaugurou o Corredor Leste-Oeste, com trecho exclusivo para a circulação de ônibus e que custou quase R$ 15 milhões. A ideia era diminuir o tempo de espera e facilitar a vida dos passageiros, mas, para eles, a situação piorou.O espaço que serve como acesso dos pedestres para a calçada na Conde da Boa Vista está sem nenhuma sinalização. À noite, a situação é pior. Na volta para casa, para chegar aos pontos de ônibus, os pedestres precisam driblar os ambulantes e preparar os ouvidos. “Fica um tumulto muito grande. Todos eles ficam gritando, uma zuada arretada. É horrível”, reclamou o estudante Tiago Dantas.Paradas lotadas de passageiros e dificuldades. As tabelas que serve para identificar as paradas de ônibus estão quase sempre danificadas. Turistas têm dificuldade de pegar ônibus. “Faz até vergonha você trazer um turista para a Conde da Boa Vista”, disse a funcionária pública Marlúcia Andrade.

ILUMINAÇÃO
Outro problema é a falta iluminação em boa parte dos abrigos, que diferentemente dos outros espalhados pela cidade não são mantidos pelo Consórcio Grande Recife e, sim, pela Emlurb. Por toda extensão da Conde da Boa Vista é fácil também encontrar partes quebradas da divisória das pistas.Essas partes quebradas acabam sendo usadas como passagem pelos pedestres, que correm risco de serem atropelados. O que no passado já foi um dos cartões postais do Recife, hoje é um retrato em cores do abandono. “Se você percorre o corredor, vai ver o mesmo cenário. É a decadência”, falou o estudante Josenildo Barros.



READ MORE - Recife: Problemas parecem não ter fim na avenida Conde da Boa Vista

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960