Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Série Transporte pelo Mundo na Cidade de Madrid

sábado, 26 de junho de 2010


Ônibus são facilmente identificáveis como eles são vermelhos, com exceção para aqueles que operam com gás natural, que são azuis. A maioria dos veículos oferecem acesso para deficientes e pessoas com dificuldades de mobilidade, todos têm ar condicionado, que é essencial durante o verão quente Madrid.
EMT ônibus funcionam todos os dias da semana 06h00 - 23:45. Freqüência depende da hora do dia e da linha de ônibus, e pode variar entre 5 e 15 minutos. Partir de 11,45 horas, uma rede de 25 rotas de ônibus à noite entra em funcionamento - os ônibus são comumente conhecidas como 'corujas'. O ônibus terminal para esses ônibus está localizado na praça central de La Cibeles.
Você deve entrar no ônibus na frente. Ao lado do condutor, não há máquina onde você deve inserir o seu bilhete para que ela seja cortada. No ônibus, os bilhetes são válidos para uma viagem única e para mudar as rotas que você deve comprar outro bilhete. Na maioria das paragens de autocarro, há uma plano da cidade, onde você pode verificar as rotas de ônibus.
Várias linhas de autocarro EMT percorrer o centro histórico da cidade, que é por isso que é aconselhável usar o ônibus para viagens curtas. Se você quisesse ver toda a cidade, sugerimos que você use certas rotas EMT, tais como a Circular ou "C" de rota, que gira em torno do centro da cidade, ou o número 27, que vai para baixo de todo o comprimento do Paseo del Prado -Recoletos, via Castellana, a principal avenida da cidade.



Madrid tem uma rede de transportes bastante vasta e completa. Os vários meios de transporte, e respectivas infrastruturas, estão organizados de forma a reduzidir substancialmente o trânsito automóvel na capital, possibilitando uma rápida circulação, quer de quem circula dentro da cidade, quer de quem se desloca desde a periferia. O metro, o comboio e os ônibus são os mais importantes transportes públicos.

Apenas nos últimos oito anos, 111 quilômetros de novas linhas foram construídas, que incluem 63 estações que podem ser acessados por elevador. A rede de metro é actualmente a quinta em uma escala global de comprimento, 176 quilômetros, eo número de estações, 161.
O metro está aberto todos os dias da semana 6h00-1h30, apesar de algumas estações e as entradas têm horários limitados. Freqüência trem depende da linha, a hora do dia, e o dia da semana, e pode variar entre cada três minutos na hora do rush a cada cinco minutos, o resto do dia. At night, frequency drops to every 15 minutes. À noite, cai a freqüência a cada 15 minutos.
Você pode acessar o Underground, inserindo o seu bilhete nas máquinas nas salas de bilhete. Você pode mudar quantas vezes quiser entre linhas com o mesmo bilhete.
Passageiros que estão acostumados a viajar de metro não vai encontrar a rede Madrid particularmente difícil de usar. Cada linha é marcada com uma cor e um número e você não tem que caminhar muito para mudar de linha. Não é aconselhável viajar durante a hora do rush, 07h30-09h00, enquanto a multidão pode tornar a sua viagem desconfortável. O Metro de Madrid é seguro graças à presença de guardas de segurança e câmeras, mas, como em outras cidades, é aconselhável para os passageiros para cuidar de seus pertences pessoais.

O metro de Madrid serve os mais de três milhões habitantes e é uma das redes em maior expansão em todo o mundo. Tem uma ligação à rede que serve a zona sul da cidade, a Metrosur, e é actualmente o segundo maior sistema de metropolitano da Europa ocidental, sendo o primeiro o de Londres. É uma das maiores redes de metro do mundo, tanto pela sua extensão como pelo número de estações. Conta com 316 estações em 12 linhas mais um ramal. O sistema esta com 317 km de vias e opera 1.594 vagões (1.059 motrizes e 535 reboques).
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Série Transporte pelo Mundo Chega a Cidade de Londres


O sistema de transporte público em Londres é um dos mais eficientes do mundo. O mais usado é o metrô ou “tube”, como o chamam os londrinos. Esta é a rede de transporte subterrâneo mais antiga do mundo e conta com 12 linhas e mais de 275 estações e cerca de 400 km de milhas espalhadas por toda a cidade. Apenas no centro de londres há 63. Com esta malha de metrô fica fácil o deslocamento em Londres, pois sempre haverá uma estação perto de onde queira ir.

Todas as estações têm placas grandes e visíveis, e nelas se pode conseguir um mapa com todas as demais estações e rotas das linhas do “underground” para que possa consultá-lo quando necessitar.
A rede de metrô de Londres está dividida em seis diferentes “zonas” que aparecem no mapa como circulos. A zona 1 (circulo central) representa o centro da cidade e quanto mais se distancia dela, mais zonas se percorrem e mais caro fica o trajeto. É mais barato viajar nas zonas 3, 4, 5 e 6 que nas zonas 1 e 2, mas é exatamente nestas duas zonas que estão as maiores atrações da cidade e a própria “city”, o centro de Londres, a antiga Londres. Seja como for, quando se viaja de metrô é necessário pagar por cada zona que passar.
Cada linha se diferencia por sua cor e seu nome, Geralmente só necessitamos saber qual linha tomar e de onde fazê-lo. Nas estações haverá sempre a indicação da direção dos trens como “eastbound” (direção leste), “westbound” (direção oeste), “northbound” (direção norte) ou “southbound” (direção sul), dependendo do trajeto do trem e a localização da estação para qual se vai. Os trens que no mapa vão da esquerda para direita são “eastbound”; da direita para esquerda “westbound”; de cima para baixo “southbound”; e de baixo para cima “northbound”. Além disso, na parte frontal do trem e no letreiro luminoso da plataforma se poderá ver o destino, indicado pela última parada desse trem, ou o final da linha.
O metrô não funciona nas 24 horas do dia. Começa a circular entre as 05h15min e 06h15min da manhã de segunda a sábado, e o último trem sai do centro de Londres ã meia-noite. Nos domingos, o primeiro trem sai as 07h00min da manhã e o último sai do centro de Londres entre as 23h00min e 23h30min. A hora do primeiro e do último trem depende da linha, da estação, da direção e da última parada.
As tarifas do tickets variam, sendo mais caras ou mais baratas dependendo da hora do dia em que se viaja. São sempre mais baratas depois das 09h30min (peak e off-peak respectivamente). As horas mais congestionadas são quando as pessoas se dirigem para o trabalho, pelas manhãs das 08h00min e 09h30min e a tarde , das 17h00min e 18h30min.
Se precisar fazer várias viagens, o melhor é comprar um passe diário, ou o “daily Travelcard” para uma zona determinada. A vantagem é que o Travelcard pode ser usado indistintamente para a rede de metrô, trens urbanos e ônibus, sendo que para o ônibus não vale o sistema de zonas, ou seja, o passe vale para toda Londres. O Travelcard pode ser comprado para um dia, uma semana ou um mês, sendo mais barato quanto maior sua duração.
Se você pretende ficar uma semana ou mais em londres é mais vantajoso comprar um Oyster card por £3 antes de viajar. O oyster card pode ser comprado em qualquer estação de metrô ou trem com a vantagem de que você pode reutilizá-lo, ou seja, recarregá-lo com quanto crédito desejar e também comprar passes diários, semanais, mensais e anuais. Além disso, as passagens são mais baratas quando compradas através dele. Para se ter um exemplo, uma passagem única de ônibus custa £2, mas você pode pagar apenas £0,90 se comprá-la com o oyster card.

Ônibus

O ônibus de Londres é um dos London 's principais ícones, o arquétipo traseiro vermelho de entrada de duplo-deck Routemaster sendo reconhecido no mundo inteiro. Embora o Routemaster já foi amplamente eliminados do serviço, com apenas duas rotas do património continuam a utilizar os veículos, a maioria dos autocarros em Londres ainda são vermelhos e, portanto, o ônibus vermelho continua a ser um símbolo da cidade.

A maioria dos autocarros locais dentro de Londres formar uma rede gerida pela London Buses,um braço do Transport for London, embora a maioria dos serviços são operados pelo setor privado as empresas sob contrato com a London Buses. Com a introdução da taxa de congestionamento de Londres em Londres e em horários de pico, porque o metrô está operando na capacidade máxima, o serviço de ônibus muitas melhorias foram realizadas, e serviços de autocarros central estão actualmente a beneficiar de uma espécie de ressurgimento.
Embora a entrada traseira duplo-deck Routemaster é o ônibus de Londres arquetípica, os números têm diminuído muito rapidamente devido à sua idade (o mais velho estão agora mais de 50 anos), a sua incapacidade para aceitar a cadeira de rodas ou carrinhos de bebé , e sua exigência de uma duas pessoas da tripulação. Conforme descrito abaixo, Routemasters estão restritas a duas rotas do património. Todos os outros serviços de ônibus locais são agora operadas por ônibus moderno com piso baixo, que pode ser de um único pavimento ou double-deck. Alguns dos ônibus baralho são articulados e conhecidos localmente como autocarros articulados. Bendy ônibus têm três conjuntos de portas, e os passageiros com bilhetes da estação ou cartões Oyster podem embarcar autocarros articulados utilizando um conjunto de portas.


A maioria dos ônibus que operam em Londres tem dois conjuntos de portas, e embarcar no ônibus com a porta da frente e saia pela porta traseira, enquanto que alguns ônibus em rotas menos ocupadas têm apenas uma porta. Todos estes ônibus estão em conformidade com o Disability Discrimination Act, e pode aceitar passageiros em cadeiras de rodas e outros deficientes de mobilidade dos passageiros.
Algumas linhas de ônibus local na área externa de Londres atravessar a fronteira de Londres. serviços de ônibus de Londres que cruzam a fronteira tem padrão de ônibus vermelhos, e praticam tarifas de Londres, pelo menos dentro do limite. Ônibus fora de Londres que se cruzam em Londres estão em seus esquemas de operadores própria cor, e não pode aceitar as tarifas de Londres, mesmo dentro do limite.
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Fortaleza: 10% da frota de ônibus ficaram nas garagens

sexta-feira, 25 de junho de 2010


No primeiro dia de funcionamento dos terminais após a greve, população se depara com velhos problemas.

Após 16 dias de uma desgastante greve dos motoristas, fiscais e cobradores, o movimento nos terminais ainda não se normalizou. De um lado, quase 10% da frota não circularam, já que teve que ficar nas garagens sofrendo reparos. Por outro, algumas linhas de ônibus apresentaram superlotação de manhã cedo.

Alguns usuários ainda ressabiados com todo o sofrimento enfrentado no período de paralisação e que não têm urgência em resolver problemas na cidade preferiram aguardar pela próxima semana para sair de casa.De acordo com a Empresa de Transporte Urbanos de Fortaleza (Etufor)comunicou que no início da manhã, das 6h17 às 8h20, 86% da frota estavam operando, quando, em dias normais, deveria prevalecer um índice próximo a 95%.

Já o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) assegurou que o movimento tinha sido normalizado. A ausência de alguns coletivos deveu-se ao fato de eles estarem sofrendo reparos nas garagens, após terem sido danificados nas ruas e avenidas e que, no decorrer do dia, voltariam a circular."A greve acabou; o sufoco, não, infelizmente". O depoimento é do ajudante de obras Horácio Miguel Sales. Ele era um dos milhares de passageiros que frequentaram ontem o Terminal do Siqueira.

Horácio teve grande dificuldade de pegar cedo o coletivo que faz a linha Siqueira/José Bastos."Aqui só tem uma vantagem: tanto faz ter greve como não, a confusão é sempre a mesma", reforçou Sales de forma irônica. Fiscais do terminal explicaram que esse tipo de problema ocorre por falta de educação e paciência de algumas pessoas. "Tem quente que não aguarda a sua vez e invade a fila quando o ônibus chega. Fica difícil para a fiscalização controlar todas as filas", garantiu um funcionário da Etufor que pediu para não ter o seu nome citado.

Outras linhas também apresentaram uma demanda bem maior do que as demais. Foi o caso da Siqueira/Papicu, via 13 de Maio. O estudante de Educação Física Romário Ximenes Júnior reclamava. "É lamentável a gente constatar que, num dia, as pessoas criticaram a greve e, agora, agem de forma deseducada, sem respeitar as filas nos terminais de ônibus".

Fonte: Diário do Nordeste
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Tarifa de ônibus em Manaus volta a R$ 2,10 neste sábado


O Tribunal de Justiça do Amazonas negou o recurso dos empresários contra a decisãoda juíza Maria Costa, e a passagem terá uma nova queda.
Por determinação judicial, a a partir deste sábado a passagem volta a ser Por determinação judicial, a a partir deste sábado a passagem volta a ser
Apartir das 10 horas deste sábado, as empresas de transporte coletivo estão obrigadas a cobrar a tarifa de R$ 2,10. Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), o desembargador Domingos Chalub negou recurso do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amazonas (Sinetran) contra a redução do preço da tarifa de ônibus determinada pela juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal, Maria Costa de Andrade.
Por meio de um ofício, assinado pelo prefeito em exercício, vereador Luiz Alberto Carijó (PTB), a Prefeitura informou ao Sinetram sobre a redução do valor da passagem. O decreto que determina o reajuste da tarifa deve ser publicado na próxima terça-feira, informou a Semcom.
A magistrada Maria Costa de Andrande suspendeu o decreto de aumento da passagem de ônibus para R$2,25, determinado pelo prefeito Amazonino Mendes, no dia 10 de junho, mediante o acolhimento da Ação Civil Pública do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM).
A assessoria do Sinetram informou que vai cumprir a determinação. O recurso impetrado no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) pelo sindicato contra a decisão da magistrada deu entrada ao meio-dia da última quinta-feira. O Sinetram alegava que a liminar fere a economia pública por inviabilizar o pagamento salarial dos funcionários das empresas.

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Metrô Rio terá esquema especial para jogo do Brasil na segunda-feira


A concessionária Metrô Rio vai antecipar o esquema adotado nos horários de pico nesta segunda-feira, dia do próximo jogo do Brasil na Copa. A partir das 13h, duas horas e meia antes da partida, haverá reforço de agentes de segurança e bilheteiros nas principais estações. Além disso, a empresa promete colocar o máximo de composições em circulação, para atender a demanda. As linhas de integração Metrô Na Superfície e Expressa acompanham o esquema, operando com toda a frota.
Um telão de 180 polegadas (3,66m X 2,74m) será montado no espaço de eventos da estação Carioca, próximo ao acesso da Avenida Chile, para quem trabalha no Centro e não for liberado para assistir à partida em casa poder acompanhar todos os lances do jogo.

Fonte: O Globo
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DF: Após a greve, vem aí o aumento de passagem


A greve dos rodoviários chegou ao fim ontem. Depois de mais de dois meses de negociação, empregados e patrões chegaram a um acordo, mediado pelo governo, na madrugada. A categoria reivindicava 20% de aumento, mas aceitou a proposta de 9% de reajuste, que incide sobre o salário, (1) a produtividade, a cesta básica e o tíquete-refeição. Quem ainda não sabe se pode respirar aliviado é o passageiro. Após passar pelo sufoco de três dias e meio sem ônibus nas ruas, o usuário do transporte coletivo já se preocupa com outro problema: a possibilidade de aumento na tarifa, uma das mais caras do país. De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do DF, Wagner Canhedo Filho, para cobrir apenas a correção concedida a motoristas e cobradores, seria necessário um acréscimo de cerca de 4,5% nas passagens de ônibus.

O reajuste, no entanto, ainda não está confirmado. Qualquer alteração no preço da passagem de ônibus será decidida pelo Governo do Distrito Federal. Um comitê gestor foi formado para analisar as planilhas de gastos e lucros das empresas, feitas pelos próprios patrões. Por enquanto, o governador Rogério Rosso (PMDB), que mediou as negociações trabalhistas da categoria, descarta o aumento. Segundo Wagner Canhedo Filho, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do DF (Setransp), o governo se comprometeu a dar uma resposta dentro de 30 dias. O prazo começou a correr na última quarta-feira. “O que o estudo apontar será feito. Se a auditoria comprovar a necessidade, as tarifas serão reajustadas. Mas se apontar o contrário, pode haver redução no valor das passagens, independentemente de autorização do GDF. Mas eu tenho confiança absoluta que a planilha vai comprovar o nosso deficit”, prevê Canhedo.

Além do impacto de 4,5% do reajuste salarial, os patrões alegam operar com um deficit de 28% no sistema, e, para supri-lo, seria necessária uma correção na tarifa da ordem de 38%, segundo eles. Somado ao aumento salarial concedido ontem, o preço final da passagem teria de ser 42,5% maior do que o praticado hoje. “Aumentar a passagem seria mais uma humilhação para quem depende do transporte coletivo para ir trabalhar. O preço já é alto e os ônibus vivem cheios”, reclama o auxiliar de almoxarifado Jucinei Torre dos Santos, 28 anos, morador de Planaltina. Ele conta que toda manhã se depara com coletivos lotados, que muitas vezes quebram no meio do caminho.

Fonte: Correio Braziliense
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Entrou em operação duplicação de pontos de ônibus para aliviar o tráfego no Corredor Rebouças


Entrou em operação no último sábado (19/6) a ampliação das faixas de parada do ponto de ônibus localizado no cruzamento das avenidas Rebouças e Faria Lima. Com o objetivo de diminuir o tempo de atendimento aos usuários na parada do Corredor Campo Limpo/Rebouças/Centro, os coletivos vão parar para embarque e desembarque dos dois lados da plataforma, duplicando a capacidade de atendimento nos dois sentidos da via.
Na situação atual, três ônibus cruzam o semáforo depois de realizar o atendimento na parada. Com a duplicação da área de parada dos ônibus, entre seis e oito veículos conseguirão cruzar a Avenida Faria Lima, diminuindo o tempo de viagem dos cerca de 350 mil usuários que circulam no corredor diariamente.

Cronograma da obra
O volume anormal de chuva que atingiu a cidade entre o fim de 2009 e março deste ano afetou o andamento das obras. Como resultado, as plataformas estão sendo entregues, mas uma segunda etapa da obra ainda está em andamento, contemplando a troca da cobertura do ponto. A estrutura atual, de 30 metros, será substituída por uma de 42 metros, aumentando a capacidade de atendimento aos usuários.

Pavimentação do Corredor Rebouças
Está em andamento na Secretaria Municipal de Transportes uma licitação para execução de obras de requalificação do Corredor Campo Limpo/ Rebouças/Centro. Em quase toda a sua extensão será aplicado piso rígido (concreto) para eliminar as ondulações motivadas pela aceleração e freada dos coletivos nas proximidades das paradas. As obras devem começar no segundo semestre de 2010.

Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Disposição dos pontos após o desmembramento:

LADO DIREITO
Linhas:
577T/10 Jd. Miriam - Vila Gomes
857P/10 Terminal Campo Limpo - Paraíso
6206/10 Jd. D'Abril - Terminal Bandeira
715M/10 Jd. Maria Luiza - Lgo. da Pólvora
775P/10 Jd. Guaraú - Metrô Ana Rosa
857R/10 Terminal Campo Limpo - Aclimação
8700/10 Terminal Campo Limpo - Pr. Ramos de Azevedo
8700/51 Terminal Campo Limpo - Est. da Luz

LADO ESQUERDO
Linhas:
702C/10 Jd. Bonfiglioli - Metrô Belém
702U/10 Butantã/USP - Term. D. Pedro II
7411/10 Cidade Universitária - Praça da Sé
7454/10 COHAB Educandário - Terminal Princesa Isabel
7458/10 Jd. Boa Vista - Estação da Luz
7458/21 Estação da Luz - Butantã
7545/10 Jd. João XXIII - Pr. Ramos de Azevedo
7545/21CDHU Butantã - Praça Ramos de Azevedo
7598/10 Parque Continental - Anhangabaú
7598/41 Rio Pequeno - Anhangabaú
778R/10 COHAB Raposo Tavares - Term. Princesa Isabel
778R/21 COHAB Raposo Tavares - Term. Princesa Isabel
7903/10 Jd. João XXIII/Educandário - Pr. Ramos de Azevedo

Fonte: SPTrans
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Ônibus a hidrogênio vai circular na Ilha do Fundão em julho


O ônibus a hidrogênio desenvolvido pela Coppe está sendo preparado para começar a circular, em julho, na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, Zona Norte do Rio. A equipe do Laboratório de Hidrogênio da Coppe está fazendo ajustes técnicos no veículo. Segundo a Coppe, o primeiro ônibus a hidrogênio com tecnologia 100% nacional é uma opção de transporte sustentável para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. No segundo semestre deste ano, ele fará uma linha regular na Zona Sul, que será operada por empresa selecionada pela Fetranspor.
O ônibus foi o primeiro de uma série desenvolvida no laboratório da Coppe. O segundo ônibus será elétrico híbrido a álcool e o terceiro exclusivamente elétrico. De acordo com a Coppe, até 2011, os três veículos vão circulando nas ruas do Rio e serão comparados aos ônibus convencionais. O ônibus participou de um rali durante o 10º Challenge Bibendum, no Riocentro, em maio. Ele concorreu na categoria veículos urbanos e venceu quatro dos seis quesitos: eficiência energética, emissão de gases poluentes, ruído e manobrabilidade.
O ônibus tem autonomia para rodar até 300 quilômetros e é movido a energia elétrica obtida de um conjunto de baterias ligadas na rede e complementada com energia produzida a bordo, por uma pilha a combustível alimentada com hidrogênio. Ele é silencioso e tem eficiência energética maior que os ônibus convencionais a diesel e com emissão zero de poluentes. Do seu cano de descarga, sai apenas vapor de água. O material é tão limpo que, se condensado, resultaria em água para consumo. O tamanho e a aparência são iguais a um ônibus convencional.
O veículo tem um sistema de recuperação de energia cinética semelhante ao utilizado pelos carros de Fórmula-1. A diferença é que, na F-1, o sistema é voltado para ganho de velocidade, enquanto que nos ônibus da Coppe, busca-se o aumento da eficiência energética e a economia de combustível. O projeto tem financiamento da Finep, Petrobras, CNPq e Faperj.

Fonte: O Globo
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