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Salvador: Poluição sonora supera limites impostos por lei e metrô irá piorar a situação

quinta-feira, 13 de maio de 2010


Não bastassem o atraso de dez anos para finalização de apenas 6,5 km de extensão e as denúncias de superfaturamento, as obras do metrô de Salvador não preveem estrutura de isolamento sonoro, o que pode agravar, caso a falha persista, os já elevados níveis de poluição sonora da região da Avenida Bonocô.
O diagnóstico é da arquiteta Débora Barreto, mestre em engenharia ambiental Urbana. Ela fez projeção acústica da área a partir da implementação do metrô. Os estudos apontam para acréscimo de seis decibéis (dB) nos ruídos da avenida, em trechos a menos de 30 metros do equipamento, com os trens rodando. A estudiosa defendeu dissertação de mestrado sobre o tema em 2007.
A projeção foi realizada a partir de medições do metrô de Brasília, cuja emissão de ruído a quatro metros de distância do trem chega a 97 dB. “É a mesma tipologia de implantação da via do metrô de Salvador, portanto, ruídos semelhantes”, explica Débora.
Como referência, Débora usou medição de 2006 do estatístico José de Jesus Araújo, hoje fiscal sonoro da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom). À época, o volume sonoro na Av. Bonocô tinha média de 79 dB.
Hoje, inclusive, tende a ser maior. Mesmo assim, 79 dB já é um nível muito acima dos permitidos pela NBR 10.151 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), de 45 dB para ambientes internos e 60 dB para externos. Também extrapolam os limites estabelecidos por lei municipal, uma média de 65 dB.
Níveis sonoros acima de 70 dB aumentam, por exemplo, os riscos de enfarte, provocam alterações do sistema auditivo e perda de 70% dos estágios profundos do sono, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Um aumento de seis decibéis, com o metrô, elevaria os níveis de poluição sonora na região para além dos 80 dB. “Acima de 80 dB, com seis horas de exposição direta, a pessoa pode sofrer de problemas auditivos”, pondera o otorrino Paulo Dórea.

Fonte: A Tarde online

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Feira de Santana: Passageiros reivindicam cumprimento de horário dos ônibus


Usuários do transporte coletivo urbano de Feira de Santana reclamam do atraso em algumas linhas do sistema. Segundo muitos passageiros, os usuários do serviço passam muito tempo no ponto a espera de um ônibus, outros dizem que nunca sabem os horários em que os carros passam.
A passageira Jaci Carla Melo afirma que várias vezes perdeu compromissos por conta desses atrasos. “Já cheguei a ficar uma hora e vinte minutos esperando o ônibus que faz linha para o bairro Nova Esperança e Feira IX. Os ônibus atrasam e, quando passam, estão sempre cheios. Já cheguei atrasada no trabalho e perdi compromissos por causa disso”, relata.

“Já são 17 horas e estou desde 16h25h esperando o ônibus do Aviário. Uma vez passei uma hora no ponto esperando por ele e quando vem está muito cheio. Temos que esperar muito pelo ônibus do Aviário. Já cheguei atrasada várias vezes no trabalho por causa do atraso do carro”, diz Joseleide Figueredo, enfatizando que a empresa responsável pela linha não tem a preocupação de deixar a população informada sobre os horários dos ônibus.

Justificativa

O gerente da empresa de ônibus 18 de Setembro, Rock Gomes, afirma que os atrasos não são significativos e que fatores externos podem colaborar para que eles aconteçam. Ele também alega que a população pode ficar atenta aos horários disponibilizados nos carros e que assim passará menos tempo à espera do transporte. Porém, nossa equipe identificou que o ônibus da empresa 18 de Setembro, placa JRN 8273, que faz a linha Feira X /Terminal Central, não apresenta o mapa de horário no vidro localizado atrás do banco do motorista.

“Às vezes o ônibus pode atrasar por conta das condições do solo, em tempo de chuva isso acontece muito. É claro que devemos levar em consideração a melhoria da pavimentação urbana realizada pela Prefeitura, mas as chuvas podem destruir o solo. Quando o piso fica danificado é mais fácil que um pneu fure ou um carro quebre e até para que outro carro chegue ao local para substituir o quebrado requer um certo tempo”, explica o gerente da empresa.

Fonte: Folha do Estado

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Cresce o serviço de van e mototáxis nas cidades


Vans e mototáxis são os meios de transporte cada vez mais usados nas cidades. É o que aponta a pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Segundo o levantamento, em 2008, 59,9% dos municípios tinham serviço de transporte de van e 52,7%, de mototáxis. Em 2009, esse índice aumentou para 66,7% e 53,9%, respectivamente. Mesmo entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, o percentual é maior comparando os dois anos – houve um aumento de 3,9 pontos percentuais no serviço de mototáxi e passou de 73% para 80% o transporte por vans nesses municípios.
Percebe-se, porém, uma maior presença no serviço de mototáxi nas cidades com população entre 20 mil e 100 mil habitantes, onde o percentual chega a 71,8%.
Para Gilberto Almeida dos Santos, presidente da Federação Brasileira dos Motociclistas e Ciclistas Profissionais (Febramoto), o aumento do número de mototaxistas no País vem para suprir problemas de governos e prefeituras. . "A categoria nasceu pela deficiência do transporte de qualidade. Muitas cidades pequenas só têm essa opção de locomoção. E ainda é um transporte mais barato. Sou nordestino e sei que em muitas cidade de lá, as motos estão substituindo o transporte animal".
A profissão de mototaxista foi sancionada no ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pela lei federal, os municípios têm autonomia para regulamentar a profissão de mototaxista. O assunto ainda é polêmico entre os gestores - principalmente nas grandes cidades. Em São Paulo, por exemplo, prevalece uma lei de 1998 que proíbe o uso de motos para o transporte remunerado de passageiros. No Rio de Janeiro, onde o serviço também é proibido, estima-se que quase 2 mil mototaxistas trabalhem de forma ilegal.
O presidente da Febramoto concorda com a proibição da regulamentação da profissão de mototaxistas em grandes centros urbanos. "Nas cidades pequenas tudo bem. Mas nas cidades grande é muito perigoso. Em São Paulo temos 800 mil motos trafegando. Seriam 1,6 milhão de pessoas em uma condição que hoje é de risco", afirmou Santos.

Fonte: Ultimo Segundo
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Metrô está presente em 15 cidades com mais de 50 mil habitantes


Um estudo divulgado nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que apenas 15 cidades brasileiras, todas com mais de 50 mil habitantes, contam com transporte por metrô, do total de 5.565 municípios do país. A pesquisa aponta ainda que, entre 2008 e 2009, houve crescimento no número de cidades com transporte por ônibus intermunicipal, e que só em 29,2% dos municípios brasileiros os critérios de acessibilidade em ônibus são considerados.

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) considera dados de 2009. Os números foram obtidos por meio de questionários respondidos pelas prefeituras.

Segundo o IBGE, considerando os tipos de transporte existentes nos municípios, com exceção do transporte coletivo por ônibus, entre 2008 e 2009 cresceu o número de municípios com transporte por barco (de 10,5% para 11,3%), mototáxi (de 52,7% para 53,9%), trem (de 1,5% para 3%) e van (de 59,9% para 66,7%). Houve um decréscimo apenas nos municípios com transporte coletivo por táxi, passando de 81,5%, em 2008, para 80,8%, em 2009. O percentual de municípios com transporte por metrô se manteve o mesmo: 0,3%.

Do total de municípios brasileiros, o transporte por barco tem grande relevância na Região Norte, de acordo com a pesquisa, por se tratar de uma região onde o transporte fluvial se faz muito presente.

No caso do metrô, o serviço está presente apenas nos municípios com mais de 50 mil habitantes, por se tratar de um transporte de massa, que precisa de um volume de investimento grande e com retornos financeiros de longo prazo.

Ainda de acordo com o IBGE, no Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal o metrô é subterrâneo em grande parte de seu percurso. Nos demais municípios, apenas de superfície.
Fonte: G1, em São Paulo
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Maceió: SMTT informa mudanças de horário de ônibus


A SMTT informa aos cidadãos maceioenses que a linha 072 – Gama Lins/Centro -via Colina/João Sampaio/Sanatório será substituída aos sábados, domingos e feriados pela linha 813- Int. Gama Lins/Colina dos Eucaliptos/Ceasa.

  • Horários:
    Sábados: 05:00; 05:30; 06:00; 06:30; 07:00; 07:30; 08:00; 08:30; 09:00; 09:30; 10:00; 10:30; 11:00; 11:30; 12:00; 13:00; 14:00; 15:00; 16:00; 17:00; 18:00; 19:00; 20:00; 21:00; 22:00.
    Domingos e feriados: 05:00; 05:30; 06:00; 06:30; 07:00; 07:30; 08:00; 08:30; 09:00; 09:30; 10:00; 10:30; 11:00; 11:30; 12:00; 13:00; 14:00; 15:00; 16:00; 17:00; 18:00; 19:00; 20:00; 21:00; 22:00.
Fonte: O Jornal
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Aumento nas tarifas de ônibus de Bauru, valerá a partir de 12 de junho


O aumento médio de 5% na tarifa de ônibus em Bauru valerá a partir do dia 12 de junho. Nesta quinta, o prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) publica decreto no diário oficial da cidade autorizando o reajuste para as três empresas que exploram o sistema.
O maior acréscimo será para o pagamento de tarifa escolar integrada, que dá direito a usar dois ônibus. A tarifa passará de R$ 1,84 para R$ 1,95 (5,98%) mais cara. A passagem escolar sem integração era R$ 1,50 e vai para R$ 1,58.
A tarifa básica no cartão vai de R$ 2 para R$ 2,10. Em dinheiro, no ônibus, a passagem única vai de R$ 2,15 para R$ 2,25. A tarifa integrada normal valerá a partir do dia 12 de junho R$ 2,60, contra R$ 2,46 cobrados atualmente.
No mesmo decreto do aumento – que é anual –, o prefeito concede alguns benefícios para os usuários do sistema de ônibus. A grande novidade é a concessão do desconto de 25% no passe escolar para estudantes de até 25 anos. Atualmente, tal benefício só vale para menores de 18 anos.
Outro benefício é bônus com desconto de 10% no valor da tarifa nos horários com mais procura aos usuários com cartões cadastrados. Tal desconto só será possível para usuários do cartão fornecido pelas empresas. Esse bônus será permitido de segunda a sábado, das 9h30 às 11h30, e das 13h30 às 15h30.
O benefício não contempla domingos e feriados e o passe escolar.

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BH: Futebol, Inimigo Nº 01 do Transporte Público - Vândalos depredam 34 ônibus após jogo no Mineirão

A derrota do Cruzeiro para o São Paulo na primeira partida das quartas de final da Libertadores, nessa quarta-feira no Mineirão, terminou com 34 ônibus depredados, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra/BH).
Deste total, sete são da frota destinada pela BHTrans para transporte especial de torcedores. O prejuízo médio por veículo é de R$ 700. A maioria dos ataques ocorreu no Anel Rodoviário, nas avenidas Pedro II, Antônio Carlos e rua José Clemente, no bairro Floramar.
As linhas mais atingidas foram 8350 (Estação Barreiro/Estação São Gabriel), 330 (Estação Barreiro/Independência), 2004 (Bandeirantes/Pilar), 3503 (Santa Terezinha/São Gabriel), 2214 (Floramar), 8501 (Maria Gorett/Engenho Nogueira), 6350 (Estação Vilarinho/Estação Barreiro), 4405 (Coqueiros) e 601 (Nova York/Juliana).

Fonte: Uai Minas

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Em 2 meses, 65% dos coletivos fiscalizados no Rio tiveram que parar de circular


Ônibus que circulam pelas ruas do Rio em mau estado de conservação e com problemas na documentação estão na mira da prefeitura. Balanço divulgado ontem pela Subsecretaria de Fiscalização de Transportes revelou que, nos últimos dois meses, de 279 veículos fiscalizados, 65% foram retirados de circulação.

Desde fevereiro, quando começaram as operações diárias, 163 ônibus foram multados. Destes, 72 foram lacrados e 19, removidos para depósitos da prefeitura. Outros 72 foram lacrados e apreendidos. As principais irregularidades são pneus carecas, falhas no sistema elétrico, bancos soltos e vidros trincados e quebrados.
Somente nos primeiros 11 dias de maio, 112 ônibus foram vistoriados, e 66, retirados de circulação. Desse último grupo, 11 eram piratas — sem registro na Secretaria Municipal de Transportes. Em operação realizada ontem, fiscais flagraram cinco ônibus piratas, além de outros 11 veículos com problemas de conservação e documentação.
Na lista das empresas de ônibus campeãs em irregularidades, a liderança é da Viação Zona Oeste, seguida por Transportes Campo Grande, Rubanil, Breda Rio e Pégaso. Moradora de Bangu, a diarista Maria do Carmo Santos, 41, reclama da empresa Campo Grande. “São sujos e têm bancos quebrados”, enumera.
Segundo a Fetranspor, o processo de vistoria e licenciamento dos ônibus no Detran e na Secretaria Municipal de Transportes ainda está em curso. Ainda de acordo com a federação, o número de ônibus retirados de circulação representa menos de 2% da frota que atende o Município do Rio.

Fonte: O Dia online
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Florianópolis: Estudantes se acorrentam contra reajuste de passagem de ônibus


Estudantes de Florianópolis acorrentaram os pés durante protesto pelo reajuste da passagem de ônibus municipal, nesta quinta-feira (13), em frente ao prédio do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis), que funciona dentro do Terminal do Centro (Ticen). Segundo a Secretaria Municipal de Transporte de Florianópolis, há três formas de pagamento de passagens.
O reajuste da tarifa com uso do cartão Passe Rápido foi de R$ 2,20 para R$ 2,38 (8%) e de R$ 2,80 para R$ 2,95 (5,3%) para pagamento em dinheiro. A tarifa social, que tem linhas específicas para atender a usuários em bairros carentes, passou de R$ 1,50 para R$ 1,60 (6,6%), com uso do cartão Passe Rápido, e de R$ 1,80 para R$ 1,90 (6%) para pagamento em dinheiro (Foto: Susi Padilha/Diário Catarinense/Ag.RBS)
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Ônibus começam a circular com bagageiro em Belo Horizonte


O projeto de um aluno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promete facilitar a vida dos usuários do transporte coletivo de Belo Horizonte. Igor Alves Batista, que cursa o sexto período de engenharia mecânica, criou um bagageiro especial para os ônibus da capital, onde os passageiros podem acomodar bolsas, mochilas, sacolas e outros objetos pessoais.

O acessório é feito de liga de aço leve e fica acoplado no teto. Cinco ônibus - três da linha 4034 (Novo Dom Bosco/Savassi) e dois da linha 8405 (Palmares/Bela Vista) - começaram a circular em caráter experimental com o novo acessório nesta quarta-feira.

Os bagageiros têm aproximadamente três metros de comprimento e são abertos, o que, segundo o estudante, facilita a visualização dos pertences. Igor Batista também explicou que não há riscos de esquecimento ou roubo, já que boa parte dos usuários que utilizam o acessório ficam em pé, próximos aos objetos.

Estudos apontam que cerca de 41% dos passageiros pagantes dos ônibus carregam algum volume. Considerando as pessoas em pé, posicionadas após a roleta, o número de passageiros portando objetos atinge aproximadamente 72%. "Tendo mais ônibus com bagageiros transitando pela capital será possível ampliar o estudo, aprofundar melhor a percepção dos usuários sobre o projeto e até mesmo aperfeiçoá-lo", ponderou Igor.

Fonte: Uai - Minas
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São Paulo: Corredor metropolitano Taboão-Tucuruvi será finalizado em 2014


Depois de antiga promessa, o corredor de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que ligará a cidade à zona norte de São Paulo, já tem seu projeto executivo concluído e terá o primeiro trecho, que vai do Taboão ao Parque Cecap, pronto até junho do ano que vem. A previsão para o término do corredor prioritário, que irá do Taboão ao Tucuruvi, é 2014.
Ao todo, o corredor terá 20,5 quilômetros de extensão com terminais nos bairros Taboão, Parque Cecap, Vila Galvão e Tucuruvi. As obras para os três quilômetros do corredor entre Taboão e Parque Cecap, além dos terminais nos dois bairros, aguardam a contratação para serem iniciadas.

De acordo com o gestor de projetos da EMTU, Rogério Marcelino, o recurso representa uma melhor estruturação do transporte coletivo na cidade. Sobre a demora, Marcelino explicou, "há muito tempo a EMTU planeja o corredor, porém, só agora a empresa pode investir financeiramente no projeto". Ainda segundo o gestor, o corredor Taboão-Tucuruvi tem custo estimado em R$ 220 milhões, além dos cinco já gastos no projeto executivo.

A EMTU informou ainda que está prevista para 2011 a entrega do trecho de 13 quilômetros entre os terminais Cecap e Vila Galvão, além do terminal deste último. Em 2012, serão completados os 4,5 km do corredor, entre os terminais Vila Galvão e Tucuruvi. A empresa afirma que, em 2014, o corredor metropolitano estará concluído.

O corredor irá do Taboão, que terá terminal de ônibus na Marginal do rio Baquirivu com a rua Joaquina dos Santos, ao Tucuruvi, passando pelo terminal do Parque Cecap, que será construído na avenida Tancredo de Almeida Neves com a Monteiro Lobato, e pelo Centro, utilizando o Anel Viário e proximidades do Shopping Internacional de Guarulhos. O caminho irá cruzar a avenida Emílio Ribas, região da Vila Galvão, passando ainda sob a rodovia Fernão Dias e pelo bairro do Jaçanã, em São Paulo.

Na opinião da comerciante Kátia Tupinambá dos Santos, de 46 anos, este será um benefício aos munícipes, mas chegará atrasado. "Acredito que vai colaborar com o trânsito, porém, seria ainda melhor se já pudéssemos contar com o corredor em funcionamento", afirma Kátia.

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Recife: Terminal integrado do Barro está às escuras


Usuários do terminal integrado de passageiros do Barro estão preocupados com a falta de iluminação do local, eles contam que a única iluminação está nos corredores do Metrô, eles alegam falta de segurança, segundo o Usuário e seguidor do Blog Deyvson Thiago ''o terminal do Barro está aos escuros, passei por volta das 19:00hs e a única luz que tinha era na rampa do metrô e nada mais. Cadê a segurança dos passageiros? Imagina se fizessem arrastão pelo local? Será que a Celpe ou quem de direito vai fazer algo? E amanhã, vai ficar aos escuros de novo?''.

Vale Salientar que a iluminação deste terminal já é precária e com a falta dela já pode se imaginar como o terminal está sem esta iluminação, principalmente para os usuários das linhas alimentadoras que estão sendo desrespeitados pelo Consórcio Grande Recife, pois o lugar de Embarque e agora de Desembarque não tem estrutura nenhuma para comportar os passageiros, paradas sujas, sem iluminação, ao relento e nos fundos do terminal, sem bancos para os usuários e até pessoas idosas sentarem, falta de acessibilidade para pessoas com deficiência fisíca e falta de corrimão para organização das filas de Passageiros, na qual hoje prevalece a desorganização e o desrespeito na hora do embarque, sem falar que a última medida do Consórcio Grande Recife foi de mudar a área de desembarque que antes ficava na passarela do Metrô para o mesmo ponto de Embarque, ou seja, se estiver chovendo os passageiros tem que se molharem e ir correndo para não se molharem, pois o local de desembarque não tem estrutura suficiente para acomodar os passageiros que desembarcam, em breve teremos respostas do Consórcio sobre este problema.
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