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São Paulo: Marginal Tietê terá faixa para ônibus

quarta-feira, 5 de maio de 2010


A SPtrans, empresa que gerencia o transporte público na capital, vai oficializar uma faixa preferencial para ônibus em toda a extensão da Marginal do Tietê, nos dois sentidos da pista local, o que não havia antes da ampliação.

A faixa preferencial vai ser finalizada, segundo a Prefeitura, quando toda sinalização da marginal estiver concluída, o que está previsto para o final de agosto, segundo informou ontem a Dersa, empresa do governo estadual responsável pela obra e pela sinalização.
As placas informando a inclusão da faixa destinada ao transporte coletivo já estão instaladas em alguns trechos da marginal, mas os motoristas ouvidos pela reportagem parecem desconhecer o real significado delas.
De acordo com a SPTrans, os motoristas de veículos particulares podem utilizar a faixa preferencial, mas o que se espera com a demarcação é que os condutores tenham bom senso e só utilizem a faixa da direita da pista local para fazer a conversão ou onde houver interseção com outra via, deixando o espaço para os ônibus.
“Nem vi a placa indicando a faixa preferencial. E olha que passo aqui de duas vezes por dia”, disse a representante comercial Elisete Serrano, de 56 anos.
  • NÚMEROS - Por dia, transitam pela Marginal do Tietê ao menos 54 linhas de ônibus municipais e 83 linhas intermunicipais, transportando 370 mil passageiros. A via também recebe uma grande quantidade de fretados diariamente. Nos trechos mais carregados da marginal, entre a Via Dutra e Ponte das Bandeiras, estima-se que transitem 250 ônibus por hora.
    A vendedora Marcela Taira, de 26 anos, repetiu o discurso dos outros motoristas e disse que não percebeu a existência das novas sinalizações. “Nunca reparei”, afirmou ela, que também dirige mais de uma vez por dia na via.
    Apesar de reconhecer que a população tende a desrespeitar inicialmente a faixa preferencial, o representante comercial Carlos Cunha, de 47 anos, avalia que a medida beneficiará o trânsito. “Todos temos que contribuir para um trânsito melhor. O grande problema é fazer a população respeitar a nova medida”, disse.
    Quando anunciou a intenção de criar a faixa preferencial, em março de 2009, a Secretaria Municipal de Transportes justificou a medida como forma de tornar a viagem de ônibus mais rápida.

EDUCAÇÃO - Para o arquiteto e urbanista Cândido Malta Filho, a educação no trânsito é uma tarefa considerada difícil. Malta, que também é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), avalia que as pessoas só costumam seguir determinações se forem multadas. “A educação vinda pelo bolso é muito mais fácil.”
A nova pista central da marginal ajudou a reduzir em 44% o índice de lentidão na via, segundo medição da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Com a diminuição nos congestionamentos, a CET estima que 30 mil carros voltaram a usar a via.

  • QUEM TRAFEGAR PELO ESPAÇO NÃO SERÁ MULTADO - A faixa preferencial é destinada aos ônibus, mas quem trafegar por essa pista não será autuado. Já as faixas exclusivas, os corredores de ônibus espalhados pela cidade, são exclusivas dos ônibus ou táxis, que têm permissão para usá-los só com passageiro. Os corredores podem ser instalados na mão contrária à da via, o que não ocorre com as preferenciais.

Fonte: ZAP carros
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São Paulo: Ônibus não faz integração e usuário paga mais


O trajeto de Santana (zona norte de SP) até o Jardim Moreira, em Guarulhos (Grande São Paulo), custa R$ 2,95 para o passageiro que utiliza dois ônibus. Mas, para os usuários que fazem a integração no terminal Tucuruvi, o preço chega a R$ 5,90.
EMTU prevê devolução de dinheiro
Eles reclamam que, nas nove linhas que operam entre a capital e o município, o BOM (Bilhete Ônibus Metropolitano) não faz a integração entre o ônibus local de São Paulo e o intermunicipal. Com isso, em vez de pagar a primeira passagem inteira (R$ 2,65) e, na segunda, somente a diferença de preço (R$ 0,30 quando a passagem custa R$ 2,95), voltam a pagar o valor completo.
"Eu perdi R$ 40 e só percebi quando o BOM não passou mais", disse a operadora de telemarketing Maria dos Santos, 60 anos, de Guarulhos.
Um fiscal da empresa Vila Galvão, que não quis se identificar, afirmou que isso ocorre porque a catraca tem um sistema que indica "ida" ou "volta" do coletivo. Para ter direito à integração, e a pagar menos, o passageiro deve passar o BOM em duas catracas com a mesma indicação.

Fonte: Agora São Paulo
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Manaus: Acordo feito no MPT suspende a greve


O Sindicato dos Rodoviários e o das Empresas do Transporte Coletivo de Manaus (Sinetram) resolveram, na noite de ontem, encerrar a greve dos ônibus que já durava cinco dias na capital. Os dois sindicatos, numa negociação intermediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), chegaram a um acordo sobre o reajuste que será dado à categoria - 4% no salário, 10% no valor da cesta básica e 20% no valor do vale-alimentação.

Com isso, a paralisação de 100% da frota de ônibus, anunciada durante todo o dia de ontem, foi suspensa e o serviço de transporte coletivo voltará ao normal nesta quarta.

Reajuste de tarifa

O Sinetram informou que as propostas foram feitas ontem pela primeira vez porque os empresários “entenderam que o sistema caminhava para o colapso” e resolveram “fazer a sua parte”. Segundo o assessor jurídico Fernando Morais, a ideia é que eles reforcem, daqui para a frente, os apelos por um reajuste na tarifa de ônibus, solicitação que já foi oficializada na 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA).

Morais afirma que, desde 2007, a cláusula do contrato que prevê reajuste anual da tarifa não vem sendo cumprido e isso tem acarretado perdas aos empresários do sistema.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Josildo Oliveira, afirmou que o sistema de transporte coletivo deve operar normalmente nesta quarta.

Ele disse que a diretoria da entidade vai para a frente das garagens no início da madrugada avisar os cobradores e motoristas de que a paralisação foi suspensa. “Muitos trabalhadores que pegam no primeiro turno estavam dormindo quando a decisão foi tomada. Então vamos avisá-los nos locais de trabalho que a greve foi suspensa”, contou.

A reunião, ontem, contou com a presença do procurador-chefe do MPT, Jorsinei Dourado Nascimento, e durou sete horas: das 15h às 22h

Fonte: Amazonas Notícias
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Etufor: saída é priorizar os corredores


Ademar Gondim, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) recorre a uma história de família para explicar o problema do transporte em Fortaleza. ``Meu avô morava às margens do Rio Acaraú. Ele nunca saiu de lá. Meu pai veio pra cá e começou a trabalhar na rua 25 de março, no Centro. Ia caminhando para o trabalho. Hoje as pessoas moram distante do trabalho, os filhos estudam longe, há toda uma necessidade de mobilidade." Segundo Gondim, a explicação para o caos no sistema de transporte é simples: "As vias da cidade não estão preparadas para o crescimento de veículos.

O metrô de Fortaleza deveria estar operando desde 2005. Houve um atraso desde a década de 1990. Estamos pagando esse preço hoje". Por fim, como desafio, vem a questão da disciplina na organização da rede de transportes. "Nós temos que tirar os veículos particulares das ruas. E temos que priorizar os corredores para os ônibus. Do que adianta colocar mais ônibus na Santos Dumont às 18 horas?``, questiona.

De acordo com o presidente, mesmo que Fortaleza venha mantendo uma das menores tarifas de ônibus do País, uma larga faixa da população ainda permanece impossibilitada de usar os ônibus no seu deslocamento diário. Dados da Etufor mostram que somente 15% das classes D e E, que representam quase 50% da população da Capital, são usuários de ônibus.

Entre 2004 e 2008, houve aumento no número de pagantes no sistema de transporte urbano. Nesse período, a tarifa manteve-se ao custo de R$ 1,60. Em 2008, Fortaleza registrou 308.408 pagantes. No ano seguinte, com o aumento da passagem de ônibus para R$ 1,80, esse contingente diminuiu para 302.147.

Fonte: O Povo
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São Paulo: Abertas inscrições para 51 vagas de aluno aprendiz da CPTM


Estão abertas, até 10 de maio, as inscrições para o Concurso Público Aluno Aprendiz da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos]. As 51 vagas são para a formação de Técnico em Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte Sobre Trilhos [16], de Técnico em Sistemas Mecânicos de Transporte Sobre Trilhos [16] e para Assistente Administrativo [19] no Curso de Aprendizagem Industrial, do Centro de Formação Profissional Eng° James C. Stewart, mantida pela CPTM, em convênio com o Senai.

As inscrições poderão ser efetuadas pelo site http://www.conesul.org/ até a meia-noite de 10 de maio de 2010. Após a efetivação da mesma, o candidato deverá imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa de R$ 12,40 em qualquer agência bancária. Caso haja impossibilidade de acesso à internet, os candidatos devem procurar Postos de Atendimento do "Acessa São Paulo" e Telecentro.

Os interessados nos cursos de Sistemas Eletroeletrônicos e Sistemas Mecânicos terão como pré-requisito data de nascimento de 02/08/1988 a 02/08/1993 e os candidatos ao curso de Assistente Administrativo data de nascimento de 02/08/1990 a 02/08/1992. Todos os devem ter o Ensino Médio concluído.

Os Alunos Aprendizes dos cursos técnicos de Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte Sobre Trilhos e Técnicos em Sistemas Mecânicos de Transporte Sobre Trilhos terão formação de 24 meses. Já os alunos do curso de Aprendizagem Industrial Assistente Administrativo receberão formação no período de 12 meses.

Os candidatos dos dois primeiros cursos deverão ter disponibilidade dos seguintes horários: durante a fase escolar, das 7h às 11h e das 12h às 16h e, durante o período de Estágio, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os candidatos do último curso terão que dispor do horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Na condição de Aluno Aprendiz, a CPTM pagará um salário mínimo no primeiro ano e um salário mínimo e meio no segundo. A escola mantida pela CPTM tem convênio com o SENAI e a contratação ocorrerá sob o regime CLT [Consolidação das Leis do Trabalho] e Legislação pertinente.

Fonte: CPTM
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Manaus: Greve continua e quem sofre é a população


Um impasse entre os Sindicatos dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário (STTR) Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Amazonas (Sinetram) pode prejudicar os usuários do transporte coletivo por mais 15 dias. Na tarde de ontem, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), tentou em vão, selar um acordo entre as entidades.

No início da greve, na última sexta-feira, dia 30, o Poder Público revelou que a manifestação dos rodoviários tinha cunho político e não iria interferir na situação, que envolvia apenas empregador e empregado. Na tarde de ontem a Prefeitura voltou atrás e ‘pediu ajuda’ a Federação das Cooperativas do Tranporte Executivo do Estado do Amazonas (Fecotram), que a partir de hoje coloca 52 veículos a mais nas ruas.

Durante audiência realizada às 16h de ontem na sede do TRT do bairro Praça 14, Zona Sul, a desembargadora Luiza Maria Falabela Veiga, apresentou uma proposta de um reajuste salarial para categoria dos rodoviário em 5%, mas a decisão não foi aceita pelo Sinetram. “Estamos trabalhando no limite da cota.

Ano passado houve reajuste de salários e diminuição da passagem. Se aceitarmos esse acordo é melhor devolver os coletivos para financeiras. Essa proposta é como um coberto pequeno, se pudar de para um lado, descobre do outro”, comentou. A categoria dos rodoviários pleiteia o reajuste salarial de 10%, mais participação nos lucros e resultados, a inclusão de plano odontológico, o aumento no valor da cesta básica e ticket refeição saindo dos atuais R$ 286,00 para R$ 390,00, além da redução da jornada de trabalho de 7h20 para 6h. Atualmente, o motorista recebe R$ 1.449,00, e o cobrador R$ 724,00.Passado quatro dias de paralisação, o único acordo que está sendo cumprido é da cota de funcionamento do transporte.

A determinação da Justiça é que nos horários de pico, entre 5h e 9h da manhã e entre 16h e 19h, cerca de 60% da frota esteja rodando, após esse horário, apenas 40% dos carros estará nas ruas.A desembargadora Luiza Falabela, acredita que a categoria dos servidores está correta em reivindicar melhorias salariais, mas acredita que a paralisação dos serviços já se tornou desnecessária. “ No meu entendimento esse greve já perdeu o sentido. Tenho certeza de que o Poder Executivo vai buscar a melhor proposta para todos”, disse.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Josildo Oliveira, informou que a categoria não irá ceder e a previsão é que o transporte coletivo fique paraliado ainda por 15 dias.Na audiência de ontem ficou decidido apenas, que na próxima segunda-feira, dia 10, às 9h, uma nova audiência de instrução de julgamento será realizada no TRT, mas o advogado do sindicato, Ricardo Lemos, informou que nenhum acordo deverá ser fechado neste novo encontro. Enquanto nenhum dos lados decide ceder, a população enfrenta a falta de ônibus nas paradas.

Manaus tem melhor salário para motoristas
Manaus é, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, a capital brasileira que paga melhor aos motoristas do transporte coletivo, com salário nominal de 1.449,59, para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais. Os dados da categoria constam no site com última atualização em 2 de março de 2010.

Atrás de Manaus, estão Porto Alegre e São Paulo, com vencimentos de R$ 1.433,99 e R$ 1.416,76, respectivamente. A diferença é que Porto Alegre possui jornada de 43h semanais e São Paulo de 42h e nas duas localidades os motoristas recebem o tíquete alimentação. Segundo a entidade, as informações foram prestadas por sindicatos e entidades regionais.

Já no caso dos cobradores, o salário nominal destes trabalhadores em Manaus é de 724,72, perdendo para Porto Alegre (R$ 861,52) São Paulo (R$ 817,61), Cuiabá (R$ 795) Florianópolis (R$ 782,19) e ainda Campo Grande (R$ 737,80).

Fonte: Em Tempo
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