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Nova linha garante atendimento à comunidade de São Lourenço da Mata-PE

sexta-feira, 5 de março de 2010

O Grande Recife Consórcio de Transporte inicia, a partir do próximo domingo (07/03), a operação da linha 486-Penedo/Camaragibe. A linha, que irá operar no município de São Lourenço da Mata, trará grandes benefícios para cerca de 1,4 mil usuários que circulam pela região, com ênfase para os moradores da comunidade de Penedo.
Com a implantação, os usuários da comunidade de Penedo - que antes possuíam poucas alternativas de deslocamento até o Terminal Integrado de Camaragibe - passarão a ter uma linha direta até ao TI, facilitando o acesso ao Sistema Estrutural Integrado (SEI), cuja principal característica é a possibilidade de circulação em praticamente toda a RMR com o pagamento de apenas uma tarifa por sentido.
Com a nova linha, o acesso direto entre a comunidade e o TI de Camaragibe será feito em aproximadamente vinte minutos. É importante salientar que este atendimento a esta comunidade foi viabilizado a partir da construção de uma ponte, erguida pelo Governo do Estado. Sem a ponte, os ônibus não poderiam chegar até a comunidade.
A linha 486-Penedo/Camaragibe irá operar nos dias úteis com dois veículos, que realizarão 40 viagens, com um intervalo médio de 20 a 25 minutos. Já nos fins de semana (sábado e domingo), a linha irá operar com um coletivo, realizando 28 viagens, com um intervalo médio de 35 minutos. A linha irá operar com o anel A (R$1,85).
A divulgação sobre a nova linha está sendo feito nos arredores da comunidade, com o auxílio de carro de som, cartazes e panfletos. Os usuários podem obter mais informações sobre o serviço da linha e seu itinerário, entrando em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife através do telefone 0800 081 01 58.
Fonte: Consórcio Grande Recife
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Em Juiz de Fora, Motoristas e cobradores marcam Operação Tartaruga para a próxima segunda-feira. Greve será deflagrada no dia 15


Os trabalhadores do transporte coletivo público de Juiz de Fora decidiram realizar a Operação Tartaruga na próxima segunda-feira, 8 de março, a partir das 6 horas. Na ocasião, os ônibus deverão trafegar pela avenida Rio Branco em marcha lenta, em fila, sem a permissão de ultrapassagem. O movimento de greve deverá ser deflagrado no dia 15. A decisão foi tomada em assembleia da categoria, realizada na manhã desta quinta-feira, dia 4.
Na reunião que contou com a participação de aproximadamente 50 trabalhadores, a classe rejeitou, por unanimidade, a proposta da classe patronal na última segunda-feira, 1º. Motoristas e cobradores decidiram apresentar uma contraproposta à Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Juiz de Fora (Astransp). "Baixamos o índice de reajuste reivindicado de 14,20% para 14,06%", informa o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo de Juiz de Fora (Sinttro), Paulo Avezani. Além do reajuste salarial, a categoria reivindica o fim da compensação de horas e aumento do tíquete-alimentação de R$ 160 para R$ 260, além de redução da jornada de trabalho de sete para seis horas diárias.
Durante a assembleia, o advogado do Sinttro, João Lourenço, apresentou a ultima proposta feita pela Astransp. "Os patrões iniciaram as rodadas de negociação oferecendo reajuste de 1%. Na segunda tentativa de acordo, foram oferecidos 2,76%. Na rodada mais recente, foi apresentada a proposta de 5,45%. Lembro que este índice é maior que a inflação do período. Mas trata-se de uma proposta. Os empresários ainda estão dispostos a negociar." Com o aumento de 5,45% oferecido pelas empresas, o salário dos motoristas passaria de R$ 968 para R$ 1.020,80. Já o salário dos cobradores, que têm salário oficial de R$ 484, mas receberam no mês de janeiro o valor de R$ 510 devido ao reajuste do mínimo, passaria para R$ 510,40.
A classe patronal garantiu ainda a manutenção de todas as cláusulas previstas no Acordo Coletivo estabelecido em 2009, como cesta básica e tíquete alimentação no mesmo valor do que vem sendo oferecido. A data-base da categoria seria mantida em fevereiro, conforme a proposta dos empresários, que garantiram a folga coincidindo com final de semana a cada 45 dias. No caso de trabalhadores que dobram o serviço, as empresas se comprometeram a oferecer alimentação, o que deve ocorrer também durante grandes eventos realizados na cidade com os trabalhadores em atividade.
A proposta da classe patronal abrange ainda a manutenção, por seis meses, do plano de saúde em casos de afastamento do trabalhador. Com relação às multas de trânsito sofridas pelos motoristas, as empresas se comprometeram a apresentar toda a documentação referente ao processo ao condutor, sem cobrar o valor.
Fonte: Acessa.com
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São Paulo: Usuário do terminal Campo Limpo diz que viagens ficaram mais demoradas

O tempo das viagens de algumas linhas com ponto final transferido para o terminal Campo Limpo, zona sul de SP, em outubro do ano passado, tem afetado o bolso de parte dos usuários. Eles se dizem obrigados a pagar uma tarifa a mais porque seu trajeto até a região central da capital costuma ultrapassar três horas (tempo que permite ao usuário Bilhete Único fazer quatro viagens de ônibus pagando por uma).
É o caso do auxiliar de almoxarifado Cláudio Santos da Silva, 30 anos. Ele mora no Jardim Maria Sampaio, em Taboão da Serra (Grande SP) e trabalha na Barra Funda (zona oeste de SP). Antes da inauguração do terminal, ele pegava dois ônibus entre a casa e o local de trabalho. "Como tiraram a linha do bairro, tenho de pegar uma perua para cá. Daqui vou para o largo da Batata [em Pinheiros], para, daí, tomar outra condução para a Barra Funda.

A SPTrans informou que as mudanças nas linhas foram aprovadas por lideranças comunitárias. A empresa diz tomar todas as medidas para um embarque rápido e que a utilização de linhas estruturais evita que coletivos de mais de 1.300 destinos cheguem até a região central, o que traria transtornos para o trânsito.
Sobre a demora apontada pela reportagem na linha 809P/10 (Terminal Campo Limpo), na sexta-feira, a empresa afirma que ela ocorreu em decorrência de um acidente de trânsito na região de Pinheiros (zona oeste de SP), com o capotamento de um carro, o que provocou atraso no retorno dos ônibus.
Ela afirma também que essa linha é uma das que mais recebe passageiros no terminal e, por isso, está programada para partir com intervalos de três minutos no horário de pico da manhã. A SPTrans alega ainda que, muitas vezes, os passageiros querem viajar sentados e preferem aguardar o ônibus seguinte, o que acaba por gerar mais fila.
A SPTrans nega desorganização em relação às filas e afirma que há uma operação de pré-embarque, com 25 funcionários no Terminal Campo Limpo, sendo que metade deles atua pela manhã, no horário de pico.

Fonte: SP Agora
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No Rio, Especialistas cobram ousadia nos projetos de transporte para a Olimpíada

Um acalorado debate entre especialistas de transporte e acadêmicos tomou conta hoje do centro de convenções do Sistema FIRJAN. Nota técnica divulgada pela Federação sobre transporte na cidade do Rio de Janeiro para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de 2016 foi o motivo: segundo o estudo, os investimentos até 2016 são insuficientes para deixar um legado definitivo para a infraestrutura da cidade. Na defesa da proposta apresentada ao Comitê Olímpico Internacional (COI) estavam os secretários de transporte estadual e municipal do Rio de Janeiro, Júlio Lopes e Alexandre Sansão. Já os acadêmicos da Coppe/UFRJ Fernando MacDowell e Ronaldo Balassiano pediram mais ousadia e expansão dos projetos alternativos para o transporte do município.
Para o secretário municipal de transportes, Alexandre Sansão, o estudo apresentado pela FIRJAN poderá gerar confusão, pois trata do transporte urbano da cidade para as Olimpíadas. Para ele não podemos confundir o projeto de transporte feito para o evento olímpico com o projeto de governo, para expansão da moblidade urbana. "O projeto olímpico é vitorioso e foi avaliado por um comitê, tem credibilidade. Mas estamos tomando outras medidas, uma vez que 80% da população carioca utilizam o transporte público. Uma delas é a reestruturação e integração entre as linhas de ônibus e ordenamento do transporte alternativo da cidade. A Zona Oeste , por exemplo, possui uma carência em transporte e estamos reativando várias linhas de ônibus para a região. O município também está fazendo licitações de vans, Kombis e transportes complementares", adiantou.
Em sintonia com o governo municipal o subsecretário de transporte estadual, Delmo Pinho que ocupou a mesa de debates antes da chegada do secretário Julio Lopes, que estava em audiência com o governador disse que a pesquisa apresentada " é injusta ”. Para ele o Rio tem de parar de se maltratar já que o Comitê Olímpico Brasileiro fez um trabalho de ponta. " Ganhamos porque nosso projeto é viável. Governo do estado, prefeitura e o Ministério das Cidades são a favor do sistema BRT (Bus rapid transit) já que é um meio de transporte criado no Brasil e que está sendo adotado em todo o mundo", afirmou. O secretário estadual de Transporte, Júlio Lopes, participou da segunda metade do painel, que contou com a presença do urbanista Jaime Lerner. Lopes afirmou que o BRT foi uma proposta estratégica, " pois se não fosse adotada provavelmente a nota de transporte não aumentaria e novamente o Rio de Janeiro não se tornaria sede dos Jogos Olímpicos ".
"Mantida a atual infraestrutura de mobilidade, as perdas geradas por engarrafamentos na cidade podem chegar a R$ 34 bilhões, o equivalente a um quarto do PIB fluminense. Sabemos que os projetos propostos atenderão apenas parcialmente as necessidades de mobilidade. O motivo deste debate público é justamente saber no que podemos avançar. A ideia é somar esforços para ter um Rio de Janeiro com qualidade de vida para sua população", disse o presidente da FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.
Fonte: FIRJAN
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GPS poderá ser item de segurança obrigatório em ônibus interestaduais

Nesta quinta-feira, 04, a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), em reunião marcada para às 8h30, deverá examinar projeto (PLS 711/07) que torna obrigatório o uso de dispositivo de rastreamento por satélite (GPS) como item obrigatório em ônibus interestaduais.
A proposta recebeu voto favorável do relator, senador Wellington Salgado (PMDB-MG). O objetivo do projeto, apresentado em 2007 pelo então senador Expedito Júnior é dar mais segurança aos veículos, cujos passageiros têm sido vítimas frequentes de assaltos em viagens interestaduais, especialmente nas madrugadas. Caso aprovado na CI, o projeto segue para exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde será votado em decisão terminativa.
Também consta da pauta da CI proposta (PLS 380/09) que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os veículos de carga de transportadores autônomos. Já há isenção desse imposto para aquisição de táxis e também para carros de pessoas portadoras de deficiência física.
A autora da proposta é a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), que destacou a importância da iniciativa uma vez que a maior parte do transporte de mercadorias no Brasil é feita em caminhões. O relator, que apresentou voto favorável, é o senador Jayme Campos (DEM-MT). Caso aprovada, a proposta ainda será examinada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.
Fonte: Senado
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Teresina: Transporte ''eficiente'' ganha mais três veículos

A Prefeitura de Teresina vai reforçar o atendimento aos cadeirantes da capital com a inclusão de mais três microônibus adaptados ao transporte de cadeirantes na frota de veículos do Programa Transporte Eficiente. Um dos veículos já foi adquirido através de licitação pelo valor de R$ 156.000,00 e está apenas recebendo os últimos detalhes para ser entregue aos usuários. Outros dois veículos serão adquiridos através de licitação.
De acordo com a secretária do trabalho, cidadania e assistência social do município, Graça Amorim, um microônibus já está pronto para ser entregue, “estamos apenas esperando a finalização do emplacamento para que o veículo possa entrar em circulação o mais breve possível”, diz a secretária acrescentando que já quer, inclusive, marcar com o Prefeito Sílvio Mendes a entrega de mais este transporte.
Graça Amorim conta ainda que já foi encaminhado à Secretaria de Administração do Município (SEMA) o pedido para que seja realizado licitação para aquisição de mais dois microônibus adaptados para fazer parte do Transporte Eficiente.
Com mais estes três veículos, sobe para oito o número de carros do programa, já que atualmente atendimento é realizado por quatro vans e uma Kombi. “Com isso, o transporte Eficiente poderá atender um número maior de usuários e permitindo mais liberdade a eles no deslocamento para suas atividades diárias. Além do serviço, as pessoas com deficiência também são atendidas pelo transporte coletivo convencional, que atualmente possui 31 ônibus adaptados.
O Programa foi criado há nove anos pela Prefeitura e é coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas) e Superintendência de Trânsito (Strans), com a colaboração da Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina (ASCANTE). Através do Transporte Eficiente, os usuários são atendidos 18h por dia, através do telefone gratuito: 0800 86 9009, para fazer agendamentos e também fazer reclamações e sugestões.
Fonte: TV Canal 13
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