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DF: Usuários protestam contra Viação Anapolina

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Um grupo de usuários de transporte público se reuniu ontem, na Rodoviária do Plano Piloto, para protestar contra as condições dos ônibus da Viação Anapolina, única a fazer o transporte coletivo entre cidades do Entorno e Brasília. Munidos de apitos, distribuindo cartazes, eles percorreram todas as filas de ônibus da viação, recolhendo assinaturas para um abaixo-assinado que será entregue hoje ao promotor de Justiça da Comarca de Luziânia, Jefferson Rocha. Em cinco dias de assinaturas, mais de 500 nomes integravam a lista. Além de melhorar as condições do serviço que a empresa oferece, defendem que haja concorrência no transporte da região.
Vestido de palhaço, um dos criadores da manifestação, Alcino Sodré, 28 anos, explicava as razões do movimento, batizado de Fora Anapolina. Segundo ele, as passagens são caras, a empresa não aceita vale-transporte para estudantes, em algumas linhas é possível encontrar baratas e insetos e os veículos estão sempre atrasados. “Já esperei mais de uma hora para pegar meu ônibus”, comenta. Enquanto aguardava na fila do ônibus, a diarista Maria de Fátima Rodrigues, 48 anos relata que coletivos quebrados são uma constante. “No ano passado, o ônibus começou a pegar fogo e o extintor não funcionava. Tivemos que parar em uma padaria e pegar balde e água para resolver”, conta.
De acordo com o assessor jurídico da Viação Anapolina, Antenor Mito, a empresa vem investindo na renovação da frota. No ano passado, destaca ele, 60 veículos foram substituídos por novos, e mais 40 carros antigos deram lugar a seminovos. A intenção é trocar mais 100 unidades em 2010. Os novos ônibus, prossegue ele, serão adaptados a portadores de deficiência. Em relação à gratuidade para estudantes, ele esclarece que, de acordo com a legislação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o benefício não se estende às linhas federais. Mito diz ainda que os ônibus passam por limpeza diária e destaca a precariedade das vias por onde trafegam. “Os trajetos são terríveis, cheios de buracos”, esclarece. Atualmente, cerca de 450 carros ligam o Entorno a Brasília. A circulação diária (ida e volta) é de cerca de 100 mil pessoas.
Fonte: Correio Brasiliense
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Em Goiânia, Reunião discute mudanças em 27 linhas de ônibus


Com as alterações em 27 linhas de ônibus da Região Metropolitana de Goiânia, desde o último dia 18, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) admitiu a possibilidade de rever algumas delas, devido à grande insatisfação dos usuários.
Segundo o diretor-técnico da CMTC, Denício Trindade, “se precisar voltar atrás em alguns casos, será feito”, todavia, ele alega que a principio não foi localizada nenhuma linha nesta situação. “Este é um momento de transição e as pessoas estavam habituadas há muito tempo com as rotas que faziam diariamente, mas o impacto inicial já foi amenizado e os usuários já estão se acostumando com as modificações”, afirma ele.
Os promotores Érico de Pina e Murilo de Morais fiscalizaram ontem terminais em que as linhas sofreram alterações. O objetivo da verificação foi ver de perto a situação e as reclamações dos passageiros para fundamentar as medidas que devem ser tomadas. Hoje, eles se reúnem novamente com representantes da CMTC e empresas de ônibus para que sejam apresentadas as medidas estudadas pelos órgãos para minimizar o impacto das alterações.
O diretor-técnico garantiu que problemas pontuais, como aumento de demanda e atrasos em algumas linhas, já estão sendo resolvidos pela companhia e ônibus reservas estão sendo disponibilizados nos terminais. “Houve o aumento da demanda em algumas linhas e estamos monitorando esses locais para resolver o problema, com ações como o aumento de ônibus e oferta de viagens.”A direção do MP para que a divulgação na mídia fosse intensificada, de acordo com Denício, já está sendo feita.
“A mídia espontânea também ajudou a levar a informação”, afirma ele, que avisa que o 08006482222, que até semana passada não estava funcionando, agora está normal. Ele também recomenda os passageiros a utilizarem os serviços disponíveis no site http://www.rmccgoiania.com.br/.
Fonte: O Hoje
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Em BH, Novas linhas de ônibus facilitam o transporte


Já estão em operação os ônibus que farão o transporte gratuito entre a Estação Vilarinho do metrô e a Cidade Administrativa. O trajeto dessa linha é de cinco quilômetros, com tempo médio de viagem de sete minutos, funcionando de 7 da manhã até às 19 horas. Entre as 19 e 21 horas, um ônibus continuará circulando para atender os servidores que trabalham até mais tarde. Só terá acesso ao ônibus gratuito o servidor que estiver portando o crachá. "O site da BHTrans (www.bhtrans.pbh.gov.br) colocou no ar o Google Map, onde o servidor pode colocar o seu endereço de residência com destino "Cidade Administrativa", e o site já vai indicar qual é o melhor transporte coletivo que ele deve pegar para chegar de forma mais ágil", explicou Renata Vilhena.
O servidor também já conta com novas linhas de ônibus criadas para atender a Cidade Administrativa. A linha 6350 parte da estação BHBus do Barreiro e vai até a estação de metrô do Vilarinho, passando pelas avenidas Tereza Cristina, Amazonas, Anel Rodoviário, Antônio Carlos, Dom Pedro I e Vilarinho. Outras três linhas de ônibus partem do Centro de Belo Horizonte, da estação do metrô São Gabriel e da estação Venda Nova do BHBus.
A linha 65 sairá do Centro, passando pela rua da Bahia, avenidas Amazonas, Andradas e Antônio Carlos, com ponto final na estação Vilarinho. Já a linha 8650 sairá da estação São Gabriel com itinerário pela avenida Cristiano Machado e rodovia MG-010. O desembarque final será na Cidade Administrativa.
Já a linha 642 parte da estação Venda Nova do BHBus e passa pelas avenidas Padre Pedro Pinto, Vilarinho e Dom Pedro I. O desembarque também será na estação Vilarinho. Nos horários de pico (das 7h30 às 9h e das 16 às 18h), o trajeto de todas as linhas de ônibus será até a Cidade Administrativa e não apenas até a estação Vilarinho.
O sistema de transporte foi desenhado para facilitar a mobilidade e garantir maior integração entre os ônibus e o metrô, de forma que o servidor utilize o máximo de dois ônibus ou um ônibus e o metrô durante o deslocamento de casa até o trabalho.
Fonte: Governo do Estado
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Rio: Em audiência, deputados questionam intervalos de trens do metrô

Os problemas recentes do metrô do Rio foram discutidos durante seis horas nesta sexta-feira (26) na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) em uma audiência pública. Representantes da concessionária do serviço, do governo do estado e do Ministério Público foram interrogados pelos deputados, mas a solução para o drama dos passageiros não foi encontrada.
Em discussão os pontos mais críticos do serviço oferecido. O diretor encarregado de falar pela empresa afirmou que os problemas de lotação e do calor só podem ser resolvidos com a chegada dos novos trens em 2011.
A concessionária foi contestada sobre o intervalo que tem mantido entre os trens, atualmente em 5,30 minutos. O contrato assinado pelo governo e pelo Metrô em 2007, já prevendo a criação da linha 1A, diz que o tempo entre as composições deve ser de 4,45 minutos na linha 1.
A agência reguladora do serviço não concorda. “É esse o contrato que tá valendo, é esse que a Agetransp vai cobrar do metrô que o metrô cumpra com a determinação do contrato”, disse Herval Souza, diretor da agência.
A Agetransp informou que já analisa até punições para o metrô, que podem ser anunciadas no dia 10 de março. Mas a agência diz que só poderá atuar depois que o governo do estado confirmar se os indicadores de qualidade do serviço estabelecidos no contrato estão valendo.
Para o deputado Alessandro Molon, que pediu uma CPI para o Metrô, a audiência mostrou que o contrato não está sendo cumprido e que a população é que acaba pagando. “ A concessionária diz que ela não tem como reduzir o intervalo antes de 2011, isso tudo prova que foi uma irresponsabilidade ter inaugurado a linha 1A antes da chegada dos novos trens”, disse.


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Grande BH volta à normalidade

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Depois de três dias de transtornos decorrentes da greve dos rodoviários, o trânsito da Grande Belo Horizonte retorna à normalidade. Sindicatos trabalhistas e patronal confirmaram que 100% dos ônibus circularam. A situação deve permanecer assim pelo menos até domingo, quando os trabalhadores voltam a se reunir em assembleia.
A categoria vai avaliar a proposta apresentada ontem pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que autorizou a reabertura das negociações. Enquanto as partes não chegam a um acordo sobre o índice de reajuste de salários, os funcionários das empresas de ônibus receberão abono mensal que varia entre R$ 50 e R$ 100, aumento no valor do vale-refeição (de R$ 230 para R$ 245).
Além disso, caso a categoria aceite a retomada das negociações sem a realização de novas paralisações, motoristas e trocadores terão perdoados os dias parados, e os sindicatos trabalhistas não terão que pagar multa diária de R$ 300 mil nem ter as contas bloqueadas.
Os sindicatos dos trabalhadores ressaltam que o estado de greve continua. Eles exigem reajuste de 37%, ante uma proposta de 4,36% das empresas. "Estamos caminhando para uma resolução do problema", disse Valéria Reis, representante do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Metropolitano (Sintram). Segundo ela, 96% dos ônibus circularam normalmente ontem na capital. O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (STTRBH) informou que 100% dos 29 mil rodoviários da capital trabalharam normalmente ontem.
Fonte: O Tempo
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Metrô de SP promete 10 estacionamentos ao lado de estações até 2011; 700 mil carros devem sair das ruas


O Metrô de São Paulo espera fechar o ano de 2010 com dez estacionamentos de carros em funcionamento ao lado das estações da capital.
Pelas estimativas do órgão, se as previsões de inauguração se confirmarem, mais de 700 mil carros devem ser tirados de circulação no município em 2011.
Atualmente, são quatro endereços atendendo a população. Na estação Santos-Imigrantes, na Corinthians-Itaquera, na Bresser e na Marechal Deodoro.
O usuário pode deixar o carro nos locais por 12 horas e ganha direito a duas passagens de metrô, trem ou ônibus intermunicipais. Os preços para esse período variam: R$ 8,79 no primeiro estacionamento, R$ 7,38 no segundo, R$ 11,30 no terceiro e R$ 11,40 no quarto, respectivamente. Por hora extra deve-se pagar um adicional que varia entre R$ 1 e R$ 1,40.
“É como um bilhete único. A pessoa ganha um cartão, recarrega e pode usar os créditos como quiser”, explica Cristina Bastos, chefe de departamento que é responsável pela trabalho.
Segundo ela, pesquisas já mostraram que os estacionamentos fazem com que os motoristas deixem de ir ao trabalho pelo transporte individual e prefiram o coletivo. “Na estação Santos-Imigrantes, por exemplo, muitos usuários relataram que sobem do litoral, estacionam o carro lá e seguem para o serviço na região da avenida Paulista”, diz Cristina.
Hoje, no total, são 769 vagas à disposição da população. Até o final do ano, no entanto, deverão ser abertas mais de outras mil nos futuros endereços. Pelos cronogramas oficiais, deverão ser abertas unidades nas estações Belém, Guaianazes, Tamanduateí, Brás, Santos-Imigrantes 2 e Dom Bosco.
As áreas usadas normalmente são terrenos que, após a construção das estações, ficaram sem uso e foram reaproveitadas para a nova função. “Temos uma ótima avaliação do serviço e, daqui para frente, o Metrô irá sempre pensar em alternativas para fazer os motoristas preferirem o transporte coletivo”, finaliza a chefe de departamento.

Fonte: BOL Notícias
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DF: Passageiros pedem melhorias no transporte público do Entorno

Quem está acostumado a pegar ônibus na região pede mais veículos e mais linhas. Muitos ônibus estão velhos e não oferecem segurança para a população.

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Passagem de ônibus e metrô pode ficar mais barata


A passagem de ônibus e metrô pode ficar mais barata em todo o país com a inclusão do valor da publicidade no cálculo da receita operacional das empresas de transportes, segundo um projeto aprovado nesta quinta-feira (25) pelo Senado. Ou seja, quanto mais as empresas ganhassem em publicidade, mais barata a passagem ficaria.
A proposta foi apresentada pelo senador Wellington Salgado (PMDB-MG), mas ainda precisa passar pela comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor. Depois disso, ela ainda passará por uma análise da Comissão de Fiscalização e Controle.
Pelo projeto, o valor do bilhete teria que ser recalculado, pois levaria em conta o valor do espaço publicitário usado para a colagens de cartazes em estações e terminais. Atualmente, os recursos obtidos com publicidade são informados pelas empresas de transportes como receita fixa e não entram na conta que estabelece o valor da passagem.
O senador diz que os terminais e estações são locais "privilegiados", pois grande número de passageiros transita e favorece a captação de publicidade, beneficiando apenas os empresários.
Em São Paulo, a lei poderia agradar em cheio os paulistanos, já que as tarifas de transporte foram as que mais pesaram no bolso do consumidor em janeiro. No mês, a tarifa do ônibus municipal subiu de R$ 2,30 para R$ 2,70 e o bilhete único, que faz integração com o Metrô, passou de R$ 3,65 para R$ 4. A comissão de infraestrutura também aprovou nesta quinta-feira um projeto que permite a integração da rede ferroviária - com a participação de empresas que já operam no setor em novas licitações para expansão da malha.

Fonte: R7.com
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