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Em João Pessoa, MP vai fiscalizar a acessibilidade dos abrigos de ônibus

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010


A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) tem dez dias para enviar à Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão a relação com a localização dos 80 abrigos de ônibus já instalados na Capital e a previsão dos locais em que serão instalados as 150 novas paradas. De acordo com o promotor de Justiça Valberto Lira, após o recebimento das informações, o Ministério Público fará visitas in loco para verificar se os locais atendem às normas de acessibilidade.

O prazo foi definido durante uma audiência realizada nesta quarta-feira (24) com o diretor da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (AETC/JP), Mário Tourinho, a diretora de Transportes Coletivos Angela Monteiro Barbosa e o assessor jurídico da STTrans José Ricardo de Lucena Melo. “A AETC é a responsável pela construção dos abrigos de ônibus.e por isso, ela foi chamada. Queremos assegurar que essas paradas sejam acessíveis a todos, sobretudo para os idosos e pessoas com deficiência, como manda a lei”, justificou.

Fonte:Click PB
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Novo ônibus é promessa para trânsito rápido em Belo Horizonte


Quatro avenidas do Vetor Norte de Belo Horizonte e pelo menos três da área central deverão receber o Transporte Rápido por Ônibus (TRO) ou Bus Rapid Transit (BRT). O sistema, que promete melhorar o transporte público da cidade, tem investimento previsto de R$ 493 milhões e deverá estar implantado até 2012. Até o momento, a Prefeitura já abriu licitação para elaboração de dois dos projetos executivos da obra, o das Avenidas Antônio Carlos/Pedro I - com projeto em andamento - e o das Avenidas Pedro II/Carlos Luz - que ainda está em licitação.
Com a implantação do sistema, a expectativa é de que a velocidade média dos coletivos aumente em mais de 40%, passando de 14 quilômetros por hora para 25 quilômetros por hora, em vias fora do Centro, e de seis para 20 quilômetros por hora dentro da região. De acordo com o gerente de Coordenação de Mobilidade Urbana da BHTRANS, Rogério Carvalho e Silva, o ganho de tempo com a estrutura será nos processos de embarque e desembarque e pagamento de tarifas e, principalmente, no trânsito: "Os ônibus não vão mais concorrer com os carros de passeio. Terão vias só para eles."

O TRO funciona em algumas cidades do mundo e tem experiência pioneira em Curitiba, no Paraná, que implantou o sistema em 1974. A lógica de operação é destinar vias exclusivas para os ônibus - maiores e, geralmente, articulados. No lugar de pontos de ônibus, são instaladas estações ou plataformas em desnível com a rua, mas na mesma altura das portas dos coletivos. Assim, o usuário não tem que subir e descer escadas. Outra diferença é a forma de cobrança de tarifas. O passageiro paga antes de embarcar, evitando o atraso provocado nas atuais roletas, em que são formadas filas de pessoas à espera de sua vez. De acordo com Rogério Carvalho, cada ônibus terá capacidade para cerca de 160 pessoas.

Segundo o gerente da BHTRANS, o Vetor Norte está sendo priorizado no projeto devido às mudanças que serão provocadas com a ida do Governo do Estado para a Cidade Administrativa, no Bairro Serra Verde, em Venda Nova, o aumento do uso do Aeroporto de Confins e a realização da Copa do Mundo, que vai utilizar o estádio do Mineirão, na Pampulha. No entanto, diz, o objetivo é expandir o sistema para outras vias, como Amazonas e Tereza Cristina.

O projeto das Avenidas Antônio Carlos/Pedro I já está sendo desenvolvido e, conforme Rogério Carvalho, não terá tantas obras porque irá aproveitar as intervenções que estão sendo feitas no momento. Desapropriações só estão previstas para o projeto das Avenidas Pedro II/Carlos Luz. O corredor Antônio Carlos/Pedro I deverá ter entre 20 e 25 plataformas de embarque/desembarque. Pelo percurso, passam, hoje, cerca de 400 mil passageiros por dia. As obras para o TRO na via devem começar no início de 2011 e serão em 25 quilômetros - até a Estação Vilarinho.

Para o professor de Planejamento de Transportes do Cefet-MG, Frederico Rodrigues, para países em desenvolvimento, como o Brasil, o TRO é a melhor solução quando analisados custo/benefício: "Com o que se gasta em um quilômetro de metrô, se constrói dez quilômetros de BRT". Segundo ele, todas as vias da capital têm condições de receber o sistema, já que a cidade é radial - os corredores se destinam ao Centro. O professor observou que a referência mundial em TRO é Bogotá, na Colômbia, que tem o Transmilênio inspirado no modelo de Curitiba.

Fonte: O Dia
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Prefeitura de Poço de Caldas-MG inaugura estações de integração de transporte urbano


As estações de linhas urbanas, que contam com investimentos de aproximadamente R$ 3 milhões da Prefeitura, vão trazer uma série de vantagens aos usuários. Com a implantação, os cidadãos vão poder contar com a economia e o conforto do Sistema Integrado Grande Amigo – SIGA.
“As estações de integração vão facilitar a vida dos usuários do serviço de transporte coletivo na cidade”, destaca o prefeito Paulo César Silva. A implantação do Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Passageiros foi acordada entre a Prefeitura, o Ministério Público e a empresa de ônibus Circullare, em novembro de 2005.
Além da construção das três estações, o sistema prevê modificações no transporte coletivo como a implantação de linhas alimentadoras e linhas-tronco, construção de pontos de conexão de linhas em locais estratégicos e de abrigos com informações aos usuários.
Também fazem parte do projeto, o sistema de transporte com veículos acessíveis às pessoas com necessidades especiais e com dificuldades motoras e o sistema de bilhetagem automática, permitindo a integração pontual.A construção das estações das zonas oeste e sul ficou a cargo da construtora Damas, de Franca (SP). Na zona leste, a empresa executora é a Embrasp, de Poços.
O Sistema Integrado tem por objetivo possibilitar maior oferta de viagens nos bairros, reduzir o tempo das viagens, proporcionar maior acessibilidade e agilidade com menor custo de deslocamento, através das novas linhas das estações, além do terminal central. Para ter acesso ao SIGA, o usuário precisa do Cartão Amigo, já que é a bilhetagem eletrônica que possibilita os benefícios.
Fonte:Prefeitura
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Passageiros reclamam da superlotação dos ônibus em Porto Velho


A superlotação do transporte coletivo incomoda a população, em Porto Velho. O problema é antigo e está aliado a demora nos pontos de ônibus. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), a frota é calculada com base no número de usuários em cada linha e a dificuldade em aumentar a quantidade de veículos está no custo operacional.
Na hora de pico, muitas pessoas preferem esperar mais um pouco a ter que entre no ônibus lotado como é o caso do aposentado José Fernandes que deixou passar dois ônibus e no final teve que enfrentar a superlotação porque não podia esperar mais. A auxiliar de serviços de saúde, Maria Eunice Pereira, atribui a falha ao monopólio das empresas do ramo.

Fonte: PortalAmazônia
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Ônibus voltam a circular em Minas Gerais


Depois de três dias de trânsito lento e poucos ônibus circulando com a greve dos motoristas, a quinta-feira foi tranquila na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Segundo o sindicato das empresas, 100% dos coletivos voltaram às ruas. Já o sindicato dos trabalhadores estima que 80% da frota tenha circulado.
Empresários e trabalhadores se reuniram nesta quinta-feira no Tribunal Regional do Trabalho para negociar o fim da greve. A justiça propôs um abono salarial entre R$ 50 e R$ 100, aumento de 4,5% no tíquete refeição e a manutenção das negociações salariais.
Os trabalhadores vão se reunir no domingo para decidir se aceitam os termos do acordo. Até lá, a greve continua mas, segundo o sindicato dos trabalhadores os ônibus devem circular normalmente.
Fonte: OGlobo
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Tarifa social começa a vigorar a partir deste domingo em São Luís


A tarifa social ou “domingueira”, instituída pelo prefeito de São Luís, João Castelo, entra em vigor a partir deste domingo (28) no transporte coletivo urbano da capital. A medida reduzirá, no percentual de 50%, ou seja, pela metade, o valor das passagens aos domingos na cidade.

O decreto nº 38.917, de 18 de fevereiro de 2010, tem como base os artigos 1º (incisos II e III) e 6º da Constituição Federal, considerando a necessidade de implantação e desenvolvimento de uma política social municipal de incentivo à mobilidade, ao lazer, à cultura e ao turismo.

Durante o painel apresentado na Câmara Municipal de São Luís na última quarta-feira (24), o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Ribamar Oliveira Filho, destacou a importância do decreto e disse que a domingueira é um compromisso firmado pelo prefeito.

Pela primeira vez, São Luís terá a tarifa social e os usuários pagarão somente a metade do valor das passagens aos domingos.Segundo o prefeito João Castelo, com a tarifa social, todas as classes terão tratamento igualitário, “o que permitirá à criatura humana poder aproveitar melhor os momentos de entretenimento aos domingos, pagando apenas a metade do valor das passagens”.

Decreto - O Artigo 2º do decreto deixa claro que “os vales-eletrônicos e demais benefícios inerentes ao Sistema de Transporte Público de Passageiros serão aceitos normalmente aos domingos, observada a redução das tarifas em 50%”. Para tanto, o Sistema de Transporte deverá realizar as devidas adequações no sistema de bilhetagem eletrônica.

Fonte: Jornal o Pequeno
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Campo Grande: Tarifa de ônibus sobe 9% para quem usa cartão e penaliza as empresas


A Prefeitura encontrou uma solução 'salomônica' para a tarifa de ônibus, que teve reajuste de 9%, bem acima da inflação do ano. Entretanto, permanece no valor máximo de R$ 2,50. O que aconteceu é que acabou o desconto para pagamento com o cartão. Nessa modalidade a tarifa do transporte coletivo de Campo Grande custava R$ 2,30, um estímulo para diminuir a circulação de dinheiro nos ônibus. A grande maioria dos usuários pagava a passagem com cartão, portanto o impacto do reajuste será alto.
Pela lógica, agora tanto faz pagar com o cartão ou com dinheiro, a tarifa é sempre R$ 2,50. Mas a Prefeitura reserva outra surpresa. Os mais afetados com o reajuste são os empresários que pagam vale-transporte aos empregados.
O aumente de R$ 0,20 na tarifa para quem usa cartão vem na contramão do discurso do prefeito de que era sua intenção acabar com a circulação de dinheiro nos coletivos e com isso diminuir os assaltos e garantir a segurança dos motoristas e passageiros. Sem diferença de valor, poderá aumentar o fluxo de dinheiro nos coletivos.
A solução encontrada é impositiva: em seis meses os coletivos de Campo Grande, simplesmente, só aceitarão cartão. Quem não tiver cartão, não pode usar o transporte coletivo. Ainda não há detalhamento de como isso vai acontecer.
O motivo para o reajuste apresentado pela Prefeitura é referente ao aumento dos salários dos funcionários das empresas do transporte coletivo e do preço dos combustíveis.
O valor de R$ 2,50 entra em vigor a partir do dia 1º de março deste ano. A informação é do membro do Conselho de Regulação dos Serviços Públicos, Haroldo Borralho, que participou da reunião onde foram apresentadas as planilhas de custos do transporte coletivo.
Participaram da reunião o diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade, os vereadores Lídio, Mario César e Flávio Cesar, além de membros do Conselho de Regulação. A reunião acabou há pouco na Agreg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos).
A tarifa de ônibus está na mira do Ministério Público Estadual desde o ano passado, quando o deputado estadual Pedro Kemp (PT) protocolou uma representação pedindo providências, tendo em vista a reação negativa do reajuste para R$ 2,50, o valor mais alto do país, na época. Kemp disse que o MPE prometeu tentar um acordo para reduzir a tarifa e, se isso não fosse possível, acionaria a Justiça. Não acionou.
O MPE produziu um documento em que elenca alguns pontos estranhos na composição da tarifa. O excesso de gratuidade é um deles. Outro item é o arredondamento da tarifa, sempre a mais do que o valor apurado na planilha. No ano passado a planilha apontava um valor de R$ 2,47. O prefeito preferiu elevar a tarifa para R$ 2,50.
Fonte: Midiamax
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Tarifa de ônibus de Blumenau volta a R$ 2,30


Em comunicado oficial a tarifa do transporte coletivo volta a ser de R$ 2,30 em Blumenau. A autarquia se antecipou à ordem judicial que suspendeu nesta quarta-feira os efeitos do decreto que reajustou o preço da passagem de ônibus, dia 19 de fevereiro. Até a noite de desta quarta-feira, o Seterb e Consórcio Siga ainda aguardavam a intimação formal.

Segundo o comunicado, o valor da tarifa do ônibus executivo (vermelhinho) também volta ao valor de R$ 2,90 e, aos domingos, a tarifa de R$ 1 será retomada. Os usuários que adquiriram créditos no valor de R$ 2,55 até esta quarta-feira, no cartão Siga, terão descontados apenas R$ 2,30, ficando o saldo excedente em créditos para o passageiro.

No dia 19 de fevereiro, a passagem passou de R$ 2,30 para R$ 2,55, um aumento de 10,8%. A manifestação do juiz Osmar Tomasoni, suspendendo o aumento, se baseou em duas ações civis públicas, uma protocolada pela Associação Catarinense de Defesa dos Direitos Constitucionais (ACDC) e outra pela Associação de Moradores da Rua Coripós.

Fonte: JORNAL DE SANTA CATARINA
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