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Bauru: Horário de coletivos muda em 19 linhas nesta segunda-feira

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A partir do dia 28 de dezembro (segunda-feira), 19 linhas do sistema de transporte coletivo sofrerão alterações na tabela horária, passando a operar conforme a tabela de férias.
A alteração é realizada todos os anos em função da queda no número de passageiros, motivada, principalmente, pelo período de férias escolares. Os fiscais da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdurb) estarão de prontidão, segundo a empresa, caso algum ajuste seja necessário nas linhas modificadas.
O usuário que quiser obter mais informações sobre as alterações nos horários das linhas do sistema de transporte coletivo pode ligar para os telefones 4009-1700 ou 3201-1600.
O retorno da operação com a tabela horária para o período de aula deverá acontecer no dia 02 de fevereiro de 2010. No entanto, caso detectado aumento no número de passageiros em algumas das linhas, o retorno poderá ser antecipado, informa a Emdurb.
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Mais um presente de ano novo, Passagens dos ônibus intermunicipais serão reajustadas em 7,05% no Rio


As passagens dos ônibus intermunicipais serão reajustadas em 7,05%. Os novos valores comçam a vigorar a partir do dia 2 de janeiro. Os donos de empresas de ônibus tinham pedido 15% de reajuste, mas o índice foi fixado pelo Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), atendendo determinação do governador Sérgio Cabral.

Segundo o Detro, para o cálculo deste percentual, foram levadas em conta os custos com mão de obra e insumos e as exigências feitas pelo departamento, como instalação de GPS, câmeras e diminuição da idade máxima da frota.

“Com o ordenamento do transporte complementar, com a integração de modais e, agora, com o bilhete único, há a garantia da saúde financeira das empresas, e a população não deve pagar além do justo”, afirma o presidente do Detro, Rogério Onofre.

Com o reajuste, a tarifa modal das linhas intermunicipais passará de R$ 2,20 para R$ 2,35. Os usuários do vale-transporte continuarão pagando os valores antigos até receberem o benefício já com o reajuste.As empresas que praticam tarifas promocionais decidirão por manter ou reajustar as mesmas, devendo, para isso, comunicar ao Detro com, pelo menos, dez dias de antecedência.
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Grande Vitória com mais de 1 milhão de veículos


A frota veicular do Espírito Santo hoje passa dos 1,2 milhão de veículos registrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). Os sete municípios da Grande Vitória concentram praticamente a metade dessa frota, que, nos próximos cinco anos, terá um aumento de 65% no número de veículos cadastrados em 2013. Em 2018, esse número passará de 1,1 milhão só na Região Metropolitana, o que representa um crescimento de 132%.
Se considerados os municípios de Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha (excluindo Viana, Guarapari e Fundão), serão 731.108 veículos em quatro anos, e 1.014.463 em nove anos. Trata-se de um aumento superior a 120% até 2018. Os dados assustam quando comparados ao percentual acumulado entre 2001 e 2009: a frota veicular de Vila Velha subiu 87%, e a da Capital, 60%.
"O Estado tem projetos para tentar melhorar a ligação entre as cidades metropolitanas. A (Rodovia) Leste-Oeste, no caso, será um novo acesso entre Cariacica e Vila Velha", frisa o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato.

Mudança
Mas a mudança maior prevista pelo Estado é a implantação de 108km de corredores exclusivos para ônibus nas principais vias dessas cidades. "Vamos priorizar o transporte coletivo. Tirá-lo do trânsito e dar condições que convençam o morador a deixar o carro em casa", diz a subsecretária estadual de Mobilidade Urbana, Luciene Becacici.
Por enquanto, a expectativa é de melhor distribuir o trânsito pela Região Metropolitana. A Prefeitura de Vitória tem projetos com a intenção de mudar e melhorar o tráfego na cidade, e em todas as regiões: mudanças nas avenidas Serafim Derenzi, Fernando Ferrari e Adalberto Simão Nader; além do novo Portal Sul, no Centro da cidade.
Mas a Capital não será a maior responsável pelo crescimento de veículos na Grande Vitória. A cidade, hoje com o maior número de carros, será ultrapassada por Vila Velha logo em 2013: que terá quase 2 mil veículos a mais que o município vizinho.
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Integração tarifária do transporte coletivo começa na cidade de Rio Grande


A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Segurança, dos Transportes e do Trânsito (SMSTT), colocou em funcionamento o Plano de Integração Físico-tarifária do transporte coletivo, que dá início a uma nova etapa do sistema de transporte público do Município. As primeiras linhas contempladas com a novidade são as que interligam o interior e a zona rural da cidade, mas a intenção é estender a medida para o restante dos itinerários.
A informação foi confirmada na última quarta-feira, 23, pelo titular da SMSTT, Enoc Guimarães. Conforme o secretário, pela proposta, moradores da Vila da Quinta, Povo Novo, e ilhas da Torotama e Marinheiros, quando quiserem se deslocar até o balneário Cassino, poderão fazê-lo pagando somente uma passagem.
A partir de sexta-feira, o morador da Vila da Quinta, por exemplo, que quiser ir ao Cassino, inicialmente, vai tomar um ônibus da linha normal. Chegando ao Trevo, ele desce e embarca em outro coletivo, rumo ao balneário, sem despesa adicional. “Ele (o usuário) vai pagar somente o valor cobrado na linha Quinta”, observou. No entanto, o secretário destacou que a medida vale somente para os passageiros que possuem o cartão eletrônico do transporte coletivo.
O novo sistema
O novo sistema prevê a reformulação da planilha de horários de todas as linhas bem como a criação de um novo tipo de linha através de Estações de Integração espalhadas pelo Município. Nesse primeiro momento, o transbordo será feito no Trevo.
Durante os meses de junho, setembro e outubro, a empresa Marchioro Arquitetura, Urbanismo, Engenharia e Consultoria Ltda, de Caxias do Sul, realizou pesquisa junto a usuários de todas as linhas do transporte coletivo na cidade. O trabalho possibilitou à SMSTT traçar um diagnóstico do sistema de transporte, e apontar sugestões.
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Empresa de transporte pode exigir cadastro de idosos


As empresas de transporte público coletivo podem exigir documento de idoso para que o serviço seja usado gratuitamente. Decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autoriza a exigência de cadastro prévio e confecção de carteirinha dos usuários do transporte público maiores de 65 anos.
A ministra do STJ Eliana Calmon negou recurso do Ministério Público do Rio Grande do Sul contra uma empresa de transporte do estado. Na ação, o MP alegou impedimento do uso do passe livre pelos idosos, e pediu indenização por dano moral e ressarcimento dos valores pagos pelas passagens. Para a ministra, o cadastramento dos idosos pela empresa de transporte público seria mais eficiente para evitar fraudes.
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No Rio, Cadastro do bilhete único começa em janeiro

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009


O cadastramento dos passageiros interessados em usar o sistema de bilhete único intermunicipal, cuja criação foi aprovada na terça-feira na Assembleia Legislativa do Estado, deve começar no dia 11 de janeiro. Segundo o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, a data deverá ser confirmada na próxima segunda-feira.

As inscrições poderão ser feitas nos mais de 800 pontos de venda do RioCard disponibilizados pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor); em agências do Banco Itaú; e em pontos do metrô, das barcas e da SuperVia.
O tíquete vai operar com o sistema de bilhetagem eletrônica do RioCard. Por esse motivo, as vans municipais, que não têm o sistema, não poderão ser incluídas num primeiro momento. A Metrô Rio e a SuperVia trabalham com um modelo diferente do que é usado nos ônibus, mas ele aceitará o novo tíquete.
O bilhete único permitirá ao usuário pegar duas conduções num prazo de duas horas. A única condição é que um dos meios de transporte usado seja de uma linha intermunicipal. Cada trajeto de duas horas custará R$ 4,40. A previsão é de que, em 2010, o governo destinará pelo menos R$ 220 milhões ao bilhete único.
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Reportagem especial: Os Caminhos do Metrô


Conheça o dia-a-dia dos passageiros e o andamento das obras, os projetos para o futuro e, também, um pouco de história do metrô

Parte 1
Em 1979, os cariocas passaram a conhecer o Metrô, que tinha cinco estações. Mas hoje em dia, o transporte se extendeu e apresenta mais mudanças, apesar de vários problemas que surgiram.





Parte 2
Obra vai melhorar a vida de passageiros da Linha 2





Parte 3
Novos projetos podem melhorar o serviço no Rio




Fonte: Reportagem especial RJTV
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Já está em operação os 40 novos ônibus em Campinas


A frota, que inclui dez ônibus articulados e 30 convencionais, é acessível aos portadores de deficiência. Assim, quase um terço da frota (243 ônibus) é composta por veículos com dispositivos de acessibilidade, como elevadores e assentos preferenciais.
O investimento das concessionárias Itajaí Transportes Coletivos e Expresso Campibus foi de R$ 9,7 milhões para a aquisição dos veículos adaptados. O Consórcio Cidade Campinas (Concicamp) — composto pelas duas empresas —, é responsável pela Área 2 (vermelha), que atende os usuários do Campo Grande, Padre Anchieta e Corredor John Boyd Dunlop.
Para o prefeito, a região Sudoeste sai fortalecida com os novos ônibus. “A frota da região fica mais jovem. Além disso, os ônibus são politicamente corretos, já que usam combustível com 2% de biodiesel, que atende as determinações da lei nacional”, afirma Hélio.
O secretário de Transportes, Gerson Luis Bittencourt, comemorou a renovação da frota. “Com os novos veículos, a frota de ônibus de Campinas passa a ter idade média de quatro anos. Para se ter uma ideia, a média de idade da frota de São Paulo, por exemplo, é de seis anos”, diz. “A Área 2 é a que tem a frota mais nova agora, com idade média de 2,5 anos”, afirmou, citando os números. Com a entrada dos novos veículos em operação, já são 840 ônibus e miniônibus no sistema InterCamp, o que representa 68% de renovação da frota desde 2005 (1.242 veículos).
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