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BNDES pode investir R$ 1 bi em obras em BH

sexta-feira, 25 de setembro de 2009


Segundo o prefeito Marcio Lacerda, a prioridade de investimento do Governo Federal são os corredores de ônibus

O BNDES pode financiar em até R$ 1 bilhão a implantação de corredores de ônibus em Belo Horizonte com vistas à Copa do Mundo de 2014. A informação é do prefeito Marcio Lacerda, que participou de uma reunião em 21 de setembro, em Brasília, com representantes de vários ministérios e do BNDES. "A prioridade do Governo Federal são os corredores de ônibus", disse Lacerda.

Nos próximos dias, na sede do BNDES, no Rio, haverá uma reunião com representantes da Secretaria de Fazenda de Minas para tratar da reforma do Mineirão. De acordo com o prefeito, o BNDES aceita financiar 75% da obra, desde que o valor não supere R$ 400 milhões. Segundo ele, o valor é suficiente para a reforma do estádio. Pelo cronograma apresentado pelo coordenador-executivo do Programa Estado para Resultados, Tadeu Barreto, que também esteve na reunião, a obra se inicia em fevereiro de 2010, com inauguração prevista para dezembro de 2012.
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SPTrans atende aos moradores de Itapecerica

Para melhorar o serviço no local foram instalados 12 pontos de ônibus
A SPTrans instalou, desde o dia 3 de setembro, na Estrada de Itapecerica seis pontos por sentido, para organizar o embarque e/ou desembarque de 14 linhas de ônibus:
Linhas beneficiadas:

  • 6024-10 – Jd. Maria Sampaio – Santo Amaro
  • 6036-10 – Jd. Macedônia – Santo Amaro
  • 6037-10 – Jd. Mitsutani – Santo Amaro
  • 6038-10 – Jd. das Rosas – Santo Amaro
  • 6039-10 – Valo Velho – Santo Amaro
  • 6041-10 – Jd. Jangadeiro – Santo Amaro
  • 6042-10 – Jd. Três Estrelas – Santo Amaro
  • 6042-21 – Jd. Sonia/Ingá – Santo Amaro
  • 6045-10 – Valo Velho – Santo Amaro
  • 6046-10 – Jd. São Bento Novo – Santo Amaro
  • 6044-10 – Jd. Dom José – Santo Amaro
  • 677Y-10 – Jd. Guarujá – Morumbi Shopping
  • 746F-10 – Jd. das Palmas – Santo Amaro
  • 746V-10 – Jd. Rebouças – Santo Amaro



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Em Fortaleza, já são 181 veículos adaptados para pessoas com deficiência

Melhora a cada dia o perfil da frota de ônibus de Fortaleza. Agora, já são 181 veículos adaptados para pessoas com deficiência, o que representa 10,64% da frota atual de 1700 carros. Em 2005, apenas 1,3% possuíam elevadores, do total de 1600.A quantidade de veículos com condições de transportar pessoas com mobilidade reduzida ainda não equivale a toda a frota operante, mas representa uma melhora significativa no ritmo de adaptação. Nos últimos quatro anos e meio, houve um aumento de 786% de carros com elevadores. Esses veículos são distribuídos entre as linhas que passam próximo a locais de atendimento a pessoas com deficiência, como hospitais, associações e outros órgãos públicos.A adaptação da frota é importante inclusive para atender a procura crescente desse público por transporte público, que aumentou após a Prefeitura de Fortaleza ter concedido gratuidade nos ônibus para pessoas com deficiência que atendem a determinados critérios sócio-econômicos. Hoje, mais de oito mil cartões de gratuidade já foram confeccionados, muitos com direito a acompanhante.
A perspectiva da Prefeitura de Fortaleza é que, até 2014, todos os ônibus e vans estejam adaptados, de acordo com o decreto federal 5296/04, que estabelece o ano da Copa do Mundo no Brasil como limite para acessibilidade universal no transporte público.

Em virtude das obras de trânsito na região das avenidas Humberto Monte e Bezerra de Menezes, está adiado, por tempo indeterminado, o prolongamento do itinerário da linha 075 (Campus do Pici/Unifor) até o Terminal Antônio Bezerra.Mas os moradores do bairro Benfica que desejam se deslocar até o terminal, ainda podem contar com a criação da linha 088 (Antônio Bezerra/Albert Sabin), que será implantada neste sábado, 26. A linha, surgida a partir do remanejamento de parte da frota da 389 (Campus do Pici/Jovita Feitosa), será uma opção de ligação das pessoas que moram ao longo da avenida Bezerra de Menezes e nos bairros Antônio Bonfim e Benfica com a Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé. O itinerário da nova linha terá origem no Terminal Antônio Bezerra, passando pelas avenidas Bezerra de Menezes e Dom Jerônimo, até a 13 de Maio. À altura da Igreja de Fátima, os ônibus se encaminham para a rodoviária.
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Rio 2016: Em transporte público: Haverá a construção de 43 quilômetros de BRT


No próximo dia 2 de outubro, os membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) vão reunir-se em Copenhague para eleger a cidade sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O Rio de Janeiro está no páreo e com ótimas chances. No dia 2 de outubro, todos os brasileiros, e especialmente os cariocas, têm bons motivos para torcer pelo Rio e, no caso de uma vitória, comemorar.
Muito já foi dito sobre a candidatura do Rio, mas poucos sabem do real alcance do impacto que sediar os Jogos Olímpicos pode ter na qualidade de vida dos cariocas. Não tenha dúvida: os jogos serão um acelerador do desenvolvimento econômico e social sustentável da nossa cidade. Como no caso de Barcelona em 1992, o país todo se voltará para viabilizar o projeto e mostrar ao mundo que o Brasil pode sediar os Jogos Olímpicos. Vejamos alguns dos impactos previstos.
Em transporte público, haverá a construção de 43 quilômetros de BRT, os corredores para ônibus articulados que ligarão a Barra às zonas Oeste e Norte. A ligação da Barra à Zona Sul será feita via metrô. Os trens passarão por renovações e modernizações. O projeto privilegia o transporte de massa sobre o individual. Estima-se que o percentual de viagens da população utilizando transporte de massa suba dos atuais 14% para 43% após os Jogos. Uma verdadeira revolução no nosso sistema de transporte.
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Transporte coletivo em Feira de Santana é de péssima qualidade e um dos mais caros do país

Durante o seu pronunciamento feito na sessão na Câmara Municipal no horário do pequeno expediente, o vereador Roberto Tourinho (PSB), teceu duras críticas ao valor da tarifa de transporte coletivo cobrado em Feira de Santana. Utilizando-se de uma reportagem veiculada no do portal de notícias G1 Globo.com, de 21 de setembro de 2009, com o título “Confira as tarifas de ônibus mais caras e mais baratas das capitais brasileiras”. Segundo ele, a passagem em Feira é mais cara do que 10 capitais do país.
“Só existe no Brasil tarifa de ônibus mais caro do que em Feira de Santana, nas seguintes capitais: Florianópolis, Campo Grande, Belo Horizonte, Cuiabá, Porto Velho, Porto Alegre, São Paulo, Manaus, Salvador, Goiana, Curitiba e Rio de Janeiro. As cidades com valor equivalente ao de Feira são: Maceió, Brasília, Natal, Boa Vista e Palmas. Por sua vez, as que apresentam valor inferior a R$ 2,00, são: Macapá, Aracaju, Rio Branco, Vitória, Recife, Fortaleza, João Pessoa, Teresinha, Belém e São Luís”, informou Tourinho.
De acordo com o vereador, a tarifa de ônibus em São Luís custa R$ 1,60 desde o mês de julho de 2004. “As tarifas de ônibus em Feira de Santana é apenas 30 centavos mais barata do que São Paulo, a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo”. Para Tourinho, o quadro se agrava em Feira, ao verificar que além do preço abusivo, o sistema de transporte coletivo do município é de péssima qualidade.
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Serviço do Google Maps que indica qual transporte público pegar chega ao Rio

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O Rio de Janeiro é a terceira cidade do Brasil a contar com o "Google Transporte Público", serviço on-line da gigante de buscas que indica aos internautas da região metropolitana qual a melhor rota, considerando ônibus, metrô e trem. O lançamento do serviço foi anunciado pelo Google e o governo do estado nesta terça-feira (22), em evento no Palácio Guanabara. A ferramenta, disponível no site Google Maps, mostra o que o usuário deve fazer para se locomover de um ponto a outro usando alternativas de transporte público. O serviço já está disponivel em outras 77 cidades do mundo, incluindo São Paulo e Belo Horizonte que já contam com a ferramenta há nove meses.
"O Rio de Janeiro é o primeiro do país a oferecer o serviço completo, com toda a região metropolitana coberta", ressaltou o gerente de produtos do Google, Marcelo Quintella, acrescentando que espera dobrar o número de linhas de ônibus cadastradas até o início de 2010.Nesta fase inicial, o sistema conta com 915 linhas de ônibus e 7.790 pontos, abrangendo mais de 40 mil quilômetros de extensão da região metropolitana do Rio. Além disso, o serviço traz informações sobre as linhas de trem e metrô, suas respectivas integrações e mais de 150 estações.
"Esse é o segundo grande lançamento que fazemos no Google Maps em todo o mundo. Poucas metrópoles têm um projeto tão bem implementado quanto aqui no Rio. Esperamos que o Google Transporte Público também possa contribuir para que o Rio seja escolhido sede dos Jogos Olímpicos de 2016", disse Alexandre Hohagen, diretor-geral do Google para a América Latina.


As principais concorrentes do Rio para sediar as Olímpiadas em 2016 não contam com essa ferramenta. "Nem Chicago, nem Tóquio, nem Madri", frisou o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes. O "Google Transporte Público" dá instruções sobre como percorrer um trajeto, além de informar o tempo estimado para completar o percurso. Ele mostra, por exemplo, até que ponto de ônibus o usuário deve andar, qual coletivo pegar e onde descer para chegar ao destino.
Ainda de acordo com a companhia, quando houver mais de uma alternativa de percurso, a ferramenta mostrará as três melhores rotas, levando em conta o tempo de viagem, número de transferências e o custo para o usuário. Os trajetos fazem também combinações entre tipos de transporte, como ônibus, metrô e trem.
Aproximadamente sete milhões de passageiros utilizam diariamente o sistema de transportes públicos da região metropolitana do Rio.
"Acreditamos que o Google Transporte Público será extremamente útil não apenas para os cidadãos do Rio, mas também para os milhões de turistas que passeiam pela Cidade Maravilhosa todos os anos", afirmou Hohagen.
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Usuário reclama que espera mais por ônibus em São Paulo

Os usuários de transporte coletivo na cidade de São Paulo acham que os ônibus estão demorando mais para passar e estão mais lotados. Segundo dados preliminares de uma pesquisa do Ibope encomendada pelo Movimento Nossa São Paulo, 44% dos entrevistados afirmam que aumentou o tempo de espera no último ano, ante 42% que acham que está igual. Para apenas 11% diminuiu e outros 3% não souberam responder.
Situação parecida foi constatada em relação à lotação. Os dados mostram que 50% apontaram aumento na lotação, ante 43% que acham que não houve mudança. Somente 4% afirmaram que diminuiu e outros 2% não souberam responder. A pesquisa Ibope foi feita entre 28 de agosto e o dia 1º deste mês. Foram ouvidas 805 pessoas."Os ônibus sempre foram lotados. Mas eles estão demorando mais e, por isso, a gente se mete no primeiro que passa", diz o auxiliar administrativo Marcelo de Oliveira Calixto, de 27 anos. Por volta de 7h50, ele pega o ônibus na Avenida Francisco Morato, no Jardim Canner, e segue até a Paulista.
Os especialistas ressaltam que a pesquisa reflete a percepção do usuário e não exatamente a situação, já que não é baseada em estatísticas operacionais. "Mas é um importante termômetro da situação", diz o superintendente da Associação Nacional de Transporte Público, Marcos Pimentel Bicalho. "Um dos fatores que prejudicam os ônibus cada vez mais é o congestionamento. Os ônibus são os que mais sofrem, porque tem uma rota fixa e não podem fugir das filas. Mas também temos de analisar se a frota diminuiu."
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Blumenau terá sistema de aluguel de bicicletas públicas

A partir desta terça-feira, incentivado pelo Dia Mundial Sem Carro, Blumenau passará a ter um sistema de aluguel de bicicletas públicas. O projeto, pioneiro na região Sul do país, prevê a criação de 30 estações espalhadas pela cidade como meio alternativo de transporte coletivo. Segundo o prefeito do município, João Paulo Kleinübing (DEM), a ideia é o cidadão desembarcar no terminal de ônibus e completar o seu destino com uma bicicleta. Em princípio, foram criadas seis estações que serão testadas durante um ano.Os primeiros trinta minutos do aluguel serão gratuitos, de acordo com Kleinübing. O programa foi elaborado em conjunto com empresas privadas do transporte coletivo.

Cadastramento
As pessoas que desejam usar a bicicleta como meio de transporte devem se cadastrar pelo telefone celular. O usuário vai receber uma senha para retirar a bicicleta do terminal. O sistema funciona, por enquanto, somente via celular. Será cobrado uma taxa anual de R$ 100, em princípio, por cartão de crédito. O usuário liga para um número que tem atendimento eletrônico, digita o número da bicicleta a ser alugada e digita a senha. A bicicleta pode ser devolvida em qualquer estação. Assim que for entregue, o sistema automaticamente dá baixa. De acordo com o prefeito, a intenção é ampliar a integração do uso da bicicleta junto com o cartão de passe do ônibus até o início do próximo ano, ou seja, usar o mesmo cadastro do transporte coletivo.


Mais ciclovias
Até a metade do próximo mês, novas ciclovias devem estar prontas em Blumenau. O projeto inicial prevê a criação de 30 estações espalhadas pela cidade. Porém, o prefeito enfatiza que será necessário antes de criar mais estações, ampliar o número de ciclovias.
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