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Metrô de Salvador começa a transportar passageiros em junho
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012O prefeito de Salvador, João Henrique (PP), anunciou nesta terça-feira (28) que o metrô estará em sua primeira fase de operações ainda no primeiro semestre deste ano. Segundo o alcaide, o cronograma foi acordado entre a Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) e a prefeitura. Até junho, a Linha 1 (Lapa- Acesso Norte) já transportará passageiros.
Em visita à sede da CBTU, no Rio de Janeiro, o presidente do órgão, Francisco Colombo, ratificou ao prefeito o prazo final de entrega da primeira etapa do sistema de transporte da capital baiana. “O metrô beneficiará já neste primeiro trecho dezenas de milhares de pessoas diariamente e na Copa do Mundo será uma importante via de acesso à Arena Fonte Nova”, comemorou o gestor.
Fonte: Bahia Notícias
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Marcadores: Bahia, trem/metrô, Videos
Curitiba pode ter a linha "Inter Shoppings" para interligar os principais centros de compras da cidade
A votação do projeto de lei que autoriza a criação de uma linha de ônibus exclusiva para os shoppings de Curitiba foi adiada pela segunda vez. A proposta, de autoria do vereador Paulo Frote (PSDB), deverá ser votada na sessão da quarta-feira da próxima semana (07/03). A linha denominada "Inter-Shopping Centers" pretende interligar os principais centros de compras da cidade com o objetivo de incrementar as opções turísticas.
O adiamento da votação foi solicitado para que alguns pontos do projeto sejam esclarecidos junto à Urbs (Urbanização de Curitiba). Uma das principais dúvidas é referente à viabilidade financeira da proposta, o que causou manifestações contrárias ao projeto.
Para o vereador Jonny Stica (PT), a ideia é absurda se os gastos dispensados com mais uma linha de ônibus tiverem de ser custeados pelo poder público. "Sabemos que o transporte coletivo enfrenta desafios diários, dentre eles, os gastos elevados, por isso não seria justo aumentar ainda mais esse valor com shoppings privados", opina.
O autor da proposta, no entanto, explica que a linha não prevê vínculo com o sistema de transporte público de Curitiba. Desta forma, seria estabelecida juntamente com a Urbs a viabilidade da linha levando em consideração todo o sistema de circulação viária. "Com os técnicos responsáveis definiríamos os fatores que envolvem a circulação desses ônibus, inclusive quais os shoppings contemplados", informa o vereador. A Urbs foi procurada pela reportagem da Tribuna, mas a assessoria de imprensa afirmou que o órgão não comenta os projetos que ainda não foram apresentados oficialmente.
Frote conta que foi pego de surpresa com o adiamento na tarde de ontem. "A oposição está confundindo a criação da Inter-Shopping Centers, que visa o incremento do turismo, com mais uma linha integrante da Rede Integrada de Transporte de Curitiba e Região Metropolitana (RIT)", critica. Diante desta situação, o vereador afirma que estuda a possibilidade de acrescentar à proposta original uma emenda que propõe a participação da iniciativa privada na viabilização da linha.
Propostas
A criação do "Inter-Shopping Centers" não é a única proposta que pretende fazer integração entre estabelecimentos de entretenimento de Curitiba. No ano passado, o então presidente da Câmara, João Claudio Derosso, e o vereador Professor Galdino apresentaram duas propostas para a criação de linhas de ônibus especiais. As novas linhas deveriam percorrer bares e casas noturnas da cidade, mas não foram aprovadas. Além disso, já circulam pela capital as linhas especiais Turismo, InterHospitais, Circular Centro e Madrugueiro, que fazem a integração entre áreas específicas da capital.
Fonte: Paraná Online
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Marcadores: Paraná
Cerca de 300 mil passageiros utilizam vans diariamente em Fortaleza
A superlotação das van, popularmente conhecidas por topics, sempre consta na lista de reclamações dos usuários do transporte público de Fortaleza. Diariamente, cerca de 300 mil passageiros utilizam o sistema alternativo de locomoção na Capital e de acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), 320 veículos percorrem 17 linhas diferentes unindo vários bairros.
Cada van carrega quase 950 pessoas diariamente, mas o número pode ser bem maior em períodos de maior fluxo. Segundo a Etufor, uma Divisão de Fiscalização tenta coibir o excesso de pessoas próximas ao motorista ou em torno das portas abertas dos veículos. “Qualquer tipo de lotação que possa arriscar a vida do passageiro é inibida por meio de abordagens nas próprias vias”, afirmou o órgão.
Legislação
Tomando como base a lei 9.514, do ano de 2009, a quantidade máxima de pessoas sentadas nas vans não pode ultrapassar 18. Já a medida complementar NBR-15570 diz que cada veículo pode transportar seis passageiros por metro quadrado.
Quando é verificada qualquer infração a estas determinações, a única penalização prevista é a retirada dos veículos de circulação por três dias.
Permissionário
Para se tornar um permissionário é necessário, primeiramente, adquirir permissão por meio de licitação ou transferência de permissão, desde que sejam satisfeitas exigências previstas em lei e devidamente autorizada pelo órgão gestor do transporte municipal.
Os interessados devem, obrigatoriamente, ter 21 anos, residir em Fortaleza, estar em dia com as obrigações tributárias com o município, possuir Carteira Nacional de Habilitação categoria “D”, não ter antecedentes criminais e ter curso específico na ativididade.
Tarifa
Apesar do título “alternativo” as vans cobram a mesma tarifa dos ônibus aos passageiros. De acordo com a Etufor, o valor das passagens são sempre definidos tomando por base os dois meios de transporte.
A maioria dos veículos possui acento preferencial. “Hoje, qualquer veículo novo que é incluído só é incorporado ao sistema se tiver acento preferencial, elevador e portas largas”, afirma a Etufor.
As 17 linhas responsáveis pelo transporte alternativo são:
03 – Paupina / Pici
05 – Canindezinho / Iguatemi
06 – Edson Queiroz / Barra do Ceará
09 – Conjunto Ceará / Centro
10 – Conjunto Ceará / Bonsucesso / Centro
11 – Barra do Ceará / Cais do Porto
12 – Conjunto Palmeiras / Papicu
13 – Santos Dumont / Perimetral
25 – Parque Santa Maria / Liceu
28 – José Walter / Centro
52 – Caça e Pesca / Centro
52 – Caça e Pesca / Centro (a partir das 21hrs)
53 – Cidade 2000 / Sargento Hermínio
54 – Granja Lisboa / Goiabeiras
55 – Conjunto Alvorada / North Shopping
57 – Vila Velha / Centro
59 – Conjunto Palmeiras / Centro
05 – Canindezinho / Iguatemi
06 – Edson Queiroz / Barra do Ceará
09 – Conjunto Ceará / Centro
10 – Conjunto Ceará / Bonsucesso / Centro
11 – Barra do Ceará / Cais do Porto
12 – Conjunto Palmeiras / Papicu
13 – Santos Dumont / Perimetral
25 – Parque Santa Maria / Liceu
28 – José Walter / Centro
52 – Caça e Pesca / Centro
52 – Caça e Pesca / Centro (a partir das 21hrs)
53 – Cidade 2000 / Sargento Hermínio
54 – Granja Lisboa / Goiabeiras
55 – Conjunto Alvorada / North Shopping
57 – Vila Velha / Centro
59 – Conjunto Palmeiras / Centro
O itinerário das linhas, que passam por toda a Capital e algumas regiões da Região Metropolitana de Fortaleza, pode ser visto com detalhes clicando aqui.
Fonte: Jangadeiro Online
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Marcadores: Ceára
Em Blumenau, Corredor da 2 de Setembro diminui em meia hora trajeto entre terminais
O corredor de ônibus da Rua 2 de Setembro, no Bairro Itoupava Norte, reduziu em meia hora a viagem entre os terminais do Garcia e Aterro. A boa notícia foi constatada pelo Seterb, depois de uma semana das alterações no trânsito do bairro. Segundo o presidente do Seterb, Rudolf Clebsch, além dos ônibus, os veículos também foram beneficiados com as mudanças:
— Melhorou muito andar por aquela região. Antes, os congestionamentos eram constantes. Ainda temos pontos a ser arrumados, mas posso dizer que o trânsito agora tem um bom fluxo pelo bairro.
Rudolf destaca que se somar 24 dias de viagem, entre ida e volta entre os terminais, o tempo gasto dentro do ônibus é de um dia a menos do que anterior às modificações.
Entre os ajustes pelo local, a Rua Paris deve receber ainda nesta semana uma nova camada asfáltica. Placas indicativas também estão sendo instaladas pela região. Até a metade de março, a Guarda de Trânsito faz a orientação de motoristas pela região.
Fonte: wp.clicrbs.com.br
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Marcadores: Corredores de Ônibus, Santa Catarina
Projeto proíbe música em ônibus de Sorocaba
Usuários do transporte coletivo de Sorocaba (SP) serão proibidos de ouvir música nos ônibus urbanos, a menos que usem fones de ouvido. Um projeto de lei aprovado pela Câmara veda o uso de aparelhos de som ou celulares no modo alto-falante no interior dos coletivos. Os infratores podem ser multados em R$ 50 e ainda serão desembarcados compulsoriamente.
Foto: Sandro Alves |
De acordo com o vereador Francisco França (PT), autor da proposta, usuários e motoristas têm sido incomodados por rádios, aparelhos de MP3 e celulares ligados em alto volume, tocando músicas de todos os gêneros. "O usuário paga pelo transporte e tem o direito de fazer o percurso sem ser incomodado pelo som alto", disse. Motoristas também se queixaram que, além de prejudicar a concentração, o volume alto impede que eles ouçam o aviso sonoro de parada, segundo o vereador.
O projeto, que ainda passará por segunda votação, prevê que as empresa serão obrigadas a fixar cartazes informativos nos ônibus. A fiscalização será feita por agentes da prefeitura. O valor da multa dobra em caso de reincidência e, se o infrator for menor, o pagamento caberá aos pais ou responsáveis. Após a segunda votação, o projeto precisará do aval do prefeito Vitor Lippi (PSDB) para virar lei.
Fonte: Diário do Grande ABC
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Marcadores: São Paulo
Metrô do Rio terá tarifa reajustada para R$ 3,20
O conselho diretor da agência regulatória do transporte público do Rio de Janeiro, a Agetransp, autorizou nesta terça-feira o aumento da tarifa do Metrô Rio de R$ 3,10 para R$ 3,20. O reajuste entra em vigor a partir do dia 2 de abril e representa um acréscimo de 4,5% - referente ao Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), indicador de inflação, registrado entre janeiro de 2011 e janeiro de 2012.
Ainda na mesma sessão regulatória da empresa controladora, ficou definida uma multa para a concessionária de R$ 41 mil, em função do descarrilamento de uma composição de manutenção ocorrido em março de 2011, fato que provocou a suspensão do funcionamento do Metrô entre as estações Estácio e Central no período da manhã.
Barcas
Um outro aumento, muito mais polêmico, começa a valer a partir da próxima quinta-feira para quem necessita diariamente atravessar a baía de Guanabara, entre o Rio e Niterói. Por meio de decreto no Diário Oficial de 30 de janeiro deste ano, está autorizado o reajuste nas tarifas das Barcas de R$ 2,80 para R$ 4,50.
Um outro aumento, muito mais polêmico, começa a valer a partir da próxima quinta-feira para quem necessita diariamente atravessar a baía de Guanabara, entre o Rio e Niterói. Por meio de decreto no Diário Oficial de 30 de janeiro deste ano, está autorizado o reajuste nas tarifas das Barcas de R$ 2,80 para R$ 4,50.
O acréscimo, bem acima do nível da inflação, terá contrapartida do governo - pelo valor de R$ 3,10, os usuários do Bilhete Único poderão usufruir do sistema, entre eles os moradores de Paquetá e Ilha Grande.
Fonte: Terra
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Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
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