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Natal recebe mais 50 ônibus novos adaptados para deficientes

quarta-feira, 10 de março de 2010


Mais 50 ônibus zero quilômetro e integralmente adaptados às necessidades das pessoas portadoras de acessibilidade reduzida serão incorporados nesta quinta-feira, 11 de março, à frota de transporte público de Natal. A orientação da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal é de que nenhum ônibus usado seja incorporado ao serviço de transportes da população.

A SEMOB só autoriza a aquisição de ônibus novos à frota. O investimento das empresas de ônibus até agora na melhoria da frota foi de R$ 40 milhões.

Com os 50 novos veículos, Natal agora passa a ter 160 ônibus novos adaptados circulando pelas rotas de transporte público. Número que representa cerca de 25% da frota circulante da cidade, formada por 641 veículos.

Fonte: Diário de Natal
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Obra do Terminal Metropolitano de Ônibus de São José dos Pinhais está 80% concluída

As obras do terminal metropolitano de passageiros, que o Governo do Estado está construindo em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, serão concluídas no fim do mês de abril, de acordo com previsão do secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto. Realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), a construção está com mais de 80% dos serviços executados.
O terminal terá 29 plataformas para 31 linhas de ônibus. Até o momento, já foram feitos os serviços de drenagem, terraplenagem, construção civil dos espaços comerciais, administrativos e sanitários. Já estão concluídos: a estrutura metálica para cobertura, pavimento em concreto para a passagem dos ônibus e instalação elétrica, hidráulica e de incêndio. “Os pedestres vão contar com 4.300m² de área para transitar nas plataformas de embarque e desembarque”, destaca o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto.
Para concluir a construção, restam os serviços de sinalização, vertical e horizontal, paisagismo com o plantio de 2.500 m² de grama, árvores e arbustos, finalização do revestimento cerâmico nos sanitários, louças e metais e, por fim, a pintura e instalação de catracas para o acesso dos usuários ao terminal.
O terminal de São José dos Pinhais e os demais já concluídos e ou que estão sendo construídos através do Programa de Integração do Transporte (PIT) em municípios da Região Metropolitana de Curitiba, foram projetados para receber os ônibus articulados por meio de plataformas elevadas, atendendo ao novo padrão do transporte coletivo, que no local receberá diariamente cerca de 72 mil passageiros.
As obras também atendem às normas de acessibilidade para portadores de necessidades especiais e já contam com a instalação de rampas. A nova estação de passageiros, que recebe recursos de R$ 5 milhões, está localizada na Avenida das Américas com a Rua Claudino dos Santos, numa área implantada de 14 mil m² com vias e área coberta. A obra está sendo realizada em parceria com a prefeitura municipal que ofereceu a área do terminal.

Fonte: Agência de Notícias

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SP testa tecnologia mineira que facilita uso de ônibus por cegos e idosos


Está sendo testado desde a última semana na cidade de Jaú, interior de São Paulo, um equipamento que promove a inclusão e facilita a vida de pessoas com baixa visão, analfabetos, idosos ou qualquer um que tenha dificuldade de identificar o ônibus que precisa tomar. O DPS 2000 é um sistema que permite a comunicação entre os veículos e os usuários através de um transmissor portátil e um receptor.

O usuário programa o aparelho com a linha que deseja tomar e um sinal de rádio é emitido para os ônibus com o receptor. Quando o veículo entra em um raio de 100 metros do local onde o usuário aguarda, o receptor capta o sinal e emite sinais luminosos e sonoros para alertar o motorista. O sistema também pode ser usado em táxis.“A patente já existe, a empresa está licenciando o equipamento para produção.

A tecnologia foi criada por Dácio Pedro Simões, inventor aposentado, que procurou um professor da UFMG que é nosso sócio”, afirma Adriano Assis, sócio-administrador da fabricante mineira GeraesTec. Segundo ele, cada aparelho receptor deve sair por cerca de R$ 650 e o transmissor portátil será em torno de R$ 250 quando estiverem em produção, custo que pode ser reduzido de acordo com a demanda, mesmo com componentes eletrônicos vindos do exterior e preços vinculados ao dólar.

“Na experiência piloto de Jaú – que vai durar cerca de dois meses - há uma parceria da prefeitura com a empresa de transporte que faz as linhas urbanas. Três linhas de ônibus estão em teste desde quinta-passada. Em Minas tivemos dificuldade para entrar em contato com a agência reguladora de trânsito e com o sindicato das empresas”, diz.

O equipamento será apresentado a partir do próximo dia 16 de março na InovaBrasil, Feira empresarial de Incubadoras e Parque Tecnológicos, numa primeira ação da recém-criada Rede Paulista de Incubadoras. O evento deve ter novidades para as áreas de saúde, alimentação, tecnologia da informação, agricultura, e tantos outros segmentos. De 24 a 27 de março o produto também será apresentado na Feira do Turismo Acesssível, em Recife.
Fonte: Correio Brasiliense
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Rio investe em carros de metrô para 2012


Apesar de ser dado como referência entre os sistemas de metrô no Brasil, o Metrô Rio ainda carece de muitas melhorias. Fabricados em 1975, os trens do metrô carioca ganharão em 2011 um belo investimento: 19 composições de alta tecnologia chegarão da China para os trilhos cariocas.
De acordo com José Gustavo de Souza Costa, presidente do Metrô Rio, os novos trens são as BMW’s dos metrôs. O ‘upgrade‘ será como um retrofit (técnica de arquitetura em que se mantém a fachada, modernizando a parte interna do imóvel) e contará com componentes japoneses, ar-condicionado australiano e um design que será escolhido pelos próprios usuários..
As novas composições estão previstas para chegar ao Rio em meados de 2011 e já estarem funcionando normalmente até 2012. Foi construída, na China, uma pista para a realização dos 5 mil quilômetros de testes previstos antes da entrega. Já para o design interno dos trens, um escritório francês foi contratado. Com tudo isso o intervalo entre um trem e outro deverá diminuir e velocidade de chegada em cada estação aumentará.
Fonte: Rio Temporada
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Belém: Sistema integrado de transporte trará US$ 4 milhões em crédito de carbono


Belém será a primeira capital brasileira de uma região metropolitana a ter um sistema integrado de transporte público associado a um programa de redução de emissão de gás carbônico. No estudo de viabilidade econômica e financeira do projeto, cuja apresentação foi feita em Belém em agosto do ano passado, os técnicos da Jica já haviam previsto, como vantagens do sistema integrado de transportes, a redução de mais de 360 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera em um período de dez anos, com um crédito de carbono equivalente a US$ 4 milhões, além da economia de dois milhões de litros de combustível até 2025, o equivalente a 8% do consumo no setor de transporte na Região Metropolitana de Belém.

Elevado da Júlio César, uma das obras da primeira etapa do Ação Metrópole, cujos recursos para a segunda etapa estão garantidos pelo governo japonês
Belém será a primeira capital brasileira de uma região metropolitana a ter um sistema integrado de transporte público associado a um programa de redução de emissão de gás carbônico. No estudo de viabilidade econômica e financeira do projeto, cuja apresentação foi feita em Belém em agosto do ano passado, os técnicos da Jica já haviam previsto, como vantagens do sistema integrado de transportes, a redução de mais de 360 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera em um período de dez anos, com um crédito de carbono equivalente a US$ 4 milhões, além da economia de dois milhões de litros de combustível até 2025, o equivalente a 8% do consumo no setor de transporte na Região Metropolitana de Belém.
A possibilidade foi apresentada à governadora Ana Júlia Carepa no final da manhã da última sexta, 5 pela comitiva da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), durante uma reunião que tratou sobre aspectos relacionados ao projeto e ao empréstimo de 16,4 bilhões de ienes (moeda japonesa), o equivalente a R$ 320 milhões para a execução das obras da segunda etapa do Ação Metrópole.
Diretor da Jica para a América do Sul, América Latina e Caribe, Noriji Sakakura disse que o projeto é muito importante para Belém, pois organiza o transporte público de toda a região metropolitana - que inclui também os municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará - e reduz a emissão de gases poluentes no planeta. "Estamos dispostos a somar esforços e afirmar o acordo de empréstimo para que o governo realize a segunda etapa do projeto", disse Sakakura.

"O governo teve a ousadia de fazer a primeira etapa do projeto. O apoio da Jica é fundamental para a segunda etapa, que consiste na implantação do sistema integrado de transporte da Região Metropolitana de Belém. A implantação do sistema é um grande sonho da população, por isso estamos trabalhando para que ele se torne realidade", disse a governadora Ana Júlia Carepa.

Fonte: Portal do Governo Do Pará
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Em Santa Maria, depois dos Novos ônibus, agora vem a Bilhetagem eletrônica


A chegada de 55 novos ônibus para o transporte coletivo, que começaram a circular a partir de ontem, é só um passo para o novo sistema que mudará a forma de pagamento da passagem. Até a segunda metade de 2010, todos os ônibus terão catracas eletrônicas acionadas por cartões, o que aposentará as fichas de vale-transporte. A mudança trará vantagens para passageiros, às empresas de ônibus, a quem compra vale-transporte para os funcionários e à prefeitura.

Quando o sistema estiver funcionando, mudará até a forma de comprar passagens. Seguirá a venda na central da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), na Avenida Rio Branco. Porém, será possível também que pessoas e empresas comprem passagens pela Internet. Esses créditos serão repassados diretamente, com tecnologia sem fio, para as catracas dos ônibus.

Vantagens – A lista de vantagens é enorme. Entre elas, estão maior segurança aos passageiros e mais transparência nos dados das empresas de ônibus (veja quadro). Segundo a ATU, a bilhetagem eletrônica deve reduzir a chance de fraudes com uso de carteira estudantil e a venda de fichas de vale-transporte, o que pode aumentar a receita e ajudar a manter a tarifa por mais tempo sem reajustes.

– Em cidades do nosso porte, a estimativa é que a evasão de receita é, em média, de 15% com essas fraudes e desvios – conta Luiz Fernando Maffini, presidente a ATU.

Outra possibilidade é de, em casos extremos, haver o controle de quem usa o vale-transporte de maneira irregular. O sistema registrará horários e ônibus em que cada pessoa usou o cartão, mas os dados serão sigilosos.

Porém, existe a chance de o patrão conseguir os dados por meio de autorização judicial para ver se o funcionário vendeu seu cartão a alguém.

Fonte: Diário de Santa Maria

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