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Plano de Mobilidade Urbana vai transformar trânsito de Cuiabá

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Edivá Pereira Alves, apresentou o Plano de Mobilidade Urbana aos participantes da 4ª Conferência da Cidade de Cuiabá, na manhã desta terça-feira (17.11). O evento acontece no Cenarium Rural, na Capital, até amanhã.
Baseado no Estatuto das Cidades e no Plano Diretor de Cuiabá, o Plano de Mobilidade Urbana está em elaboração e deve ser concluído em junho do ano que vem. Em sua apresentação, o gestor falou sobre os conceitos de “Mobilidade Urbana” e observou que se trata de “olhar para a dinâmica da cidade pelo ponto de vista das pessoas”.
O plano prevê várias obras de infra-estrutura que vão transformar o setor de trânsito e transporte em Cuiabá. Segundo o secretário, a escolha da Capital com umas das sedes da Copa do Mundo de 2014 vai viabilizar grandes investimentos na área. O gestor detalhou os cinco itens que fazem parte do projeto: Transporte Coletivo, Sinalização, Circulação, Acessibilidade e Ampliação da malha viária.
Segundo ele, o transporte coletivo de qualidade é a saída pra o problema do trânsito em Cuiabá. “Temos um carro para 2.2 habitantes, a solução é fazer a população deixar os automóveis para utilizar o transporte coletivo”, explicou.
Edivá lembrou também que existe um projeto de lei na Câmara Municipal que vai permitir a melhora da circulação de veículos em Cuiabá. Ainda destacou que faltam 400 rampas na área urbana da cidade. Outra necessidade é a construção de grandes avenidas. “A nossa frota de veículos é de 250 mil e a previsão é de que daqui a 10 anos esse número dobre. Se não houver a construção de mais avenidas o trânsito vai ficar pior”, observou.
Um dos projetos apresentados durante a palestra do secretário, que chamou a atenção dos participantes da 4ª Conferência da Cidade de Cuiabá, foi a criação de um sistema tronco-alimentador com seis corredores exclusivos para ônibus na Capital, o BRT (Bus Rapid Transit). O projeto, que será viabilizado através de investimentos do Governo Federal na preparação de Cuiabá para a Copa, prevê a construção dos corredores exclusivos nos canteiros de grandes avenidas, ligando pontos importantes da cidade.
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Votação do projeto de lei dos transportes é marcada por protesto em Teresina


Na manhã desta terça-feira (17), na Câmara Municipal os vereadores de Teresina aprovaram uma emenda na Lei de Transporte Público da capital que dá direito às empresas de ônibus a renovarem seus contratos por mais 15 anos com possibilidade de prorrogação por mais outros 15.
No local, muitos estudantes estiveram presentes, com faixas e cartazes como forma de protesto. E houve ainda policiais na intenção de conter os estudantes.

De acordo com informações, antes da entrada dos estudantes foi feito um acordo com os policiais para que eles não abrissem as faixas e assim foi permitida a entrada dos mesmos no plenário, mas os estudantes não obedeceram e mostraram sendo reprimidos pelos policiais.Segundo os estudantes, os preços das passagens de ônibus são abusivos, por isso a razão dos protestos. “Nós apenas queremos que esse preço seja discutido com a sociedade, para que se chegue a um acordo”, declarou o estudante Fagner Teixeira, presidente da UMES.
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No Rio, Corredor de ônibus T-5 terá R$ 1 bilhão do Governo Federal


Depois de um encontro com vários ministros, o prefeito Eduardo Paes e o vice-governador Luiz Fernando Pezão disseram nesta terça-feira que a União garantiu recursos para financiar o T-5 (um corredor de ônibus expresso ligando a Zona Norte à Barra da Tijuca) e a reforma do Maracanã. Segundo Paes, a União vai liberar R$ 1 bilhão para o T-5.
De acordo com o prefeito, a iniciativa faz parte dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e do chamado PAC da Mobilidade.
Paes e Pezão reuniram-se com os ministros Orlando Silva (Esportes), Paulo Bernardo (Planejamento) e Márcio Fortes (Cidades), além da subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Miriam Belchior, representante da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.
- Estivemos discutindo o PAC do Mobilidade e a Copa. Ficou praticamente acertado que o governo federal vai financiar o T-5, algo em torno de R$ 1 bilhão - disse o prefeito.
O prefeito não explicou como será o pagamento desse financiamento.
O corredor T-5 deverá ter 28 quilômetros de extensão, com vias de quatro faixas. Paes disse que ainda haverá reuniões para se discutir as obras diretamente relacionadas às Olimpíadas de 2016 no Rio. Ele citou a reforma do Maracanã, embora essa seja uma obra ligada ao governo do estado.
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Bahia: Empresas de ônibus pagarão R$ 230 mil de multa


As empresas que não colocaram os ônibus para rodar na manhã desta última segunda-feira (16), em Salvador, por causa das brigas internas na eleição do sindicato dos rodoviários, terão que pagar pelo menos R$ 230 mil em multa.
A punição foi determinada nesta terça (17), pela prefeitura da cidade. As empresas autuadas, como Ondina, BTU, Central, União e Barramar, têm cinco dias para questionar a decisão da prefeitura.
Já o candidato da chapa derrotada para a eleição do sindicato dos rodoviários, Mário Kleber, que foi apontado como organizador do protesto, disse que ainda não foi chamado para depor no inquérito policial e negou que tenha provocado a manifestação.
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Natal Iluminado de SP terá roteiros de ônibus e metrô


Foi lançado hoje o Natal Iluminado de São Paulo. Este ano, a prefeitura de São Paulo, por meio da SP Turis, promove mais um ano os Roteiros Natalinos. Com saídas do Viaduto do Chá às 19h30, até sete ônibus diários percorrerão os principais pontos iluminados da cidade, acompanhados de guias de turismo.

Os roteiros têm cerca de três horas de duração e vão acontecer entre 5 e 23 de dezembro. Os ingressos, no entanto, começam a ser vendidos a partir de 30 de novembro, na Central de Informação Turística Olido (avenida São João, 473, das 9h às 18h, todos os dias).Além disso, os paulistanos e as pessoas que visitarem a cidade contarão com opções diurnas de entretenimento: o Turismetrô de Natal. O projeto acontece entre 6 de dezembro e 3 de janeiro. São passeios com saídas aos domingos, às 9h e às 14h, que custam o valor do bilhete de metrô. As saídas são da Estação Sé e guias bilíngues acompanharão grupos de até 25 pessoas.
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São Paulo recebe segundo ônibus movido a etanol

terça-feira, 17 de novembro de 2009


A Scania, por meio do Cenbio (Centro Nacional de Referência em Biomassa), representante e organizadora do projeto BEST (BioEthanol for Sustainable Transport) no Brasil, entregou à prefeitura de São Paulo, na última quinta-feira, dia 12 de novembro, o segundo ônibus movido a Etanol no País.

Equipado com chassi Scania de 15 metros de comprimento, o veículo rodará entre os terminais Lapa e Vila Mariana, sob responsabilidade da Viação Gato Preto, e atenderá a uma alta demanda de passageiros em um itinerário que inclui importantes trechos da cidade, entre eles, a avenida Paulista.O novo ônibus, Scania Série K, possui motor de 9 litros de 270 cavalos de potência e será abastecido com combustível renovável bioetanol, hidratado com 5% de aditivo promovedor de ignição, atendendo às exigências européias de emissão de poluentes EURO 5 e EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles), normas obrigatórias pela União Européia a partir deste ano.

O motor Scania tem tecnologia comprovada para ônibus movidos a etanol desde 1989. O Brasil é o primeiro país das Américas a ter ônibus movido a etanol em circulação pelo projeto BEST. "A entrega do segundo ônibus a Etanol reforça a postura da Scania de investir em soluções sustentáveis de transporte.

A tecnologia aplicada no veiculo contribui para redução da emissão de gases poluentes, influenciando diretamente para a melhoria da saúde da população e na preservação ambiental, sem perder as características dos demais veículos da marca, como excelente produtividade e desempenho.Na avaliação da Scania, o etanol é entre as tecnologias voltadas ao transporte sustentável, a que possui melhores perspectivas para implantação e obtenção de resultados em curto prazo" comenta Marcelo Montanha, gerente de Ônibus da Scania Latin America.Em 2007, a Scania entregou o primeiro veículo, que circulou no corredor Jabaquara - São Mateus, com parada em 9 terminais e 4 municípios da região metropolitana paulista: São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo e Santo André.
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Em Taubaté, Prefeitura autoriza aumento de 20% na tarifa de ônibus e pega moradores de surpresa


A semana começou com uma notícia nada animadora para quem depende do transporte público em Taubaté. O preço da tarifa subiu 20%. Os passageiros reclamam que foram pegos de surpresa.
Foi um aumento acelerado. Decreto assinado pelo prefeito na sexta(13), no fim do tarde. E uma surpresa logo no primeiro dia da semana. "Um absurdo. Minha sobrinha pegou o ônibus ontem(15) e pra ela era R$2. Na hora que ela viu que era R$2,40. Daí a vizinha dela que deu R$,40 para ela inteirar a passagem", conta a dona de casa, Joseana Domiciano.

Desde domingo, a tarifa do transporte urbano de Taubaté passou de R$ 2 para R$ 2,40. E vai ser difícil escapar do reajuste de 20%. Por lei municipal, o transporte complementar tem que seguir o preço dos ônibus. Ou seja, a tarifa de R$ 2, que ainda era praticada no início da tarde de hoje(16), deve mudar em breve. "Nós conseguimos uma brecha que a lei fala que a tarifa para ser aumentada, tem que ser publicada três dias úteis no Diário Oficial. Como isso não foi feito, até quarta-feira(18), nós vamos manter a tarifa a R$2", diz Silvana Fontes, representante do TCTAU.
A prefeitura, que autorizou o reajuste, diz que ele estava previsto em contrato e que virá acompanhado de melhorias nos serviço. "A empresa, dentro dos custos que ela apresentou, alguns ônibus novos já estão preparados para entrarem em operação e também ônibus para necessidades especiais já vão entrar alguns", afirma Jacir Cunha, gerente de Planejamento do município. Segundo a prefeitura, a lei que obrigava que a população fosse avisada com três dias de antecedência foi revogada há 12 anos. Por isso, o transporte complementar já deve operar com a nova tarifa.
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Trem descarrila em Camaragibe e compromete funcionamento do metrô


Um trem descarrilou próximo da estação de Camaragibe e comprometeu o funcionamento do metrô, na noite desta segunda-feira (17). O vagão que saiu dos trilhos impediu a passagem dos outros trens. O caso aconteceu por volta das 19h30, quando o trem seguia com passageiros do Recife para Camaragibe.Por conta do incidente, muitos passageiros que estavam na estação Camaragibe resolveram seguir a pé para o Terminal Integrado de Passageiros (TIP) pela mata e pelos trilhos do metrô.
A caminhada durou aproximadamente 1 hora e algumas pessoas passaram mal no caminho. “A gente veio andando da rodoviária para o TIP. Tinha muita gente guerreira, tem até mulher grávida passando mal no caminho. O caminho está muito escuro, arriscado de ter uma cobra ou algo perigoso”, disse o autônomo Flávio Francisco da Silva .
De acordo com ele, a orientação dos funcionários do metrô foi para que os usuários voltassem para o Barro. “Eles mandaram a gente voltar para o Barro, para de lá voltar para a Macaxeira, mas a gente sabia que ia demorar mais”, disse o passageiro.

REFORÇO
Para dar suporte aos usuários do metrô, o Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema emergencial de reforço de ônibus. Para os passageiros que seguem com destino a Camaragibe, a linha 469 - Camaragibe/CDU recebeu mais dois ônibus e teve o itinerário alterado, seguindo até o Terminal Integrado do Barro. De acordo com o Consórcio, os usuários também podem se deslocar até a área Oeste da Região Metropolitana utilizando as linhas Camaragibe (Conde da Boa Vista) e Camaragibe (Príncipe). A ação emergencial segue em caráter provisório até a normalização da operação do metrô.

REPAROS
Os técnicos da Metrorec foram ao local na madrugada e o trabalho segue até esta manhã, com previsão de terminar ainda nesta terça-feira (17). Eles tentam reparar o problema em um equipamento chamado de máquina de chave, que teria provocado o acidente na última noite.Apenas o trecho de quatro quilômetros Camaragibe-Estação Rodoviária (TIP) está interditado. Nas demais linhas, o funcionamento está normal com 14 trens e intervalo de 25 minutos no tronco e dez nos ramais. A Linha Sul funciona com três trens e 16 minutos de intervalo.
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