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Prefeitura de Fortaleza inicia operação das onze estações do Corredor Expresso

domingo, 19 de julho de 2015

A Prefeitura de Fortaleza entrega, neste sábado (18/07), as onze estações do Corredor Expresso Fortaleza, na Avenida Bezerra de Menezes. A partir das 9 horas, o prefeito Roberto Cláudio e os secretários municipais estarão na estação Olavo Bilac, localizada em frente ao North Shopping.


Com a nova operação, a linha 200 - Antônio Bezerra/Centro passa a utilizar a Faixa 2 do corredor ao lado do canteiro central. Os usuários da linha só poderão utilizar as estações pra embarcar e desembarcar, pelas portas do lado esquerdo dos ônibus articulados. Em breve, passa a operar nas estações também a linha 222 - Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales.

Com a possibilidade do embarque e desembarque em nível, na estação, os usuários podem ter mais agilidade, reduzindo ainda mais o tempo de viagem dos coletivos. A entrada e saída das estações são realizadas pelas rampas que ficam próximas dos abrigos. A sinalização orienta por onde os passageiros devem seguir, inclusive com piso podotátil. As estações são dotadas de sistema de automação que viabilizam as portas automáticas de maneira sincronizada com a chegada e saída dos veículos.

A Av. Bezerra de Menezes está sendo monitorada por agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), distribuídos em rotas volantes, além de equipamentos de fiscalização eletrônica instalados ao longo do corredor para coibir o desrespeito ao espaço exclusivo de circulação dos ônibus. A fiscalização é contínua e o objetivo é garantir o cumprimento às normas de circulação viária.

Com recursos oriundos de financiamento junto ao Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), de cerca de R$ 9 milhões, a implantação do corredor Antônio Bezerra/Centro permitirá a ligação do Novo Terminal Antônio Bezerra ao Centro, num percurso total de 8,2 km. O corredor Antônio Bezerra/Centro é a primeira etapa do corredor Antônio Bezerra/Papicu, que terá extensão total de 17,4km, por meio de um sistema com mais qualidade de serviços e que prioriza os usuários do transporte coletivo.

As estações
Localizadas junto ao canteiro central, as estações contam com mapas de orientação, placas em braile, itinerário das linhas, localização, sentido e orientações gerais. O embarque no coletivo continua sendo realizado pela porta traseira, e o desembarque pelas duas portas dianteiras. O embarque de idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção deve ser feito pela porta dianteira mediante pagamento junto ao cobrador. Os usuários que contam com cartão de gratuidade devem utilizar a porta de embarque.

Corredor exclusivo para ônibus
Como parte da implantação do Corredor Expresso Fortaleza, foram instalados blocos de concreto na faixa exclusiva de ônibus ao longo da Avenida Bezerra de Menezes. As duas faixas situadas junto ao canteiro central da avenida estão segregadas por obstáculos de concreto que delimitam a circulação dos coletivos, evitando acidentes com outros veículos. A medida visa garantir a segurança e a funcionalidade do corredor expresso de forma mais rápida e eficiente.

Campanha educativa
Desde o último mês de junho, é realizada ação educativa na Av. Bezerra de Menezes, com distribuição de cartilhas informativas sobre o embarque e desembarque correto dos coletivos e acerca de como pedestres, ciclistas e motoristas de ônibus devem se portar no Corredor Expresso Fortaleza. A cartilha educativa ensina, em detalhes, como embarcar, desembarcar e utilizar os abrigos e estações.

O material contém explicações, por exemplo, de como acessar o Corredor dirigindo-se exclusivamente às faixas de pedestres e alerta que é proibida a circulação na ciclovia e canaletas de ônibus. Os técnicos também trabalham para dirimir as dúvidas dos usuários do serviço, indicando as sinalizações existentes nos equipamentos, assim como o modo mais adequado para aguardar a travessia da calçada para o corredor e vice-versa, além da transposição da via.

Informações: Prefeitura de Fortaleza
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Em Santos, CET começa a sinalizar via no Centro para implantação de corredor de ônibus

A preparação para implantação da faixa exclusiva para ônibus na Rua João Pessoa, no Centro de Santos, já começou. A pintura de solo está sendo realizada pela Prefeitura desde o início da semana. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ainda não há prazo para ativar o corredor, que deve começar a funcionar assim que a sinalização for finalizada.

O trecho a ser implantado o espaço será entre a Avenida Conselheiro Nébias e Praça dos Andradas. Além da sinalização horizontal, serão instalados painéis de regulamentação com a inscrição "Faixa Exclusiva de Ônibus".

Regras

A faixa poderá ser utilizada exclusivamente para o tráfego do transporte coletivo de passageiros, não sendo permitida a circulação e o estacionamento dos demais veículos no trecho. Transporte escolar e táxis com passageiros também poderão transitar.

A Rua João Pessoa será a segunda via do município a contar com faixa exclusiva para ônibus. A primeira a implantar o serviço foi a Av. Ana Costa, onde vigora a exclusividade das 6 às 9 horas no sentido praia/Centro e das 17 às 20 horas no sentido Centro/praia.

Faixas preferenciais

Além das faixas exclusivas, a cidade conta ainda com faixas preferenciais na Av. Conselheiro Nébias (das 12 às 20h no sentido Centro/praia) e na Av. Bernardino de Campos (das 17 às 20 horas no sentido Centro/praia). Diferente da exclusiva, a faixa preferencial permite compartilhar no mesmo espaço ônibus e veículos, desde que respeitada a preferência aos coletivos. O estacionamento de veículos fica proibido no horário de ativação da faixa preferencial.

Ainda segundo a CET, as faixas de ônibus são implementadas para melhorar a fluidez do transporte coletivo, possibilitando um deslocamento mais ágil e reduzindo o tempo das viagens dos passageiros.

Informações: A Tribuna
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Tarifa de ônibus municipal sobe para R$ 2,65 em Natal

A tarifa de ônibus municipal em Natal vai subir para R$ 2,65. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (17) durante a reunião do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana. A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) informou que a intenção é colocar o reajuste de 12,7% em vigor na próxima segunda-feira (20).

O novo valor da tarifa não agradou ao Seturn, que pleiteava um aumento para R$ 2,90.

A secretária Elequicina Santos, titular da STTU, afirmou que "o reajuste é necessário para o reequilíbrio financeiro do sistema de transporte". Desde o dia 27 de julho de 2014 o valor da tarifa de ônibus municipal na capital potiguar é R$ 2,35.

Dentre as melhorias anunciadas estão a substituição de 30 veículos usados por carros novos, implementação da linha 64A (Região Norte), acréscimo de um veículo na linha Circular Campus e um veículo na linha 599 (Guarapes/Mirassol), além da extensão da linha 48 que voltará a circular no anel viário do Campus da UFRN. Outra contrapartida será a instalação de máquinas leitoras de cartões nas estações de transferências.


Segundo a assessoria de comunicação da STTU, um documento oficial definindo os prazos de cumprimento das melhorias exigidas pela secretaria está sendo discutido com o Seturn. Ainda de acordo com a assessoria do órgão, as únicas definições são quanto à instalação das máquinas leitoras de cartões, que devem ocorrer em 30 dias, e ao acréscimo de um ônibus circular no Campus na volta às aulas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Informações: G1 RN
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Em Uberaba, Começa a valer gratuidade nos ônibus para idosos de 60 anos

A partir da última sexta-feira (17), a Lei municipal 9.822/2005, que garante a gratuidade no transporte coletivo para pessoas a partir dos 60 anos, passou a valer em Uberaba. Antes, a idade mínima para o benefício era 65 anos. Foi publicada no Diário do Judiciário Eletrônico, no último dia 6, a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O superintendente municipal de Mobilidade Urbana, Claudinei Nunes, informa que os cartões de gratuidade para acesso aos ônibus pela porta dianteira foram encomendados, mas a empresa fornecedora solicitou um prazo para produzir o material. Enquanto isso, os usuários com 60 anos ou mais poderão acessar aos ônibus gratuitamente com a carteira de identidade. Para embarque na rua, o documento deverá ser apresentado ao motorista do veículo. Nos terminais, o documento deve ser exibido ao porteiro da bilheteria. Nas estações tubo, a identidade deverá ser posicionada diante da câmera presente na entrada, de forma que a data de nascimento do usuário seja captada.

Claudinei Nunes ressalta que assim que os cartões chegarem a população será informada. “É importante ter o cartão, pois o embarque pela porta dianteira é mais seguro para o usuário”, explicou.

Os usuário que tiverem dúvidas ou reclamações deverão entrar em contato pelos telefones: (34) 3318-0408 e (34) 3318-0409. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 5h30 às 23h30 e, aos sábados, das 7h às 19h.

O presidente da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Uberaba (Transube), Rodrigo Oliveira, informou ao G1, por telefone, que as empresas entraram com recurso e tentam reverter a decisão. Enquanto a decisão não é apreciada, as empresas acatarão a decisão.

Informações: G1 Triângulo Mineiro
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Em SP, Multas por invadir faixas de ônibus sobem 60% em 5 meses

As multas por invasão às faixas exclusivas de ônibus cresceram mais de 60% em São Paulo nos cinco primeiros meses deste ano comparado ao mesmo período de 2014. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), de janeiro a maio de 2015 foram aplicadas 702.540 multas contra 434.415 infrações cometidas no ano anterior.

Entre os motoristas penalizados estão os apressadinhos que querem andar mais e desrespeitam a sinalização, até condutores que desconhecem que só podem fazer a conversão à direita no trecho pontilhado da faixa exclusiva.

“Esse pontilhado está adequado à velocidade da via e aproximação daquele ponto onde ha interesse de convergência do veículo”, afirmou Valtair Valadão, diretor de operações da CET.

O motorista que invadir uma faixa de ônibus comete uma infração leve, perde quatro pontos na carteira de habilitação e tem que pagar uma multa no valor de R$ 85,13.

A CET aplicou mais de 10 milhões de multas na cidade de São Paulo no ano passado. Em primeiro lugar aparecem as multas por excesso de velocidade, seguida das multas por invasão de faixas exclusivas e corredores de ônibus.

O aumento mais expressivo em 2014 foi em relação às multas para quem transitou em faixas exclusivas e corredores de ônibus. Nesse quesito, a cidade teve 1,2 milhão de infrações, 69,5% a mais do que as 713,5 mil multas de 2013.

Para o advogado Mauricio Januzzi, especialista em mobilidade urbana, o motorista de carro está sendo penalizado com as multas. “Aumentou o conforto pra quem vai de ônibus? Aumentou, mas aumentou também a insegurança pra quem vai de carro individual. Por quê? Porque não ha faixas de rolagem pra transpassar essas faixas de rolamento de ônibus. o que faz com que a pessoa é obrigada a invadir a faixa de ônibus e é multada”, argumentou.

Arrecadação
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMT), a arrecadação com multas de trânsito em 2014 foi de R$ 852,6 milhões, pouco mais do que os R$ 850,5 milhões arrecadados em 2013.

Do total arrecadado, 5% são destinados ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset). O restante é aplicado em melhorias no trânsito, fiscalização e programas de educação de trânsito, de acordo com determinação da Lei nº 14.488/05, que criou o Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito (FMDT).

Radares
Segundo a CET, os registros de multas não sofreram influência da mudança no sistema de radares que a Prefeitura de São Paulo vem implementando. O número de radares em 2014 se manteve praticamente igual ao de 2013 – há em média 560 equipamentos na capital.

Em março do ano passado, a prefeitura contratou o novo sistema de radares da cidade, que prevê um aumento no total de aparelhos para 843. A instalação já começou, mas só deve ser concluída neste ano.

Os números de multas divulgados pela CET consideram as infrações anotadas pela companhia e também por policiais do Comando de Policiamento de Trânsito, São Paulo (CPTRAN) e agentes da SPTrans, que atuam em fiscalização de faixas e corredores de ônibus.

Informações: G1 SP
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Empresas de ônibus de Salvador prometem renovação de frota e integração com metrô

A tarifa do transporte metropolitano vai aumentar na segunda-feira . Os novos valores foram divulgados ontem pela  Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (Agerba), que autorizou um reajuste de 8,92% sobre o valor atual. O aumento afetará 146 linhas que circulam por Salvador e Região Metropolitana (RMS).

Segundo Eduardo Pessoa, diretor da Agerba, há três anos não tem reajuste. “A periodicidade do aumento é anual, mas a última vez que a passagem do transporte metropolitano sofreu reajuste foi em julho de 2012. Para chegar ao valor de 8,92%, usamos uma planilha de variação de custos, que leva em consideração os gastos com manutenção de veículos, mão de obra, combustível”, explicou.

Para Edmar Ribeiro, diretor executivo da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia (Abemtro), o reajuste é necessário. “O investimento na renovação de frotas vem da tarifa que é paga pelos passageiros. Se essa tarifa está limitada, é evidente que você não vai poder assumir todos os investimentos necessários. Em dezembro de 2014, quando apresentamos o pedido (de reajuste), essa defasagem já estava em torno de 20%. Então, ela foi concedida agora, seis meses após o pedido, no percentual de 8,92%”, avaliou.

Segundo  Pessoa, a partir de setembro, a frota de veículos começará a ser renovada para atender à demanda e ofertar mais conforto ao usuário. Também em setembro, segundo Pessoa, os ônibus começarão a ser interligados com o sistema metroviário de Salvador.









Por Diogo Costa
Informações: Correio 24 Horas
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Suspensão do BOM em vans gera insatisfação em SP

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Os passageiros de vans e micro-ônibus intermunicipais não conseguem utilizar o cartão BOM há quase duas semanas em São Paulo. A causa é a suspensão do serviço determinada pela Justiça, que bloqueou os leitores de cartões e se baseou em uma ação de 2007.

De acordo com três cooperativas que prestam serviço para a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) na região metropolitana, cerca de 158 linhas tiveram seus leitores bloqueados e estão sem transportar passageiros.

No terminal de ônibus Armênia, os passageiros e donos dos coletivos reclamam das catracas travadas e do prejuízo causado. Sem ter como passar o cartão, eles precisam pagar o valor total da passagem em dinheiro. As vantagens para os passageiros é que com o cartão é possível fazer a integração com o Metrô e a CPTM, o que permite economia. 

Um aviso foi colocado no para-brisa dos veículos e o recado é dado também pelos fiscais do terminal. Segundo o motorista Rozeval Silva, que faz a linha Carapicuíba/Pinheiros, está tudo parado há uma semana. Ele afirmou que 90% dos seus passageiros usam o cartão.

A EMTU informou em nota que deve recorrer da decisão da Justiça e que está reforçando a frota de ônibus para não prejudicar os passageiros. Os usuários que não conseguirem utilizar os créditos devem ligar para a central de atendimento no telefone 0800 77 11 800.

Manifestação/ Os donos e motoristas de micro-ônibus e vans estão protestaram em frente à Assembleia Legislativa de São Paulo, no Ibirapuera, Zona Sul. Eles reclamam da decisão da Justiça e querem falar com o presidente da Assembleia. Em seguida, os manifestantes pretendem ir até o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi.

Informações: Diário de SP
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Mercedes Benz quer atender demanda de ônibus de São Paulo

A licitação da Prefeitura de São Paulo para o transporte público da cidade terá impacto positivo nas fabricantes de ônibus. A modernização do sistema da cidade pode resultar na compra de 2,7 mil veículos novos. A maior parte deste volume está prevista para entre 2016 e o começo de 2018. Ainda assim, a Mercedes-Benz estima que de 300 a 350 unidades podem ser encomendadas ainda este ano. “Não sabemos qual será o mix de produto, qual é o volume de ônibus grandes e o de modelos menores. De qualquer forma, nos antecipamos e já estamos nos programando com os nossos fornecedores para atender a uma demanda maior”, admite Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da montadora.

O executivo ainda não projeta qual parcela das compras de chassis em São Paulo será atendida pela companhia, mas a empresa mantém expectativas elevadas por ser líder do segmento, com 53,7% de participação no mercado nacional de ônibus no primeiro semestre deste ano. A presença da companhia é ainda maior quando analisadas as vendas de urbanos, chegando a 68,1%. “Se considerarmos o cenário atual, o segmento urbano ainda teve um resultado bom, com melhor performance”, destaca ao lembrar que, enquanto a demanda total por ônibus caiu 27% no Brasil entre janeiro e junho, a retração da demanda por modelos da categoria foi bem menor, de 7,7% para 4,7 mil unidades.

A promessa é que, com a concorrência pública em São Paulo, as vendas de urbanos se mantenham mais fortalecidas. A iniciativa é a maior concorrência pública já realizada no Brasil para o transporte coletivo e terá efeito pelos próximos 20 anos, com impacto em 10 milhões de passageiros que usam o sistema diariamente. Mesmo sem o detalhamento dos produtos que a cidade precisará, a expectativa é que a maior dos ônibus que serão adquiridos sejam modelos de grande porte, já que a frota vai diminuir das atuais 15 mil para cerca de 13 mil unidades, mas o objetivo é aumentar em 24% a oferta de viagens e em 13% a de assentos.

“É uma oportunidade para o nosso segmento”, avalia Barbosa. A Mercedes-Benz larga na frente com o modelo superarticulado, que promete alta capacidade de transporte com custo de operação inferior ao de biarticulados. “Temos um portfólio muito completo e, portanto, podemos atender diversas especificações para os veículos”, explica o executivo, sem detalhar qual parcela da demanda a empresa projeta abocanhar. 

MAIS QUALIDADE 

O edital da licitação para o transporte público de São Paulo (veja aqui) impõe a criação de uma central de controle deve ser construída pelas concessionárias que vencerem a concorrência pública para monitorar a frota. O objetivo é ter grande número de ônibus de alta capacidade nos corredores e faixas exclusivas das vias principais da cidade. Esta estrutura será alimentada por linhas locais que circularão nos bairros.

A atualização do sistema trará melhoria expressiva aos usuários. Além do aumento da capacidade de transporte da frota, os passageiros terão veículos mais confortáveis. O edital determina que os ônibus sejam equipados com rede wi-fi de internet, ofereçam pontos de recarga de baterias para celulares e outros dispositivos e tenham letreiros luminosos com informações das paradas. A mudança vai afetar toda a frota. Os veículos que já estão em circulação também terão de se adequar. 

Outra iniciativa que deve gerar forte impacto é que, no novo modelo, a avaliação dos passageiros sobre o transporte vai afetar a remuneração da empresa. Por meio de pesquisa de satisfação, a impressão dos usuários entrará no cálculo ao lado de gastos com a operação, número de passageiros e ganho de produtividade. Atualmente, os repasses para as concessionárias são feitos baseados no tipo de veículo e no número de pessoas transportadas, o que inclui os passageiros isentos de pagar a tarifa.

Informações: Automotive Business

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