Trolebus em SP
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Greve de ônibus ainda não tem data em Urbelândia
segunda-feira, 19 de outubro de 2009Postado por Meu Transporte às 12:34 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Em São Paulo, Quatro mil passageiros deixam fretados na região
Por outro lado, levantamentos do metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) mostram que o número de usuários desses meios de transportes se manteve praticamente o mesmo após a lei. Em alguns pontos até houve queda no movimento. Nos primeiros cinco dias de junho, 10.967 pessoas embarcaram na Estação Berrini, na Zona Sul. Na primeira semana da lei (entre os dias 27 e 31 de julho), o número de passageiros que passou pelo mesmo local caiu para 10.778. Na Linha 1 do metrô houve crescimento de 1,21% na média de usuários após o início da restrição aos fretados.
Postado por Meu Transporte às 12:07 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Perigo nas paradas de ônibus de Todo Brasil
domingo, 18 de outubro de 2009
Uma das áreas mais valorizadas de São Luís apresenta problemas que assustam a população. Quem precisa do transporte coletivo no bairro do Calhau, por exemplo, passa horas nas paradas, e pode ser mais uma vítima de assalto a qualquer momento. Avenida dos Holandeses, via que passa por uma das áreas nobres de São Luís. Mas o local que tem imóveis de luxo e grandes empresas possui também problemas que são comuns em muitos bairros. Quem precisa pegar ônibus ao longo da avenida tem que enfrentar paradas desertas. Muitas ficam em lugares isolados, escuros e cercados de mato. Em alguns locais, não existe abrigo e nem um tipo de indicação de que ali é uma parada. Além dessa situação, as pessoas têm que enfrentar ainda a longa espera. Principalmente à noite, os ônibus demoram a passar. As pessoas pedem mais policiamento para a avenida. Seria uma forma de deixar mais tranquilo quem espera voltar em paz pra casa.
Uma parada de ônibus na Avenida Joaquim Nelson, no conjunto habitacional Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, está ameaçando os usuários do transporte urbano. A parada, que tem cobertura de concreto, está com sua base de apoio quebrada e pendente para o lado. Por isso, o vendedor de balas que trabalhava no local conseguiu dois caules de árvores para escorar a cobertura de concreto da parada de ônibus. Com medo de que a parada de ônibus desabe sobre suas cabeças, os usuários do sistema de transporte urbano ficam na sombra em vez de sentados no banco de concreto. “Não tenho coragem de ficar aí embaixo. Por isso, nós aproveitamos apenas a sombra. O medo existe porque uma delas já caiu e matou um engenheiro”, declarou a professora Lucelene Santos. “Eu não sou louca de ficar embaixo dessa parada de ônibus, está com os pés em falso e a cobertura está escorada por paus. A Prefeitura já deveria ter mudado isso”, declarou a agente comunitária aposentada. Os frentistas Francisco das Chagas Viana Santos e Francisco Perreira afirmaram que não existe outra parada de ônibus mais próxima e a que está escorada representa um perigo para a população.
Dos cerca de 800 mil habitantes de Teresina, é comprovado estatisticamente: mais da metade ainda depende dos ônibus coletivos urbanos, o famoso 'buzão'. De norte a sul, dos bairros mais periféricos ao Centro, em todo canto da cidade tem alguém em uma parada. Quer dizer, deveria ser uma parada, mas, às vezes, não passa de um toco de uma árvore, ou uma barra de ferro providenciada para que as pessoas (acredite!) se sentem. Ou, ainda pior, simplesmente não tem nada dizendo que ali é um ponto de ônibus!
As 'paradas' na capital do estado deveriam pensar, pelo menos, em proteger os usuários de ônibus. Mas não: nem protegem do sol e nem da chuva! Vale lembrar que, quando chove em Teresina, é água muita: alaga tudo e é preferível nem sair de casa para pegar ônibus, já que não há como se proteger. E, não precisa nem lembrar que, quando faz sol, muito calor, é quente meeeeesmo, "Um inferno", como costumam dizer alguns teresinenses, já acostumados com o velho e querido "B-R-O-Bró". É o tradicional período mais quente do ano, que compreende os meses de setembro a dezembro (terminações BRO).
Fonte:180 graus
Carro atropela cinco em ponto de ônibus no Jardim Botânico
Um carro que descia a Rua Alberto Twardowski, no bairro Jardim Botânico, em Curitiba, perdeu o controle da direção e atingiu cinco pessoas que estavam em um ponto de ônibus, por volta das 9h30 desta quinta-feira (25). De acordo com informações do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), o veículo teria subido na calçada na tentativa de desviar de outro automóvel, que estava parado na pista.
O ponto de ônibus fica bem em frente à sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Duas ambulâncias do Siate foram ao local para atender as vítimas. Além dos cinco atropelados, o motorista do veículo também ficou ferido. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, uma jovem de 27 anos foi levada ao Hospital Cajuru. Ela teve uma fratura exposta na perna direita e foi submetida a uma cirurgia. Segundo informações do Hospital Cajuru, ela passa bem e está fora de perigo.
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=811480&tit=Carro-atropela-cinco-em-ponto-de-onibus-no-Jardim-Botanico
Carro atropela oito e mata uma pessoa em ponto de ônibus na Zona Leste de SP
De acordo com a PM, um rapaz de 27 anos perdeu o controle do carro e atropelou o grupo na calçada e atingiu ainda um telefone público (orelhão).
- Pedestre morre atropelado por ônibus na Av. Conde da Boa Vista no Recife
A vítima teve o crânio esmagado, e seu corpo ainda está embaixo do ônibus. O Instituto de Criminalística (IC) já está no local, e são aguardados os peritos do Instituto de Medicina Legal (IML) para fazerem a remoção do corpo. Parte da Av. Conde da Boa Vista está interditada no sentido Cidade-Subúrbio, mas guardas de trânsito orientam os motoristas que passam pelo local.
- E finalmente em São Paulo, Motorista invade um Ponto de ônibus e quase causa uma tragédia.
Postado por Meu Transporte às 10:55 2 comentários
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Postado por Meu Transporte às 10:49 0 comentários
Marcadores: Resultados enquetes
Curitiba é referência no transporte público para as Olimpíadas Rio 2016
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
A mudança, que vai acabar com a sobreposição de linhas, prevê o reordenamento e integração dos transportes coletivos da cidade a partir da criação de corredores exclusivos, o famoso BRT (Bus Rapid Transit), mudando a prioridade do transporte individual para o coletivo.
Pelo projeto, encomendado pela Fetranspor e descartado por Cesar Maia, segundo Lélis, no final da última gestão, serão criados pelo menos três corredores expressos: Avenida Brasil, Linha Amarela e Zona Sul-Barra, este último utilizando o metrô como integração. A ideia é acaba com as linhas que saem diretas de um bairro a outro, levando os passageiros a fazerem conexões nos corredores expressos. Por mais incrível que pareça, a criação destes corredores vai retirar cerca de 40% dos ônibus das ruas já que os novos caros serão biarticulados, ou seja, ônibus duplos, com maior capacidade de passageiros. O projeto adapta o sistema Rede Integrada de Transporte (RIT) de Curitiba.
– O projeto é muito bom e tem algumas joias, como a estação de integração vertical no entroncamento entre a Linha Amarela e a Avenida Brasil. O sujeito toma um ônibus de seu bairro numa linha chamada alimentadora, desce nesta estação vertical, e lá pega outro ônibus no corredor para a Barra – detalha o presidente da Fetranspor, que não vê problemas no financiamento do sistema por conta da eleição da cidade para ser a sede dos Jogos de 2016. – Com um quilômetro de metrô, o Estado gastaria o mesmo para construir 10km de BRT.
Lélis defende o sistema rodoviário e acredita no bilhete único integrando todo o sistema (metrô, trens, barcas e ônibus), mas admite que o modelo curitibano – onde o município centraliza o caixa da arrecadação e depois repassa o dinheiro às empresas por quilômetro rodado – não é visto com bons olhos pelo empresariado.
– Entendemos que o sistema deve ser autossustentável, não queremos subsídios. São Paulo tem subsídios na ordem de $ 1,8 bilhão por ano.
Para o presidente da Fetranspor, o prefeito Eduardo Paes quer modificar a situação de abandono do sistema. O prefeito já se encontrou com representantes da Fetranspor e com o próprio Lener, de acordo com as palavras de Lélis.
–- O Eduardo encontrou a secretaria de Transportes totalmente desmontada. Na Zona Oeste está tudo o que há de pior no Rio. Por isso a prioridade dele, no momento, é lá – defende.
O presidente da Fetranspor cita ainda a questão da poluição do ar, causada em grande parte pelos ônibus, como outra grande vantagem advinda da mudança: primeiro, com a redução do número de carros no sistema, já que com a criação de linhas exclusivas e ônibus biarticulados, a capacidade dos coletivos aumentaria e, assim, seria menor a emissão de gases; segundo por conta do uso de biocombustível que, de acordo com Lélis, já vem sendo adotado experimentalmente pela Rio Ônibus.
Postado por Meu Transporte às 07:46 0 comentários
Marcadores: Paraná, Rio de Janeiro, Videos
Multa a ônibus por direção perigosa cresce 25% em São Paulo
Postado por Meu Transporte às 07:42 0 comentários
SP e Rio têm transporte mais caro na América Latina, diz pesquisa
A pesquisa do banco suíço é publicada a cada três anos, analisando o custo de vida das cidades, com base nos preços de alimentação, moradia e transporte, entre outros. Em relação a transportes, é verificado o valor gasto com uma passagem para percorrer 10 quilômetros - ou dez paradas - de ônibus, metrô ou trem. Os dados de 2009 mostram que a média mundial é de US$ 1,40 - e Europa Ocidental e América do Norte concentram os valores mais altos. As passagens mais baratas estão na América do Sul.
Três cidades sul-americanas apresentam valor de passagem inferior a US$ 0,50, que é a metade do registrado nas capitais paulista e fluminense: Buenos Aires (US$ 0,31), Caracas (US$ 0,40) e Lima (US$ 0,38). O preço das passagens no Brasil é superior até mesmo ao de cidades que têm sistemas de transporte considerados modelos, como o de Bogotá, que custa US$ 0,57. A capital colombiana foi pioneira na implementação de um eficiente sistema de corredores de ônibus, o TransMilenio, que já foi adotado por outras cidades, como Curitiba, no Paraná, e Cidade do México.
Postado por Meu Transporte às 07:39 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, São Paulo
Sem vans, ônibus reduz tempo de viagem em São Gonçalo
Postado por Meu Transporte às 07:34 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro