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Florianópolis: A falência do sistema atual é único consenso

terça-feira, 7 de julho de 2009


Será que os usuários estão satisfeitos com a qualidade so serviço prestado pelas empresas?

Em 68 horas de desentendimentos entre prefeitura, empresários e funcionários do transporte coletivo, um ponto se manteve consenso entre as partes: o sistema está falido. O acordo costurado na última semana apenas camuflou o problema. Prova é que, nos bastidores, outra greve é anunciada para o ano que vem.O aumento no valor das passagens e do subsídio cobre apenas o reajuste da categoria e não diminui o déficit das empresas, de cerca de R$ 2 milhões ao mês, segundo os empresários.

O presidente do Setuf, Waldir Gomes, prevê que na próxima data-base, maio de 2010, motoristas e cobradores vão reivindicar reposição salarial, não haverá dinheiro e nova paralisação deve ocorrer.O trânsito seria outro fator de pressão no sistema de transportes, de acordo com o presidente do sindicato dos empresários. Para que seja possível cumprir os horários, a dificuldade de locomoção em Florianópolis obriga a manutenção de uma frota 22% acima do que seria necessário.

O reflexo é a contratação de mais profissionais, que operam os ônibus com ocupação abaixo da ideal. Gomes garante que, se o gargalo fosse resolvido, o déficit desapareceria.O diretor de Comunicação e Imprensa do sindicato dos trabalhadores, Antônio Carlos Martins, questiona os números divulgados pelos empresário e alfineta ao questionar a manutenção deles no ramo diante de tanto prejuízo.

Dinheiro arrecadado nos terminais seria subsídio
O vice-prefeito e secretário dos Transportes de Florianópolis, João Batista Nunes, confia que a licitação marcada para este ano vai resolver a situação. Pelo modelo sugerido, serão construídos três terminais, que funcionarão como shoppings e pontos de serviços de água, luz, pró-cidadão, restaurantes e estacionamento.O dinheiro arrecadado nos terminais seria depositado em um fundo e subsidiaria o transporte coletivo. A proposta prevê uma reforma no Terminal de Integração do Centro (Ticen), construção de um terminal no continente, entre a Via Expressa e a Avenida Ivo Silveira, e outro no Norte da Ilha, em um local ainda a ser definido.
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Passagens de ônibus já estão mais caras em Florianópolis

Com adesivos ou cartazes improvisados, os ônibus da Grande Florianópolis começaram neste domingo a estampar nos vidros dos veículos o novo preço das passagens. Apesar do aumento, o segundo desde o início do ano, a maioria dos usuários do transporte coletivo ainda não sentiu a diferença no bolso. Neste domingo, a passagem, que agora está R$ 0,10 mais cara, só foi cobrada dos usuários que pagaram em dinheiro. Quem utilizou os cartões eletrônicos — cerca de 80% dos passageiros — desembolsaram o valor antigo. O crédito do cartão abastecido até domingo ainda valerá por 60 dias.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Transportes, João Batista Nunes, as empresas já estão autorizadas a cobrar o aumento. O presidente do Sindicato da Empresas, Waldir Gomes, não foi localizado pela reportagem, mas o diretor operacional da Transol, Roger Nascimento Silva, confirmou que os valores reajustados só serão descontados dos usuários que recarregarem seus cartões a partir desta segunda-feira.

O acordo que encerrou na madrugada de sexta-feira a paralisação de 68 horas dos motoristas e cobradores representou para os usuários de ônibus, somente este ano, um reajuste de 12% nos valores das passagens. O valor, totalizando o índice aplicado em janeiro e o de agora, é mais que o dobro da inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou 2008 com alta de 5,9%.
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Técnicos de Curitiba avaliam possibilidade de implantar modelo de transporte em Uberaba

Engenheiros de Curitiba (PR) fizeram uma visita de reconhecimento à cidade de Uberaba ontem, acompanhados dos vereadores Samuel Pereira e Almir Silva, conforme a reportagem do JORNAL DE UBERABA já havia adiantado na semana passada.A equipe de engenheiros do escritório de Jaime Lerner estuda uma possível parceria com a Prefeitura de Uberaba "visando às melhorias necessárias no transporte coletivo", disse o engenheiro Alan Cannell. Segundo ele, poderá ser aplicada no município a "acupuntura urbana", ou seja, intervenções que ajudam a transformar os bairros, implantando, por exemplo, áreas de lazer, plantio de mudas e pistas de caminhada. Cannell lembrou que Curitiba é uma cidade modelo pelas suas intervenções urbanísticas, principalmente no transporte coletivo, e também por ter tido seu crescimento acompanhado de perto. Os vereadores e equipe da Prefeitura de Uberaba estiveram em Curitiba conhecendo o funcionamento do transporte coletivo, cujo modelo já foi copiado em mais de 80 cidades do país. "Conseguimos fugir de problemas graves, comuns a qualquer cidade que triplicou de tamanho em algumas décadas", acrescentou o engenheiro. Para ele, o Plano Diretor é necessário em qualquer cidade, "ele deve ser vivo, não é uma coisa que se elabora e se guarda na gaveta, ele sofre modificações ao longo do tempo e precisa de monitoramento e acompanhamento. Quanto mais vivo, mais garantias de um crescimento ordenado", diz. Já o engenheiro Fric Kerim, que fez parte da equipe que implantou o sistema integrado de transporte em Curitiba, observou que o sucesso do modelo implantado em Curitiba se deve a muita dedicação, vontade política e continuidade administrativa.Na capital paranaense, o transporte coletivo tem tarifa única, sistema integrado e transporta 2,2 milhões passageiros/dia. Em Uberaba, o grupo vai avaliar a possibilidade de organizar a integração e dar mais opções de deslocamentos com linhas circulares e diametrais.
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Tarifa de ônibus em Maringá sobe 5% e passa a R$ 2,10


A tarifa do transporte coletivo em Maringá, região noroeste do Estado, vai ficar 5% mais cara a partir da zero hora de amanhã, passando de R$ 2 para R$ 2,10. Quem utiliza dinheiro para pagar a passagem (cerca de 9% dos usuários) vai desembolsar R$ 2,50.
O desconto de 10% na tarifa continua valendo para as pessoas que usam o cartão transporte em horários em que os coletivos estão mais vazios, entre 8h30 e 11h e entre 14h e 16h. Estes usuários vão pagar R$ 1,89 pela tarifa. O transporte coletivo de Maringá não sofria aumento há um ano. O gerente de Transportes da cidade, Mauro Menegazzo, justifica que o reajuste de 5% ficou abaixo do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) de junho do ano passado a maio deste ano, que foi de 5,45%.
Ele explica ainda que fatores como o reajuste dado à mão-de-obra e o aumento de preço, mesmo que pequeno, de alguns itens essenciais, como carrocerias, pneus e diesel, influenciaram no acréscimo na tarifa.
“A mão-de-obra representa 30% do valor da tarifa. E ainda tem o agravante de que no ano passado foi oferecido aos trabalhadores mais do que o INPC, para evitar paralisações. Mas o mais importante é que agora conseguimos manter o reajuste abaixo da inflação”, comenta.
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Rodoviários anunciam nova greve no transporte coletivo de Manaus


O Sindicato dos Rodoviários de Manaus decidiu por unanimidade, na manhã de hoje (6), que a categoria fará amanhã (7), uma nova greve em protesto contra o atraso no pagamento dos funcionários por parte das empresas de transporte coletivo.A greve foi decidida em 1º turno por 200 rodoviários, em assembleia geral realizada na sede do sindicato, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus, e aguarda a confirmação do 2º previsto para as 16h de hoje.Segundo o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Antônio Cavalcante, caso as empresas não depositem o pagamento durante a madrugada, a greve será iniciada às 5h, ainda nas garagens. Antônio disse que a greve deve tirar de circulação cerca de 1.450 ônibus, respeitando a cota de serviço essencial de 30% prevista em lei.- Não queremos prejudicar ninguém, principalmente a população, mas estamos reivindicando o direito de nove mil trabalhadores que têm família para sustentar e contas a pagar. Todo trabalhador que faz o seu trabalho tem o direito de receber por ele, nós trabalhamos e não recebemos - disse.Os rodoviários afirmam que estão cumprindo um acordo verbal firmado entre a categoria e as empresas de transporte coletivo para não paralisarem as atividades, “mas as empresas não cumpriram a parte delas e atrasaram mais uma vez o pagamento dos salários”, disse Antônio Cavalcante.O sindicalista explica que já conversou com as empresas, participou de diversas reuniões com outros órgãos, mas não obteve nenhum progresso para que os salários fossem pagos em dia. “As empresas alegam que o pagamento não foi feito porque a Justiça bloqueou suas contas”, disse.
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Salvador: Sindicato dos rodoviários cancela paralisação de ônibus na capital


Em uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Transportes e com o delegado-chefe da Polícia Civil, os rodoviários de Salvador decidiram cancelar a paralisação dos ônibus que rodam na capital, que estava marcada para começar às 18h desta segunda-feira (6).
Os veículos deixariam de circular em protesto contra a morte de nove pessoas nos coletivos somente de janeiro a junho deste ano. Para aumentar a segurança dos usuários do sistema de transporte coletivo de Salvador, a polícia prometeu instalar, em um prazo máximo de 15 dias, três postos avançados do Grupo Especial de Repressão a Roubos de Coletivos (Gerrc) nos bairros de Pirajá, Mussurunga e na rodoviária. Ainda como parte das medidas de segurança, ficou definido que a delegacia de Itapuã também vai registrar os casos envolvendo roubos a ônibus.
Durante o encontro da sede da Secretaria de Segurança Pública, na Praça da Piedade, ficou acordado também que uma comissão formada pelo delegado do Gerrc, Antônio Cláudio, por representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), do Sindicato dos Rodoviários e da Polícia Militar vai até Pirajá, às 9h da próxima terça-feira (7), para verificar as condições para instalação do posto avançado no bairro. O mesmo será feito na rodoviária e em Mussurunga.
Manifestação - Os rodoviários fizeram, na manhã desta segunda (6), uma manifestação na Estação da Lapa em protesto contra a violência dentro dos ônibus. Os motoristas ficaram impedidos de entrar na estação das 9h às 11h para embarque e desembarque de passageiros.
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SMTT faz balanço positivo de ações no trânsito e no transporte de São Luís

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Ribamar Oliveira Filho, as primeiras ações no Sistema Integrado de Transportes contemplaram o início de um projeto de revitalização dos cinco terminais de integração com a higienização das plataformas e demais dependências; recuperação das vias; troca da iluminação e a solução definitiva para o problema crônico de saneamento (fossas) dos terminais, com a interligação dos mesmos à rede de coleta de esgotos.
Números positivos - O transporte coletivo de São Luís já teve um aumento de 15% em sua frota nesta gestão, o que corresponde à colocação de cerca de 120 novos ônibus em circulação. Entre as metas a curto prazo da secretaria, está a renovação de 25% da frota em 2009. "Todos os novos veículos estão de acordo com as normas da ANTP e contam com elevadores para cadeirantes, o que representa o compromisso da SMTT com os direitos do cidadão e a acessibilidade de todos ao transporte coletivo de qualidade", frisou Ribamar Oliveira Filho.

Fiscalização e recadastramento - No setor de transportes, com a prorrogação do prazo de cadastro e recadastro das escolas para a emissão do Cartão Estudantil, a SMTT evitou que um número elevado de alunos das redes pública e privada de ensino tivessem o benefício da meia-passagem interrompido. A secretaria recadastrou cerca de 430 mil alunos no sistema de bilhetagem eletrônica este ano.
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Recife: Ônibus mais confortáveis e seguros

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Em mais uma resolução, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) criou novas regras de segurança para a fabricação dos veículos utilizados no transporte coletivo que, se forem realmente atendidas, irão beneficiar os passageiros que diariamente se espremem para ir e vir de seus destinos. A partir de 1º de julho, os ônibus com bancos duplos terão que ter 80 centímetros de largura e uma distância entre eles, no corredor, que não poderá ser inferior a 35 centímetros. Antes, era definido apenas a profundidade dos assentos e a altura do encosto.
As saídas de emergência também ganharam novas regras. Elas se tornaram obrigatórias no teto dos ônibus e microônibus. Poderão ser de dois tipos: basculante ou com vidro temperado que possa ser destruído por martelos de segurança. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os basculantes que têm apenas função de ventilar os veículos não serão suficientes, se não puderem servir de passagem em caso de acidente. Os ônibus maiores devem ter pelo menos duas saídas de teto.
As mudanças foram determinadas pelo Contran com o objetivo de elevar o Brasil ao mesmo patamar de países desenvolvidos. Por isso está estipulando, por exemplo, o tamanho das poltronas e a distância entre elas, de forma a evitar que os assentos fiquem amontoados, diminuindo o conforto dos passageiros. As regras valem tanto para ônibus e microônibus urbanos quanto para intermunicipais, rodoviários e escolares.As fábricas terão um prazo de dois anos para adequar os veículos novos, contados a partir de julho. As medidas, entretanto, não são retroativas e deixam de fora os ônibus que já estão em circulação. O prazo é longo, mas os usuários de ônibus só têm o que comemorar e, principalmente, cobrar. Afinal, o assunto estava em discussão há seis anos, sem consenso entre a indústria automobilística e o governo. Os fabricantes, entretanto, já chiaram: avisaram que as alterações vão significar mais custos e, consequentemente, ônibus mais caros. Ou seja, a expectativa é de que as frotas demorem mais tempo para serem renovadas. Por isso, caberá à população cobrar a renovação, incluindo as novas mudanças.
As mudanças nos ônibus e microônibus começam a valer a partir de 1º de julho.
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