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São Gonçalo fará campanha por metrô e pode ganhar também BRT

domingo, 24 de fevereiro de 2013

A implantação em São Gonçalo do BRT (sistema de ônibus de alta capacidade que prevê um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade), pode ficar mais próxima. Na sexta-feira, o secretário municipal de Transportes, Daelson de Oliveira Viana, fará uma visita ao BRT da Barra da Tijuca à convite do secretário de Estado de Transporte, Júlio Lopes, que já tem um projeto pronto especificamente para a cidade.

O anúncio foi feito, ontem, por Daelson de Oliveira, durante reunião do Rotary Clube de São Gonçalo, no Abrigo Cristo Redentor, no bairro Estrela do Norte, em São Gonçalo. Oliveira foi convidado a falar sobre a implantação da Linha 3 do metrô, que ligará Niterói a Itaboraí, passando por São Gonçalo e, aproveitando, que falava sobre transporte de massa, falou sobre o encontro com Júlio Lopes.

“O projeto já existe para as rodovias RJ-104 e RJ-106, mas ainda não temos nenhuma data, nem números”, disse o secretário.
Durante a reunião, Aldenir Correia, diretor do Rotary Clube SG anunciou que a campanha desencadeada para a implantação da Linha 3 do metrô será colocada na rua.

“Elaboramos um documento que é um resumo dos principais pontos discutidos sobre o assunto e vamos conclamar a população. A Linha 3 já é indispensável, não tem como não ser realizada”, disse.

Oliveira disse que vai apoiar o movimento do Rotary, inclusive colocando o adesivo da campanha em seu carro. “A campanha é oportuna em razão da grande necessidade do transporte na nossa cidade. Uma campanha dessa só faz acelerar a implantação”, afirmou. 

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DFTrans tem nova ferramenta para buscas de itinerários e horários de ônibus

Os usuários do transporte público do DF passam a ter acesso, a partir desta quinta-feira (21), ao novo sistema para consultar horários e itinerários dos ônibus. O site do DFTrans (Transporte Urbano do Distrito Federal) ganhou melhorias para um atendimento mais rápido.

As consultas de linhas e itinerários podem ser feitas por nome, números dos ônibus, cidades ou locais específicos nas regiões administrativas. Para ter acesso às informações, o usuário deve digitar um código de segurança, o que torna a navegação mais segura.

Há também no site um campo para o encaminhamento de dúvidas e sugestões à Ouvidoria do DFTrans. Por meio do ícone Contato, na parte superior da página, as demandas serão enviadas diretamente à diretoria de tecnologia da informação do órgão,  para aperfeiçoar o sistema de informação ao usuário.

Acesse o campo Horários dos Ônibus no Site do DFTrans e confira a programação do transporte coletivo.

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Após um dia, Greve do transporte coletivo termina em Londrina

A greve dos motoristas e dos cobradores do transporte coletivo de Londrina terminou na manhã deste sábado (23). Os profissionais já voltaram ao trabalho. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina (Sinttrol), João Batista da Silva.

Já no início da manhã, cerca de 70% da frota circulava no Município. O serviço foi normalizado completamente por volta do meio-dia. Segundo Silva, a decisão do fim da greve foi tomada pelos sindicatos envolvidos, sob mediação do prefeito Alexandre Kireeff (PSD), após reunião realizada na noite de sexta-feira (22), mesmo dia em que a paralisação começou.

Segundo o presidente do Sinttrol, a decisão pelo fim da greve foi bem dividida. A proposta de reajuste salarial aos trabalhadores, que aumentou em meio ponto percentual, saindo de 6% para 6,5%, não atendeu às expectativas de todos os funcionários. O dia paralisado será pago pelas empresas.

“Para alguns trabalhadores, o objetivo era a implantação de um Plano de Demissão Voluntária (PDV). Nenhuma proposta salarial seria suficiente para essas pessoas voltarem ao trabalho. Mas mesmo assim terminamos a greve”, explicou Silva. O PDV não foi oferecido, segundo ele, porque as empresas enfrentam um problema de pessoal. “Disseram que está difícil contratar novos motoristas e cobradores.”

O aumento real nos salários foi definido em 10%, 3,5% pago em junho de 2012 como antecipação e 6,5% acertado na reunião de sexta-feira (22). Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina (Metrolon), Gildalmo Mendonça, o reajuste acordado entre os dois lados está acima do que a empresa pode pagar. “Mesmo assim, atendemos ao pedido feito pelo prefeito.”

Além do reajuste nos salários, os trabalhadores receberão um aumento de 9,5% no Plano de Participação de Resultados (PPR).

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Em São Paulo, Faixa exclusiva para ônibus da Radial Leste será ampliada

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Um novo trecho de faixa exclusiva para ônibus será implantado na Radial Leste, em São Paulo, a partir da segunda-feira (25). Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a nova faixa, que funcionará apenas das 6h às 9h nos dias úteis, ficará à direita da via, no sentido Centro, entre a Estação Tatuapé, do Metrô, e a Avenida Álvaro Ramos.

A medida visa priorizar o transporte coletivo durante o horário de pico. No trecho de 1,1 km de extensão circulam 39 linhas de ônibus. De acordo com a CET, são 164 ônibus passando por hora no local, com mais de 210 mil passageiros transportados por dia útil.

A novidade acarretará em outras mudanças no sistema viário da região: o acesso da Avenida Salim Farah Maluf, sentido Vila Prudente, à Radial Leste estará fechado no horário; e haverá a implantação de duplo sentido de circulação na Rua Herval, entre as ruas Engenheiro Saturnino de Brito e Engenheiro Reinaldo Cajado.

Durante o período em que a faixa estiver ativa, a CET recomenda a Marginal Tietê como rota alternativa aos motoristas.

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Ônibus voltam a circular normalmente em Florianópolis

O sistema de transporte urbano de Florianópolis voltou a adotar os horários normais na noite desta quinta-feira, mas as escoltas realizadas pela Polícia Militar devem continuar pelos próximos dias. Depois de duas semanas com ônibus escoltados, viagens reduzidas e muita polêmica, o morador da capital catarinense conseguiu voltar para casa com mais tranquilidade. 

Desde o início da onda de ataques, no dia 30 de janeiro, a cidade passou a contar com escoltas e horários mínimos no serviço. Nesta quinta, o movimento nos terminais de transporte era intenso. Filas maiores se formaram em linhas mais movimentadas como a que leva ao bairro de Canasvieiras, no norte da cidade e ao rio Tavares, na região sul. Mesmo assim, usuários comemoraram a volta ao normal do sistema. 

"Parece que está funcionando e tomara que volte tudo ao normal. Os horários hoje (segunda) não foram cumpridos como era antes, mas, pelo menos, a espera pelo jeito vai ser só de meia hora. Fiquei duas horas esperando para poder entrar em um ôibus e tentar voltar para casa na semana passada", disse Verônica Puerari, 24 anos, que trabalha como programadora de internet na região central e mora no bairro de Ingleses. "Mesmo assim, meu marido vai me buscar no terminal do norte da ilha. A gente ainda está com medo de novos ataques".

O retorno do serviço ocorreu após reunião entre Polícia Militar, representantes do governo estadual, da prefeitura e do Sindicato dos Trabalhadores do transporte urbano de Florianópolis (Sintraturb). O serviço funcionou por duas semanas - inclusive no Carnaval - com horários restritos às 20h nos bairros. O sistema gerou muita revolta dos usuários, que protestaram e fecharam o Ticen, o principal terminal de Florianópolis, na noite da segunda-feira.

Caso as empresas não normalizem as linhas, a prefeitura informou que vai fazer valer as penalidades previstas nos contratos de serviço de transporte público, que vão de advertência e multa até a cassação das concessões. De acordo com Vinícius Cofferi, diretor de transportes da prefeitura, apenas os "madrugadões", que são os ônibus que circulam de meia-noite até as 5h, continuam suspensos. "Eles devem voltar a partir de segunda-feira."

O sistema de escolta em áreas consideradas "de risco" continua por, pelo menos, mais uma semana, de acordo com as informações da Polícia Militar. Santa Catarina registrou 111 atentados em 36 cidades desde o fim de janeiro, o que gerou a presença da Força Nacional de Segurança e a prisão de mais de 145 suspeitos. Nas últimas 48 horas, não foram registradas maiores ocorrências.

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Sistemas de Integração de João Pessoa facilitam a vida da população e reduzem custos

Nos últimos sete anos, a capital paraibana passou por diversas transformações no campo do transporte público por ônibus. Nesse período, um dos grandes avanços sentidos pela população foi a implantação do sistema de bilhetagem que trouxe mais agilidade e eficiência nas operações e que, posteriormente, com a integração física, temporal e metropolitana, permitiu ao usuário o direito de usar dois ônibus pagando por apenas uma viagem. No início, estima-se que o sistema de transporte coletivo de João Pessoa integrou cerca de 100 mil passageiros ao dia.

Com o sistema de bilhetagem eletrônica substituindo os meios de pagamentos tradicionais da passagem e a implantação da chamada Integração Metropolitana, criada em 2009 e que consentiu também a integração dos passageiros de municípios vizinhos, o sistema chega a beneficiar muito mais pessoas.

Com a Integração, que também é um benefício extensivo aos estudantes (que já pagam 50% da passagem), os custos mensais ficam ainda menores para os usuários, já que esse sistema permite que o passageiro pegue um segundo ônibus pagando apenas a passagem do primeiro, neste caso, R$ 2,30 ou R$ 1,15. Além de estudantes e moradores de João Pessoa, o benefício também desonera bastante o bolso da população que reside ou trabalha no município de Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Conde e Alhandra, que também pode integrar no Sistema de Integração Metropolitana.

Vale lembrar que para integrar de uma cidade para outra, o usuário precisa adquirir, no Terminal Rodoviário de João Pessoa ou em Cabedelo (próximo à Cia Docas da Paraíba), qualquer um dos cartões eletrônicos do Integra Bem: Estudante, Cidadão ou Vale Transporte.

Esse conjunto de facilidades, para o diretor institucional da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, foi determinante para que o usuário do transporte coletivo alcançasse um equilíbrio muito almejado por qualquer cidadão em seu deslocamento: maior satisfação (mobilidade) a um menor custo (apenas uma passagem).

“A finalidade de todo esse investimento é garantir o deslocamento das pessoas com a maior rapidez e ao menor custo possível”, disse Mário Tourinho.

O dirigente da AETC-JP afirmou ainda que os avanços fizeram do sistema de transporte local um dos melhores serviços da cidade e que a tendência é que ele melhore ainda mais.

“Apesar dos investimentos em integração dos passageiros, ainda não temos corredores exclusivos para ônibus. Acredito que quando isto acontecer, João Pessoa sentirá outra mudança extremamente positiva no transporte coletivo”, salientou Mário Tourinho, lembrando que em meio a todos esses projetos, os empresários do segmento de transporte coletivo também mantém diversas ações para a melhoria do sistema.

Mário Tourinho explicou que os empresários estão sempre realizando a renovação anual da frota. “João Pessoa tem uma idade média de apenas 3,8 anos, enquanto a média nacional fica acima de 5 anos”, ressaltou o dirigente da AETC-JP.

Ele disse que nesses últimos anos as empresas também adquiriram ônibus articulados (aqueles tipo sanfona) que são maiores que os veículos convencionais (a capital já tem 10 veículos desse tipo); e fizeram a renovação da frota com a aquisição de ônibus com plataformas elevatórias (hoje a frota possui 158 veículos desse tipo). A frota da capital paraibana possui 517 ônibus, sendo que 458 ficam em operação e 59 ficam nas garagens como reserva técnica.

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