Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT Sorocaba são entregues *** No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte *** No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado *** Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023 *** Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo *** Justiça aceita recurso da Procuradoria Geral de SP e libera Trem Intercidades *** Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil *** Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU *** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Em Americana, Bilhetagem eletrônica é anunciada para fevereiro

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O início da venda dos cartões magnéticos que substituirão os passes de papel no transporte coletivo de Americana tem agora uma nova data: a primeira quinzena de fevereiro. A previsão foi anunciada ontem, em entrevista coletiva concedida pelo secretário de Transportes e Sistema Viário, Jesuel de Freitas, e por representantes das empresas concessionárias serviço. Já a implantação do sistema integrado das linhas deverá estar em funcionamento somente em março. Prefeitura e empresas travam uma queda de braços para implantação do sistema, que desde agosto de 2008 já deveria estar em funcionamento, conforme prevê o contrato de concessão. A integração permite que os usuários utilizem até três ônibus no trajeto, durante o intervalo de uma hora, com o pagamento de apenas uma passagem.
De acordo com as concessionárias, a partir da disponibilização do cartão, o início da integração só dependerá da adesão dos usuários. Isso porque, para que o sistema seja operacionalizado, será necessário que pelo menos 50% dos cartões já estejam em utilização, o que significa um volume de aproximadamente 20 mil usuários por dia. As empresas informaram que, para o início da integração, "só falta apertar o botão".
"Todo o sistema já está implantado, a parte operacional concluída e os colaboradores em treinamento há mais de dois meses", disse o gerente administrativo da VCA (Viação Cidade Americana), Sílvio Bonami. O sistema será gerido pela empresa Mais Americana, formada por representantes das concessionárias VCA e VPT (Viação Princesa Tecelã).
A prioridade na adesão aos cartões se dará em torno das empresas que distribuem vale-transporte para os funcionários e também para os estudantes, cujas categorias representam 75% dos usuários. No caso das empresas, o cadastramento e a aquisição dos cartões deverá ser feita pela internet, através do site da gestora - www.maisamericana.com.br. Em fevereiro, os cartões também serão disponibilizados para os usuários comuns, que deverão se cadastrar de comprar nos guichês das empresas, no Terminal Urbano. A recarga mínima do cartão será de cinco tarifas, o que equivale a R$ 11,50.
"Agora chegou a hora de a integração funcionar, mas ela precisa do combustível, que é o bilhete eletrônico", disse Jesuel. Por esse motivo, ele disse que vai iniciar um trabalho junto à Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana), às empresas da cidade e aos sindicatos para que façam a adesão ao sistema o quanto antes.
A integração também dependerá da modificação das linhas do transporte público. Além da linha-tronco em formato de X que cruzará a cidade, com cada ponto explorado por uma das concessionárias, serão também implantadas as linhas circulares nos bairros. O sistema também introduzirá novidades, como a possibilidade de os idosos e demais usuários das gratuidades se sentarem em qualquer lugar do ônibus, e não somente nas áreas reservadas.

READ MORE - Em Americana, Bilhetagem eletrônica é anunciada para fevereiro

Setrans-Bel pede que passagens custem R$ 2,15

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setrans-Bel) protocolou ontem (26) junto à Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) uma planilha que prevê o aumento da tarifa de ônibus de R$1,85 para R$2,15. O argumento utilizado pelo sindicato está relacionado à adequação dos custos das empresas ao preço dos insumos utilizados.

Segundo o assessor técnico do sindicato, Délcio Arthur de Souza, a tarifa é calculada a partir de uma metodologia estabelecida pelo Ministério do Transporte que divide o custo total da empresa pela relação entre o volume de passageiros e a quilometragem percorrida pelos ônibus. “São muitos os fatores que influenciam esse cálculo”, explica.

Um dos fatores ao qual Délcio atribui o aumento da tarifa é a diminuição do número de passageiros no decorrer dos anos agravado pelo aumento do número dos transportes clandestinos. “Ao longo do tempo, o volume de passageiros caiu 34,5%. Foi uma queda gradual expressiva que influencia nos custos das empresas”. Outro fator que, segundo o sindicato, contribui para a definição da tarifa de ônibus, é o aumento no salário e no benefício dos funcionários. “O valor do benefício é o mesmo para todos os funcionários. Então, o custo é alto”, justifica.

VALE-TRANSPORTE
Ele também argumenta que a grande utilização de vales-transporte na capital contribui para o aumento da tarifa. “Belém é a campeã nacional em utilização de vale-transporte, com 57,7% do uso em todo o Brasil. Apenas 6% da população paga com dinheiro a passagem dos ônibus. Para que a despesa batesse com a receita, a tarifa teria que ficar em R$ 2,15”, completa.

Mesmo com o aumento considerável pedido na tarifa de ônibus, o sindicato acredita que o valor é acessível à população. “A passagem aumentou 478,13% e o salário mínimo 714,18%. Então vemos que o salário aumentou bem mais. Esse valor (de R$2,15) é viável para a população. Temos uma das tarifas mais baixas do Brasil”, afirma

Já a assistente de recursos humanos Nilde Ribeiro discorda e acredita que o valor é muito alto. “Não há condições de aumentar a passagem desse jeito com esse salário. Tá caro demais”, reclama. A contadora Tássia Sumaia também não concorda com o aumento e acredita que o valor pedido não corresponde ao serviço prestado. “Não é justo esse preço. Primeiro precisa melhorar as condições dos veículos que circulam nas ruas”. O historiador Rui Castro é outro usuário do serviço de transporte público que não vê necessidade no aumento. “Não precisa isso. Esse aumento só vai penalizar as pessoas que têm menor poder aquisitivo”, diz.

Segundo Délcio, a Setrans-Bel deu entrada no pedido de aumento na manhã de ontem, porém a definição do valor do aumento ainda deve demorar. “Após o nosso pedido, o documento será despachado para o setor técnico da CTBel e só depois será encaminhado para o prefeito. Quando o documento estiver com ele, será convocado o conselho de transporte para que se defina o valor do aumento”, explica.

Em nota, a CTBel informou que “até o final do expediente externo do órgão, o Gabinete da Diretora Superintendente ainda não havia recebido a proposta de aumento de tarifa encaminhada pelo Sindicato de Empresas de Transporte de Belém”.

Já a qualidade dos ônibus

Enquanto o Setrans-Bel ia até a CTBel protocolar o pedido de aumento da tarifa da passagem de ônibus para um valor acima de R$ 2, o DIÁRIO flagrava no pátio de retenção da CTBel, 14 ônibus de linha apreendidos.

No último sábado, quando foi divulgada a possibilidade do aumento, o Setrans-Bel alegou que o reajuste seria necessário para cobrir investimentos realizados no último ano. Além disso, o sindicato chegou a afirmar que Belém conta com uma frota nova, com idade média de cinco anos.

Porém, não foi isso que a reportagem constatou no pátio de retenção da CTBel e o que causou surpresa foi o motivo da apreensão. “Dos 14 ônibus que temos aqui no pátio, 10 vieram parar aqui por estarem trafegando pelas ruas de Belém há mais de 10 anos, o que não é permitido por lei”, explicou o diretor de transportes da CTBel, Onofre Veloso. Ele disse ainda, que os outros quatro ônibus apreendidos apresentavam condições precárias para trafegar, por isso, também acabaram retidos.

O diretor garantiu que nenhum desses ônibus deve voltar a circular pelas ruas da cidade. “A empresa pode até conseguir retirar o veículo do pátio, após quitar suas obrigações, porém, o ônibus será proibido de voltar a rodar”, ressaltou.

No pátio de retenção do Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran/PA), mais ônibus apreendidos. Lá, o problema mais comum é licenciamento em atraso. O coordenador de planejamento do Detran, Carlos Valente, explicou que a frota de ônibus da Região Metropolitana de Belém (RMB) com o licenciamento em dia é de 2.599. Já a quantidade de ônibus com licenciamento em atraso é de 334, o que representa 11%. “O Detran pretende colocar em prática ações para regularizar a situação dos ônibus na questão do licenciamento, mas está estudando a maneira mais adequada de realizar essas ações”.

O assessor técnico do Setrans-Bel, Délcio de Souza, garante que todas as empresas que fazem transporte coletivo em Belém estão regularizadas e dentro dos padrões exigidos. “Nenhum veículo está acima de 10 anos circulando na cidade. Temos o controle e registro de todos os veículos que fazem parte do sindicato das empresas de ônibus”, afirma o assessor.

Segundo Délcio, o que pode acontecer, é empresas que não são filiadas ao sindicato estarem fazendo transporte irregular, mas cabe à CTBel fazer a fiscalização.

RENOVAÇÃO DA FROTA (Fonte: Setrans-Bel)

2005 – Comprados 139 ônibus;

2006 – Comprados 219 ônibus;

2007 – Comprados 204 ônibus ;

2008 – Comprados 164 ônibus;

2009 – Não foi fornecido;

2010 – Não foi fornecido.


Share |
READ MORE - Setrans-Bel pede que passagens custem R$ 2,15

Em Manaus, Nova licitação do transporte coletivo cria expectativas na população

Marcada para acontecer no dia 4 de fevereiro, a nova licitação do transporte coletivo em Manaus cria uma grande expectativa entre os usuários do sistema, que torcem por melhorias imediatas. Quem hoje sofre com ônibus antigos, lotados e desconfortáveis, espera que as mudanças atendam todas as demandas. A reportagem do Portal D24AM foi às ruas para saber da população o que os usuários esperam dos novos 1.108 veículos que a prefeitura promete entregar à cidade até meados de junho.
Conforto

"Ventilação. Eu quero que os novos ônibus tenham no mínimo por onde entrar vento. É um absurdo o calor que se faz dentro desses carros. Pior são aqueles que em vez de janela, tem um vidro enorme e só uma janelinha em cima", comentou a vendedora de frutas Maria do Carmo, 56.

Para a estudante Eliza Soares, 17, os ônibus devem ter mais lugares para passageiros sentados. "Não precisa ser acolchoada, como naqueles ônibus que andam pelo Alvorada, basta que tenham mais lugares paras as pessoas sentarem. Eu acho que esses empresários já pensam é na lotação máxima, porque tem ônibus rodando com apenas uma fila de cadeira de cada lado e um espaço enorme no meio paras as pessoas ficarem em pé", desabafa a adolescente.

Limpeza

"Eu sei que não é obrigação da SMTU a limpeza dos carros, mas eu espero que haja uma fiscalização maior nas empresas para que os carros não fiquem tão sujos", disse o vendedor Júlio Passos, 24.

O mesmo desejo é compartilhado pela industriaria Márcia Regina, 32, para ela que mora no bairro do São José I, as condições de limpeza dos ônibus deveriam ser prioridade das empresas. "Aqui na zona leste infelizmente é onde eu vejo os ônibus mais velhos e sujos. Sei que a população tem parcela de culpa nisso, mas, se houvesse uma limpeza melhor desses ônibus, a gente não sentiria tanto o problema", comenta.

Tarifa mais barata sem Executivos

Alguns usuários esperam que o valor pago na passagem do transporte coletivo seja reduzido com a chegada dos novos ônibus, como o engenheiro aposentado Raimundo de Souza Fernandes, 75. “Com esses carros novos quem sabe a passagem não diminua alguma coisa. Afinal, o gasto com manutenção será menor, você não acha?”, questiona.

Essa possibilidade de redução no valor da tarifa também é esperada pela Superintendência Municipal de Transporte urbano (SMTU), mas apenas em paralelo à retirada dos microônibus Executivos, prevista para acontecer já no começo de abril.

Executivo só em bairros ‘nobres’

Para Cavalcante o transporte Executivo é “predatório” e tira os passageiros do transporte convencional. “Projetamos um crescimento entre 8% e 12% no aumento de passageiros para dar uma tarifa mais baixa. E esses passageiros têm que ser tirados das anomalias do sistema. O Executivo rodando como está deteriora o sistema. Ele deixando de funcionar, os passageiros migram pro transporte coletivo e aumenta o IPK (Índice de Passageiro por Quilômetro) e a tarifa diminui”, estima Cavalcante.

De acordo com a SMTU a ideia do transporte Executivo, que partiu da própria Prefeitura, foi deturpada e deverá ser reformulada e passar a atender realmente às pessoas que dependem desse tipo de transporte.

Cavalcante disse que em um futuro eles deverão circular apenas em ‘bairros economicamente viáveis’, para que a tarifa seja cobrada com valor correto. “Esse sim será um transporte Executivo: com ar-condicionado, tv, poltronas reclináveis e tarifa mais cara. Do jeito como está hoje não dá para ficar, e eles (as cooperativas)  já sabem disso há pelo menos três meses”.
Padronização

A SMTU disse que essa despadronização dos ônibus deverá ser amenizada com os novos veículos que a licitação trará para a capital. Segundo Cavalcante o edital da nova licitação apresentou exigências para que haja uma uniformidade nos ônibus que deverão ser comprados pelas empresas vencedoras da concorrência.

Entre as exigências os novos ônibus deverão ter no mínimo 20 cadeiras, catraca na parte dianteira do veículo e janelas móveis que deslizem no próprio eixo. A SMTU descartou a possibilidade de novos ônibus com ar-condicionado em Manaus.
"Claro que a formatação dos bancos varia de acordo com a empresa que produz os veículos. Mas todas as nossas providências foram no sentido de padronizar a frota de Manaus e oferecer um transporte decente para a população de acordo com a legislação federal", esclarece Cavalcante.

Fonte: D24 am

READ MORE - Em Manaus, Nova licitação do transporte coletivo cria expectativas na população

Recife: Governo do Estado irar entregar 09 novos terminais de integração ainda este ano, e o BRT em 2013

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Novo secretário das cidades de Pernambuco em entrevista ao Bom Dia Pernambuco da Rede Globo Nordeste falou sobre a mobilidade urbana na Região Metropolitana, onde os engarrafamentos são constantes, ele falou do avanço nos últimos 03 anos onde foram entregue 03 terminais integrados (Pelópidas Silveira, Cabo e Caxangá) no sistema de transporte da região metropolitana, segundo o secretário, o Governo do Estado pretende entregar ainda este mais 09 terminais integrados chegando a 22 terminais em operação, possibilitando que o passageiro possa se locomover dentro da Região metropolitana do Recife pagando apenas uma tarifa, segundo Danilo Cabral, estes investimentos estão orçados em 46 milhões de reais.
Danilo Cabral reforçou que os tão sonhados corredores de ônibus da Região Metropolitana irão ficar prontos nos próximos 02 anos, pois o Governo do Estado pretende ser uma das sedes da copa das confederações, entre os corredores estão o Norte Sul(Igarassu à Cajueiro Seco), Av. Norte, Leste-Oeste e o tão sonhado BRT que será um corredor audacioso onde ligará São Lourenço até Prazeres pelo meio da BR-101.

Idealizado por brasileiros e lançado em Curitiba em 1974, o sistema BRT (Bus Rapid Transit) é considerado um caso de sucesso no mundo. Exportado para mais de 80 cidades em todos os continentes, o BRT é um sistema de transporte de ônibus, que circula em uma rede de canaletas exclusivas com atributos especiais. As qualidades, tecnologias e diferenciais que atraíram a atenção de centros urbanos no mundo inteiro serão discutidos no 23º Seminário Nacional NTU, promovido pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que terá como tema “Transporte de Qualidade para uma Vida Melhor”.
A exportação desse conceito de mobilidade sustentável é justamente o grande antagonismo que o Brasil vive hoje no setor de transportes. O País possui os melhores profissionais, produtos e tecnologia para implementação de BRT. No entanto, foi preciso a realização da Copa do Mundo no Brasil para que essa tecnologia fosse considerada uma solução para os problemas de transporte do grande centro.

O BRT é um meio de transporte eficiente e confortável, tendo como principais diferenciais múltiplas estações fechadas, embarque em nível, veículo articulado e com múltiplas portas, pagamento e controle fora do ônibus e sistemas de informações aos usuários e de controle operacional.
Fonte: Meu Transporte

Share |



READ MORE - Recife: Governo do Estado irar entregar 09 novos terminais de integração ainda este ano, e o BRT em 2013

São Paulo: Metrô lança “SMS-Denúncia”: mais um canal de relacionamento com o usuário

O Metrô lança a partir desta quarta-feira, dia 26, um novo serviço destinado a mobilizar e incentivar os passageiros a denunciar qualquer tipo de irregularidade relativa à segurança pública nos trens e estações.

O “SMS-Denúncia” funcionará 24 horas por dia e o contato poderá ser feito pelo número 7333-2252. O novo serviço garante anonimato aos denunciantes e mais agilidade no atendimento.

O principal objetivo do novo serviço é facilitar a comunicação do usuário com o Centro de Controle de Segurança, estimulando assim a colaboração no combate ao comércio irregular, a comportamentos inconvenientes, ao vandalismo e outros delitos.

A mensagem enviada via celular será recebida diretamente pela central de monitoramento, que tem condições de acionar os agentes mais próximos do local para ação imediata. Além de enviar o SMS, o usuário também tem à disposição o telefone 0800-7707722, da Central de Atendimento ao Usuário, todos os dias das 5h30 às 23h30. As denúncias recebidas neste canal também serão encaminhadas à área de Segurança.

Como fazer a denúncia
O usuário deve colocar na mensagem de texto o número do “SMS – Denúncia” - 7333-2252 - no campo do destinatário. Na sequência, quando escrever a denúncia, os usuários devem informar os seguintes dados: características do infrator, a linha em que se encontra, o número do carro do Metrô, em qual sentido está o trem e a próxima estação.

A partir dessas informações preliminares, a equipe de segurança do Metrô que estiver mais próxima do local da ocorrência irá verificar o fato. Assim, o Centro de Controle de Segurança, a distribuição estratégica dos agentes e o novo serviço do “SMS-Denúncia” irão abranger a área de atuação da segurança nos casos que assim exigirem nas 58 estações.

Fonte: Metrô SP

READ MORE - São Paulo: Metrô lança “SMS-Denúncia”: mais um canal de relacionamento com o usuário

Em Palmas, A Passagem aumentou e o transporte não melhorou

Em três meses que a nova tarifa do transporte coletivo de Palmas foi alterada de R$ 2,00 para R$2,20, usuários dizem não sentir melhorias. As insatisfações, além do preço, continuam sendo a demora do transporte e a agora, falta de troco para os centavos da passagem.

Para o estudante universitário, Hugo Melo, 19, “as mudanças só foram sentidas no bolso, pois continua a demora nos pontosde ônibus”, afirmou.

Lucilene Souza, cozinheira, diz não ter sentido diferença nenhuma, e que gasta o mesmo tempo de esperapara chegar ao trabalho. “Mas o pior horário é após às 18 horas, com muita demora e ônibus lotados”, garantiu.

Para justificar o reajuste de outubro do ano passado, a prefeitura municipal, por meio daAgência de Trânsito, Transporte e Mobilidade, informou na época que foram feitas pesquisas de preços estabelecidos no transporte urbano em outras cidades do país, e também levou em consideração outros fatores, como o custo operacional e uma nova frota com mais 50 ônibus, além do aumento nas linhas e nos horários.

Em busca de esclarecimento da prefeitura, o Portal Visão Tocantins entrou em contato com a Assessoria de Comunicação que repassou a atribuição ao Sindicato Empresário Transporte Coletivos Urbanos Municipal do Tocantins (Seturb).

Em resposta, o Superintendente do Seturb, Roni Von Pinto da Silva, informou que foram adquiridos 18 novos ônibus, e 8 microônibus. Quanto às linhas, “a demanda é levantada pela prefeitura e todas que foram repassadas ao Sindicato foram atendidas”, afirmou.


READ MORE - Em Palmas, A Passagem aumentou e o transporte não melhorou

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960