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Ipea divulga estudo sobre mobilidade urbana

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresenta nesta quarta-feira, dia 4, às 10h, a segunda edição do Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips) sobre mobilidade urbana. A divulgação será feita pelo técnico de planejamento e pesquisa do Ipea Ernesto Galindo, na sede do Instituto, em Brasília, no auditório do 16° andar (SBS, Quadra 1, Bl. J, Ed. BNDES).
O estudo mostra a percepção que os usuários de diferentes tipos de transporte (carro, transporte público, bicicleta, a pé) têm sobre a mobilidade urbana. A pesquisa revela as respostas dos entrevistados sobre os meios de transportes mais usados nas regiões metropolitanas e não metropolitanas, nas capitais e não capitais, os motivos principais para a escolha do meio de transporte e as condições apontadas por quem não usa transporte público para utilizá-lo.
O texto traz ainda a percepção dos entrevistados quanto às características mais importantes para um bom transporte, a avaliação dos meios de transporte, a percepção da frequência de congestionamentos e sensação de segurança no meio de transporte.
O Sips foi realizado por meio de entrevistas domiciliares, num total de 2.786 questionários válidos, com 30 questões aplicadas a pessoas maiores de 18 anos. Considerou-se uma distribuição pelas grandes regiões do país e por cotas, tendo como parâmetros a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2008 (PNAD) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: IPEA

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Malha cicloviária do Rio de Janeiro será ampliada

A Prefeitura do Rio informou nesta terça-feira que vai ampliar ainda mais a malha cicloviária da cidade. A Secretaria Municipal de Obras já está licitando as obras de construção de calçadas e ciclovias ao longo da Estrada do Curtume, em Santa Cruz, na Zona Oeste.
As obras acontecerão durante o dia e terão tempo de duração de cinco meses. Nesse período, a Estrada do Curtume terá meia pista interditada. Serão implantados 1.655 metros de ciclovia e 3.300 m² de calçadas. A SMO vai investir R$ 3,7 milhões nessas intervenções.
A licitação vai ocorrer no dia 31 de maio, às 10h30, na sede da Gerência de Licitações, na Rua Afonso Cavalcanti, nº 455 – 9º andar, Cidade Nova. O Edital estará disponível para consultas no mesmo endereço, no horário de 9h às 12h e de 13h as 17h ou pelo site http://ecomprasrio.rio.rj.gov.br/.
Ainda nesta terça-feira, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Rioluz, estará iniciando a modernização da iluminação na Estrada do Magarça, que faz a ligação entre os bairros de Campo Grande e Guaratiba, também na Zona Oeste Oeste da cidade.
As equipes da Rioluz substituirão o total de 310 luminárias antigas, com lâmpadas a vapor de sódio de 250 watts de potência, por luminárias modernas que oferecem um rendimento luminoso de 40% superior em relação as que hoje estão instaladas na estrada. A nova iluminação vai melhorar a segurança na via expressa.
A conclusão do trabalho está previsto para o dia 10. O trabalho faz parte de um investimento da Prefeitura de R$ 30 milhões para modernizar a iluminação em toda a cidade. No total, serão reformulados 37 mil pontos de iluminação pública e outros cinco mil novos pontos serão implantados. A previsão é que os serviços estejam concluídos até o final do ano.


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Entram em circulação neste mês os novos ônibus de Criciúma

Entram em circulação no próximo dia 22 os novos ônibus que servirão ao transporte público em Criciúma. Os coletivos já estão na cidade, e passam por um período de testes. Inicialmente, a entrada em circulação seria em meados de abril.
"Transferimos pois eram necessárias algumas reformas na malha viária que vai receber os ônibus", revelou o presidente da ASTC, Mauro Sônego. "São adequações estruturais importantes que estão sendo feitas no sistema".
No terminal central, o raio das curvas será ampliado, pois os novos ônibus são mais compridos que os antigos. "Vamos quebrar uma parte das calçadas para auxiliar os motoristas nas manobras".
Os corredores que servem aos ônibus ao longo da avenida Centenário passam por reformas. Na área próxima às plataformas, está sendo posto o piso de concreto. Nos demais trechos, uma nova capa asfáltica vem sendo implantada.
No terminal central, a ASTC providenciará a construção de extensões de 60 centímetros nas plataformas, permitindo que os ônibus estacionem com mais tranquilidade permitindo o acesso dos passageiros com segurança.


Fonte: Engeplus

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No Rio, Novos trens do metrô terão TV e a temperatura será de 23 graus

Muitos são os detalhes a serem acertados para que os novos trens do metrô atendam efetivamente às necessidades da população e está semana foram divulgados alguns que têm tudo para agradar. Os 19 novos trens, que vão circular na linha 2, terão TV, melhor iluminação com lâmpadas de LED, circuito de refrigeração 33% maior que o atual, passagens entre os vagões e bancos longitudinais (paralelos ao corredor), permitindo maior número de passageiros. O primeiro trem chega no fim do ano, passa por teste e a previsão é que comece a operar em março.

Esse acabamento foi constatado por representantes da Concessionária Metrô Rio, que viram uma maquete em tamanho natural, na China. Entre outras novidades haverá, para quem viajar em pé, alças pega-mão, além das barras para os passageiros segurarem. Sinais sonoros indicarão o fechamento das portas. Painéis eletrônicos em LED informarão a estação em que o trem está e o lado do carro em que a porta será aberta. Cada vagão será monitorado por duas câmeras. A cor dos detalhes internos, escolhida pelos passageiros, é azul, que combina com branco e cinza, que predominam. O piso emborrachado italiano tem decoração geométrica também azul.

A refrigeração dos trens será mantida em 23 graus, independentemente da temperatura do lado de fora. Não há portas entre os vagões, permitindo a livre circulação de passageiros, de acordo com a lotação de cada. Além disso, o sistema chamado gangway permite melhor distribuição do ar-condicionado. A novidade amplia a capacidade dos trens, já que passageiros podem viajar no espaço entre os vagões nos horários de rush. Em cada vão entre os trens, cabem mais de sete pessoas. O investimento é de R$ 320 milhões.

A demonstração da maquete foi uma exigência de contrato da empresa brasileira, para ter dimensão real de como funcionarão as 114 composições que estão sendo construídas pela fábrica Changchun Railway Vehicles. Tudo foi aprovado, mas engenheiros brasileiros farão acabamentos mais detalhados quando oa carros chegarem ao Rio. É o caso, por exemplo, das alças pega-mão. "Os pega-mãos precisam de uma proteção para evitar machucar os dedos de quem segura. Isso será feito no Rio", afirmou o presidente do Metrô Rio, José Gustavo Costa. Os atuais trens da linha 2 serão transferidos para agilizar a linha 1, porém, reformados, com refrigeração modernizada.

Quando será concluído o sistema de sinalização?
Não havia sistema de proteção instalado. Estamos em fase final de instalação de um novo sistema comprado ano passado. O grau de sofisticação é bem maior. O sistema atual permitiria incidente por falha humana, embora nunca tenha ocorrido. Mas o novo evitará falhas humanas, porque é automatizado.

Como estão as obras do metrô Uruguai?
Entre 24 e 36 meses estará funcionado. Temos compromisso de entregar em 2014, mas estou tentando fazer uma surpresa.

E obras de adaptação para acesso de deficientes?
Devem ser concluídas em uns seis meses. Será o primeiro dos metrôs que não foram construídos com acessibilidade que vai atingir os 100%.


Fonte: A Voz dos Munícipios

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Em Salvador, Rodoviários param os ônibus intermunicipais

terça-feira, 3 de maio de 2011

Os rodoviários pararam o transporte intermunicipal na Estação Rodoviária de Salvado nesta terça, 3. A categoria só liberou os ônibus a partir de 10h. As paralisações também atingiram, hoje, empresas que fazem o transporte interestadual na Rodoviária de Salvador. Além da capital baiana, os rodoviários de Itabuna, Feira de Santana, Ilha de Itaparica, Alagoinhas, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Santo Amaro, Cachoeira e São Felipe também aderiram ao movimento.
De acordo com o assessor para assuntos sindicais do Sindicato das Empresas de Transporte Geral (Steps), Jorge Castro, a manifestação dos servidores é ilegal. “Nós fizemos seis reuniões. Na quinta-feira passada, dia 28, assinamos uma ata que previa novas reuniões para os dias 5, 10 e 12 de maio para discutir as cláusulas que ainda faltam. O sindicato fez uma paralisação irresponsável. Não há impasse porque o ajuste ainda não foi discutido”, afirmou.
O tesoureiro do Sindicato dos Rodoviários, Hélio Ferreira, contesta a declaração de Castro e a considera como um “jogo das empresas”. Segundo Ferreira, o patronato “teve 30 dias para negociar e não apresentou propostas”. Manoel Machado, presidente do sindicato da categoria, afirma que os rodoviários pedem 18% de reajuste salarial, além de benefícios.

Já os trabalhadores dos transportes intermunicipal e interestadual cobram também do governo do Estado maior fiscalização do transporte clandestino. Para a categoria, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (Agerba) não fiscaliza o transporte irregular. Com o aumento da concorrência, as empresas reduzem o número de veículos em circulação e, consequentemente, também a quantidade de trabalhadores.

Os rodoviários não devem fazer novas paralisações nesta terça-feira. No entanto, segundo Manoel Machado, novas manifestações irão acontecer na quinta ou na sexta-feira. “Não podemos dizer onde serão, porque as empresas tentam coibir. Mas iremos fazer novas paralisações”, garantiu.

Ontem, 21 empresas de transporte urbano e metropolitano foram paradas por quatro horas. A paralisação prejudicou os usuários que dependiam do transporte coletivo para ir para o trabalho ou outros compromissos. Já a manifestação desta terça pode atrapalhar cerca de 2,5 mil pessoas, com base em estimativa da Agerba. Em Salvador, 540 linhas partem diariamente da Rodoviária.

A categoria pede reajuste do índice da inflação mais 10%. Já os empresários argumentam que ainda não é possível apresentar um percentual já que o índice de inflação ainda não foi definido.

População – Para a terapeuta ocupacional Ana Carmem Silva, de 29 anos, a informação fornecida ontem na rodoviária foi de que não haveria paralisação. “Acordei cedo, estou aqui desde as 6h. Precisava chegar para trabalhar 9h em Serrinha, mas como os ônibus só saem a partir das 10h, vou chegar muito atrasada”, disse.

Já a vendedora Sandra Tereza da Silva, de 34 anos, que seguia para Sergipe esta manhã, mostrou-se indignada com a paralisação e a classificou como “falta de respeito com a população”. Surpreendida, ela disse que não sabia da paralisação. “Disseram que só iam parar o intermunicipal, mas parou interestadual. Não tenho nada a ver com isso. Quando o ônibus tentou sair, rodoviários ameaçaram murchar os pneus e jogar pedras”, reclamou.

Sobre a possível tentativa de vandalismo, o tesoureiro Hélio Ferreira disse desconhecer o fato. “Desconheço qualquer tipo de agressão ou ameaça de vandalismo por parte dos rodoviários. Pode ter sido algum representante das empresas para desmoralizar a categoria”, disse.

Confusão – Um princípio de tumulto foi registrado quando um ônibus da Secretaria de Educação do Estado, que trazia professores do extremo sul da Bahia, tentou entrar na rodoviária, mas foi impedido. Logo depois, outros veículos conseguiram passar, o que causou revolta por parte dos passageiros, que impediram a saída de outros ônibus. “Não querem deixar a gente passar. Se não liberar, a gente não libera os outros”, disse o professor Osvaldiney Dias. Após intervenção da polícia, o acesso foi liberado.


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Brasil deve pensar trem bala para outros trechos além de Rio e São Paulo

O Projeto de Lei aprovado pelo Congresso, em abril último, que autorizou a criação da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade, Etav, e dispõe sobre a autorização para garantia do financiamento do Trem de Alta Velocidade (TAV) entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, é visto de forma positiva pelo professor do Programa de Engenharia de Transporte da COPPE-UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Hostílio Xaiver Ratton Neto.

“O Brasil precisa pensar seu futuro e decidir estrategicamente as opções para um mundo no qual a mobilidade das pessoas será maior e no qual a energia será um condicionante crucial para todas as atividades humanas. No Brasil, a matriz energética dos deslocamentos motorizados de pessoas é de mais de 95%, assegurada por modos de transporte que queimam combustível fóssil: automóveis, motocicletas, ônibus, barcos e aviões”.

Para ele, começar por esse trecho se deve a um retorno maior do investimento inicial, porque o custo da primeira vez que se faz algo novo é sempre maior do que o das vezes seguintes. Depois estende para todo o País: São Paulo a Belo Horizonte, São Paulo a Goiânia, Goiânia a Brasília, Rio a Belo Horizonte, Belo Horizonte a Brasília, São Paulo a Curitiba, acredita o especialista em Engenharia de Transportes.

Ele não concorda com os críticos do projeto que se limitam a enxergar, e mal, o projeto em licitação no trecho Rio-São Paulo-Campinas. “Batem na superestimação da demanda e que os recursos seriam mais bem aplicados em outros empreendimentos, como aumentar a capacidade do metrô de São Paulo, que nos horários de pico fica mais do que superlotado, e de outras cidades”.

Neto observa que a escolha da aplicação de recursos públicos é o dilema do tomador de decisão: qual alternativa escolher face à escassez de recursos?  Ele responde que não há falta de recurso, lembrando dos recordes anuais de arrecadação de impostos. É preciso saber o volume de recursos, argumenta, para depois se falar em projetos excludentes.

“Não acho que se deva tirar dinheiro do trem bala para ampliar metrôs ou construir escolas e hospitais, mas sim dos gastos que os poderes Legislativo e Judiciário têm com a própria gestão, se assegurando altos salários, benefícios adicionais e reajustes muito acima dos níveis que têm as outras atividades econômicas. A questão é se estabelecer critérios razoáveis de prioridades na alocação dos recursos públicos”.



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