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quinta-feira, 17 de setembro de 2009Postado por Meu Transporte às 23:59 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Tarifa de ônibus de São Paulo vai subir em janeiro de 2010
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Kassab declarou que o reajuste será uma "recuperação" da tarifa de ônibus. Questionado se o aumento seria semelhante ao reajuste da Zona Azul - que subiu 60% -, Kassab afirmou que os estudos para definir o porcentual de aumento da tarifa ainda não começaram. Durante a entrevista, o prefeito prometeu investimentos para melhorar a qualidade no transporte público da cidade.
Uma das bandeiras de campanha para Kassab conseguir sua reeleição foi a promessa de que a tarifa de ônibus, hoje em R$ 2,30, não ia subir em 2009. O último reajuste na tarifa de ônibus em São Paulo foi em 30 de novembro de 2006.
Postado por Meu Transporte às 14:09 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Parte do Centro do Rio não terá vagas no Dia Mundial Sem Carro
A ideia é estimular as pessoas a usar mais o transporte coletivo, caminhar ou mesmo utilizar a bicicleta para evitar a poluição atmosférica e congestionamentos. Vão ser realizadas atividades culturais e educativas em vários pontos da cidade.
O secretário de Transportes, Alexandre Sansão, disse que, embora não tenha sido feito um estudo para medir o impacto das medidas nesse dia, não haverá falta de transporte público, pois "as empresas de ônibus vão colocar 100% da frota em circulação e o metrô, a Supervia e as Barcas vão diminuir os intervalos entre as viagens".
O secretário do meio ambiente, Carlos Alberto Muniz, disse que os carros oficiais que estacionarem dentro do quadrilátero determinado pela prefeitura serão rebocados pela Guarda Municipal. Ele afirmou que o decreto assinado nesta terça, que regulamenta as restrições de veículos no dia 22, determina a suspensão temporária das vagas especiais de órgãos municipais, estaduais e federais no local. Para dar o exemplo, na próxima terça-feira, a prefeitura vai proibir o estacionamento de automóveis municipais, com exceção dos veículos operacionais. Os pontos de táxi que funcionam naquela área estão autorizados a operar normalmente.
Em Copacabana, na zona sul, será inaugurada a ciclo-faixa na Rua Xavier da Silveira. As ruas internas do bairro terão os limites de velocidade reduzidos a 30 quilômetros, para garantir a segurança dos ciclistas. O vice-prefeito informou que até 2012 serão construídos 300 quilômetros de ciclovia na cidade, sobretudo na zona oeste.
O presidente da ONG Transporte Ativo, José Lobo, explicou que apenas 3% das viagens na região metropolitana do Rio são feitas em bicicletas. Em Copenhague, na Dinamarca, o número chega a 33%. No entanto, Lobo disse que o número vem crescendo expressivamente. "Em 2004, cerca de 1.590 ciclistas passavam por Copacabana por dia. Hoje, a média é de 1.420 bicicletas a cada 12 horas."
No Rio, os automóveis são responsáveis por 50% da poluição atmosférica, segundo estudos do World Resources Institute. Em São Paulo esse número chega a 90%. O Dia Mundial Sem Carro foi criado na França em 1998. Hoje, mais de 1,5 mil cidades em 40 países participam da iniciativa.
Postado por Meu Transporte às 14:01 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
No Rio Vans vão ganhar bilhetagem eletrônica
Os seis ônibus que estão fazendo a ligação da Leopoldina com a Central do Brasil serão padronizados, e o Detro intensificará a divulgação do serviço para a população. Além disso, o Rio Ônibus informou que concluirá, em 20 dias, o projeto para a implantação da bilhetagem eletrônica nas vans.
Postado por Meu Transporte às 13:57 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Senado Federal: Falta uma política nacional para o transporte urbano
Adriano Murgel fez uma análise dos últimos cem anos de transporte público na cidade de São Paulo e constatou que o sistema de bonde elétrico descartado em favor dos ônibus está retornando, mas infelizmente boa parte da rede de trilhos, cerca de 300 quilômetros, já se perdeu. Ele também alertou para a necessidade de o Congresso Nacional elaborar uma legislação que limite o peso máximo de carga nos caminhões.
- Há dez anos, os caminhões que atravessam a cidade de São Paulo em direção ao Porto de Santos, carregavam 30 toneladas; hoje, carregam 80 toneladas, com motoristas mal preparados e pouca manutenção.Até hoje não se faz inspeção veicular em caminhões e todos os dias tombam caminhões em São Paulo - assinalou.
Na avaliação de Murgel, o transporte público precisa ser entendido como a questão primordial das cidades e todos os recursos possíveis deveriam ser canalizados para a solução desse problema. Ele observou que a Região Metropolitana de São Paulo perde R$ 40 bilhões por ano devido aos congestionamentos e suas consequências.
- Falta uma estrutura básica de pensamento do transporte coletivo para o Brasil - afirmou.
Cássio Taniguchi concordou com Adriano Murgel em relação à falta de uma política nacional de transporte urbano e defendeu a adoção de novos conceitos de mobilidade urbana, com a integração de vários modos de transporte, que vão da bicicleta ao metrô.
Citando o exemplo bem sucedido de Curitiba, cidade que administrou como prefeito, Taniguchi sugeriu que se faça um redirecionamento dos recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para este setor. Ele frisou que mais de 80% da população brasileira vive em cidades, agravando os problemas de transporte e gerando consequências em outras áreas como a produtividade do trabalho e a saúde degradada pela poluição.
- O transporte público tem que dar dignidade às pessoas. Não adianta fazer de qualquer jeito. É preciso estabelecer uma política pública e definir critérios para ter tarifas adequadas - salientou.
Postado por Meu Transporte às 13:49 0 comentários
Marcadores: Brasil
Trânsito de Natal é caótico e sem planejamento
Postado por Meu Transporte às 13:42 1 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte
Linha Turismo de Curitiba supera embarques de 2008
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Postado por Meu Transporte às 00:40 0 comentários
Marcadores: Paraná
Belo Horizonte: Continua sem previsão a construção da Estação de Integração Alípio de Melo
Com isto, as linhas de transporte coletivo que atendem estas regiões passarão a ser integradas na Estação Alípio de Melo, de onde serão viabilizadas as viagens para o centro da capital, bairros lindeiros e outras regiões do município de forma mais racionalizada e com a utilização do corredor exclusivo de ônibus previsto para a Av. Dom Pedro II. Neste local serão viabilizadas ainda, devido à concentração de demanda, novos destinos e possibilidades de deslocamentos que, atualmente, somente são possíveis através do transbordo na área central.
A Estação de Integração Pampulha será de fundamental importância para o atendimento aos usuários do Transporte Coletivo dos bairros, Jardim Atlântico, Jardim Leblon, Copacabana, Kátia, Xangrilá e Céu Azul, pertencentes à Regional Pampulha. Estes poderão fazer o transbordo neste ponto, complementando seus percursos através das linhas troncais que partirão desta Estação em direção à área central do município, para o corredor da Av. Antônio Carlos e área hospitalar. A integração física entre as linhas da Estação de Integração Pampulha será realizada em área edificada, implantada simultaneamente com as obras de aumento de capacidade viária decorrente das previsões de alargamento e de afastamento frontal do local em questão.
Postado por Meu Transporte às 00:26 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais