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Curitiba: O outro lado da história, Motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba trabalham sem nenhuma estrutura
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010Motoristas de ônibus de Curitiba trabalham sem nenhuma estrutura, 7% deles estão afastados por extresse ou problemas por pressão das empresas em relação aos horários, não tem nem sequer tempo para se alimentarem direito, sem falar que muitos são desrespeitados por marginais. Eles pedem mas apoio da população e reconhecimento da classe.
Postado por Meu Transporte às 16:26 0 comentários
Quase mil pessoas já se cadastraram para o bilhete único no Rio
O bilhete começa a valer a partir de fevereiro e vai permitir que, com uma única passagem, o usuário possa utilizar durante duas horas os serviços de ônibus, barcas, trem e metrô. O governo ressaltou ainda que os ônibus com ar condicionado também farão parte do programa.
O cadastramento para o bilhete único intermunicipal pela internet começou na última segunda-feira (11). Segundo a Secretaria estadual de Transportes, a partir do dia 18 o cadastro poderá ser feito também em algumas estações de trem, das barcas, do metrô e em terminais rodoviários.
O bilhete custará R$ 4,40 e terá validade de duas horas. O cadastro pode ser feito pelo site http://www.riobilheteunico.com.br/ por novos usuários e por aqueles que já têm o RioCard Expresso e o RioCard Expresso Jovem. Já no caso do Riocard Vale-transporte, segundo a Secretaria, as empresas é que terão que cadastrar seus funcionários. No caso das vans, ainda segundo a secretaria, apenas as intermunicipais - que já foram legalizadas - estarão inseridas no sistema. Além do Rio, serão atendidos com o novo sistema municípios da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana, como Niterói e São Gonçalo.
O bilhete custará R$ 4,40 e terá validade de duas horas. O cadastro pode ser feito pelo site http://www.riobilheteunico.com.br/ por novos usuários e por aqueles que já têm o RioCard Expresso e o RioCard Expresso Jovem. Já no caso do Riocard Vale-transporte, segundo a Secretaria, as empresas é que terão que cadastrar seus funcionários. No caso das vans, ainda segundo a secretaria, apenas as intermunicipais - que já foram legalizadas - estarão inseridas no sistema. Além do Rio, serão atendidos com o novo sistema municípios da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana, como Niterói e São Gonçalo.
Postado por Meu Transporte às 16:16 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Curitiba: O outro lado da história, Motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba trabalham sem nenhuma estrutura
Motoristas de ônibus de Curitiba trabalham sem nenhuma estrutura, 7% deles estão afastados por extresse ou problemas por pressão das empresas em relação aos horários, não tem nem sequer tempo para se alimentarem direito, sem falar que muitos são desrespeitados por marginais. Eles pedem mas apoio da população e reconhecimento da classe.
Postado por Meu Transporte às 16:11 0 comentários
Curitiba é a primeira cidade brasileira a receber o prêmio Sustainable Transport Award
O prefeito Beto Richa recebeu em Washington, na noite desta terça-feira (12), o prêmio Sustainable Transport Award 2010, pela implantação da Linha Verde. É a primeira vez que uma cidade brasileira recebe o prêmio do Institute for Transportation and Development Policy (ITDP).
“Mais que um incentivo, este reconhecimento amplia nossas responsabilidades com a construção de uma sociedade sustentável, questão que não será equacionada sem um transporte de massa caracterizado pela excelência de sua qualidade”, disse Richa em seu discurso de agradecimento, em solenidade no Hotel Hilton, no Centro da capital americana.
O Prêmio Transporte Sustentável, oferecido anualmente aos melhores projetos de transporte público do mundo, é organizado pelo ITDP, dos Estados Unidos, e por uma comissão com mais oito instituições internacionais, entre elas o Centro da ONU para Desenvolvimento Regional.
“A premiação coroa o trabalho de várias gerações de curitibanos na área de transporte urbano, trabalho que teve novo impulso, agora, com a Linha Verde”, disse Richa. “Este reconhecimento internacional comprova que Curitiba se mantém como uma referência mundial em soluções urbanas inovadoras.”
O prefeito disse que a permanente modernização do transporte coletivo continua sendo um compromisso fundamental de Curitiba, inclusive com a adoção de novas tecnologias de rodagem que ampliem as possibilidades da matriz original do sistema. “Isso sem nos afastar do conceito que associa transporte público, sustentabilidade e qualidade de vida.”
“Com a Linha Verde, Curitiba dá continuidade a uma tradição de transporte sustentável. Curitiba é um dos primeiros e melhores exemplos de transporte urbano eficiente e plano de uso de solo com foco na sustentabilidade ambiental”, disse Enrique Penalosa, presidente do Institute for Transportation and Development Policy
“A remoção da antiga rodovia BR 116 era sonho dos curitibanos e chegou a ser cogitada por planejadores urbanos visionários já nos anos 1960″, afirmou Beto Richa. “A Linha Verde virou uma realidade no desenvolvimento da cidade e no avanço do transporte público de Curitiba.”
“Os membros do comitê do prêmio ficaram impressionados com a Linha Verde, um corredor de transporte moderno, em conjunto com linhas de tráfego, ciclovias, calçadas e parque linear, formando uma avenida completa”, disse Enrique Penalosa, ex-prefeito de Bogotá e também vencedor, em 2005, do Sustainable Transport Award.
“Curitiba lançou a pedra fundamental para a inovação no transporte público. Todos reconhecem que a cidade merece a indicação para o prêmio”, disse Kathryn Phillips, especialista em políticas de transporte do Environmental Defense Fund, em Sacramento, na Califórnia.
“A indicação de três importantes cidades da América Latina (Cali, Curitiba e Guadalajara) reafirma o papel de liderança adotado por esta região para desenvolver sistemas de transportes mais limpos e mais eficientes”, disse Sergio Sanchez, diretor executivo do Clean Air Institute. “Estes exemplos devem incentivar outras cidades da América Latina e de outros lugares a continuar construindo cidades mais competitivas, ao mesmo tempo em que melhoram a qualidade do ar e reduzem a emissão de gases.”
Linha Verde: a Linha Verde é o sexto corredor de transporte de Curitiba, cuja construção teve início em 2007. Seu sistema viário foi entregue em dezembro de 2008 e o sistema de transporte público, em maio de 2009, isto tudo no primeiro trecho, de 9,4 km, do Pinheirinho ao Jardim Botânico. O projeto completo prevê 18 km ligando os bairros Pinheirinho e Atuba.
A Linha Verde foi implantada na antiga BR 116, que foi transformada em avenida e corredor de transporte. A avenida tem dez faixas de tráfego, incluindo canaletas de uso exclusivo do transporte. As pistas ao lado das canaletas são vias rápidas. As pistas ao lado das rápidas são as locais, para acesso ao comércio e aos bairros. Há duas faixas para estacionamento.
O corredor de transporte da Linha Verde permitiu a implantação de novas linhas de ônibus.
“Mais que um incentivo, este reconhecimento amplia nossas responsabilidades com a construção de uma sociedade sustentável, questão que não será equacionada sem um transporte de massa caracterizado pela excelência de sua qualidade”, disse Richa em seu discurso de agradecimento, em solenidade no Hotel Hilton, no Centro da capital americana.
O Prêmio Transporte Sustentável, oferecido anualmente aos melhores projetos de transporte público do mundo, é organizado pelo ITDP, dos Estados Unidos, e por uma comissão com mais oito instituições internacionais, entre elas o Centro da ONU para Desenvolvimento Regional.
“A premiação coroa o trabalho de várias gerações de curitibanos na área de transporte urbano, trabalho que teve novo impulso, agora, com a Linha Verde”, disse Richa. “Este reconhecimento internacional comprova que Curitiba se mantém como uma referência mundial em soluções urbanas inovadoras.”
O prefeito disse que a permanente modernização do transporte coletivo continua sendo um compromisso fundamental de Curitiba, inclusive com a adoção de novas tecnologias de rodagem que ampliem as possibilidades da matriz original do sistema. “Isso sem nos afastar do conceito que associa transporte público, sustentabilidade e qualidade de vida.”
“Com a Linha Verde, Curitiba dá continuidade a uma tradição de transporte sustentável. Curitiba é um dos primeiros e melhores exemplos de transporte urbano eficiente e plano de uso de solo com foco na sustentabilidade ambiental”, disse Enrique Penalosa, presidente do Institute for Transportation and Development Policy
“A remoção da antiga rodovia BR 116 era sonho dos curitibanos e chegou a ser cogitada por planejadores urbanos visionários já nos anos 1960″, afirmou Beto Richa. “A Linha Verde virou uma realidade no desenvolvimento da cidade e no avanço do transporte público de Curitiba.”
“Os membros do comitê do prêmio ficaram impressionados com a Linha Verde, um corredor de transporte moderno, em conjunto com linhas de tráfego, ciclovias, calçadas e parque linear, formando uma avenida completa”, disse Enrique Penalosa, ex-prefeito de Bogotá e também vencedor, em 2005, do Sustainable Transport Award.
“Curitiba lançou a pedra fundamental para a inovação no transporte público. Todos reconhecem que a cidade merece a indicação para o prêmio”, disse Kathryn Phillips, especialista em políticas de transporte do Environmental Defense Fund, em Sacramento, na Califórnia.
“A indicação de três importantes cidades da América Latina (Cali, Curitiba e Guadalajara) reafirma o papel de liderança adotado por esta região para desenvolver sistemas de transportes mais limpos e mais eficientes”, disse Sergio Sanchez, diretor executivo do Clean Air Institute. “Estes exemplos devem incentivar outras cidades da América Latina e de outros lugares a continuar construindo cidades mais competitivas, ao mesmo tempo em que melhoram a qualidade do ar e reduzem a emissão de gases.”
Linha Verde: a Linha Verde é o sexto corredor de transporte de Curitiba, cuja construção teve início em 2007. Seu sistema viário foi entregue em dezembro de 2008 e o sistema de transporte público, em maio de 2009, isto tudo no primeiro trecho, de 9,4 km, do Pinheirinho ao Jardim Botânico. O projeto completo prevê 18 km ligando os bairros Pinheirinho e Atuba.
A Linha Verde foi implantada na antiga BR 116, que foi transformada em avenida e corredor de transporte. A avenida tem dez faixas de tráfego, incluindo canaletas de uso exclusivo do transporte. As pistas ao lado das canaletas são vias rápidas. As pistas ao lado das rápidas são as locais, para acesso ao comércio e aos bairros. Há duas faixas para estacionamento.
O corredor de transporte da Linha Verde permitiu a implantação de novas linhas de ônibus.
A primeira delas foi a Pinheirinho-Centro, com uma redução de 17% no tempo de viagem. Esta linha tem os primeiros ônibus da América Latina a circular apenas com biocombustível,?à base de soja que, por não ter mistura de óleo diesel, é definido pelos técnicos como B100. Anteriormente, Curitiba já havia testado misturas de 5% e 20% de combustível orgânico, os chamados B05 e B20, experiências que levaram ao projeto do B100.
Postado por Meu Transporte às 11:17 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Paraná
Fetranspor colocará adesivos para identificar ônibus do Bilhete Único
A assessoria de imprensa da Fetranspor informou na tarde desta quarta-feira que irá colocar adesivos nos ônibus que estarão enquadrados no sistema de Bilhete Único para poder facilitar a identificação pelos usuários. Segundo a entidade, o benefício valerá para todos os coletivos chamados de convencionais, ou seja, urbanos com duas portas e roleta, sejam com ou sem ar-condicionado.
Ainda de acordo com a Fetranspor, o outro tipo de veículo, conhecido como rodoviário, sem roleta, com ou sem ar-condicionado, não será enquadrado no Bilhete Único desde que a concessão oferecida pelo Poder Público à empresa não tenha sido para utilização de ônibus convencionais.
A entidade enviou nota relatando que existem atualmente na frota convencional intermunicipal 3.930 coletivos sem ar-condicionado e 912 (18,9%) com o sistema de refrigeração.
Ainda de acordo com a Fetranspor, o outro tipo de veículo, conhecido como rodoviário, sem roleta, com ou sem ar-condicionado, não será enquadrado no Bilhete Único desde que a concessão oferecida pelo Poder Público à empresa não tenha sido para utilização de ônibus convencionais.
A entidade enviou nota relatando que existem atualmente na frota convencional intermunicipal 3.930 coletivos sem ar-condicionado e 912 (18,9%) com o sistema de refrigeração.
Fonte: O Globo
Postado por Meu Transporte às 11:14 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Em Montes Claros, usuário poderá pegar até dois ônibus pagando apenas uma passagem.
Associação das empresas de transporte coletivo urbano de Montes Claros tem realizado reuniões em bairros considerados polos, objetivando informar à população as mudanças nas linhas de ônibus das duas empresas que operam o transporte coletivo na cidade, Alprino e Transmoc, previstas para acontecer a partir do próximo dia 16.
A primeira de uma série de encontros nas comunidades aconteceu na noite da última segunda-feira, no salão Caminho de Emaús, Bairro Major Prates, e contou com a presença de várias lideranças da região.
A primeira de uma série de encontros nas comunidades aconteceu na noite da última segunda-feira, no salão Caminho de Emaús, Bairro Major Prates, e contou com a presença de várias lideranças da região.
De acordo com a diretora da ATCMC, Jaqueline Camelo, serão implementadas a integração e a nova rede.
O sistema contará com 38 linhas radiais (bairro a centro) e 11 diametrais (bairro a bairro), além de duas linhas circulares, perfazendo um total de 51 linhas distribuídas para 125 lotações. Diante da mudança que ocorrerá, Jaqueline Camelo afirma que mais 125 profissionais serão contratados, entre motoristas e cobradores.
- Os interessados já podem levar os currículos à Alprino e à Transmoc, uma vez que a seleção já está sendo feita - diz.
O sistema contará com 38 linhas radiais (bairro a centro) e 11 diametrais (bairro a bairro), além de duas linhas circulares, perfazendo um total de 51 linhas distribuídas para 125 lotações. Diante da mudança que ocorrerá, Jaqueline Camelo afirma que mais 125 profissionais serão contratados, entre motoristas e cobradores.
- Os interessados já podem levar os currículos à Alprino e à Transmoc, uma vez que a seleção já está sendo feita - diz.
- Os ônibus das linhas radiais passarão por nove grandes eixos considerados corredores:
1- Avenida João XXIII
2- Avenida Perimetral - Avenida Minas Gerais - Bio Lopes
3- Avenida Governador Magalhães Pinto
4- Avenida Dulce Sarmento - Rua Coronel Coelho - Avenida Lago do Tucuruí – Alameda das Américas
5- Avenida Neco Delfino - Avenida das Palmeiras- Avenida Coronel Luiz Maia
6- Avenida Nossa Senhora de Fátima - Avenida São Judas - Avenida Padre Vieira - Avenida João Luiz de Almeida - Avenida Leonel Beirão
7- Avenida Cula Mangabeira - Avenida Franscisco Gaetani
8- Avenida Mestra Fininha - Avenida Coronel Prates
9- Rua Santa Maria e Rua Santa Lúcia
Postado por Meu Transporte às 11:07 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
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