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Vereador propõe projeto de VLT para Araraquara
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
O vereador de Araraquara (SP) Elias Chediek se reuniu, na última segunda-feira (25), com o secretário municipal de Trânsito e Transportes da cidade, Mário Yamada, para apresentar projeto de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para Araraquara.
Na reunião, Chadiek pediu ao secretário que fossem feitos estudos para a implantação de um trajeto de 12 quilômetros entre os bairros de Jardim das Hortências e Pinheirinho, a partir da desativação da linha ferroviária que passa pelo centro da cidade. Os trilhos que passam por dentro de Araraquara serão desativados quando o contorno ferroviário estiver concluído.
Com nove quilômetros de extensão e um pátio de manobras com 27 quilômetros de trilhos, o contorno está com 80% das obras concluídas e tem previsão de entrega para maio deste ano.
Consultor técnico da Fepasa aposentado, Elias se considera um entusiasta das ferrovias e acredita que o projeto seria muito bom para a cidade. “Custaria muito mais caro arrancar os trilhos e recapear a pista para transformá-la em via para carros. Como ex-ferroviário, acredito que a implantação do VLT em Araraquara seria mais bem aproveitado pela população que uma avenida.”
Segundo Chediek, representantes da Tria, fabricante espanhola de VLTs, estiveram em Araraquara e demonstraram interesse em participar do projeto.
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Após Grupo Amaral, Viplan aparece como provável alvo de intervenção no transporte coletivo de Brasília
A Viplan é a bola da vez. O governo não esconde a possibilidade de também tomar as linhas de ônibus operadas pelas empresas da família Canhedo. Excluído da concorrência para operar o transporte público do Distrito Federal, o conglomerado sempre teve a maior fatia no mercado. Mas isso nunca resultou em ganhos aos usuários nem à saúde financeira do grupo. Tanto que ele acumula ações judiciais que o impedem de participar da licitação das cinco bacias, usa os veículos mais velhos do sistema e acumula milhões em dívidas.
Perfil traçado pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), a pedido do Correio, mostra que a idade média da frota dos Canhedo é a mais alta. Ele opera 730 ônibus, distribuídos entre as empresas Viplan, Condor e Lotáxi. Os carros dessa última têm, em média, 15,4 anos, mais do que o dobro do permitido. Porém, justamente o tamanho do grupo, que responde por 35% do setor, impediu que a Viplan fosse alvo da primeira intervenção. Técnicos do GDF avaliam ser complicado assumir todos os serviços, da noite para o dia, pois afetam a vida de milhares de pessoas.
No entanto, o governador Agnelo Queiroz admite que a ação pioneira contra o Grupo Amaral pode se repetir na Viplan. “(Uma nova intervenção) depende muito mais das empresas que do próprio GDF. A obrigação das permissionárias é cumprir os contratos. O GDF não vai se furtar de tomar providências”, afirmou ele, logo após o governo usar força policial para tomar ônibus, garagens e linhas das empresas do ex-senador Valmir Amaral. Não é de hoje que o grupo Viplan vem dando motivos para ter o mesmo fim. As suas permissionárias são campeãs em multas do DFTrans.
Postado por Meu Transporte às 16:23 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Governo de São Paulo avança no licenciamento ambiental de corredores metropolitanos
Dois corredores metropolitanos de ônibus gerenciados pela EMTU/SP, empresa do Governo do Estado de São Paulo, dão um passo importante esta semana em seus respectivos processos de licenciamento ambiental, etapa anterior necessária ao início das obras.
Na última quinta-feira (21/02), foi protocolado na Cetesb/SP o Relatório Ambiental Preliminar (RAP) do trecho Jandira – Osasco (km21) do Corredor Itapevi-São Paulo, subdividido em dois trechos – Jandira-Carapicuiba e Carapicuiba-Osasco, num total de 11km. O procedimento visa a solicitação da Licença Ambiental Prévia. Com a LP, a legislação já permite a publicação do edital para execução de obras.
O trecho Jandira – Osasco (km 21) tem início de obras previsto para junho de 2013 e a previsão de conclusão é julho de 2014. O Governo do Estado investirá R$ 219 milhões no empreendimento.
Na próxima segunda-feira (25/02) será protocolado na Cetesb/SP o RAP do trecho Sumaré–Sta. Barbara d’Oeste do Corredor Noroeste, na Região Metropolitana de Campinas, visando a obtenção da LP – Licença Ambiental Prévia. Com 23,7km de extensão, o trecho terá um investimento de R$ 110 milhões. A previsão de início das obras é junho de 2013 e a conclusão está prevista para julho de 2014.
Ambos os trechos em fase de licenciamento ambiental fazem parte de um total de 52km de corredores gerenciados pela EMTU/SP nas regiões metropolitanas de São Paulo e que já estão em obras ou em processo de contratação até o final do 1º semestre de 2013. Além dos citados, fazem parte da relação o Corredor Guarulhos – São Paulo, já em seu segundo trecho (Cecap-Vila Galvão), e o BRT Perimetral Leste – trecho Jacu Pêssego. Na Baixada Santista, as obras do 1º trecho do VLT (Barreiros, em São Vicente, até Av. Conselheiro Nébias, em Santos) têm previsão de início de obras em abril.
Licenciamento ambiental
A legislação de licenciamento ambiental no Brasil prevê três etapas:
• Licença Prévia (LP) - deve ser solicitada na fase de planejamento da implantação, alteração ou ampliação do empreendimento. Aprova a viabilidade ambiental do empreendimento e o detalhamento dos projetos, não autorizando o início das obras.
• Licença Instalação (LI) - Aprova os projetos e programas ambientais previstos, autorizando o início da obra. É concedida depois de atendidas as exigências da Licença Prévia.
• Licença de Operação (LO) - Autoriza o início do funcionamento do empreendimento e é concedida depois de atendidas as exigências da Licença de Instalação.
Postado por Meu Transporte às 16:12 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Chegada do VLT impulsiona o desenvolvimento da Região Metropolitana de Natal
Com a proximidade da chegada do Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT, estimada para meados de 2014, empreendimentos de diversos segmentos estão surgindo nas proximidades da linha férrea, apostando no desenvolvimento do modal ferroviário para expansão da oferta de serviços.
O transporte ferroviário está ganhando visibilidade e maior grau de importância, tornando-se um dos atrativos para os clientes dos novos empreendimentos comerciais e residenciais, que enxergam no VLT um novo modelo de transporte para a região metropolitana, que vem se expandindo a uma enorme velocidade. Entretanto, a mobilidade urbana não está acompanhando este desenvolvimento. A crescente frota de veículos particulares que inundam as vias diariamente gera inúmeros gargalos no transito da cidade, dificultando o deslocamento da população.
No município de Extremoz, por exemplo, distante 16 km do centro de Natal, uma série de novos empreendimentos está em construção nas imediações da estação ferroviária, onde a proximidade ao ponto de embarque e desembarque do transporte sobre trilhos indica a maior valorização dos imóveis.
De acordo com profissionais do ramo imobiliário, o trem é o meio de transporte mais barato da região metropolitana de Natal, além de ser prático e rápido, pois não enfrenta congestionamentos.
Para o Superintendente de Trens Urbanos de Natal, o engenheiro, João Maria Cavalcanti a valorização das áreas próximas às estações ferroviárias faz parte de uma tendência mundial, onde o caos urbano, provocado pelos grandes congestionamentos, os altos preços dos combustíveis e a busca por uma melhor qualidade de vida, contribuem diretamente para que as pessoas busquem moradias em locais de fácil acesso ao transporte público e infraestrutura.
A melhoria da qualidade do transporte ferroviário, proporcionada pelos investimentos realizados pela CBTU no último ano, com a aquisição de 12 composições de VLT, 02 locomotivas, trilhos e dormentes para a modernização de sua via permanente, além de dar mais credibilidade ao futuro do sistema de trens urbanos da capital, atrai novos usuários e promove o desenvolvimento das comunidades lindeiras, que vivem às margens da ferrovia, afirma João Maria.
Postado por Meu Transporte às 10:36 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte, VLT
Brasil vai inaugurar mais de 250 quilômetros de BRT em 2014
Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre pretendem iniciar novas operações em sistemas BRT nos próximos meses. Até 2016, mais mil quilômetros devem ser implantados
Do projeto abstrato às pistas concretas. Após quatro anos do lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento “PAC Copa do Mundo”, é assim que, em breve, sete cidades brasileiras, que irão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, poderão resumir os longos meses de investimentos na moderna, eficiente e sustentável mobilidade urbana tão sonhada pelos brasileiros.
Desde 2009, o Governo Federal já disponibilizou R$ 51 bilhões para a infraestrutura do transporte público e da mobilidade urbana de forma geral. Os recursos foram disponibilizados por meio dos PACs Copa do Mundo, Mobilidade Grandes Cidades e Mobilidade Médias Cidades. Hoje, parte dessa verba está sendo utilizada na implantação de corredores exclusivos de ônibus e sistemas rápidos de ônibus, os conhecidos BRT (Bus Rapid Transit).
Até 2014, a previsão é de inaugurar cerca de 250 quilômetros de novas linhas de BRT nas cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). Até 2016, 25 cidades brasileiras estarão com o foco na implantação desses sistemas que prometem revolucionar a mobilidade urbana nessas cidades e inspirar outras cidades a investirem nessa solução.
No total, serão 113 projetos, sendo 53 de BRT com 697 km de extensão e 60 de corredores exclusivos, que somarão 575 km. Juntos, esses projetos totalizam 1.272 km de vias para os ônibus circularem livres e com eficiência. Serão nove mil veículos BRT, operando em 442 estações e 60 terminais. Tudo isso em benefício de mais de 57 milhões de brasileiros.
BRASÍLIA
Mesmo não estando no cronograma das obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014, a capital federal tem previsão de finalizar as obras do Expresso DF, sistema que ligará as regiões administrativas de Santa Maria, Gama, Park Way ao Plano Piloto - centro de Brasília- até dezembro de 2013. Com 43 km de extensão, o sistema terá capacidade diária de transportar cerca de 200 mil passageiros. Ao todo, serão 15 estações com embarque em nível e 15 passarelas para a segurança de travessia dos pedestres.
Quando em operação, o BRT do Distrito Federal prevê uma redução no tempo de viagem de 90 para 40 minutos. O monitoramento da frota, feito pelo Centro de Controle Operacional (CCO), ajudará no controle do tempo do percurso e também em casos de emergências. O novo sistema terá ramais no Gama (8,7km de extensão) e em Santa Maria (5,3km). O trecho se tornará único a partir de um ponto de encontro na BR-040, a 27,8km de dois pontos de desembarque no Plano Piloto (terminal Asa Sul e rodoviária do Plano Piloto).
BELO HORIZONTE
Outros projetos que estão em dia e devem ser inaugurados no primeiro semestre de 2014 são os de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A cidade toca quatro obras de BRT previstas na matriz de responsabilidades para a Copa do Mundo.
As quatro obras são: corredor Antônio Carlos/Pedro I, corredor Carlos Luz/Pedro II, corredor Área Central e corredor Cristiano Machado. Serão 41,6 quilômetros com mais de 60 estações e cerca de 420 ônibus. A demanda diária estimada é de 750 mil passageiros em todos os corredores.
CAPITAL MINEIRA VAI INAUGURAR MAIS DE 40 KM DE CORREDORES EXCLUSIVOS PARA ÔNIBUS
O caso de Belo Horizonte é tão positivo que foi usado recentemente como exemplo pelo juiz federal Marllon Sousa em uma decisão contra as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá (MT), que visava a construção e implantação do modal. Na decisão, o magistrado destacou que, se Belo Horizonte, que tem 2,4 milhões de habitantes, adotou o BRT, não há justificativa para Cuiabá escolher o VLT, que é um modelo mais oneroso para o poder público.
Segundo o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor César, em cada corredor o sistema contará com linhas expressas e paradoras. Haverá ainda linhas interligando os corredores de BRT com os demais da cidade. “O BRT será expandido progressivamente para outros corredores que justifique a implantação de média/alta capacidade, conforme previsto no Plano de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte. Estamos concluindo o projeto na avenida Pedro II e o próximo a ser desenvolvido será o da avenida Amazonas. O plano prevê que toda a rede seja implantada até 2020”, afirma César.
CURITIBA
Cidade pioneira na concepção dos sistemas BRT, Curitiba, vai expandir a Linha Verde, o BRT brasileiro mais conhecido do mundo. O corredor, que hoje possui 22 km em sua extensão, já está em fase de construção de mais 3 km. O projeto também contempla o fechamento lateral das estações tubos com vidros de película interna, capaz de reduzir a incidência de luz solar e aumentar o conforto térmico. As estações possuem sistemas de captação de águas de chuva, que serão utilizadas para a limpeza das instalações.
Com recursos do PAC da Copa e contrapartidas, a extensão da Linha Verde Sul tem custo estimado de R$ 15,5 milhões e previsão de ser entregue à população até maio de 2014, conforme ofício entregue em dezembro de 2012 pela prefeitura da capital paranaense ao Ministério das Cidades. Por falta de repasse de recursos, as obras haviam sido paradas, mas foram retomadas em janeiro de 2013.
Atualmente, Curitiba opera com uma rede de transporte totalmente integrada formando um sistema completo de BRT com 81 km de extensão de corredores e ainda com a previsão de inauguração – em maio de 2014 – do Corredor Aeroporto Rodoviária (15 km) e a reforma do Corredor Avenida Cândido de Abreu (1,1 km).
FORTALEZA
A prefeitura de Fortaleza, no Ceará, criou recentemente uma secretaria especial para a Copa do Mundo. A cidade deve receber dois jogos da seleção brasileira no Mundial. O órgão vai acompanhar as obras e tentar resolver os problemas de logística que envolvem a criação dos corredores exclusivos para a implantação dos sistemas BRT.
Em um mês, a secretaria iniciou o acompanhamento semanal dos órgãos, instituições e empresas envolvidas. “Entre eles, estão o deslocamento de linhas telefônicas, postes de iluminação pública e gás que não estavam previstos nem no projeto inicial nem no orçamento”, explica o secretário recém-nomeado Domingos Neto. As obras agora se concentrarão nas etapas de alargamento, terraplanagem, pavimentação, urbanização, paisagismo e sinalização de vias.
Na capital cearense, são quatro projetos de BRT nas avenidas Dedé Brasil, Paulino Rocha, Alberto Craveiro e Raul Barbosa, que totalizam 20 quilômetros de extensão. Serão 52 novas estações com demanda diária estimada em 245 mil pessoas no total. Nos horários de pico, cada corredor atenderá a uma demanda concentrada que varia de 6 a 11 mil pessoas.
Segundo Domingos Neto, o projeto foi pensado não só para atender a rede hoteleira e turística, mas para facilitar o deslocamento em toda a cidade, deixando um legado para as próximas gerações. “As vias que dão acesso à região onde se localiza o setor hoteleiro, o aeroporto e o estádio Castelão estão nesse fluxo. Também estão regiões muito afetadas por congestionamentos. Tratam-se de vias que ligam os locais de maior fluxo, onde as pessoas trabalham, aos bairros dormitórios. O legado fica para a cidade, sem dúvida”, explica.
RECIFE DEVE INAUGURAR O BRT NORTE/SUL PARA BENEFICIAR 180 MIL PESSOAS
RECIFE
Os projetos dos três sistemas BRT previstos para a cidade de Recife fazem parte das obras de infraestrutura de mobilidade urbana destinadas à Copa do Mundo de 2014. Juntos, somam cerca de 50 quilômetros de vias exclusivas para ônibus. Ao longo de todo o sistema, serão implantadas ciclovias com o objetivo de estimular a integração com o transporte público. Os corredores previstos para serem entregues até o Mundial são o Norte/Sul, o Leste/Oeste e o Corredor Ramal da Copa.
O corredor Norte/Sul conta com dois trechos, sendo o primeiro já em obra com 33,2 km (de Igarassu até o Centro da Cidade), previsto para setembro de 2013, e com investimento de R$ 151 milhões. Esse trecho terá 33 estações e vai beneficiar cerca de 180 mil passageiros por dia quando estiver concluído. O segundo trecho, do Tacaruna até o Terminal de Joana Bezerra, cerca de 4,8 km de extensão, terá sua obra iniciada ainda neste trimestre e contará com 9 estações de embarque e desembarque. O investimento para esse trecho é de R$ 110 milhões. A obra será entregue em dezembro de 2014.
O corredor Leste/Oeste, previsto para fevereiro de 2014 terá 12,3 km de extensão e um investimento de R$ 145 milhões, beneficiando a região metropolitana de Recife, por meio da interligação da Avenida Caxangá à Cidade da Copa. Isso será feito por meio da UR-7, em São Lourenço da Mata, onde o BRT atenderá o terminal e a estação de metrô a serem inaugurados.
Outro corredor que ficará pronto até 2014 será o Ramal da Copa. Com investimento de R$ 131 milhões, o Ramal tem 6,3 km de extensão e também vai operar com o sistema BRT ou o Transporte Rápido por Ônibus (TRO), como é chamado em Recife. Sua principal função é levar à população usuária de ônibus até a Arena da Copa. Sua primeira fase (ramal interno) será entregue em abril de 2013. Em junho, para a Copa das Confederações, outro trecho estará concluído e em dezembro deste ano, todo o Ramal será entregue. Serão beneficiados 20 mil passageiros/dia.
RIO DE JANEIRO
Outra cidade que está com os projetos adiantados visando melhorias de mobilidade tanto para os eventos esportivos quando para a população é o Rio de Janeiro. Em 2012, foi inaugurado o BRT Transoeste com 31 estações. O corredor tem 56 km de extensão total e liga a Barra da Tijuca à Santa Cruz e Campo Grande com capacidade para transportar 220 mil passageiros por dia.
BRT TRANSCARIOCA TERÁ UMA PONTE EXCLUSIVA PARA OS ÔNIBUS.
A previsão é que até agosto deste ano o corredor esteja funcionando completamente com as 53 estações previstas. Até agora, o projeto já atingiu o objetivo de reduzir pela metade o tempo de viagem do carioca nessa região. Além do Transoeste, o Transcarioca também está previsto para ser concluído em 2013. A linha terá 41 km de extensão, 46 estações e capacidade máxima para transportar 400 mil pessoas por dia.
O BRT Transcarioca vai ligar o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim até a Barra da Tijuca, passando pela Penha e a Ilha do Governador. Nesse trecho, está sendo construída a Ponte Estaiada da Ilha do Governador, que será usada exclusivamente pelos ônibus. Serão 400 metros de ponte construídos ao lado do atual acesso sobre a Baía de Guanabara.
A expectativa é de grande redução no tempo de viagem. De acordo com a prefeitura do Rio de Janeiro, o trajeto entre a Ilha do Governador e Santa Cruz, que é de até três horas em horário de pico, poderá ser feito em 50 minutos com os novos corredores.
O diretor de Comunicação e Marketing da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), Paulo Fraga, lembra que essa rapidez do deslocamento é o que faz do BRT um exemplo mundial para solução em transporte. “Na verdade, o BRT é uma tendência mundial. Hoje, se você for parar para analisar, os grandes projetos de mobilidade urbana no mundo estão focados no BRT. E, se você for comparar, o custo para implantação da malha ferroviária e metroviária é muito alto. Por isso, o BRT é tão viável”, justifica.
PORTO ALEGRE
Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, é mais uma cidade que está melhorando sua mobilidade urbana por meio do BRT. A capital já possui três corredores - Protásio Alves, Bento Gonçalves e João Pessoa -, que serão modernizados e um novo corredor, o Padre Cacique, será implantado. Juntos, esses corredores farão parte de um sistema tronco-alimentador formando uma rede estrutural destinada a racionalizar e integrar o sistema de transporte público coletivo da cidade.
A cidade reinaugura até agosto deste ano os corredores adaptados para BRT João Pessoa, Protásio Alves e Bento Gonçalves. O projeto com os três corredores prevê 17,2 quilômetros somando custos no valor de 199,5 milhões com desapropriações.
PORTO ALEGRE ESTÁ MODERNIZANDO OS CORREDORES EXCLUSIVOS PARA INAUGURAR BRT NESTE ANO
Na Avenida Bento Gonçalves a adequação será entre os terminais Azenha e o Terminal Antônio de Carvalho, numa extensão aproximada de 6,5 km, e com previsão de 12 estações de embarque e desembarque.
O corredor da Avenida Protásio Alves está localizado entre a Rua Sarmento Leite e a Rua Saturnino de Brito numa extensão de aproximadamente 7,5 km, com previsão de 14 estações de embarque e desembarque.
Já o corredor da Avenida João Pessoa terá a adequação no trecho compreendido entre a Avenida Azenha e Avenida Salgado Filho com extensão aproximada de 3,2 km, com previsão de 8 estações e 1 estação de integração multimodal.
DE OLHO NAS OBRAS
A NTU lançou em 2012 o projeto BRT Brasil no intuito de acompanhar a implantação desses projetos no Brasil. O monitoramento é realizado por uma rede técnica, composta por profissionais das empresas de transportes associadas e dos órgãos públicos envolvidos nas implantações do BRT. Essa rede alimenta o banco de dados da NTU, que pode ser consultada em www.brtbrasil.org.br.
O presidente da NTU, Otávio Cunha, lembra que em todo o Brasil serão 1.272 quilômetros de corredores. Isso representa investimentos privados em veículos e sistemas inteligentes com monitoramento da operação em tempo real, por GPS, e gerenciamento por meio do Centro de Controle Operacional (CCO). “Estamos falando em R$ 8 bilhões de investimentos privados, 521 estações e 60 terminais”, ressalta.
Cunha destaca que a priorização do transporte público coletivo em detrimento do individual é a solução para melhorar a mobilidade nas cidades. Ele lembra que é possível, num sistema BRT, com ônibus articulados e biarticulados, atingir demandas de 40 a 45 mil passageiros por hora e por sentido. “Poucos metrôs no mundo operam com essa capacidade. Você consegue melhorar muito a qualidade do transporte e as viagens vão ser muito mais rápidas”, aponta.
A qualidade, eficiência e segurança, aliados à maior velocidade comercial, vai estimular o usuário do transporte público individual motorizado a migrar para esse sistema. A expectativa é que haja uma transferência em torno de 20% para o transporte coletivo. “O BRT é uma invenção brasileira que ganhou o mundo, presente em mais de 145 cidades. O maior conforto e a rapidez proporcionados pelo BRT certamente convencerão o usuário do automóvel a usar o transporte público como uma boa opção de deslocamento”, opina.
GANHOS DE MOBILIDADE
Os projetos de mobilidade contribuirão para a melhoria dos principais indicadores de qualidade do transporte público. Entre eles:
Aumento de 2% ao ano dos passageiros transportados;
Transferência superior a 20% das viagens do transporte individual para o coletivo;
Redução de 40% no tempo de viagem;
Aumento de 78% na velocidade média nos corredores;
Aumento significativo de confiabilidade dos serviços.
Fonte: NTU / Portal da Transparência do Governo Federal / Consórcio BRT-Sul *Estimativa.
Fonte: Revista NTU Urbano - Jan/Fev 2013
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Marcadores: B R T, Ceára, Corredores de Ônibus, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul
São Paulo terá novos ônibus superarticulados
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
No próximo mês começam a circular na Zona Sul da cidade de São Paulo 30 novos ônibus superarticulados. Adquiridos pela empresa VIP de transportes coletivos, eles medem 23 metros, transportam 58 passageiros sentados e outros 112 em pé. Como comparação, modelos articulados convencionais têm 18 metros, carregam 38 pessoas sentadas e 72 em pé.
Apresentado em novembro de 2012 numa feira de transportes, o veículo utiliza chassi Mercedes-Benz O 500 UDA e é encarroçado pela Caio em Botucatu (SP).Uma nova transmissão automática foi desenvolvida pela Voith para esse chassi com a ajuda da VIP e da Mercedes (leia aqui).
“Os 30 primeiros ônibus vão rodar na Zona Sul (na Estrada do M’Boi Mirim e avenidas Ibirapuera, Nove de Julho e Santo Amaro). Também aguardamos a definição do secretário dos Transportes (Jilmar Tatto) para a implantação de um corredor segregado na Zona Leste, onde outras 13 unidades serão colocadas”, afirma o diretor da VIP, Roberto Abreu.
“Até o fim do ano serão 50”, diz. Na manhã de terça-feira, em entrevista a uma emissora de rádio, o secretário Jilmar Tatto falou a respeito de futuras mudanças para o transporte da Capital que podem favorecer a utilização de grandes coletivos como este.
“Existem mais de mil ônibus articulados Mercedes-Benz rodando na cidade de São Paulo”, afirma o gerente de marketing para BRTs da montadora, Gustavo Nogueira. Sobre a possibilidade de a fabricante produzir chassis para biarticulados, ele diz: “Estamos sempre atentos às necessidades do mercado, mas acredito que o superarticulado terá melhor aplicabilidade.” No Brasil, a Volvo produz chassis biarticulados, maiores que os superarticulados em comprimento e capacidade total de passageiros.
Postado por Meu Transporte às 20:39 0 comentários
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