Trolebus em SP
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São Paulo: Prefeitos do ABCD fecharam em R$ 2,80 o valor da nova tarifa de transporte público municipal
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010Os prefeitos das sete cidades do ABCD fecharam em R$ 2,80 o valor da nova tarifa de transporte público municipal. A definição foi tomada em reunião na tarde desta segunda-feira (27/12). Logo em seguida ao encontro, os prefeitos conversaram com empresários da área em cada cidade para bater o martelo sobre o novo valor. A ideia, de acordo com o prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), é publicar os decretos ainda esta semana para que aumento já passe a vigorar a partir do dia 1º de janeiro.
Dependendo do resultado da conversa, os valores podem ser diferentes em cada cidade. As únicas que não terão nenhum reajuste serão Mauá e Rio Grande da Serra. Os prefeitos Oswaldo Dias (PT-Mauá) e Adler Kiko Teixeira (PSDB-Rio Grande da Serra) não poderão reajustar a tarifa por impedimento legal. Ambos cumprem regras de licitação que impossibilitam o reajuste tarifário pelo prazo de um ano. Mauá poderá pensar no aumento a partir do segundo semestre de 2011.
De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do ABC, Baltazar de Souza, os empresários pediram R$ 3. “Os empresários sempre jogam o preço lá em cima, mas sabemos que o reajuste tem que ser feito baseado no que é justo. O aumento do mínimo, por exemplo, não foi tão significativo, precisamos ser coerentes com aquilo que usuário pode pagar”, disse o prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB).
Mesmo com a confirmação dos prefeitos Mário Reali, de Diadema, e de Aidan, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), afirmou que almoço foi apenas uma confraternização de fim de ano entre os chefes de Executivo, e que a tarifa não foi discutida na reunião. No entanto, Marinho já havia sinalizado no início do mês que os são-bernardenses podem contar com passagens mais caras em 2011.
Atualmente, as tarifas praticadas na Região são as seguintes: Santo André – R$ 2,65 (reajuste em fevereiro de 2010); São Caetano e Rio Grande da Serra – R$ 2,30 (reajuste em dezembro de 2008); Mauá, São Bernardo, Diadema e Ribeirão Pires - R$ 2,50 (reajuste em dezembro de 2008).
Fonte: ABCD Maior
Postado por Meu Transporte às 01:09 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Empresas finalizam processo de inversão do fluxo de ônibus em Juiz de Fora
A inversão no fluxo de passageiros terminou em Juiz de Fora. Agora, quem usa o transporte urbano na cidade entra pela porta da frente dos veículos. A mudança dividiu opiniões entre os usuários do transporte coletivo.
O processo de inversão foi gradativo. Começou no dia 02 de agosto e terminou este mês. Agora, todos os 553 ônibus do transporte coletivo de Juiz de Fora, das 260 linhas, estão adaptados para receber os passageiros pela porta da frente.
Para o secretário municipal de Transporte, Márcio Gomes Bastos, a inversão no fluxo de entrada e saída nos coletivos envolve a mudança de hábito da população e isso requer tempo para adaptação.
Ainda segundo o secretário, antes de implementar o novo modelo, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) fez um estudo e se baseou na experiência de outras cidades mineiras, como Belo Horizonte, Uberlândia e Governador Valadares, que utilizam a entrada pela porta da frente.
O processo de inversão foi gradativo. Começou no dia 02 de agosto e terminou este mês. Agora, todos os 553 ônibus do transporte coletivo de Juiz de Fora, das 260 linhas, estão adaptados para receber os passageiros pela porta da frente.
Para o secretário municipal de Transporte, Márcio Gomes Bastos, a inversão no fluxo de entrada e saída nos coletivos envolve a mudança de hábito da população e isso requer tempo para adaptação.
Ainda segundo o secretário, antes de implementar o novo modelo, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) fez um estudo e se baseou na experiência de outras cidades mineiras, como Belo Horizonte, Uberlândia e Governador Valadares, que utilizam a entrada pela porta da frente.
Márcio Gomes alega que ainda não foi feito um levantamento para medir o índice de satisfação dos usuários com a mudança, mas afirma que o número de atendimentos no setor de reclamações caiu.
A gerente de RH da Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Juiz de Fora (Astransp), Cláudia Ferreira, explica que todas as empresas do transporte coletivo cumpriram o prazo estipulado para a inversão. Mas ainda há muito o que fazer para atingir o objetivo de agilizar o embarque dos passageiros e a empresa pretende fazer uma campanha de conscientização para os idosos.
A gerente de RH da Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Juiz de Fora (Astransp), Cláudia Ferreira, explica que todas as empresas do transporte coletivo cumpriram o prazo estipulado para a inversão. Mas ainda há muito o que fazer para atingir o objetivo de agilizar o embarque dos passageiros e a empresa pretende fazer uma campanha de conscientização para os idosos.
Fonte: Megaminas.com
Postado por Meu Transporte às 00:55 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Ônibus de Ribeirão Preto vão ter câmeras
A empresa de transporte coletivo Turb, de Ribeirão Preto, vai instalar câmeras de segurança em toda sua frota até março de 2011. A medida tem o objetivo de coibir assaltos nas linhas que a empresa opera. O projeto deve ser estendido às outras companhias da cidade.
A Turb cobre a zona norte do município e transporta cerca de 60 mil passageiros por dia. A empresa já instalou as primeiras câmeras em linhas como a do Ribeirão Verde e do Geraldo de Carvalho. As câmeras foram instaladas em 26 ônibus e começam a operar na próxima segunda-feira (3). A meta é instalar os equipamentos em 100% da frota de 105 veículos da empresa.
Em caso de assaltos, os cartões de memória dos equipamentos serão entregues à polícia para ajudar na identificação dos criminosos.
Segundo Marcelo Rosa, assessor especial da Transurb (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Ribeirão Preto), a medida vai trazer mais segurança para os usuários do transporte coletivo.
“As expectativas são grandes. Com as câmeras, a gente espera oferecer mais segurança aos usuários e também aos motoristas dos ônibus”, disse Rosa.
A Transcorp e a Rápido D’Oeste também manifestaram interesse na instalação das câmeras, segundo o assessor.
Os passageiros apoiam a iniciativa da empresa.
“Isso é muito bom, a câmera pode registrar o flagrante. Vão diminuir os crimes, com certeza”, diz o aposentado Sílvio Ennes.
“Espero que resolva de uma vez o problema. Quem entrar no ônibus para assaltar com certeza será preso pela polícia depois”, afirma a diarista Valéria Aparecida da Silva, que utiliza o transporte coletivo diariamente.
“É muito bom ter as câmeras nos ônibus, mas não sei se vai coibir os assaltos não”, diz a vendedora Elisângela Pereira Gomes, que também utiliza o transporte coletivo todos os dias para ir ao trabalho.
Cada equipamento custa cerca de R$ 1,4 mil e a Turb afirma que o custo não será repassado aos usuários.
A assessor da Transurb afirma que em 2009 foram registrados 154 assaltos nos ônibus da companhia. Em 2010, foram 120 assaltos.
A Turb cobre a zona norte do município e transporta cerca de 60 mil passageiros por dia. A empresa já instalou as primeiras câmeras em linhas como a do Ribeirão Verde e do Geraldo de Carvalho. As câmeras foram instaladas em 26 ônibus e começam a operar na próxima segunda-feira (3). A meta é instalar os equipamentos em 100% da frota de 105 veículos da empresa.
Em caso de assaltos, os cartões de memória dos equipamentos serão entregues à polícia para ajudar na identificação dos criminosos.
Segundo Marcelo Rosa, assessor especial da Transurb (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Ribeirão Preto), a medida vai trazer mais segurança para os usuários do transporte coletivo.
“As expectativas são grandes. Com as câmeras, a gente espera oferecer mais segurança aos usuários e também aos motoristas dos ônibus”, disse Rosa.
A Transcorp e a Rápido D’Oeste também manifestaram interesse na instalação das câmeras, segundo o assessor.
Os passageiros apoiam a iniciativa da empresa.
“Isso é muito bom, a câmera pode registrar o flagrante. Vão diminuir os crimes, com certeza”, diz o aposentado Sílvio Ennes.
“Espero que resolva de uma vez o problema. Quem entrar no ônibus para assaltar com certeza será preso pela polícia depois”, afirma a diarista Valéria Aparecida da Silva, que utiliza o transporte coletivo diariamente.
“É muito bom ter as câmeras nos ônibus, mas não sei se vai coibir os assaltos não”, diz a vendedora Elisângela Pereira Gomes, que também utiliza o transporte coletivo todos os dias para ir ao trabalho.
Cada equipamento custa cerca de R$ 1,4 mil e a Turb afirma que o custo não será repassado aos usuários.
A assessor da Transurb afirma que em 2009 foram registrados 154 assaltos nos ônibus da companhia. Em 2010, foram 120 assaltos.
Fonte: Ribeirão Preto Online
Postado por Meu Transporte às 00:51 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Metrô Rio: cartões especiais para réveillon estão à venda nas estações Central, Carioca e Largo do Machado
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Os cartões especiais para ingresso no metrô na noite de réveillon agora estão à venda apenas nas estações Central, Carioca e Largo do Machado. Os passageiros interessados podem comprar o ingresso das 8h às 21h, com exceção do dia 31, em que a venda será encerrada às 19h.
O Metrô Rio informou que ainda há cartões para todos os horários, mas vale evitar filas e garantir logo o cartão para os horários mais requisitados: 21h e 22h. Cada cliente pode comprar até dez cartões por vez.
Os cartões de ida e volta com desconto custam R$ 5,00 e o cartão apenas de ida ou de volta sai pelo valor normal da tarifa, R$ 2,80. Ao comprar a ida e a volta antecipadamente, o passageiro economiza na tarifa e contribui para causas sociais: toda a renda líquida da venda será revertida para as ONGs Entre Amigas e Ressurgir.
Como todo ano, o embarque para a festa tem horário pré-determinado, entre 19h e meia-noite, e será permitido apenas com os cartões especiais, vendidos por faixa de horário, com validade de uma hora. Já a volta poderá ser feita de meia-noite às 7h do primeiro dia do ano exclusivamente pelas estações Ipanema/General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Largo do Machado. As demais estações das Linhas 1 e 2 estarão abertas apenas para desembarque neste horário.
Os cartões gratuidade, pré-pago, bilhetes de integração e VT eletrônico não serão aceitos durante a operação especial para o réveillon, das 19h do dia 31 de dezembro às 7h do dia 1º de janeiro. Como todos os anos, os passageiros que têm direito à gratuidade poderão retirar os cartões especiais nas estações onde há venda antecipada, mediante apresentação dos documentos necessários.
Fonte: O Globo
Postado por Meu Transporte às 22:18 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
DF: O caos no transporte de Planaltina, chove mais dentro do ônibus do que fora
As péssimas condições do transporte do DF foram comprovadas na manhã desta segunda-feira (27). Chovia na BR-020 e os passageiros de dois ônibus que vinham de Planaltina sentido Plano Piloto esperavam um socorro ali mesmo ao relento.
Quem usa o serviço diariamente reclama que cenas como essas são frequentes. “Já tem um monte de ônibus quebrado, mas a gente não pode fazer nada só ficar aqui esperando outro”, diz a cozinheira Vania Venturini. “Justificar no trabalha não tem mais jeito, porque sempre quebra. Eu acho que meu patrão nem acredita mais”, completa a secretária Terezinha Bravo.
O DFTrans diz que faz fiscalizações e que toda semana 500 ônibus são lacrados. Mas como o número de fiscais não é suficiente, os passageiros precisam ajudar.
“É importante o passageiro pegar a numeração, o horário ou a linha. Tentar passar o maior número de informações. A reclamação vai chegar e vamos tomar todas as providências cabíveis para solucionar esses problemas do transporte coletivo em Brasília”, diz o diretor de fiscalização do DFTrans, Pedro Jorge.
Para fazer qualquer tipo de denuncia relacionado aos ônibus é só ligar no 156. (Kenzô Machida / Luis Rodnei)
Quem usa o serviço diariamente reclama que cenas como essas são frequentes. “Já tem um monte de ônibus quebrado, mas a gente não pode fazer nada só ficar aqui esperando outro”, diz a cozinheira Vania Venturini. “Justificar no trabalha não tem mais jeito, porque sempre quebra. Eu acho que meu patrão nem acredita mais”, completa a secretária Terezinha Bravo.
O DFTrans diz que faz fiscalizações e que toda semana 500 ônibus são lacrados. Mas como o número de fiscais não é suficiente, os passageiros precisam ajudar.
“É importante o passageiro pegar a numeração, o horário ou a linha. Tentar passar o maior número de informações. A reclamação vai chegar e vamos tomar todas as providências cabíveis para solucionar esses problemas do transporte coletivo em Brasília”, diz o diretor de fiscalização do DFTrans, Pedro Jorge.
Para fazer qualquer tipo de denuncia relacionado aos ônibus é só ligar no 156. (Kenzô Machida / Luis Rodnei)
Fonte: DFTV
Postado por Meu Transporte às 22:12 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal, Videos
Custo para melhorar transporte chegará a R$ 350 bilhões nos próximos 8 anos
Mais Corredores de Ônibus |
O governo Luiz Inácio Lula da Silva realizou muito na área de transportes, algo em torno de R$ 62 bilhões. Mas deixa um desafio ainda maior para a sua sucessora, Dilma Rousseff. Os investimentos previstos para os próximos oito anos somam R$ 350 bilhões. Só no setor de rodovias serão necessários R$ 220 bilhões para colocar todas as estradas em dia até 2018, incluindo obras de restauração, construção e duplicação de vias. Outra demanda pesada está no setor de ferrovias, em que serão necessários R$ 46,8 bilhões para terminar obras como a Norte-Sul e o trem bala Rio-São Paulo e mais R$ 46 bilhões para o Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). A presidente eleita vai precisar de dois mandatos para fazer tudo isso.
A segunda etapa do PAC reserva R$ 109 bilhões para transportes, sendo R$ 50,4 bilhões para o sistema rodoviário. No PAC 1, que vai até 2014, foram executados 70% dos R$ 37 bilhões previstos para rodovias. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) afirma que foi muito pouco. Seriam necessários R$ 183 bilhões para atender a toda a demanda do setor. O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagout, considera esses números irreais. Ele afirma que será preciso R$ 220 bilhões para atender o atual deficit.
Os desafios de Dilma
1) Para colocar todas as rodovias em dia, será necessário investir R$ 220 bilhões até 2018, incluindo restaurações, adequações, duplicações e novas estradas;
2) No setor ferroviário, será preciso gastar mais R$ 46,8 bilhões para terminar a Norte-Sul, a Leste-Oeste, a Transnordestina e o Trem-Bala, além de executar mais R$ 46 bilhões do PAC 2;
3) Na área de mobilidade urbana, o PAC 2 prevê investimentos de R$ 18 bilhões, incluindo os metrôs de Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte;
4) A ampliação e a modernização em portos vão consumir R$ 5,1 bilhões do PAC 2;
5) Investir R$ 5,3 bilhões em aeroportos até a Copa de 2014. Para atender toda a rede de 67 aeroportos será preciso R$ 9 bilhões.
Fonte: Correio Braziliense
A segunda etapa do PAC reserva R$ 109 bilhões para transportes, sendo R$ 50,4 bilhões para o sistema rodoviário. No PAC 1, que vai até 2014, foram executados 70% dos R$ 37 bilhões previstos para rodovias. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) afirma que foi muito pouco. Seriam necessários R$ 183 bilhões para atender a toda a demanda do setor. O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagout, considera esses números irreais. Ele afirma que será preciso R$ 220 bilhões para atender o atual deficit.
Os desafios de Dilma
1) Para colocar todas as rodovias em dia, será necessário investir R$ 220 bilhões até 2018, incluindo restaurações, adequações, duplicações e novas estradas;
2) No setor ferroviário, será preciso gastar mais R$ 46,8 bilhões para terminar a Norte-Sul, a Leste-Oeste, a Transnordestina e o Trem-Bala, além de executar mais R$ 46 bilhões do PAC 2;
3) Na área de mobilidade urbana, o PAC 2 prevê investimentos de R$ 18 bilhões, incluindo os metrôs de Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte;
4) A ampliação e a modernização em portos vão consumir R$ 5,1 bilhões do PAC 2;
5) Investir R$ 5,3 bilhões em aeroportos até a Copa de 2014. Para atender toda a rede de 67 aeroportos será preciso R$ 9 bilhões.
Fonte: Correio Braziliense
Postado por Meu Transporte às 21:58 0 comentários
Marcadores: Brasil, Brasília, Distrito Federal
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