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População de Belém está otimista com a implantação do BRT
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
O projeto Ação Metrópole, do Governo do Estado, que integrará os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará, com a implantação do Bus Rapid Transit (BRT) do Entroncamento, na saída da capital, até Marituba, na Grande Belém, foi recebido de forma positiva pela população. O primeiro passo para que o projeto saia do papel foi dado com a assinatura do contrato de empréstimo, no valor de R$ 320 milhões, com a Jica (Agência Internacional do Japão), nesta terça-feira (4), em Tóquio, no Japão, pelo governador Simão Jatene.
Nas ruas, quem dependente diariamente do transporte urbano está otimista com a novidade. O estudante Ramael Soares, por exemplo, conta que precisa utilizar por dia, quatro ônibus para chegar a seu local de trabalho. “Hoje em dia está muito complicado depender de ônibus. Eu moro em Ananindeua e trabalho no centro. Mesmo pegando quatro ônibus por dia, eu ainda chego atrasado no emprego. Com certeza este projeto vai melhorar a vida de muita gente”.
Moradora do município de Marituba, a dona de casa Carmen Souza leva em média duas horas e meia para chegar a um hospital público na área do Centro de Belém. “Como estou fazendo um tratamento tenho que fazer essa viagem três vezes por semana. É muito complicado e às vezes da vontade de desistir. Mas eu estou com uma esperança de que realmente o BRT irá solucionar esse problema. É bom ver que as coisas já estão começando a acontecer mesmo depois de tanto tempo”, ressalta.
O BRT será operado por ônibus articulados com quatro portas no lado esquerdo, trafegando em canaletas na rodovia BR-316 e na avenida Augusto Montenegro, em faixas exclusivas na avenida Almirante Barroso e faixas preferenciais a partir de São Brás até o Centro de Belém e no Centro de Icoaraci. Para agilidade no embarque/desembarque e acesso universal, a infraestrutura contará com: dois terminais de integração, um em Marituba e outro em Icoaraci; três estações de integração, duas no corredor Augusto Montenegro, denominadas Tapanã e Mangueirão e uma no corredor BR-316, denominada Águas Lindas; além de garagens (Marituba e Icoaraci) e os pontos de parada cobertos onde será realizado o pagamento antecipado da tarifa, com plataforma no mesmo nível do piso do ônibus.
O governo do Estado desenvolve o Ação Metrópole em parceria com a Jica desde 1990 e, a partir de agora, a agência também será a financiadora do projeto. O sistema BRT permite em sua totalidade o transporte de 40 a 45 mil passageiros nas horas de pico. O sistema atual, na Almirante Barroso, tem a capacidade de tráfego para somente 11 mil no horário de pico.
Fonte: Agência Pará de Notícias
Postado por Meu Transporte às 21:16 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Pará
Urbes Sorocaba informa novas integrações de linhas do Transporte Coletivo
A Urbes – Trânsito e Transportes informa que, a partir de segunda-feira (10), estarão liberadas para Integrações as seguintes linhas do transporte coletivo:
Com a Integração, o passageiro pode utilizar mais do que um ônibus com o pagamento de uma só tarifa e sem passar pelos terminais urbanos centrais. Para isso basta ter algum dos cartões ‘Com Você’ do transporte coletivo (social, vale-transporte ou estudante).
Meu Transporte / Sorocaba
Ele embarca em qualquer linha, aproxima o seu cartão do validador, uma passagem é descontada e automaticamente a catraca é liberada. Este usuário pode descer em qualquer ponto do seu itinerário e embarcar em outro ônibus de outra linha completando a sua viagem. Ao passar pela catraca o passageiro aproxima novamente o seu cartão do validador e automaticamente terá a catraca liberada, sem descontar nada do seu cartão.
Sobre a integração temporal é possível obter mais informações e tirar dúvidas pelo telefone 118, pelo site www.urbes.com.br ou ainda no atendimento realizado nos terminais urbanos.
Meu Transporte / Sorocaba
Ele embarca em qualquer linha, aproxima o seu cartão do validador, uma passagem é descontada e automaticamente a catraca é liberada. Este usuário pode descer em qualquer ponto do seu itinerário e embarcar em outro ônibus de outra linha completando a sua viagem. Ao passar pela catraca o passageiro aproxima novamente o seu cartão do validador e automaticamente terá a catraca liberada, sem descontar nada do seu cartão.
Sobre a integração temporal é possível obter mais informações e tirar dúvidas pelo telefone 118, pelo site www.urbes.com.br ou ainda no atendimento realizado nos terminais urbanos.
Informações: Urbes
Postado por Meu Transporte às 16:36 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Brasília terá ônibus elétricos circulando até 2014
domingo, 9 de setembro de 2012
A Sociedade de Transporte Coletivo (TCB) firmou o compromisso com o governo de oferecer, na Copa de 2014, ônibus não poluentes para ligar o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, por meio de linhas executivas, a algumas regiões de Brasília. Segundo o diretor da empresa, Carlos Koch, depois de testados os veículos serão introduzidos em outros itinerários.
Ele ainda não sabe se os primeiros ônibus serão híbridos ou elétricos, mas a ideia é usar os dois modelos na futura frota. “Com relação aos híbridos, estamos esperando obter uma linha de crédito com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)para adquirirmos de 25 a 30 ônibus no primeiro semestre do ano que vem”, revela o diretor.
Sobre os elétricos, Koch ressalta que não há produção no Brasil e destaca a principal intenção da empresa: atrair uma fábrica chinesa para o Distrito Federal. Para isso, aguarda o desenrolar da negociação com o grupo de companhias Rui Hua e Alfa Bus — representadas no Brasil pela S4 Clean Energy.
“Assinamos um memorando de entendimento com vistas para trazer a tecnologia para o DF, com o apoio do Agnelo”, adianta Koch, “mas, até lá, aguardamos a chegada de um ônibus chinês para iniciar a fase de testes e verificar como esse veículo vai se comportar. Só então haverá subsídios para decidir pela fabricação no país”, explica.
Baterias
Os ônibus elétricos que circularão na cidade daqui a dois anos serão movidos a bateria e carregados por meio de uma tomada especial (veja como funciona no infográfico). Carlos Koch diz que também estuda a possibilidade de os veículos usarem painéis solares no teto para a geração de energia. “Vamos conseguir melhorar a frota de ônibus e podemos ir mais adiante. Agora, o desafio será como introduzir uma tecnologia mais cara em larga escala”, pondera.
O professor de engenharia elétrica da Universidade de Brasília, Rafael Amaral Shayani, acredita ser viável o uso de ônibus elétricos no transporte público do futuro. No entanto, ressalta o ponto fraco do sistema que pretende ser adotado no DF. “A desvantagem das baterias é que elas são limitadoras dos veículos elétricos por terem custo elevado e vida útil curta, em média, de cinco anos.”
Mesmo assim, Shayani defende que as qualidades são muito superiores, a começar pelo rendimento de 80% do motor — mais que o dobro eficiente em relação aos motores a explosão, com apenas 30% de aproveitamento. “Isso resulta, diretamente, no melhor uso da energia produzida na hidrelétrica, na não emissão de poluição e na diminuição de ruídos do motor, que mais parece um zumbido delicado em vez daquele barulho de liquidificador dos ônibus comuns”, exemplifica.
Uma preocupação do professor é com relação ao recarregamento da energia no veículo. “Será preciso combinar com a Companhia Energética de Brasília (CEB) o melhor horário para carregar o ônibus, que será na madrugada”, destaca. Shayani pondera que, para não dar pane na rede elétrica, terá de se evitar o período entre 18h e 21h, por serem horários de pico de energia.
Integração
Para o arquiteto e membro do Conselho Comunitário da Asa Sul Armando Ismael Ollaik, a energia elétrica será mais bem aproveitada se for empregada por micro-ônibus, adequados a pequenos trajetos — como os zebrinhas —, e se estiverem integrados ao sistema de transporte elétrico sobre trilhos, como o VLT e o metrô. “Esses ônibus fariam a função de distribuidores de gente para veículos de massa. Isso implicaria integração física e tarifária”, defende.
Ollaik afirma que este é um tema já discutido pelos moradores da Asa Sul nas reuniões do conselho que preocupa os brasilienses. “A maior reclamação da população é o congestionamento, mas já levantamos a vontade por transportes públicos eficientes e menos poluentes”, observa o arquiteto. “Brasília poderia oferecer para o país o exemplo de ter ônibus elétricos. Acho que em cinco anos teremos um sistema fabuloso se forem feitos investimentos e incentivos ao empresariado”, almeja.
Fonte: Correio Brasiliense
Postado por Meu Transporte às 22:26 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Dois terminais de ônibus passarão por mudanças em Joinville
Os usuários do transporte coletivo de Joinville que utilizam os terminais Norte e Central devem ficar atentos a partir da manhã deste domingo. Os locais de embarque e desembarque de algumas linhas de ônibus vão mudar.
A modificação é uma decisão tomada em conjunto entre as empresas permissionárias e a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). O propósito é reduzir custos de quilometragem, otimizar o tempo do trajeto de cada linha, facilitar entrada e saída dos ônibus e ainda distribuir melhor o fluxo de passageiros dentro dos terminais. As alterações no posicionamento do local de embarque e desembarque afetam 15 linhas do transporte coletivo urbano.
A Prefeitura de Joinville e as empresas concessionárias do transporte coletivo estão divulgando as mudanças por meio de cartazes fixados nos ônibus e no terminal e anúncios em jornais e spots em rádios. Em caso de dúvida, os passageiros devem consultar o supervisor do terminal.
Fonte: Diário Catarinense
Postado por Meu Transporte às 22:26 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
São Paulo: Linhas de ônibus da EMTU fazem trajeto até aeroportos
sábado, 8 de setembro de 2012
A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) implantou um serviço de linhas executivas e suburbanas de ônibus, operado pelo Consórcio Internorte de Transporte. Os "Airport Bus", como são chamados, partem do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com destino ao Aeroporto de Congonhas, Praça da República, Terminais Rodoviários do Tietê e da Barra Funda, Itaim Bibi, Circuito dos Hotéis Paulista/Augusta e Metrô Tatuapé.
Com uma frota de 22 ônibus e oito ônibus suburbanos, o Sistema Aeroporto atende em média 155 mil usuários por mês. O sistema foi planejado para facilitar o tráfego de ida e volta dos usuários da região metropolitana de São Paulo (RMSP) aos aeroportos da região.
Para informações como tarifas, horários e itinerários dos ônibus, acesse o site da EMTU.
Do Portal do Governo do Estado
Postado por Meu Transporte às 21:21 0 comentários
Marcadores: São Paulo
O adeus à ciclovia na zona norte do Recife: Prioridade aos carros revolta ciclistas
Não adiantou o protesto de grupos de ciclistas recifenses, no último dia 4, que reinvindicavam a permanência de um trecho da ciclofaixa implantada na Zona Norte. Aproveitando o feriadão da Independência, quando a cidade ficou “vazia”, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) retirou, durante a madrugada deste sábado, os 350 metros da ciclofaixa localizada na Estrada do Arraial.
Quem passou pela localidade durante o dia de hoje, percebeu que o espaço exclusivo para os ciclistas foi pintado de preto, no trecho entre a Rua Cônego Barata e o Hospital Agamenon Magalhães. A ciclofaixa foi implantada junto com o binário da Zona Norte, que deu sentido único para as Estradas do Arraial e do Encanamento. Desde a implantação, no final de julho, o binário vem provocando polêmica, uma vez que os congestinamentos estavam ocorrendo com frequência.
De acordo com a presidente da CTTU, Maria de Pompeia, a retirada dos 350 metros da ciclofaixa foi a solução mais rápida para tentar melhorar o fluxo de veículos no binário. “Retiramos esse trecho porque percebemos que a Avenida Rosa e Silva também estava passando por problemas no fluxo de veículos. Temos que tomar essa medida", atestou.
Pelo visto, a polêmica ainda vai durar muito tempo. A retirada de parte da ciclofaixa revoltou os ciclistas, que fizeram um protesto contra o ato. Na ocasião, cerca de 40 ciclistas fizeram uma vigília no trecho e impediram a ação da CTTU. Confira o protesto realizado na noite da última terça-feira (4).
Fonte: Diário de Pernambuco
Postado por Meu Transporte às 20:46 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Pernambuco
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