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Nova etapa de obras do SIM Caxias começa na próxima semana
quarta-feira, 20 de maio de 2015
A Rua Alfredo Chaves será bloqueada no cruzamento com a Sinimbu para obras do corredor de ônibus no Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) de Caxias do Sul. Conforme o Secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade do município, Manoel Marrachinho, a intervenção começará entre terça e quarta-feira da próxima semana.
Na segunda semana de junho, dois trechos serão liberados. A obra na Rua Pinheiro Machado será concluída a partir da Rua Moreira César. Com isso, as ruas Moreira César e Coronel Flores ficam liberadas entre a Pinheiro Machado e a Bento Gonçalves. Após a liberação da Coronel Flores, haverá bloqueio na Marechal Floriano.
O secretário afirma que os corredores de ônibus das ruas Sinimbu e Pinheiro Machado têm estimativa de conclusão até a primeira metade de novembro. Marrachinho afirma que essas obras são as que mais causam transtornos ao trânsito, pois obstruem as ruas transversais, que propiciam o deslocamento norte-sul.
A Secretaria estuda restringir o estacionamento em mais duas vias: Visconde de Pelotas e Garibaldi. Mas essa possível restrição ainda não está confirmada. O estacionamento já foi abolido nas ruas Marechal Floriano, entre a Rua Os 18 do Forte e a Pinheiro Machado; Sinimbu, entre Feijó Júnior e Guia Lopes; e Pinheiro Machado, entre Feijó Júnior e Alfredo Chaves.
Por Diego Mandarino
Informações: Rádio Gaúcha Serra
Postado por Meu Transporte às 23:01 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Implantação da segunda fase do BRT-Vetor não deverá trazer impacto
A implantação da segunda fase do sistema de mobilidade urbana, BRT-Vetor, não trará impacto nenhum ao comércio e ao trânsito da Avenida da Saudade. A afirmação foi feita pelo secretário de planejamento, Marcondes Nunes, após manifestação de apreensão dos comerciantes locais em relação às mudanças que o sistema poderia forçar nas vias.
Segundo o secretário não há motivo para apreensão. “O estacionamento vai ser mantido nos dois lados da avenida. Então não terá transtorno nenhum para os comerciantes, inclusive até mesmo na avenida Bento Ferreira. Na avenida da Saudade teremos até ciclovia e passeios largos”, tranquiliza o secretário.
Com medo de que o comércio seja prejudicado, da mesma forma como foi na avenida Leopoldino de Oliveira, os empresários locais já se reúnem para pedir que a Prefeitura discuta com a comunidade o projeto. Segundo Marcondes, as audiências públicas já foram realizadas, o desenvolvimento do proposta será apresentado à comunidade durante o lançamento do projeto.
Marcondes disse que está surpreso diante do posicionamento dos comerciantes locais, e lembrou que as outras avenidas onde o novo sistema será implantado possuem tamanho adequado para receber o BRT/Vetor. Segundo o secretário nem mesmo o trânsito será prejudicado.
Informações: JM Online
Postado por Meu Transporte às 22:59 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Minas Gerais
Grande Curitiba: Nova linha de ônibus liga Araucária à CIC
Uma nova linha de ônibus começou a ligar o Terminal Angélica, em Araucária, à Cidade Industrial de Curitiba (CIC) começará a operar nesta quarta-feira (20). A linha faz parte da Rede Integrada de Transporte Metropolitana (RIT/M).
A linha H22 – Angélica/CIC será paradora e o primeiro ônibus sairá às 5h10 do Terminal Angélica. Do terminal o ônibus segue pela PR-421 e pelas ruas Vicente Micheloto, Juscelino Kubitschek, Paul Garfunkel, Emílio Romani e Wiegando Olsen até chegar à Kraft.
Depois o ônibus volta pelas ruas Juscelino Kubitschek, Cyro Correia, João Chede, Cid Campelo e Vicente Micheloto e pela PR-421 até chegar ao Terminal Angélica.
Postado por Meu Transporte às 22:57 0 comentários
Marcadores: Paraná
Rodoviários param três terminais de ônibus em Salvador
terça-feira, 19 de maio de 2015
Após assembleia realizada na tarde desta terça-feira (19), que definiu o cancelamento da greve dos rodoviários, que estava marcada para começar à 0h desta quarta (20), cerca de 150 motoristas de Salvador que ficaram insatisfeitos com a decisão do sindicato iniciaram uma manifestação nas estações da Lapa, Mussurunga e Pirajá. Por volta das 16h30, eles pararam coletivos na entrada dos terminais, impedindo a entrada dos veículos. Até as 20h20, ainda havia bloqueios nas estações.
Foto: Maiana Belo / G1 |
Os rodoviários manifestantes estão insatisfeitos com a aprovação, em assembleia, da proposta de reajuste de 10%, mediada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).
"Não aceitamos o aumento de 10%. Aceitamos o que foi proposto pelo Ministério Público, que foi um reajuste de 10,75%, aumento de R$ 16 no tíquete refeição e redução pela metade do valor do plano de saúde", disse o cobrador Décio Santos durante a assembleia realizada à tarde na capital baiana.
De acordo com a Transalvador, por volta das 19h45, ainda havia grande congestionamento na região do Dique do Tororó e na saída da Estação da Lapa. Já na Estação Pirajá, os coletivos estavam parados, mas o trânsito fluía. Na estação Mussurunga, o tráfego nas proximidades também era lento.
O superintendente da Transalvador Fabrizzio Muller foi até a Estação da Lapa tentar negociar com os manifestantes. O secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, divulgou nota criticando a manifestação. "É inaceitável que essa minoria queira deliberadamente atuar para tumultuar a cidade fazendo manifestações e atos isolados sem a menor responsabilidade com os cidadãos", afirmou o secretário.
A nota ainda destaca um apelo feito pelo secretário para que os manifestantes aceitem o acordo firmado pelo sindicato da categoria com os empresários.
Postado por Meu Transporte às 21:42 0 comentários
Marcadores: Bahia
Metroviários do DF confirmam greve a partir de 1º de junho
Após não obterem resultados com a manifestação na Câmara Legislativa, na tarde desta terça (19), os metroviários do Distrito Federal decidiram entrar em greve a partir de 1º de junho. A categoria é a favor da convocação dos concursados aprovados no certame 2013/2014 por parte da Companhia do Metropolitano (Metrô-DF), pois diz que o efetivo atual não é suficiente para prestar serviço de qualidade. O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal (SindMetro-DF) se reúne no próximo dia 31.
No último domingo (17), segundo o SindMetro-DF, foi deliberada, em Assembleia Geral Extraórdinária, "a necessidade e oportunidade de exercer o direito de greve, para efetuar a suspensão coletiva e pacífica das atividades laborais". Já na tarde desta terça (19), a categoria se manisfestou na Câmara Legistlativa do DF para exigir dos deputados a derrubada do veto à PL 2035. Ainda de acordo com o SindMetro-DF, o projeto de lei poderá garantir mais verba para contratação dos aprovados em concurso. Em protesto, no incío desta noite, os trabalhadores chegaram a bloquear algumas faixas do Eixo Monumental.
Sem resposta
De acordo com Julio Cesar Oliveira, diretor de assuntos jurídicos do SindMetro-DF, nenhum deputado atendeu os manifestantes que se pronunciaram na Câmara. "Nem o governo ou o lesgislativo se mobilizaram com o nosso protesto. Por isso, vamos efetivamente entrar em greve a partir de 1º de junho, por tempo indeterminado", revelou ele. Julio acrescentou que no dia 31 ainda haverá uma reunião para organizar e ratificar a greve. "Queremos um Metrô descente para, assim, podermos prestar um serviço de qualidade", declarou.
Em nota, o Metrô-DF informou que tem se empenhado junto ao Comitê de Governança do DF para viabilizar as contratações dos aprovados no concurso público realizado em 2013, para 232 vagas e cadastro reserva. Segundo a Companhia, a dificuldade é que "o limite prudencial definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal impede que órgãos da administração direta e indireta dependentes de recursos do Tesouro do DF, que é o caso do Metrô-DF, por ser deficitário, façam novas contratações", explicou.
Por Ana Luiza Campos
Postado por Meu Transporte às 20:57 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal, trem/metrô
BRT/Move melhora a vida dos usuários mas não reduz engarrafamentos
Prometida como um dos benefícios da implantação do BRT/Move, a melhora do trânsito de Belo Horizonte foi tímida depois de um ano de funcionamento do sistema na comparação com os 12 meses anteriores. De acordo com dados do sistema de mapeamento on-line do site Maplink feito a pedido do Estado de Minas, a média de engarrafamentos nos horários de pico, entre 7h e 9h e entre 17h e 19h, caiu apenas 3,4% no período de funcionamento do BRT/Move, baixando de uma média de 89 quilômetros para 86. Um resultado modesto frente ao volume investido, da ordem de R$ 1 bilhão. Mais ainda, se for considerado que antes do Move muitas vias de BH estavam em obras para implantação do sistema e os poucos corredores exclusivos de ônibus tinham sido ocupados pelos canteiros, direcionando os ônibus para as vias de circulação comum.
Várias vezes a empresa de transporte e trânsito de BH indicou que a simples implantação do Move melhoraria o tráfego. No site da BHTrans sobre o BRT/Move, está destacada a informação de que a “retirada dos ônibus metropolitanos e municipais das pistas mistas” fará com que “a circulação de veículos melhore bastante e possibilite mais fluidez ao tráfego”. A empresa chegou a declarar que “na área central houve uma concentração dos ônibus na região da Paraná e Santos Dumont, aliviando, por exemplo, outras áreas do Centro que recebiam um grande volume de linhas”.
A redução de fato ocorreu, mas sem o desafogo previsto. De acordo com a BHTrans, no trecho entre a Avenida Portugal e o Anel Rodoviário, por exemplo, o número de ônibus que circulam durante o horário de pico pela manhã antes do Move caiu de 290 para 14. Entre o Anel Rodoviário e a Lagoinha, de 354 para 78. Já nas pistas mistas da Avenida Cristiano Machado o volume de ônibus municipais era de 293 e agora é de 135.
Na Avenida Antônio Carlos, por exemplo, a redução de ônibus por hora nos momentos de pico chegou a mais de 90%, e, na Cristiano Machado, a mais de 50%. A organização em corredores exclusivos e a alimentação das estações teria feito cair o tempo das viagens na Avenida Antônio Carlos de 75 minutos para 40 (– 46,7%) e, na Avenida Cristiano Machado, de 35 minutos para 20 (– 42,9%). O Move transporta cerca de 500 mil usuários por dia e conta hoje com uma frota de 450 veículos, entre ônibus articulados e os do tipo padron.
Para o doutor em Engenharia de Transportes e diretor da consultoria Imtraff, Frederico Rodrigues, o pequeno impacto na redução do tráfego era esperado. “O Move não necessariamente melhoraria o trânsito, pois sua implantação não pressupõe que os usuários de carros vão migrar para os ônibus. Isso leva tempo e amadurecimento de uma cultura. Além disso, o sistema não é tão capilar. Não leva a toda cidade”, afirma.
Segundo Rodrigues, acabar com engarrafamentos é uma tarefa dificílima. Para fazer um comparativo, ele cita Belo Horizonte, onde 55% das pessoas utilizam o transporte coletivo, e Nova York, onde o índice é de 91%. “Nas duas cidades o que vemos nas vias durante o horário de pico? Engarrafamentos. A diferença, então, é que em Nova York você tem opções públicas de chegar mais rápido aos seus destinos, seja pelo metrô ou outros sistemas”, exemplifica. Esse fenômeno se explica pelo equilíbrio dinâmico da oferta e demanda, de acordo com o especialista. “Se você migra em grande quantidade para o sistema público, as ruas ficam mais vazias e se torna mais interessante usar o carro do que um metrô lotado. Com isso, em pouco tempo as vias urbanas voltam a ficar congestionadas. A tendência é sempre ter um equilíbrio”.
A BHTrans informou, por meio de nota, que não comentaria o estudo da Maplink por não ter conhecimento dos detalhes do levantamento, mas também não apresentou informações sobre o impacto do Move na fluidez do tráfego desde a sua implantação. A nota diz ainda que a principal missão do Move é “incentivar o uso do transporte coletivo. O objetivo é garantir um serviço de maior qualidade e aumentar a atratividade do sistema para o usuário do veículo privado e assim melhorar a mobilidade urbana na capital, priorizando o transporte coletivo e garantindo uma cidade melhor e mais sustentável”.
Por Mateus Parreiras
Informações: Estado de Minas
Postado por Meu Transporte às 20:56 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Minas Gerais
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