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Em Mogi das Cruzes, Passageiros são contra sistema de ônibus que não utiliza cobrador
quinta-feira, 8 de agosto de 2013
Passageiros que utilizam o transporte coletivo em Mogi das Cruzes reclamam do sistema em que o motorista é obrigado a acumular a função do cobrador. A TV Diário flagrou alguns coletivos circulando sem a presença de cobradores nesta quinta-feira (8).
Ainda segundo alguns passageiros, além do atraso nas viagens, existe também a preocupação com a falta de segurança, já que, na opinião deles, o motorista pode se distrair ao desenvolver as duas funções. O Sindicato dos Rodoviários também é contra o acúmulo de função.
"Eu já vi situações em que as pessoas têm de gritar para o motorista avisando que vai descer. Dai ele [motorista] tem de abrir a porta correndo. É complicado", detalha a dona de casa Sirlene das Graças Teodoro. A promotora de vendas Adriana Oliveira também não concorda com o sistema. "Ele [motorista] tem que cobrar e tem que parar. Dai atrasa. É ruim", detalha.
A reportagem esteve no Terminal Estudantes nesta quinta-feira (8) e flagrou alguns ônibus circulando sem cobradores. A situação, no entanto, não desagrada apenas quem utiliza o sistema de transporte coletivo em Mogi das Cruzes. Alguns motoristas também não concordam com o acúmulo de função. Um desses profissionais falou com a reportagem, mas preferiu não se identificar. Ele denuncia que é obrigado pela empresa a dirigir e cobrar. Quem se recusa a fazer a dupla função é punido.
"Às vezes eles mandam para a garagem e dão suspensão de três dias. Em outros casos dão advertência e até mandam embora", detalha. Ele concorda que o acúmulo de funções pode prejudicar a segurança. "Tira muito a atenção, ainda mais quando o ônibus está cheio. Não dá para ter a visão da porta e, por conta disso, acontece de fecharmos a porta enquanto o passageiro está descendo", explica o motorista.
Outras cidades
O assunto já causou polêmica na região antes. Em Itaquaquecetuba, por exemplo, os motoristas reclamavam bastante do acúmulo de função e tinham até o apoio dos passageiros, já que em muitas situações, filas se formam no embarque por causa da falta de cobrador. A obrigatoriedade de ter um profissional só para receber e dar o troco foi transformada em lei, mas ela acabou revogada em novembro de 2009.
Em Ferraz de Vasconcelos, também foi aprovada uma lei há três anos que proibia os motoristas de receber o dinheiro da passagem. O Sindicato dos Rodoviários é contra a prática e diz que ônibus não pode ficar sem cobrador. "Nós sabemos que existem algumas linhas das quais as empresas reclamam que não têm passageiros. A gente até tolera que tem motoristas que trabalhavam com micro e que preferem fazer a dupla função por causa da comissão que ele ganha. Neste caso a gente tolera, pois não somos tão radicais. Agora tirar o cobrador de toda a frota nós não concordamos porque pode prejudicar a segurança", explica o presidente do sindicato, Félix de Barros.
Outro lado
Duas empresas operam o sistema de transporte público, em Mogi das Cruzes. Em nota, a CS Brasil informou que "em nenhum momento se definiu a extinção da função de cobradores em todas as linhas que servem Mogi das Cruzes. O que existe, já há alguns anos, é uma avaliação, linha a linha, para implementar o melhor modelo operacional, levando sempre em consideração o conforto e a segurança." A empresa ainda acrescentou que "algumas linhas com menor fluxo de pagamento em dinheiro passaram a operar sem cobradores, situação totalmente legal perante o Tribunal Superior do Trabalho" e reforçou que "antes de qualquer implantação ou alteração na execução dos serviços contratados, tem por princípio debater as iniciativas com todas as partes envolvidas, tais como sindicatos e órgãos municipais, sempre prezando pela transparência e cumprimento dos contratos, além do conforto e segurança dos clientes e cidadãos."
Já a Princesa do Norte disse que só vai operar sem cobradores nas linhas, se houver a aprovação do sindicato da categoria.
Informações: G1 Mogi das Cruzes
Postado por Meu Transporte às 21:00 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Após 11 horas de paralisação, ônibus voltam a circular em Campinas
Após paralisação que teve início na manhã desta quinta-feira (8), os motoristas da VB-3, que atende parte das linhas do transporte público municipal de Campinas (SP), retomaram as atividades. Eles cruzaram os braços durante todo o dia para reivindicar mudanças no convênio médico oferecido pela empresa. Por volta das 17h, segundo o sindicato da categoria, os ônibus da chamada linha verde, que atende a região Leste da cidade voltaram a atender a população.
De acordo com a Transurc (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas), as atividades teriam começado a se normalizar por volta das 16h, após reunião com a diretoria da empresa, na qual o grupo teria recebido explicações sobre as mudanças feitas no benefício. O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários em Campinas e região informou que fará uma cartilha para explicar à população os motivos do protesto.
Os funcionários ficaram concentrados durante todo o dia em frente à garagem da empresa no bairro Bonfim. Segundo a VB Transportes e Turismo Ltda, 283 ônibus deixaram de circular em 55 linhas do itinerário.
No trecho circulam diariamente 75 mil passageiros. A Transurc informou que a paralisação desta quinta afetou pelo menos 65 mil usuários do transporte público municipal.
Informações: G1 Campinas
Postado por Meu Transporte às 20:53 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Prefeitura quer implantar BRs em Aracaju
O prefeito João Alves Filho (DEM) convidou a imprensa para apresentar, nesta quarta-feira (8), o sistema BRT (Bus Rapid Transito), promessa de melhoria do sistema de transporte coletivo feita por ele, durante a campanha eleitoral do ano passado. O novo modal funcionará em quatro linhas da cidade, mas ainda não há prazo de quando entrará em circulação, pois demanda a realização de obras de engenharia, além de depender da licitação do transporte.
O BRT cruzará a cidade nos sentidos norte-sul e leste-oeste, passando pelas avenidas Tancredo Neves, Hermes Fontes, Coelho e Campos, São Paulo, além da da futura avenida Perimetral Oeste, outra promessa de campanha do prefeito, que ainda não saiu do papel.
A proposta do Bus Rapid Transit ("trânsito rápido de ônibus") é ser um modelo de transporte coletivo de média capacidade que visa combinar faixas de circulação exclusivas, estações e ônibus de alta qualidade, para atingir o desempenho e qualidade de um sistema de metrô, com a simplicidade, flexibilidade e custo de um sistema de ônibus.
O sistema BRT funciona com ônibus articulado projetado para ele, que vai rodar numa faixa exclusiva de concreto. Outros veículos não podem rodar na faixa do BRT. “A exclusividade se deve à necessidade de agilidade e conservação da via, pois não pode ter danos ou prejudica a qualidade dos ônibus”, explicou Nelson Felipe, superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, em entrevista ao Portal F5 News.
De acordo com o superintendente, as obras de adaptação das avenidas levarão oito meses para ser concluídas, mas ainda não há prazo para o início delas. A secretaria da Defesa Social, Georlize Teles disse que a perspectiva que a SMTT tem é de que o sistema entre em funcionamento no próximo ano. No entanto, ela avisa que ainda neste ano, a capital terá uma outra tecnologia para o transporte, que é o BRS (Bus Rapid Service).
“Não é a mesma tecnologia do BRT, não tem a mesma rapidez, mas é um transporte que dá um ganho muito grande e pra eles a gente vai precisar apenas criar algumas canaletas exclusivas para ônibus”, disse, em entrevista ao Portal Infonet. O sistema BRS é a definição de faixas exclusivas para ônibus, monitoradas por câmeras, para impedir a invasão dos carros – existe no Rio de Janeiro e deve ser implantado também em Recife.
Com informações do Portal Infonet e F5 News
Postado por Meu Transporte às 20:46 0 comentários
Volvo vende 200 ônibus híbridos para duas empresas da Colômbia
A Volvo Bus fechou um novo negócio para ônibus híbridos: 200 unidades fabricadas na unidade de Curitiba (PR) serão fornecidas para o sistema integrado de transporte público da capital colombiana Bogotá, para rodar no Transmilênio, como é conhecido o BRT da cidade. A compra, realizada por duas empresas, a Consórcio Express (156 veículos) e a GMovil (44 veículos) inclui além do chassi, um contrato de proteção da bateria por 12 anos e um plano de manutenção por cinco anos.
“Com esta aquisição, a cidade entra definitivamente na era da eletromobilidade e dá um grande passo na adoção de um sistema de transporte urbano sustentável, tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista ambiental. Esta venda consolida a liderança da Volvo em eletromobilidade não apenas na Europa, mas também na América Latina. Mais uma vez estamos quebrando paradigmas e oferecendo ao mercado uma nova solução de transporte”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus para a América Latina.
Os híbridos entram em operação a partir de janeiro de 2014. Parte do trajeto será feito pelas vias troncais do Transmilênio e parte em ruas normais, onde atualmente não circulam alimentadores. Os ônibus terão portas com escadas no lado direito e portas no mesmo nível das plataformas do lado esquerdo, para permitir a parada nos terminais de embarque e desembarque do sistema de BRT. A compra dos veículos faz parte do plano da prefeitura de Bogotá para implementar um sistema de transporte urbano baseado em energias limpas.
“Apresentamos o híbrido em uma rodada de discussões sobre tecnologias de baixas emissões promovida pelo município há dois meses. O nosso veículo se mostrou o mais adequado para atender às necessidades dos administradores públicos”, afirma Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin América.
O ônibus híbrido da Volvo consome até 35% menos combustível o que resulta em uma menor emissão de CO2, algo como 35% menos se comparado com veículos tradicionais. Segundo a Volvo, em um ano de operação, o modelo deixa de emitir 33 toneladas de CO2 se comparado ao ônibus padrão. O veículo também emite 50% menos material particulado (fumaça) e NOx (óxidos nocivos à saúde) com relação aos veículos com tecnologia Euro 5 e é mais silencioso que os ônibus movidos à diesel.
“Embora com maior valor de investimento inicial, ao longo de 12 anos os híbridos Volvo terão um custo e um retorno equivalente ao de um ônibus diesel na mesma operação. O lucro será do meio ambiente e da população", reforça Pimenta.
A economia de combustível e redução de emissões devem-se à tecnologia desenvolvida pela Volvo que une dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancadas e aceleração até 20 km/h enquanto o motor a diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. O motor a diesel fica desligado quando o veículo está parado para embarque e desembarque e a energia das frenagens é usada para carregar as baterias do motor elétrico.
Informações: Automotive Business
Linha Leste do Metrofor tem menor proposta apresentada no valor de R$ 2,25 bi
Foram abertos nesta quarta-feira (7) os envelopes da concorrência para definir o consórcio que irá tocar a obra da Linha Leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor). O menor preço oferecido foi de R$ 2,25 bilhões pelo consórcio da empresa brasileira Cetenco com a espanhola Acciona.
O segundo valor mais baixo foi de R$ 2,29 bilhões, apresentados pelo consócio Mendes Jr - Soares da Costa e Isolux. Em terceiro lugar ficou a proposta oferecida por Camargo Corrêa - Queiroz Galvão - Marquise que se dispuseram assumir a obra da Linha Leste por R$ 2,36 bilhões. A soma mais alta oferecida, e em último lugar, foi oferecida por Andrade Gutierrez - Odebrecht - Serveng, com o valor de R$ 2,46 bilhões. O consórcio Construcap - Copasa foi declarado inabilitado para concorrer no mês de junho.
Essa fase foi definida na Procuradoria Geral do Estado (PGE). Agora o processo retorna para a Secretária de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), órgão responsável pela obra do Metrô, onde técnicos vão analisar a adequação das propostas com o edital. Essa fase não tem prazo definido para encerramento, informou a Seinfra.
Apesar de os valores já terem sidos apresentados, liminares na 1ª e 3ª Vara da Fazenda impedem a declaração do vencedor, a adjudicação (ato judicial de concessão para as obras) e a contratação do consórcio, anunciou o presidente da Comissão Central de Concorrências, Fernando Costa de Oliveira, durante a sessão.
Obas da Linha Leste devem começar ainda neste semestre, afirma Seinfa
Enquanto o processo licitatório se desenha no Estado, as tuneladoras que abrirão os túneis da Linha Leste estão sendo fabricadas em Xangai, na China, de acordo com a Seinfra. Parte do metrô seguirá por baixo da Avenida Santos Dumont.
A nova linha do Metrofor deve ter extensão de 12,4 km e 12 estações ligando o Centro de Fortaleza ao bairro Edson Queiroz. De acordo com a Seinfra, outros itens da obra serão licitados até o final de 2013 como material rodante, sinalização e escadas rolantes.
Estações da Linha Leste do Metrofor
Estação Chico da Silva (integrada as linhas Oeste e Sul)
Sé
Luíza Távora
Colégio Militar
Nunes Valente
Leonardo Mota
Papicu
HGF
Cidade 2.000
Bárbara de Alencar
Centro de Eventos
Edson Queiroz
Informações: Diário do Nordeste
Postado por Meu Transporte às 18:48 0 comentários
Marcadores: Ceára, trem/metrô
Velocidade dos ônibus no corredor Norte-Sul aumentou 58%, diz CET
quarta-feira, 7 de agosto de 2013
A velocidade dos ônibus no segundo trecho do Corredor Norte-Sul aumentou após implementação das faixas exclusivas, em funcionamento desde segunda-feira (5), de acordo com estudo preliminar divulgado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) nesta terça-feira (6).
No sentido Centro, foi registrado aumento de 58,8% no pico da manhã em comparação com a velocidade média registrada antes da implantação da faixa. A velocidade média dos ônibus no sentido bairro também teve melhora de 30% no desempenho. A medição foi realizada nos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto, e apontam uma velocidade média de 15,16 Km/h no corredor.
As faixas foram implantadas nesta segunda (5), em trechos da Avenida 23 de Maio, Rubem Berta, Prof. Ascendino Reis, Moreira Guimarães, Washington Luís e Jornalista Roberto Marinho, em um total de 10,4 km de pista.
A melhora, entretanto, refletiu no trânsito da cidade. O Corredor Norte-Sul foi nesta terça-feira (6), pelo segundo dia consecutivo, a via com maior lentidão pela manhã em São Paulo. Às 11h20, a CET registrava 8,6 km de filas no sentido Aeroporto de Congonhas, entre a Praça da Bandeira e o Viaduto João Julião da Costa Aguiar. Na segunda-feira, o congestionamento no Corredor Norte-Sul superou lentidão nas marginais.
Informações: G1 São Paulo
Postado por Meu Transporte às 19:11 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
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