Trolebus em SP
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Em meio aos engarrafamentos nas grandes cidades, viva a baixa velocidade das bicicletas
sexta-feira, 9 de março de 2012Somos uma Nação de ciclistas. Estima-se que nossa frota de bicicletas some 60 milhões de unidades atualmente. Mas nem todos imaginam a importância da bicicleta como um meio de transporte capaz de interagir eficientemente com todas as outras formas de mobilidade urbana, além de proporcionar a melhoria do meio ambiente e ajudar a promover a inclusão social. A mudança dos modelos de deslocamento dos habitantes através do uso de meios de transportes não motorizados é crucial para a construção de cidades com padrões de qualidade de vida mais elevados. A bicicleta pode ser importante elemento de reordenação e reconfiguração do espaço urbano e da lógica social, além de ser um vetor de melhoria ambiental.
TRAGÉDIA INOMINÁVEL - O ciclista tem direito de trânsito como qualquer outro veículo. Porém, alguns motoristas parecem ignorar os ciclistas, atrapalhando a circulação das bicicletas ou mesmo colocando-as em situações de risco de acidente. Infelizmente, tragédias horríveis vêm acontecendo: morre um ciclista por semana na cidade de São Paulo. Lembram da ciclista Márcia Regina, que morreu atropelada na Avenida Paulista em 14 de janeiro de 2009? Ciclista experiente, ela ocupava o lugar correto na via, o mais à direita possível, quase rente ao meio-fio, seguindo na direção do fluxo dos veículos. Não foi o bastante, porém, para escapar de um ônibus que trafegava justamente naquela faixa mais à direita. Ela foi derrubada e terminou esmagada pela roda traseira do coletivo. No dia 2 de março de 2012, três anos depois de Márcia Regina, outra ciclista, Juliana Dias, morreu praticamente no mesmo local da primeira, na mesma avenida, também massacrada por um ônibus.
MÚLTIPLOS USOS DA VIA - A segurança do ciclista pode ser garantida por meio da moderação de tráfego, sinalização adequada, educação, além da implementação de ciclofaixas e rotas cicláveis e, obviamente, pela construção de ciclovias. A divisão e delimitação física de espaços, em locais de grande fluxo de veículos motorizados, aumentam a segurança tanto para os veículos automotores quanto para pedestres e ciclistas.
Após a implementação e o planejamento de ciclovias na Dinamarca, por exemplo, o número de acidentes foi reduzido em 80%. Então, constatamos que política de mobilidade adequada tende a reduzir de forma significativa o índice de acidentes fatais, e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida urbana.
VAMOS POUPAR VIDAS - Você, motorista, sabe diferenciar os comportamentos seguros dos comportamentos de risco no trânsito? Geralmente nós não conseguimos manter nossa atenção durante o tempo todo enquanto dirigimos. Constantemente somos levados a pensar em outras coisas, sejam elas importantes ou não. Force a sua concentração no ato de dirigir, acostumando-se a observar sempre tudo à sua volta alternadamente enquanto dirige.
Muito mais ousado seria revermos os limites de velocidade nos centros urbanos, como fizeram os europeus. Nas ruas francesas e inglesas, como exemplos de inclusão, ao invés da segregação - lá todos convivem, partilham. O que pouca gente sabe e ninguém quer revelar é a mágica que viabiliza essa convivência civilizada de ciclistas e motoristas: a regulação e fiscalização severas da velocidade nas ruas da cidade.
A VELOCIDADE MUDA TUDO - A 30 km/h você restitui ao condutor do carro a possibilidade real de ver o ciclista, não tanto ao condutor do ônibus ou dos caminhões, cujos pontos cegos são imensos e insolúveis. De qualquer maneira, equalizam-se as disparidades mencionadas acima, a partir da escala mais humana da bicicleta, asseguram-se condições de segurança melhores para os mais frágeis. Em Londres, as velocidades variam entre 30 km/h e 50 km/h. Queremos partilhar as vias por aqui? Lutemos, então, pela revisão dos limites de velocidade: na Avenida Paulista, 50 km/h, no máximo; E nas vias locais, 30 km/h ou menos, e assim por diante. Vamos encarar?
Informações: www.dgabc.com.br
Postado por Meu Transporte às 22:31 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, M u n d o, Reportagem especial, São Paulo
Em São Caetano, Integração do bilhete municipal (SITS) com a CPTM deve começar em junho
Os usuários de transporte público em São Caetano podem ter uma redução no valor pago. Tudo isso porque foi aprovado o projeto de lei que autoriza a Prefeitura de São Caetano e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) firmarem um convênio que possibilitará desconto para as pessoas que usam o transporte coletivo da cidade na baldeação com a estação da CPTM no município.
A integração será feita com o bilhete municipal SITS e será cobrada uma tarifa integrada para a utilização sequencial dos dois serviços. O contrato será nos mesmos moldes do assinado em Barueri, em que o usuário que embarcar nos dois sistemas usando o cartão local, tem custo de R$ 4,40, sendo R$ 2,90 do ônibus e mais R$ 1,50 do trem. Sem a integração, o gasto seria de R$ 5,90, ou seja, 25,4% a mais.
Ainda não existe nenhuma definição para saber quanto será o valor descontado do usuário na transferência. A tarifa e outros detalhes só serão oficializados após a assinatura do convênio entre as duas partes.
O cronograma prevê a instalação das novas catracas entre abril e maio para iniciar a fase de testes. A operação deve iniciar em junho.
O convênio entre São Caetano e CPTM ainda estabelece a construção do terminal rodoferroviário, que será feito para a readequação da estação para a passagem do Expresso ABC, que tem previsão para entrar em operação em 2015.
O dinheiro da reforma será aplicado pela empresa responsável pelas linhas férreas. Além disso, está prevista a construção de um bicicletário com acesso tanto pelo Centro quanto pelo Bairro Fundação.
A integração será feita com o bilhete municipal SITS e será cobrada uma tarifa integrada para a utilização sequencial dos dois serviços. O contrato será nos mesmos moldes do assinado em Barueri, em que o usuário que embarcar nos dois sistemas usando o cartão local, tem custo de R$ 4,40, sendo R$ 2,90 do ônibus e mais R$ 1,50 do trem. Sem a integração, o gasto seria de R$ 5,90, ou seja, 25,4% a mais.
Ainda não existe nenhuma definição para saber quanto será o valor descontado do usuário na transferência. A tarifa e outros detalhes só serão oficializados após a assinatura do convênio entre as duas partes.
O cronograma prevê a instalação das novas catracas entre abril e maio para iniciar a fase de testes. A operação deve iniciar em junho.
O convênio entre São Caetano e CPTM ainda estabelece a construção do terminal rodoferroviário, que será feito para a readequação da estação para a passagem do Expresso ABC, que tem previsão para entrar em operação em 2015.
O dinheiro da reforma será aplicado pela empresa responsável pelas linhas férreas. Além disso, está prevista a construção de um bicicletário com acesso tanto pelo Centro quanto pelo Bairro Fundação.
Fonte: Rede Bom Dia
Postado por Meu Transporte às 22:23 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Em Palmas, Prefeitura acrescenta novos horários nas principais linhas de ônibus
Após avaliar o resultado de pesquisas feitas em todas as linhas e horários do sistema de transporte público de passageiros, a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (SMSTT) optou por fazer mudanças em alguns itinerários para garantir a melhoria da prestação do serviço para milhares de palmenses. Segundo a pasta, certos itinerários ganharam até três novos horários. As mudanças tiveram início esta semana.
Com o novo quadro de horários a SMSTT estabeleceu também que cada ônibus terá um tempo fixo para cumprir seu percurso, o que vai ajudar os usuários a se programarem e a terem segurança de que o veículo não vai atrasar para passar no ponto ou Estação onde estão aguardando. ”Esta mudança está nos ajudando a acabar com a superlotação, pois com mais ônibus passando em menor tempo pelos locais há uma melhor distribuição na quantidade de usuários”, explica Shelldon de Sá, gerente de Transportes.
A Secretaria estabeleceu a aplicação de multa para a empresa que descumprir os horários e pede o auxílio dos próprios usuários na fiscalização. Segundo a pasta, o telefone 190 é um dos canais a disposição dos palmenses. Toda vez que ele é acionado, uma viatura é direcionada ao Ponto ou à Estação onde ocorre o problema. A Secretaria destaca ainda que pode acompanhar no sistema online se os ônibus estão cumprindo ou não os horários, já que cada um tem GPS e a pasta verifica o Boletim Diário de Operação - BDO.
As inserções beneficiaram principalmente quem usa as Linhas 18, 19, 42, 47, Eixão, Linha Expressa e TO-2, por onde, segundo a SMSTT, passam cerca de 50 mil usuários por dia. Esse número equivale a aproximadamente 70% a 80% dos passageiros do sistema. Cada uma dessas rotas teve um acréscimo de até três novos horários.
Com o novo quadro de horários a SMSTT estabeleceu também que cada ônibus terá um tempo fixo para cumprir seu percurso, o que vai ajudar os usuários a se programarem e a terem segurança de que o veículo não vai atrasar para passar no ponto ou Estação onde estão aguardando. ”Esta mudança está nos ajudando a acabar com a superlotação, pois com mais ônibus passando em menor tempo pelos locais há uma melhor distribuição na quantidade de usuários”, explica Shelldon de Sá, gerente de Transportes.
A Secretaria estabeleceu a aplicação de multa para a empresa que descumprir os horários e pede o auxílio dos próprios usuários na fiscalização. Segundo a pasta, o telefone 190 é um dos canais a disposição dos palmenses. Toda vez que ele é acionado, uma viatura é direcionada ao Ponto ou à Estação onde ocorre o problema. A Secretaria destaca ainda que pode acompanhar no sistema online se os ônibus estão cumprindo ou não os horários, já que cada um tem GPS e a pasta verifica o Boletim Diário de Operação - BDO.
As inserções beneficiaram principalmente quem usa as Linhas 18, 19, 42, 47, Eixão, Linha Expressa e TO-2, por onde, segundo a SMSTT, passam cerca de 50 mil usuários por dia. Esse número equivale a aproximadamente 70% a 80% dos passageiros do sistema. Cada uma dessas rotas teve um acréscimo de até três novos horários.
Fonte: O Girassol
Postado por Meu Transporte às 22:12 0 comentários
Marcadores: Tocantins
Em Belo Horizonte, Motoristas de ônibus protestam por melhorias salariais e param o trânsito
Uma manifestação de motoristas e trocadores de ônibus complicou o trânsito no fim da manhã desta sexta-feira (9) na avenida Amazonas, altura do Barro Preto. De acordo com a BHTrans, o protesto ocorreu no cruzamento com a avenida do Contorno e testou a paciência dos condutores.
Em seguida, os manifestantes seguiram para o quarteirão fechado da avenida Afonso Pena com a rua Rio de Janeiro. Eles aguardam uma reunião que está marcada para as 14h com o prefeito Marcio Lacerda. Possíveis paralisações serão decididas apenas às 16h, em nova assembleia da categoria.
Conforme a companhia de trânsito, o movimento é normal nas principais ruas e avenidas da capital.
Exigências - De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte (STTRBH), houve uma assembleia durante a manhã e o estado de greve, decretado em 28 de fevereiro, foi mantido.
Na última reunião, os patrões ofereceram um reajuste salarial de 13% para motoristas e cobradores - antes a oferta era de 10 % - porém, o aumento está condicionado a um aumento de 20 minutos na jornada de trabalho, o que desagradou a categoria.
O que o STTRBH reivindica é um reajuste salarial de 49%, 30 folhas de tíquete-alimentação no valor de R$ 15, a instalação de banheiros femininos nos pontos finais, participação nos lucros e resultados (PLR), uma jornada de trabalho de seis horas diárias e o fim da compensação de horas.
Fonte: O Tempo
Postado por Meu Transporte às 14:34 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Governo do Amazonas assina contrato para obras do monotrilho
O governador Omar Aziz anunciou que o Termo de Contrato de Obras e Serviços de Engenharia com o Consórcio Monotrilho Manaus, vencedor das obras para o monotrilho, já foi assinado no dia 18 de janeiro.
Segundo informou a titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, a assinatura do contrato dá início à elaboração do Projeto Executivo, processo necessário para o início das obras de construção do monotrilho. “A partir de agora, o consórcio vencedor da licitação inicia o Projeto Executivo e o delineamento da área onde será realizada a obra para implantação do monotrilho”, afirmou.
Waldívia Alencar informou que o cronograma da obra está sendo elaborado e que as primeiras intervenções estão sendo definidas por meio de reuniões entre o consórcio e a Seinfra, que estão discutindo a necessidade do número de frente de obras, entre outros itens.
A assinatura do contrato, de nº 001/2012, se dá como consequência do resultado da Concorrência de n.º 031/2010-CGL, cuja homologação foi publicada no Diário Oficial do Estado, na edição de 12 de agosto de 2011.
O Consórcio Monotrilho Manaus é composto pelas empresas CR Almeida S.A., Engenharia de Obras Mendes Júnior Trading e Engenharia S.A., de engenharia, além da Scomi Engineering BHD, responsável pelo fornecimento da tecnologia e dos veículos que vão compor o monotrilho.
O contrato prevê a implantação de um sistema de monotrilho para a Região Metropolitana de Manaus, denominado ‘Metrô de Superfície’. A obra, que possui investimentos da ordem de R$ 1,4 bilhão, é um dos projetos de mobilidade urbana do governo do Estado elaborado para resolver os problemas de locomoção em Manaus.
Ainda na área de mobilidade, o governo do Estado do Amazonas também já realizou audiência pública no auditório da Seinfra para apresentar o projeto de extensão da Avenida das Torres. A obra está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Fonte: d24am.com
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Postado por Meu Transporte às 00:49 0 comentários
Marcadores: Amazonas, Monotrilho
Cidade do Recife não tem linha turismo, mesmo sendo uma das mais visitadas do Brasil
A cidade do Recife que sempre foi uma das mais visitadas do Brasil, através de suas praias, prédios históricos, museus, pontes entre outros, além de sua diversificada cultura não conta com um serviço público de transporte para os turistas, pois é, cidades brasileiras como Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis e recentemente São Paulo já implantaram linhas turismos onde seus principais itinerários são os principais pontos de suas cidades, para se ter uma ideia, somente em Curitiba a linha turismo transportou nestes primeiros 02 meses mais de 120 mil turistas que visitaram a cidade.
Linha Turismo em Curitiba é uma das atrações nas visitas |
As linhas turismo nessas cidades viraram também atração, pois os turistas tiram fotos aonde param e consequentemente divulgam melhor a cidade para os futuros visitantes.
Aqui na Região Metropolitana já foi acendida essa esperança, onde ainda existe um ônibus que nunca entrou em operação neste serviço devido a falta de planejamento dos governos.
Os ônibus turísticos nessas cidades são ônibus Double Decker’s que permitem ao passageiro apreciar a paisagem urbana das cidades.
Nota do Governo
Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, esse é um assunto de extrema importância e que está na sua agenda. No entanto, a implantação de uma linha Turismo implica no envolvimento de outros órgãos, como as prefeituras do Recife e Olinda e o Consórcio Grande Recife de Transportes.
Blog Meu Transporte
Mais linhas turismos:
Porto Alegre Salvador |
Postado por Meu Transporte às 00:49 1 comentários
Marcadores: Pernambuco
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