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BRT não terá passarela para travessia de pedestres em BH
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014
A travessia de pedestres nas avenidas contempladas com o Bus Rapid Transit (BRT), batizado de Move, foi discutida esta semana na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Segundo os representantes da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e da BHTrans, que participaram de audiência publica, o caminho para pedestres nas avenidas Presidente Antônio Carlos e Dom Pedro I deve continuar a ocorrer nos semáforos, sem a instalação de passarelas. Apenas a Cristiano Machado contará com a facilidade para a população, porque já tem passarelas implantadas.
A reunião foi convocada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. De acordo com o Executivo, as passagens elevadas aumentam o trajeto a ser percorrido pelos pedestres, o que acaba inibindo o uso. Além disso, a prefeitura informou que uma consultoria na área de segurança acompanha a implantação do sistema BRT, garantindo o acesso adequado de pedestres às estações de passageiros. A PBH esteve, durante o desenvolvimento do projeto do BRT, em contato com especialistas das cidades de Cáli e Bogotá, consideradas exemplos de sucesso no gerenciamento do trânsito, de onde aproveitaram idéias. A BHTrans explicou que estão sendo implantados detectores de avanço de veículos, para garantir a segurança dos pedestres.
O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário e líder do governo na Casa, Wagner Messias Preto (DEM), defendeu o projeto da prefeitura, mas ressaltou que após a inauguração do BRT, caso sejam percebidos eventuais problemas na segurança de transeuntes, eles deverão ser corrigidos com o sistema BRT já em atividade.
O 1º vice-presidente da Câmara, Wellington Magalhães (PTN), defendeu a instalação de passarelas para pedestres nas vias contempladas pelo BRT. Ele afirmou que vai requerer uma audiência pública externa a ser realizada na região da Avenida Antônio Carlos para discutir o tema junto à comunidade local.
O vereador Silvinho Rezende (PT), cobrou da BHTrans a ampliação do tempo para travessia de pedestres nas vias onde o BRT está em fase de implantação, principalmente nas áreas de maior fluxo de pessoas, como na entrada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e nas proximidades do Conjunto Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI) e do Via Brasil, na Avenida Pedro I.
O gerente da Coordenação de Mobilidade Urbana da BHTrans Rogério Carvalho Silva, explicou que o Centro de Controle da BHTrans irá monitorar o trânsito nas vias contempladas pelo BRT, sendo possível, caso necessário, alterar o tempo dos semáforos. Ele também explicou que o BRT vai garantir maior confiabilidade à previsão de horários dos ônibus, graças ao controle informatizado do sistema de transporte coletivo, que contará com GPS nos ônibus e também permitirá a comunicação entre o motorista e o Centro de Controle. A BHTrans garantiu, ainda, que as viagens de coletivo serão mais rápidas que as de automóvel nas vias contempladas pelo BRT.
Informações: Estado de Minas
Postado por Meu Transporte às 06:58 0 comentários
Marcadores: B R T, Minas Gerais
Metrô inaugura estação Adolfo Pinheiro, da Linha 5-Lilás
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
Nesta quarta-feira, 12, foi inaugurada a estação Adolfo Pinheiro, da Linha 5-Lilás do Metrô. A nova estação metroviária deve receber cerca de 14 mil passageiros diariamente. Nesta fase inicial, funcionará gratuitamente de segunda a sexta-feira, entre 10h e 15h, até a estação Largo Treze.
"Hoje nós estamos entregando mais uma estação de Metrô, a 65ª estação [de São Paulo] aqui na Linha 5-Lilás. Uma estação com toda sustentabilidade, totalmente iluminada, a mais moderna das estações de Metrô", disse o governador Geraldo Alckmin, que destacou a segurança conferida à população por meio da porta plataforma.
Implantada sob o viário da Avenida Adolfo Pinheiro, a nova estação acrescenta 1,2 km de trilhos para a Linha 5-Lilás. "Esta é uma linha de superfície, ela é suspensa, não é enterrada", explicou Alckmin. A estação é a primeira a ser entregue de dez que estão sendo construídas simultaneamente. "Serão ao todo 12,8 km de extensão e já estamos fazendo o projeto para licitar no sentido Jardim Ângela para chegar até Chácara Klabin", disse.
A nova parada conta com dois acessos, bilheterias blindadas, quatro elevadores especiais, doze escadas rolantes inteligentes (que economizam energia porque funcionam em velocidade reduzida quando não há usuários nelas), piso tátil para deficientes visuais e portas de plataforma, que dificultam as quedas de objetos na via.
Durante o período de visitação da nova estação, o Metrô vai liberar o trecho da Avenida Adolfo Pinheiro - localizado entre as ruas Isabel Schmidt e Padre José de Anchieta - para a circulação de pessoas e veículos. A quadra teve o leito viário e as calçadas, além da iluminação, revitalizados durante as obras da estação.
Avanço das obras da Linha 5- Lilás
O Governo está investindo R$ 7,5 bilhões na expansão da Linha 5-Lilás, incluindo a compra de 26 novos trens. As novas estações serão: Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.
A Linha 5, que atualmente tem conexão com a Linha 9 - Esmeralda da CPTM, contará com conexões na Linha 1- Azul, Linha 2- Verde e Linha 17- Ouro. Prevista para ser concluída em 2016, estima-se que 781 mil passageiros sejam transportados diariamente na linha.
Do Portal do Governo do Estado
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Postado por Meu Transporte às 21:08 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Início do funcionamento do Move é adiado para março
A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou na tarde desta quarta-feira que o funcionamento do sistema rápido por ônibus da capital mineira não começa no próximo sábado, como estava previsto. No fim de semana serão iniciados os testes no corredor da Avenida Cristiano Machado, que liga o centro de BH à Estação São Gabriel, mas sem levar passageiros. A operação comercial nesse trecho do BRT vai começar no dia 8 de março.
O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa da BHTrans, realizada no auditório da Prefeitura nesta tarde, para detalhar como funcionará o Move. A administração municipal informou que os testes da Estação Pampulha irão começar em 15 de março e a operação comercial no trecho terá início em abril.
Na Estação Vilarinho/Venda Nova os testes começam em 20 de abril e a operação em maio. Com isso, o funcionamento completo do Move só ocorrerá dentro de três meses.
A Prefeitura também detalhou o número de veículos que fará o transporte de passageiros em cada estação. No São Gabriel, serão 136 ônibus, na Pampulha, 181 e Venda Nova / Vilarinho, 98.
Conforme adiantou o Estado de Minas na edição desta quarta-feira, os primeiros ônibus articulados e simples (padron) do Move que irão rodar nos corredores exclusivos das avenidas Cristiano Machado, Santos Dumont e Paraná (com trecho na Avenida Antônio Carlos) serão os das linhas 82 (São Gabriel-hospitais), 83 (São Gabriel-Centro – direta) e 84 (Estação São Gabriel-Lagoinha, via Avenida Antônio Carlos). De acordo com as fontes ouvidas pelo EM, a BHTrans não conseguiu viabilizar a tempo a estreia da linha 80 (Estação São Gabriel-Estação Lagoinha), que deverá ser implantada após a inauguração, em um trajeto controverso, por se tratar de percurso semelhante ao que hoje é feito pelo metrô ao custo de R$ 1,80, contra os R$ 2,65 do Move. Todos os ônibus desses trajeto são de linhas chamadas troncais. Os veículos que levam passageiros dos bairros para as estações, classificados de alimentadores, entram no sistema futuramente, como já era previsto pela BHTrans.
Quando estiver completo, o ramal da Avenida Cristiano Machado, que marca o início do Move, vai receber 10 linhas troncais, trafegando nas pistas exclusivas, e 35 alimentadoras, que se comunicam com bairros e estações.
Quiosques para a compra de passagens
As estações de transferência localizadas nas avenidas Paraná e Santos Dumont não vão contar com bilheteria. Serão instalados quiosques em esquinas próximas ao local para os passageiros comprar ou recarregar o cartão BHBus ou comprar o cartão unitário. Veja abaixo onde ficarão as cabines.
Rua Rio de Janeiro com Avenida Santos Dumont
Rua São Paulo com Avenida Santos Dumont
Rua dos Tupinambás com Avenida Paraná
Rua dos Carijós com Avenida Paraná
Informações: Estado de Minas
Postado por Meu Transporte às 15:00 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Minas Gerais
No Recife, Construção das estações de BRT da Av. Conde da Boa Vista chega a 2ª etapa
A construção das estações de BRT da Av. Conde da Boa Vista está a todo vapor. A avenida, que integrará o corredor exclusivo de ônibus Leste/Oeste, receberá as obras da segunda estação no próximo sábado (15). Os usuários das linhas que trafegam pela Conde da Boa Vista devem ficar atentos as mudanças de parada no local.
As plataformas, que são compostas sempre por duas paradas, terão uma delas desativada. As linhas, que paravam na estação que receberá as obras, passarão a utilizar a parada seguinte, na mesma plataforma, evitando que o usuário se desloque para pegar o ônibus. O trecho em obras contemplam duas plataformas, nos dois sentidos da via, compreendidas entre a Rua José de Alencar e a Rua das Ninfas.
No sentido subúrbio/cidade, os usuários que utilizam a parada nº 180319, localizada em frente a Rua das Ninfas, passarão a realizar embarque e desembarque na parada de nº 180320, também localizada em frente a Rua das Ninfas. Já no sentido cidade/subúrbio, as linhas da parada nº180306, situada em frente à Caixa Econômica Federal, passarão a utilizar a parada nº 180307, em frente a Escola Metropolitana.
Lembramos que as linhas mudarão de parada, mas continuarão a atender as mesmas plataformas.
Confira abaixo as linhas que sofrerão mudanças e as paradas que serão desativadas provisoriamente:
Sentido subúrbio/cidade
As linhas abaixo atendiam a parada nº 180319, em frente a Rua das Ninfas.
312 – Mustardinha
315 – Bongi
331 - Totó (Jardim Planalto)
332 - Totó (Abdias de Carvalho)
341 - Curado I
346 - TI TIP/ Conde da Boa Vista
416 - Roda de Fogo
421 – Torrões
423 - Engenho do Meio
431 - Cidade Universitária (TRT)
446 – UR-07
448 - Jardim Petrópolis
459 - Loteamento Santos Cosme Damião
511 - Alto do Mandu
516 - Casa Amarela ( Nova Torre)
521 - Alto santa Isabel
524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
531 – Casa Amarela (Rosa e Silva)
624 - Brejo
644 - Largo do Maracanã
721 - Água Fria
726 - Alto Santa Terezinha (Cde. da Boa Vista)
811 - Campo Grande
977 – Paulista (Cde. da Boa Vista)
Sentido cidade/subúrbio
As linhas abaixo atendiam a parada nº 180306, em frente a Caixa Econômica Federal.
014 - Brasília (Cde. da Boa Vista)
032 - Setúbal (Cde. da Boa Vista)
042 - Aeroporto (Opcional)
061 – Piedade
071 – Candeias
100 - Circular (Cde. da Boa Vista)
101 - Circular (Cde. da Boa Vista/ Rua do Sol)
243 - Vila dois Carneiros
313 - San Martin (A.de Carvalho)
321 - Jardim São Paulo(A. de Carvalho)
324 - Jardim São Paulo (Piracicaba)
413 - Avenida do Forte
414 – Torre
415 - Sítio das Palmeiras
422 - Monsenhor Fabrício
425 - Barbalho (Via Detran)
432 - Cdu (Várzea)
433 – Brasilit
437 - Caxangá (Cde. da Boa Vista)
442 - Jardim Primavera (V. Pedreiras)
445 – Tabatinga
450 - Camaragibe (Cde. da Boa Vista)
Informações: GRCT
Postado por Meu Transporte às 12:00 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Pernambuco
CET testa faixa reversível exclusiva para ônibus no Eixo Vitor Manzini/Ponte do Socorro/Guarapiranga
Como parte da Operação dá Licença para o Ônibus, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) testará uma faixa reversível para coletivos com 2,7 km de extensão, na pista sentido centro, do eixo formado pela avenida Vitor Manzini, ponte Santo Dias da Silva (ponte do Socorro) e avenida Guarapiranga.
A operação será realizada das 16h às 20 horas, de segunda a sexta-feira rumo bairro. A faixa reversível será operada dentro do corredor de ônibus. Ela se inicia na avenida Vitor Manzini, na altura da rua Bruges, prosseguindo pela ponte do Socorro e terminando na avenida Guarapiranga com a Estrada do M´Boi Mirim.
Ao longo deste trecho, o fluxo da faixa será invertido, deixando de operar rumo ao Centro e dando preferência aos ônibus seguirem em direção ao bairro.
Já a faixa exclusiva de ônibus na avenida Guarapiranga, sentido bairro, entre o largo do Socorro e rua Frederico Grotte, será destinada para o tráfego geral. A via passará de duas para três faixas de rolamento.
Alternativa
Enquanto a reversível estiver ativa, para acesso ao shopping Fiesta, os veículos vindos da avenida Guarapiranga, sentido Centro, deverão acessar as ruas André Leão, Santa Teresinha e Ptolomeu, acessando a avenida Guarapiranga no sentido bairro.
Informações: R7.com
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Postado por Meu Transporte às 10:00 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Em Salvador, Linhas de ônibus entre Lapa e Barra começam a operar domingo
Três linhas circulares criadas pela Prefeitura de Salvador passam a operar com destino ao bairro da Barra saindo da Estação da Lapa, a partir deste domingo, 16, informou a Prefeitura. Na estação de transbordo, o usuário irá descer e escolher, sem pagar nova passagem, a melhor maneira de chegar à Barra, podendo optar entre três trajetos diferentes. Nessa mesma data, nove linhas que partem de Cajazeiras, Boca da Mata e Fazenda Grande deixarão de seguir para a Barra, fazendo ponto final na Lapa.
Foto: Mila Cordeiro |
Segundo a prefeitura a medida faz parte da reestruturação do sistema de transporte coletivo da capital baiana, havia sido suspensa pelo prefeito ACM Neto para possibilitar ampla divulgação das mudanças à população.
As novas linhas passam a abranger também a região de Ondina e Avenida Garibaldi, aumentando as opções de transporte dos moradores de Cajazeiras, Boca da Mata e Fazenda Grande.
Para fazer a integração, o usuário terá que utilizar o Salvador Card Avulso ou o vale-transporte eletrônico, no prazo de duas horas. O transbordo da linha convencional para o ônibus circular será feito no subsolo da estação da Lapa, migrando da Plataforma A, onde atualmente param as linhas convencionais, para a Plataforma B. Os ônibus Lapa-Barra passarão nos pontos 31, 32 e 33.
A integração poderá ser feita através das seguintes linhas circulares:
O circular LB1 (Lapa -Chame-Chame) sairá da Lapa, passando pela Rótula dos Barris, Av. Centenário, passarela do Chame-Chame, pegando o retorno da Centenário, seguindo até a Rótula do Barris para acessar o ponto 36 da Plataforma B, no subsolo da Lapa.
A linha LB2 (Lapa - Barra Avenida/Barra) partirá da Lapa, seguindo pelo Politeama, Campo Grande, Vale do Canela, Ladeira da Gabriel, pegando as avenidas Princesa Leopoldina e Princesa Isabel, acessando o Porto da Barra e seguindo pela Avenida Sete de Setembro, Rua Marques de Leão, Rua Marquês de Caravelas, Rua Alameda Antunes, retornando pela Av. Princesa Isabel, Vale do Canela, viaduto do Campo Grande, Politeama e Rótula dos Barris, fazendo ponto final no ponto 35 da Plataforma B, no subsolo da Lapa.
O LB3 (Lapa -Garibaldi-Ondina) irá circular pela Rótula dos Barris, Av. Vasco da Gama, Av. Garibaldi, Av. Ademar de Barros, Av. Oceânica, Rua Baependi, Rua Oswaldo Ribeiro, pegando novamente a Av. Ademar de Barros, passando pela Av. Garibaldi, fazendo o retorno na altura do Hospital Jorge Valente, trafegando pela Av. Garibaldi e Av. Vasco da Gama, chegando no ponto 34 da Plataforma B, no subsolo da Lapa.
Linhas convencionais que passarão a ter a Lapa como destino:
CÓDIGO LINHA EMPRESA
1418 CAJAZEIRA 7/6-LAPA/BARRA SÃO CRISTÓVÃO
1418 CAJAZEIRA 7/6-LAPA/BARRA SÃO CRISTÓVÃO
1426 CAJAZEIRA 8-LAPA/BARRA SÃO CRISTÓVÃO
1427 CAJAZEIRA 10-LAPA/BARRA TRANSOL
1428 CAJAZEIRA 11-LAPA/BARRA CAPITAL
1429 FAZENDA GRANDE 1/2-LAPA/BARRA TRANSOL
1430 FAZENDA GRANDE 2/3-LAPA/BARRA EXPRESSO VITÓRIA BAHIA
1431 BOCA DA MATA-LAPA/BARRA BARRAMAR
1443 FAZENDA GRANDE 4-LAPA/BARRA CENTRAL
1465 CAJAZEIRA 6/7-BARRA/LAPA SÃO CRISTÓVÃO
Informações: A Tarde
Postado por Meu Transporte às 09:30 0 comentários
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