O prefeito Eduardo Paes anunciou, nesta segunda-feira, uma mudança no projeto da Transoeste, um sistema de corredor exclusivo para ônibus BRTs. A via será ampliada nas duas pontas, tanto na Barra, onde chegará ao Jardim Oceânico, quanto em direção à Zona Oeste porque, em vez de parar em Santa Cruz, como estava previsto originalmente, será estendida até o Centro de Campo Grande. A obra é um dos investimentos que visam às Olimpíadas de 2016. Com o novo traçado, o custo total do projeto, que era de R$ 692 milhões, subirá para R$ 800 milhões.
A Transoeste já começou a sair do papel. O viaduto, que ajudará a desafogar o trânsito na Avenida das Américas, está em construção. Os operários também já trabalham na duplicação de vias e na perfuração do Túnel da Grota Funda. A prefeitura promete terminar Transoeste até 2012. Também serão construídos outros três corredores expressos, um na Avenida Brasil, além da Transcarioca e da Transolímpica.
Paes enumerou todos os corredores que vão dar mais agilidade ao trânsito da cidade:
- Você vai ter um BRT saindo aqui da Barra, vindo pelo litoral, em direção à Zona Oeste. Você vai ter um outro cortando aqui, fazendo uma ligação com subúrbio, indo até a Ilha do Governador, que tá aqui. Você tem um outro cortando o maciço da Pedra Branca, chegando em Deodoro, na Avenida Brasil. E você tem o outro da Avenida Brasil chegando até o Centro da cidade.
Com a mudança, a Transoeste será o maior projeto para BRTs do estado, passando de 32 para 56 quilômetros. Uma nova licitação será realizada. O corredor exclusivo é um sistema voltado para o tráfego de ônibus articulados. Ao longo do traçado, as vias contarão com estações, feitas em estrutura de aço e com portas automáticas.