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Cartilha Parada Fácil facilita a rotina do usuário do sistema de transporte público em Canoas
sexta-feira, 18 de março de 2011Os cerca de 2.100 horários de ônibus que servem o sistema de transporte público de Canoas estão compilados e à disposição da população na segunda edição da Cartilha Parada Fácil. O livreto de pouco mais de 50 páginas, foi entregue na tarde desta quarta-feira, 16, pelo prefeito Jairo Jorge e pelo secretário de Transportes e Mobilidade Luiz Carlos Bertotto, à usuários do sistema na principal parada no Centro da cidade, em frente à galeria Golden Center.
Na cartilha estão disponíveis os horários dos coletivos que circulam em toda a cidade, no sentido Bairro/Centro e vice-versa, horários dos micro ônibus do transporte seletivo, conhecidos como “amarelinhos”, linhas transversais, além de orientações sobre a integração metropolitana.
FISCALIZAÇÃO
O prefeito Jairo Jorge percorreu o local entregando o livreto e explicando sua utilização aos usuários. Ele destacou que a cartilha servirá principalmente, para que a população fiscalize o correto funcionamento do serviço de transporte público. “Quando houver o descumprimento em algum horário, o usuário poderá ligar gratuitamente para o atendimento ao cidadão da prefeitura, pelo número 0800-51-1234, para fazer a reclamação, o que poderá acarretar em multa para a empresa concessionária do serviço”, falou.
HORÁRIOS DE ÔNIBUS ADAPTADOS
Uma das principais inovações é o apontamento dos horários de partida dos ônibus adaptados, para pessoas que possuem deficiência física. O símbolo de acessibilidade aparece grafado ao lado do respectivo horário, facilitando a programação de quem precisa utilizar o transporte público. Dos 109 ônibus da frota em Canoas, 36 são adaptados.
A novidade foi aprovada pela Coordenadora de Inclusão e Acessibilidade da prefeitura, Oni Pereira. “É uma conquista para a comunidade, a partir de um trabalho conjunto entre vários setores da administração municipal”, falou. O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Jair Silveira, lembrou a divulgação dos horários dos ônibus adaptados irá facilitar a fiscalização.
EXEMPLARES
Inicialmente foram produzidas 25 mil unidades da Cartilha, número que, conforme o secretário Luiz Carlos Bertotto, pode ser ampliado de acordo com a demanda. O canoense pode encontrar a Cartilha da Parada Fácil em qualquer subprefeitura e na Secretaria de Transportes e Mobilidade, que fica na Estação Rodoviária. De acordo com Bertotto, as associações de moradores que solicitarem exemplares também podem ser procuradas pelos usuários.
Fonte: Pref. de Canoas
Postado por Meu Transporte às 09:22 0 comentários
Marcadores: Acessibilidade, Rio Grande do Sul
DFTrans abre posto de cadastramento do Passe Livre na UnB
A partir da próxima segunda-feira (21/3), um novo posto do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) atenderá os estudantes que queiram se cadastrar no programa Passe Livre. O guichê de atendimento será instalado na Universidade de Brasília (UnB) e terá como alvo principal os alunos da instituição, que retomam as aulas na próxima semana.
O atendimento será realizado de 8h às 21h, no mezanino da entrada norte do Instituto Central de Ciências (ICC, vulgo Minhocão). No local, será feito o cadastro dos estudantes que não utilizavam o benefício em 2010. Também serão atendidos os que desejam alterar o itinerário cadastrado. A recarga e o recebimento dos cartões são realizados apenas nos postos da Fácil.
Segundo a assessoria, não se sabe por quanto tempo o posto funcionará no local. Desde fevereiro, quando o DFTrans assumiu o controle dos cadastros, quase 40 mil estudantes entraram na lista de beneficiados. Neste prazo, a Fácil-DF realizou cerca de 100 mil recargas.
Documentos necessários
O pré-cadastro pode ser realizado via internet, ou nos postos de atendimento. Em seguida, o estudante precisa apresentar:
- Termo de compromisso legal para aquisição de créditos;
- CPF (original e cópia) do estudante ou responsável, se menor de 18 anos;
- Carteira de identidade ou certidão de nascimento (original e cópia);
- Declaração da instituição de ensino, com série, turno, endereço, matrícula e dias letivos;
- Duas fotos 3x4.
Após a conclusão do cadastro, o cartão leva um prazo de 10 dias úteis para ser liberado nos postos da Fácil - onde também é feita a recarga de créditos.
O atendimento será realizado de 8h às 21h, no mezanino da entrada norte do Instituto Central de Ciências (ICC, vulgo Minhocão). No local, será feito o cadastro dos estudantes que não utilizavam o benefício em 2010. Também serão atendidos os que desejam alterar o itinerário cadastrado. A recarga e o recebimento dos cartões são realizados apenas nos postos da Fácil.
Segundo a assessoria, não se sabe por quanto tempo o posto funcionará no local. Desde fevereiro, quando o DFTrans assumiu o controle dos cadastros, quase 40 mil estudantes entraram na lista de beneficiados. Neste prazo, a Fácil-DF realizou cerca de 100 mil recargas.
Documentos necessários
O pré-cadastro pode ser realizado via internet, ou nos postos de atendimento. Em seguida, o estudante precisa apresentar:
- Termo de compromisso legal para aquisição de créditos;
- CPF (original e cópia) do estudante ou responsável, se menor de 18 anos;
- Carteira de identidade ou certidão de nascimento (original e cópia);
- Declaração da instituição de ensino, com série, turno, endereço, matrícula e dias letivos;
- Duas fotos 3x4.
Após a conclusão do cadastro, o cartão leva um prazo de 10 dias úteis para ser liberado nos postos da Fácil - onde também é feita a recarga de créditos.
Fonte: Correio Braziliense
Postado por Meu Transporte às 09:21 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Ministro sugere ônibus verde e trem magnético nos aeroportos do Rio para a Copa de 2014
O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, sugeriu na manhã desta quinta-feira (17) que o ônibus movido a hidrogênio e o trem de levitação magnética desenvolvidos pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) sejam usados como meio de transporte nos aeroportos do Rio durante a Copa de 2014 e os Jogos de 2016.
O ônibus híbrido movido a eletricidade e a hidrogênio e o trem que dispensa a utilização de trilhos e de rodas foram desenvolvidos pela Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Mercadante sugeriu que o trem, batizado de Maglev-Cobra, faça a ligação entre os terminais 1 e 2 do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, na Ilha do Governador, na zona norte, e que o ônibus transporte passageiros entre este aeroporto e o Santos Dumont, localizado no centro do Rio.
- Há um esforço do ministério da Ciência e Tecnologia para apresentar essas duas alternativas de transporte já na Copa do Mundo.
Segundo Mercadante, o governo federal está negociando a implantação dos dois projetos pioneiros com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
O coletivo foi desenvolvido com tecnologia 100% nacional e já faz o transporte de passageiros no campus do Fundão da UFRJ. O ônibus funciona de forma híbrida, com energia elétrica e bateria movida a hidrogênio, não emite poluentes e libera apenas vapor d’água.
O ônibus híbrido movido a eletricidade e a hidrogênio e o trem que dispensa a utilização de trilhos e de rodas foram desenvolvidos pela Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Mercadante sugeriu que o trem, batizado de Maglev-Cobra, faça a ligação entre os terminais 1 e 2 do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, na Ilha do Governador, na zona norte, e que o ônibus transporte passageiros entre este aeroporto e o Santos Dumont, localizado no centro do Rio.
- Há um esforço do ministério da Ciência e Tecnologia para apresentar essas duas alternativas de transporte já na Copa do Mundo.
Segundo Mercadante, o governo federal está negociando a implantação dos dois projetos pioneiros com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
O coletivo foi desenvolvido com tecnologia 100% nacional e já faz o transporte de passageiros no campus do Fundão da UFRJ. O ônibus funciona de forma híbrida, com energia elétrica e bateria movida a hidrogênio, não emite poluentes e libera apenas vapor d’água.
Fonte: R7.com
O trem magnético é mais econômico, além de não poluir o meio ambiente. Segundo os coordenadores do projeto, implantar o sistema de levitação custa o equivalente a um terço do valor necessário para construir uma linha de metrô.
Mercadante citou uma medida provisória, de sua autoria, que permite que o governo brasileiro pague até 25% acima do valor do mercado em projetos que tragam inovação, mas deu um puxão de orelhas na iniciativa privada, que na sua opinião não investe o suficiente em inovação.
- É uma ousadia e a gente tem que apostar. Inovação é sempre uma aposta. A indústria automotiva tem que ajudar a financiar ciência e tecnologia. Não se pode ter uma postura passiva.
Ao visitar a Coppe hoje pela manhã, o ministro circulou entre os laboratórios no ônibus híbrido e “levitou” na plataforma do trem magnético.
- É silencioso e bem agradável. O design também é muito bonito.
Mercadante citou uma medida provisória, de sua autoria, que permite que o governo brasileiro pague até 25% acima do valor do mercado em projetos que tragam inovação, mas deu um puxão de orelhas na iniciativa privada, que na sua opinião não investe o suficiente em inovação.
- É uma ousadia e a gente tem que apostar. Inovação é sempre uma aposta. A indústria automotiva tem que ajudar a financiar ciência e tecnologia. Não se pode ter uma postura passiva.
Ao visitar a Coppe hoje pela manhã, o ministro circulou entre os laboratórios no ônibus híbrido e “levitou” na plataforma do trem magnético.
- É silencioso e bem agradável. O design também é muito bonito.
Postado por Meu Transporte às 09:16 1 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Prefeitura do Rio de Janeiro prepara o 2º corredor exclusivo no bairro de Copacabana
A partir da última semana deste mês, o novo corredor exclusivo de Copacabana deverá entrar em vigor. A prefeitura já pintou a listra azul ao longo da Rua Barata Ribeiro e deverá concluir os serviços na noite desta 3ª feira, com as faixas brancas que vão do túnel sá freire até a Rua Raul Pompeia. Esse será o 2º corredor exclusivo do bairro, que já conta com um na Av. Nossa Senhora de Copacabana. Segundo as regras da prefeitura, só será permitido a circulação de coletivos, transporte escolar, taxis ocupados os adaptados a portadores de necessidades.
Fonte: Radio Rio de Janeiro
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Postado por Meu Transporte às 09:12 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Bilhete eletrônico será implantado em travessia de pedestres na Baixada Santista
A Dersa (Desenvolvimento Rodoviária S.A) vai implantar, a partir do dia 21 deste mês, o sistema de bilhete eletrônico na travessia de pedestres nas embarcações que interligam Santos ao Guarujá e Santos (praça da República) a Vicente de Carvalho. Segundo a empresa, os passageiros poderão pagar a viagem com cartão magnético até o final deste semestre.
As tarifas das travessias não sofrerão alteração por conta da mudança. Os trechos de ida e volta de Vicente de Carvalho – Santos continuarão a custar R$1,05 cada e o trecho Guarujá – Santos vale R$ 2,10.
Os usuários que tiverem bilhetes de papel não usados terão o prazo de um mês, a partir do início das operações, para trocá-los por créditos no cartão magnético.
A bilhetagem eletrônica nas travessias vai funcionar do mesmo jeito que o bilhete eletrônico usado no sistema de transporte público (ônibus, metrô e trens). A Dersa diz que estuda a possibilidade de integrar os sistemas com o transporte público das cidades Guarujá e Santos.
Ainda segundo a Dersa, a substituição do bilhete de papel pelo cartão magnético vai facilitar a viagem e aumentar a segurança dos passageiros do sistema. A implantação deve durar até março deste ano e custará cerca R$ 324 à empresa.
Como funciona
A Dersa irá disponibilizar seis tipos de bilhetes: comum (recarregável), vale transporte, escolar (50% de desconto para estudantes matriculados nas escolas dos municípios), isento (para pessoas com mais de 65 anos), portador de necessidades especiais, unitário e múltiplo de dois (ida e volta).
A aquisição do bilhete unitário e do múltiplo de dois só acontecerá nas bilheterias das estações de Vicente Carvalho, Praça da República e Guarujá. Já a compra de crédito para o bilhete comum será feita nos guichês de todas as estações.
Com exceção dos bilhetes unitários e múltiplos de dois, para adquirir os outros tipos de bilhetes o usuário deverá ir até central de atendimento da estação Vicente de Carvalho.
As tarifas das travessias não sofrerão alteração por conta da mudança. Os trechos de ida e volta de Vicente de Carvalho – Santos continuarão a custar R$1,05 cada e o trecho Guarujá – Santos vale R$ 2,10.
Os usuários que tiverem bilhetes de papel não usados terão o prazo de um mês, a partir do início das operações, para trocá-los por créditos no cartão magnético.
A bilhetagem eletrônica nas travessias vai funcionar do mesmo jeito que o bilhete eletrônico usado no sistema de transporte público (ônibus, metrô e trens). A Dersa diz que estuda a possibilidade de integrar os sistemas com o transporte público das cidades Guarujá e Santos.
Ainda segundo a Dersa, a substituição do bilhete de papel pelo cartão magnético vai facilitar a viagem e aumentar a segurança dos passageiros do sistema. A implantação deve durar até março deste ano e custará cerca R$ 324 à empresa.
Como funciona
A Dersa irá disponibilizar seis tipos de bilhetes: comum (recarregável), vale transporte, escolar (50% de desconto para estudantes matriculados nas escolas dos municípios), isento (para pessoas com mais de 65 anos), portador de necessidades especiais, unitário e múltiplo de dois (ida e volta).
A aquisição do bilhete unitário e do múltiplo de dois só acontecerá nas bilheterias das estações de Vicente Carvalho, Praça da República e Guarujá. Já a compra de crédito para o bilhete comum será feita nos guichês de todas as estações.
Com exceção dos bilhetes unitários e múltiplos de dois, para adquirir os outros tipos de bilhetes o usuário deverá ir até central de atendimento da estação Vicente de Carvalho.
Fonte: R7.com
Postado por Meu Transporte às 09:08 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Tarifa de ônibus em Paulínia foi reajustada para R$ 2,60, porém, vai continuar com o subsídio para que a população continue pagando apenas R$ 1
O Semanário Oficial de Paulínia publicou nesta semana autorização para a Passaredo, empresa que presta serviços de transporte coletivo da cidade, a aumentar a tarifa. A Prefeitura, porém, vai continuar com o subsídio para que a população continue pagando apenas R$ 1.
A tarifa foi reajustada em R$ 0,30 no dia 11 de março, de R$ 2,30 para R$ 2,60. A autorização veio através do decreto nº 6.048, publicado nesta semana no Semanário.
No mesmo decreto, o prefeito José Pavan Jr reassume o compromisso assumido durante a campanha de manter a tarifa mais barata para a população. Logo, a tarifa de 1 real continua valendo de segunda à sábado. Aos domingos e feriados o transporte continua gratuito.
O subsídio da tarifa do transporte público foi uma das primeiras ações de Pavan quando assumiu a prefeitura de Paulínia, após muitos protestos de moradores e usuários do transporte, que reclamavam do valor de R$ 2,30 cobrado pela Passaredo, já que, antes, a passagem custava R$ 1,30. Com o reajuste, a Prefeitura vai passar a pagar R$ 1,60 de segunda à sexta, e R$ 2,60 aos domingos e feriados por pessoa que passar as catracas dos ônibus que circulam pela cidade.
Fonte: Portal Paulinia
Postado por Meu Transporte às 08:42 0 comentários
Marcadores: São Paulo
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