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Paralisação parcial no Metrô do Recife está confirmada para esta quarta-feira
terça-feira, 14 de março de 2017
Nesta quarta-feira, Dia Nacional de Paralisação contra a Reforma da Previdência, é preciso estar atento ao trânsito na Região Metropolitana do Recife. O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Pernambuco garantiu que os ônibus vão circular normalmente, mas o Sindicato dos Metroviários já confirmou a adesão ao ato que vai mobilizar centrais sindicais em todo o país contra a aprovação da PEC 287, que tramita no Congresso Nacional e prevê mudanças radicais na aposentadoria dos brasileiros.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) adiantou que as Linhas Centro e Sul do metrô funcionarão das 5h às 9h e das 16h às 20h, nos horários de pico do sistema. A Linha Diesel (VLT) não terá operação. A estratégia pretende minimizar o impacto da mobilização para os usuários. A partir da quinta, a circulação de trens voltará ao habitual, das 5h às 23h.
Diário de Pernambuco
Postado por Meu Transporte às 22:20 0 comentários
Marcadores: Pernambuco, trem/metrô
Estruturas inacabadas de BRT viram esqueletos na Avenida Brasil
domingo, 12 de março de 2017
São ao menos cinco passarelas provisórias, três abrigos de ônibus improvisados e de madeira, além de uma estação e três viadutos inacabados. Ao longo da Avenida Brasil, a promessa de solução para aproximar a Zona Oeste do Centro, facilitar o acesso para quem vem da Baixada e proporcionar a integração com outros corredores se transformou em incômodos esqueletos. As obras do corredor BRT Transbrasil estão paradas desde julho do ano passado.
Foto: Guilherme Pinto / Extra |
O secretário municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Indio da Costa, promete que até o fim de junho, o cenário começará a mudar, com o reinício da obra.
— Já acertamos a retomada nesse semestre. Só não tenho ainda uma data, porque depende de acertos burocráticos — diz Indio da Costa.
O atraso vai custar caro aos cariocas. Segundo o secretário, a prefeitura já acertou com o consórcio formado pela Odebrecht, Queiroz Galvão e OAS o pagamento do primeiro reajuste no valor de R$ 47 milhões. Indio da Costa diz que o reajuste, que é anual, é previsto no contrato. Um segundo pagamento está em discussão. O consórcio diz que a correção é para manter o equilíbio econômico e financeiro da obra.
— É dinheiro nosso pelo ralo. Quanto mais tempo passar, mais vão gastar — critica o mecânico de gás, Valdez Miranda, de 40 anos, que contava com o BRT para encurtar a distância de casa, em Cordovil, e o trabalho, em Bonsucesso.
O funcionário público Ronaldo Brasil, de 58 anos, morador de Madureira, faz coro nas críticas:
— É uma falta de responsabilidade começar uma obra dessa e não concluir. Tem que cobrar, principalmente, do governo que saiu. Essa situação traz transtornos para quem passa por aqui todos os dias e tem de conviver com esses esqueletos. É uma pena, pois o BRT seria útil para quem utiliza o transporte público. Do jeito que está, ela (a obra) não beneficia ninguém. Pelo contrário. Deve recomeçar logo, até porque, certamente, a demora na conclusão vai gerar mais gastos. A gente tem exemplos recentes, como o Maracanã — lembra.
A promotora de vendas Vanderly Nicolau, de 48 anos, do Jardim América, calcula que o corredor reduziria a uma as duas horas que leva até o trabalho, no Centro. Quinta-feira, ela esperava o ônibus num abrigo de madeira e com cobertura de zinco. A passarela fixa, que era perto da parada, foi derrubada. Agora, tem uma provisória, feita com tubulações metálicas a cem metros dali. A frase, “Por que parou” pichada no esqueleto da estação, perto da Fiocruz, traduz a indignação com a demora na conclusão da obra.
Corredor até o Caju
A prefeitura garante que vai concluir as obras, mas a prioridade é para o que a gestão passada deixou inacabado, ou seja, de Deodoro ao Caju. A ligação do corredor com o Centro — permitindo acessar o trecho da Rodoviária à Central, a cargo Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp) — , bem como a construção de três terminais vão ficar para uma segunda etapa, pois, segundo Indio da Costa, nem os terminais nem foram licitados.
O de Deodoro, ponto de conexão com o Transolímpica e Transoeste, é um deles. Os outros dois são os de ligação com a Baixada: no Trevo das Margaridas, pela Dutra, e das Missões, pela Washignton Luiz. A nova previsão para conclusão das obras é meados do ano que vem. O custo inicial do corredor foi de cerca de R$ 1,4 bilhão, sendo que pouco mais da metade deste montante foi pago. De acordo com o secretário, o valor já desembolsado corresponde ao mesmo percentual de execução da obra, ou seja 55% do total.
Entenda o histórico
Iniciadas em novembro de 2014, as obras do BRT Transbrasil foram paralisadas no fim de julho do ano passado, pouco antes da Olimpíada, com o argumento de que era para facilitar a mobilidade nos Jogos. A previsão de retomada em setembro não se concretizou. De início, a prefeitura tentou negar que as obras estivessem paradas, mas o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada revelou, em outubro, que 90% da mão de obra dos canteiros, que girava em torno de 1.200 operários, havia sido dispensada.
Logo depois, a prefeitura admitiu a paralisação, mas garantiu que não era por falta de dinheiro. O impasse seria por conta do pedido de reajustes e aditivos. No começo do ano, a atual gestão informou que a empresa responsável cobrava R$ 40 milhões em novos itens e R$ 45 milhões de reajuste no contrato para prosseguir com as obras. A prefeitura ficou de avaliar o pedido e agilizar o recomeço, o que ainda é só promessa.
Informações: Extra
Postado por Meu Transporte às 18:18 0 comentários
Marcadores: B R T, Rio de Janeiro
Em SP, Tarifa congelada faz número de usuários subir pela 1ª vez em 4 anos
sexta-feira, 3 de março de 2017
Pela primeira vez desde 2013, o mês de janeiro deixou de registrar queda no número de passageiros transportados pelos ônibus municipais da capital. A interrupção nas quedas ocorre em meio ao congelamento do preço da tarifa de ônibus, mantida a R$ 3,80 neste ano.
A elevação é pequena, de 1,5%. Em janeiro deste ano, segundo dados da SPTrans, foram feitas 210 milhões de viagens nos coletivos da cidade. Em janeiro de 2016, foram 207 milhões.
O congelamento da tarifa — que, descontada a inflação, na prática torna a tarifa mais barata — vem resultando em gastos inéditos com subsídios ao transporte público. Até o dia 1º de março, a Prefeitura já havia desembolsado R$ 407,7 milhões em subsídio para as empresas. Fora isso, até a mesma data, a empresa já tinha uma dívida acumulada de R$ 246 milhões com as empresas que operam o transporte público.
Questionada sobre as razões do aumento, a Prefeitura considerou que janeiro deste ano teve mais dias úteis do que em 2016 — foram 22 contra 20. Mas não fez mais comentários.
Informações: ANTP
Postado por Meu Transporte às 21:52 0 comentários
Metrô de Fortaleza tem horário de funcionamento ampliado
A Cia. Cearense de Transportes Metropolitanos está aumentando o horário de funcionamento da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. A partir desta quinta-feira (2), estações e trens começam a funcionar uma hora mais cedo. As estações passam a abrir às 5h20 e os trens começam a circular a partir das 5h30, com partida simultânea nas duas extremidades da linha (estações Chico da Silva, no Centro, e Carlito Benevides, em Pacatuba).
Com essa medida, a Linha Sul tem aumentada a quantidade de horas em operação, de 12 horas e 30 minutos, para 13 horas e 30 minutos, diariamente. O intervalo de espera pelo próximo metrô, em todas as estações, continua em aproximadamente 20 minutos. Segundo o diretor-presidente da Cia. Cearense de Transportes Metropolitanos, Eduardo Hotz, a ampliação do horário de funcionamento faz parte de um conjunto de investimentos para melhorar o funcionamento do sistema.“Como resultado de um processo de melhoria das condições operacionais, temos a expectativa para os próximos meses de novas ampliações de horário, além de todos os outros investimentos que estão acontecendo”, explica Eduardo.
A Linha Sul tem recebido investimentos em tecnologia, com a implantação de sistemas de telecomunicações, bilhetagem eletrônica e sinalização e controle de trens. Este último será o sistema o responsável por viabilizar o funcionamento automatizado da Linha Sul, o que abrirá possibilidades de redução do tempo de espera para cerca de oito minutos, sem reduzir os níveis de segurança operacional.
Já o sistema de telecomunicações - que implantou câmeras, monitores, sistemas de som, rádio digital e fibra ótica interligando toda a Linha Sul - já está em pleno funcionamento. E o sistema de bilhetagem eletrônica está em fase de final de testes, com expectativa de começar a funcionar nas próximas semanas. Paralelamente à implantação dos sistemas, a utilização da Linha Sul pela população tem crescido. No ano passado, o número de passageiros aumentou 17%.
Informações: Governo do Ceará
Postado por Meu Transporte às 21:52 2 comentários
Marcadores: Ceára, trem/metrô
Tarifa de ônibus em Sorocaba aumenta para R$ 4,10
Os usuários do transporte coletivo de Sorocaba sofreram um aumento de 7,89% nas passagens, reajuste que elevou a tarifa para R$ 4,10 e que foi anunciado semana passada pelo governo do prefeito José Crespo.
Em nota encaminhada pela Prefeitura de Sorocaba, o aumento tem objetivo de "recuperar as perdas de 14 meses sem elevação". O maior reajuste ocorreu na passagem de domingo e foi de 66,6%, com a passagem passando de R$ 1,50 para R$ 2,50. O vale-transporte subiu 15%, de R$ 4 para R$ 4,60. Já o passe estudante vai subir 6,6%, de R$ 1,50 para R$ 1,60.
Em nota, o prefeito reconheceu que o aumento da tarifa deverá repercutir negativamente junto à população e acrescentou que o sistema de transporte de Sorocaba tem "diferenciais importantes" que outras cidades não possuem. O principal deles é a integração temporal ou bilhete único, que permite ao usuário fazer até quatro viagens com uma mesma tarifa.
Informações: Jornal Cruzeiro do Sul
Postado por Meu Transporte às 21:48 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Anápolis terá app para usuário acompanhar horário de ônibus
Os usuários do transporte coletivo de Anápolis, município da Região Metropolitana de Goiânia, devem perceber melhorias no serviço em breve. A Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) estuda a implantação de um sistema que acompanhará em tempo real o deslocamento de toda a frota de ônibus da cidade. A expectativa é que a plataforma esteja funcionando em até 90 dias.
O presidente da CMTT, Carlos César Toledo, explica que o sistema permitirá que a fiscalização em relação a atrasos e cumprimento de todos os itinerários seja realizada de forma mais eficiente. Além da parte operacional, Toledo afirma que um aplicativo para smartphone será criado para que a população possa acompanhar os horários dos ônibus, semelhante ao serviço que já está disponível em Goiânia. “Se houver atraso, o usuário do transporte ficará sabendo e poderá se deslocar para o ponto de ônibus apenas quando for necessário”, diz o presidente.
De acordo com Toledo, a Urban – a concessionária responsável pelo transporte coletivo na cidade – mostrou-se interessada no sistema. “O investimento e aplicação será de total responsabilidade da empresa, que vai optar por locar ou adquirir os aparelhos”, afirma o presidente. O valor que será investido no sistema ainda não foi divulgado.
Ao todo, Anápolis possui 200 ônibus e 121 linhas. Apesar de existir solicitação de novos itinerários por parte da população, a CMTT ainda não realizou os estudos necessários para expansão do serviço. “Acabamos de assumir a gestão da companhia. Vamos analisar a conveniência das novas linhas”, disse o presidente.
Informações: emaisgoias.com.br
Postado por Meu Transporte às 21:28 0 comentários
Marcadores: Goiás
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