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Metrô de Fortaleza libera embarque de passageiros com bicicletas em uma das linhas

domingo, 21 de agosto de 2022

Ciclistas podem embarcar com as bicicletas nos trens da Linha Sul, do Metrô de Fortaleza, a partir desta sexta-feira (19). O acesso dos veículos aos vagões será permitido de segunda a sábado, fora do horário de pico do sistema metroviário.

Os passageiros podem usar o transporte acompanhados da bike de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h e das 20h até o encerramento — por volta das 23h. Já aos sábados, a partir das 15h até o fim do expediente.
Segundo a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), a limitação de horário tem o objetivo de evitar que, por acidente, as bicicletas esbarrem nas pessoas ou causem transtornos no interior dos vagões. Além da restrição de tempo, também será permitida somente quatro bikes por viagem.

"Com bicicleta e Metrô integrados, o passageiro da Linha Sul poderá, nos horários liberados, realizar viagens mais longas e usando meios de transporte que não poluem o meio ambiente", destaca o diretor-presidente do Metrofor, Igor Ponte.
Apesar dos passageiros poderem embarcar nos trens com o veículo, estão proibidos de montar nele nas áreas internas dos trens e das estações. Para conduzi-lo através dos locais, os ciclistas devem empurrá-lo. 

Para subir ou descer os andares das estações, o Metrofor indica que as escadas fixas sejam usadas. Elas receberam, nas laterais, equipamento para facilitar o transporte da bicicleta. O uso dos elevadores é vedado. Nas plataformas de embarque, os ciclistas devem aguardar o trem na área sinalizada. As estações da Linha Sul estão sinalizadas e os funcionários foram treinados para a novidade.

A previsão é que, em breve, o transporte de bikes seja liberado para outras linhas em Fortaleza. Passageiros já podiam embarcar com bicicletas dobradas e dentro da embalagem desde 2014. No VLT de Sobral, o transporte de bicicletas já é liberado desde fevereiro de 2020.  

Informações: Diário do Nordeste
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A cada 10 minutos, um passageiro reclama do transporte de ônibus de BH

Em um contexto de insatisfação de uma parte dos usuários do transporte coletivo de Belo Horizonte, a cada dez minutos um passageiro entra em contato para reclamar dos serviços. Desde a implementação do canal de WhatsApp da prefeitura, já são mais de cinco mil queixas realizadas (veja abaixo os canais de reclamações). Enquanto isso, entra em debate na Câmara Municipal um projeto de lei que prevê a possibilidade do poder público municipal tirar das empresas a responsabilidade pela gestão dos serviços.

O descumprimento e reclamação de quadro de horários além da superlotação dos veículos representam 60% das queixas de quem precisa usar os ônibus para se deslocar na cidade. De 12 julho até a tarde desta terça-feira (16), eram 5.184 registros. A jornalista Aline Lourenço, de 24 anos, utiliza diariamente a linha 318 (Estação Barreiro/Jardim Liberdade). À reportagem de O TEMPO, ela conta não ter visto melhorias, mesmo com o subsídio sendo repassado pela prefeitura às empresas.
“Na verdade, o serviço piorou. O intervalo para cada viagem é de até uma hora ou mais. O quadro de horários não está sendo respeitado. Cada vez mais, o usuário está sendo deixado de lado. O ônibus suplementar demora demais também, sem falar que não podemos contar com eles aos domingos”, desabafa.

De acordo com a Superintendência de Mobilidade (Sumob), a linha 823 (Estação São Gabriel/Bairro Vitória) lidera o quesito de reclamações por descumprimento de horários: 111. Na sequência aparece a 806 (Estação São Gabriel/Vista do Sol) com 87.

No quesito lotação, as linhas “campeãs” de queixas são a 806 com 67, 62 (Estação Venda Nova / Savassi via Hospitais) com 65 e 5250 (Est. Pampulha / Betânia) com 46 reclamações. O levantamento da Sumob indica que, em média, 44 passageiros foram transportados em 3 de agosto.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), ao contrário do que apontam os usuários, informa que há “clara melhora” após o repasse de subsídios por parte da Prefeitura. “Antes operávamos com 16.700 viagens, e agora estamos operando mais de 22.300 viagens por dia útil”, informou em nota.

A entidade ressaltou que apesar do aumento de viagens, o número de passageiros ainda está “muito abaixo dos 1,2 milhão” que eram transportados de segunda a sexta antes da pandemia de Covid-19.

“Estamos transportando, em média, 950.000 passageiros por dia útil, mas esperamos que este número alcance a casa de 1 milhão de passageiros por dia útil tendo em vista o encarecimento do transporte individual pelo aumento dos combustíveis dos últimos meses”, ponderou.

Projeto de Lei na Câmara
Na Casa Legislativa, um Projeto de Lei (PL) autoriza o Município a “assumir todos os bens utilizados pelas concessionárias que sejam necessários a garantir a continuidade e atualidade dos serviços, aproveitamento de recursos humanos em atividade sem a transferência de encargos por eventual rescisão do vínculo trabalhista” e a abater em indenização prevista em lei, valores repassados às empresas de transporte coletivo de passageiros a título de adiantamento de vales-transportes, excessos tarifários, multas aplicadas e não pagas, prejuízos causados por fraude em processo licitatório e danos causados aos usuários pelo não cumprimento do contrato.

Um dos autores da proposição é o vereador Gabriel Azevedo (sem partido). À reportagem de O TEMPO ele disse que o texto foi motivado pela insistência dos concessionários do transporte coletivo em descumprir o contrato. 

“A legislação federal já autoriza a encampar a concessão, mas se fez necessária uma regulação municipal para marcar uma posição firme do poder público de Belo Horizonte em pôr fim nesse desrespeito. Isso não é uma solução, mas uma sanção pelo descumprimento contratual”, afirmou.

Azevedo ainda destacou a necessidade do contrato ser respeitado e ponderou que Belo Horizonte precisa de um novo, “feito sem cartel”, segundo ele, e com parâmetros claros. O vereador explicou ainda que o poder público administrar o transporte seria de forma temporária, até que aconteça outra licitação.

Sobre o subsídio pago às empresas, o parlamentar disse se tratar de medida “emergencial”. “Houve mudança no serviço, mas a qualidade está longe de ser o que a cidade merece. Isso só vai acontecer quando esse contrato, que não faz nenhum sentido, nem nunca fez, for substituído definitivamente por outra fórmula”, afirmou. 

O PL 332/2022 recebeu parecer favorável da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário na última quinta-feira (11) e segue a tramitação nas demais comissões. A prefeitura foi questionada sobre a proposição, mas disse que não comenta projetos de lei. Já o SetraBH não respondeu o questionamento.

Reclamações de ônibus em BH

Descumprimento de quadro de horários 

- 823 (Estação São Gabriel/Bairro Vitória): 111
- 806 (Estação São Gabriel/Vista do Sol): 87
- 825 (Estação São Gabriel/Vitória II): 68
- 808 (Estação São Gabriel/Paulo VI): 40
- 5250 (Estação Pampulha/Betânia): 26
Superlotação

- 806 (Estação São Gabriel/Vista do Sol): 67
- 62 (Estação Venda Nova/Savassi via Hospitais): 65
- 5250 (Estação Pampulha/Betânia): 46
- 823 (Estação São Gabriel/Bairro Vitória): 39
- 5107 (Estação Pampulha/Savassi) e 4110 (Dom Cabral/Belvedere): 38

Reclamação do quadro de horário

- 9032 (Granja de Freita via Alto Vera Cruz): 13
- 823 (Estação São Gabriel/Bairro Vitória) : 12
- 3055 (Estação Barreiro/Retorno Savassi): 11
- 808 (Estação São Gabriel/Paulo VI), 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais) e 3029 (Regina/Centro): 10
- 5250 (Estação Pampulha/Betânia) e 62 (Estação Venda Nova/Savassi via Hospitais): 9

Canais de reclamação
As contribuições relativas ao transporte coletivo podem ser registradas nos seguintes canais:

Aplicativo gratuito PBH APP: é possível registrar reclamação e realizar a avaliação com vários critérios. 
Portal de Serviços da PBH: por meio do serviço Reclamação de ônibus (transporte coletivo)
WhatsApp: (31) 9 8472-5715
E-mail: subsidio@pbh.gov.br
É importante encaminhar o número da linha, número do veículo, dia e horário do acontecido, além de um breve relato.

Informações: O Tempo
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SMTT Aracaju faz vistoria em ônibus do transporte coletivo

O trabalho de fiscalização da frota do transporte público continua. Na manhã desta sexta-feira, 19, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju realizou mais uma inspeção em ônibus e foram verificados bancos, botoeiras, portas, pneus, elevador de acessibilidade, cinto de segurança, balaústres, entre outros itens de segurança. 

O superintendente da SMTT, Renato Telles, reforça a importância das fiscalizações para a melhoria constante do serviço oferecido à população.

“Estamos sempre fazendo vistorias nas garagens das empresas que fazem parte do sistema de transporte público para verificar se os veículos estão atendendo as normas de segurança. Nosso objetivo é oferecer aos usuários um transporte com mais qualidade, por isso, as fiscalizações são rotineiras. E quando alguma irregularidade é detectada durante as inspeções, notificamos a empresa para que as correções sejam feitas o mais rápido possível”, afirma Renato.

O fiscal de Transportes Públicos da SMTT, Luiz Lopes, conta que, quando há irregularidade em algum veículo, ele fica detido na garagem até a empresa fazer os reparos. Em seguida, a SMTT retorna para verificar se as correções foram feitas para que o veículo assim possa ser liberado.  

“Fazemos vistoria em vários itens dos veículos e tudo é documentado. Quando verificamos alguma irregularidade, o ônibus não é liberado para entrar em operação e a empresa notificada. O veículo só entra em circulação com todos os itens funcionando e aptos para rodar com segurança”, ressalta Luiz.

Informações: Prefeitura de Aracaju
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Em São José dos Pinhais, Três linhas de ônibus terão alteração e ampliação de horários


Três linhas de ônibus do transporte público de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) vão passar por mudanças nos horários. A alteração, segundo a prefeitura da cidade, começa a valer a partir do dia 29 de agosto.

Alguns horários serão alterados e outros terão ampliação. Veja abaixo como ficarão os novos horários. Segundo a prefeitura, os demais horários das linhas permanecem sem mudança.

A Linha 120 – Terminal Afonso Pena / Fátima – Riacho Doce terá alteração nos horários e aumento na oferta de viagens, destacando para os dias úteis com saída do Terminal os horários: 16h30 / 17h20 / 18h10 / 19h e 19h50. E com saída do bairro, os horários de: 16h55 / 17h45 / 18h35 / 19h25 e 20h15.



Já a Linha 130 – Terminal Afonso Pena / Jurema, nos dias úteis terá alteração de horários: saída do Terminal – 12h40 e saída do bairro: 7h40 / 13h05 e 1930.


Informações: Banda B
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Prefeitura de Porto Alegre adiciona 63 viagens em linhas de ônibus

Usuários do transporte coletivo contarão com mais 63 viagens em sete linhas da Capital a partir deste domingo (21). Outros ônibus também terão seus horários ajustados para atender a demanda. A ampliação foi divulgada pela prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, neste sábado e faz parte do programa de reestruturação Mais Transporte.

De acordo com a prefeitura, os ajustes são feitos quando necessários, com base na análise diária da demanda de passageiros, e podem corresponder a alterações de horários ou ao aumento do número de viagens. Nesta etapa, são 53 viagens a mais no consórcio Viva Sul, além de 10 no consórcio MOB.

As primeiras mudanças, a partir de domingo, serão ajustes de horários nas linhas 621 Nova Gleba/Santa Rosa e 627 Agostinho. Já a linha 627.6 Agostinho/Fiergs até Fernando Ferrari terá acréscimo de 10 viagens por dia (cinco por sentido).

Na segunda-feira (22), haverá ampliações em outras linhas: 110 Restinga Nova/via Tristeza terá mais seis viagens (três por sentido); 209 Restinga terá mais três viagens (uma no sentido bairro/Centro e duas no sentido Centro/bairro); 210 Restinga Nova terá mais duas viagens (uma por sentido); conjunto de linhas 282/282.1 Cruzeiro do Sul/Pereira Passos terá mais 34 viagens (17 por sentido); e 289 Rincão/via Oscar Pereira terá mais oito viagens (quatro por sentido). 

Já as linhas 110.2 Restinga Nova/via Tristeza/BarraShopping, R10 Rápida Restinga Nova/Cavalhada, 273.1 Belém Novo/Hípica via Schneider, 273.3 Belém Novo/Hípica/Veludo via Schneider e A74 Alimentadora Canta Galo/Extrema terão ajustes em seus horários.  

Conforme a prefeitura, as alterações ocorridas a partir de segunda-feira têm como objetivo melhorar o atendimento em toda a tabela, principalmente nas faixas de pico da manhã e da tarde. As novas tabelas podem ser acessadas no site da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a localização dos veículos em tempo real pode ser conferida pelo aplicativo Cittamobi.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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