Governo de SP assina concessão do Trem Intercidades que vai ligar Campinas à capital *** Ônibus da MobiBrasil 100% movido a gás natural entra em operação no Grande Recife *** Cuiabá reduz em 87% reclamações com monitoramento de frota inteligente *** Trensurb retoma operação do metrô de forma emergencial *** Terminal do Tatuquara completa três anos integrando a região Sul de Curitiba *** Campinas atinge mais de 107 km de rotas para bicicletas *** Metrô de BH receberá 24 novos trens em 2026

Em Maceió, Faixa de ônibus completa 01 mês com mais de 300 multas

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

No último sábado (1º), o período de fiscalização da nova faixa exclusiva das Avenidas Comendador Leão, no Poço, e Dona Constança, no bairro de Mangabeiras, completou um mês. Durante o mês de julho, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió registrou 382 infrações envolvendo a nova medida, que visa acelerar o fluxo de transportes coletivos, como ônibus e táxis com passageiros, além de garantir a fluidez do trânsito na região.

Na Avenida Comendador Leão, 25 condutores de veículos particulares foram autuados por transitar indevidamente pela faixa exclusiva, e um ônibus foi visualizado deixando a faixa destinada a ele. Já na Avenida Dona Constança, tanto o número de veículos flagrados andando pela faixa exclusiva quanto o de ônibus deixando de utilizá-la foi maior, totalizando 351 autuações no primeiro caso e cinco no segundo.

O superintendente da SMTT, Tácio Melo, lembra que antes de iniciar a fiscalização, no último mês, a faixa exclusiva foi implantada primeiramente em caráter educativo, durante todo o mês de junho, visando preparar quem transita pelas vias para a nova ferramenta de mobilidade urbana. “Apesar de já termos uma experiência com faixa exclusiva nas Avenidas Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro e Tomás Espíndola, nós destinamos o primeiro mês da implantação da nova faixa exclusiva apenas para educação, antes de começarmos a fiscalizar, para que a população da região se acostumasse”, explica o superintendente.

A fiscalização de irregularidades envolvendo o uso da faixa exclusiva e outras infrações de trânsito, em geral, continuará a ser realizada pela SMTT. O órgão lembra ainda que veículos particulares, ônibus de viagens e transportes escolares não devem usar a faixa exclusiva, exceto quando estiverem prestes a entrar numa via com acesso daquele lado, com a antecedência de duas quadras.

O direito de uso da faixa exclusiva reserva-se aos veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, aos de polícia, aos de fiscalização e operação de trânsito e às ambulâncias em serviço de urgência, todos devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, conforme o art. 29, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Informações: Tribuna Hoje

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960